sexta-feira, 25 de setembro de 2015

BLOGAGEM COLETIVA: Como lidar com o diabetes nos grandes eventos?

Ir a eventos é algo que preocupa a todos nós que temos um filho com diabetes, aqui em casa, quando pensamos num evento a primeira coisa que faço é ver o que pode entrar de alimentos porque a primeira preocupação é evitar a HIPOGLICEMIA. Alguns eventos e até mesmo museus proíbem totalmente a entrada de alimentos.
Geralmente, no verso do ingresso está listado as proibições, de modo geral mesmo que proíbam existe uma clausula sobre alimentos de necessidade médica.
Quando esta clausula existe, é necessário apresentar uma comprovação, que seria um atestado médico alegando a necessidade de ter algum tipo de alimentação sempre a mão. Eu geralmente peço ao médico um atestado completo, tudo em apenas um papel, este atestado afirma que é o Igor é portador de diabetes desde tal data, que é usuário de bomba de insulina, que precisa medir a glicose sempre que se sentir mal (caso não seja permitido a entrada de dispositivos eletrônicos) e que em caso de hipoglicemia deve ingerir carboidratos e dependendo, lista-se os carboidratos, eu gosto de pedir ao medico para colocar o Glicofast pelo fato de ser um tubo com 10 pastilhas de glicose, e podemos levar mais de 1 sem fazer volume abrindo espaço para outros lanches caso mesmo com atestado medico a quantidade de alimentos seja limitada.
Porque eu peço um atestado tão grande? Em viagem de avião já foi solicitado um atestado medico garantindo que ele pode viajar com a bomba, choramingamos e conseguimos viajar mesmo sem ele, mas fomos avisados que de uma outra vez ele precisaria do atestado.
Ao chegar nos eventos a primeira coisa depois de conseguir entrar, localizar banheiros, lanchonetes e atendimento medico em caso de emergência e nos acomodamos num local de fácil a acesso, mas logico, que dê pra aproveitar o evento, o que não pode é na hora de uma emergência ficar igual barata tonta procurando os locais.
Nosso check list de eventos e passeios (apenas para o controle do diabetes)
  • Atestado médico
  • Carteirinha de identificação de portador de diabetes (essa vai no bolso junto com a identidade)
  • Glicosímetro e tiras suficientes
  • Alcohol swabs (algodão com álcool embalados separadamente)
  • Caneta de insulina Novorapid (para o caso de emergência)
  • 1 Kit de troca de descartáveis da bomba (o suor pode soltar o adesivo da cânula)
  • 2 tubos de glicofast
  • Biscoitos tipo club social
  • Barrinhas de cereais
É muita coisa não é? Sei que a caneta de insulina e o kit de descartáveis só vão porque eu levo, terá a fase em que será apenas o glicosímetro e as pastilhas de glicose ou umas barrinhas de cereais. Eu tento educa-lo para não passar por esta fase critica dos adolescentes, mas sei que nem tudo sai como planejamos, eu espero que ele entenda aos 18 anos, quando não estarei por perto, que este é o kit de sobrevivência dele.

Terminado a parte chata, vamos a uma mais chata ainda para os adolescentes que não saem mais com a mamãe do lado e sim com os amigos. Informar a pelo menos uma pessoa do grupo que tem diabetes e o que fazer em caso de você perder a consciência, isso pode fazer toda a diferença pode ser a maior de toda a sua vida. Estar seguro, se divertir com segurança. Num grande evento, onde tem pessoas alcoolizadas por exemplo, um portador de diabetes em estagio de hipoglicemia grave pode facilmente ser confundido com alguém que esta drogado ou bêbado.
Caso você tenha duvidas pode gostar de ler :

O importante é levar tudo numa boa e não deixar de aproveitar momentos incríveis, eu digo que diabetes não é uma deficiência, é uma particularidade e como toda particularidade ela tem os seus poréns. Quando aceitamos e nos acostumamos, tudo isso se torna natural, tão natural como lembrar do celular, da carteira... Se você vai a um evento de grande porte, previna-se, não deixe a falta de atestado medico barrar a sua entrada, ou a falta de insumos forçar a sua saída.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Você tem vergonha de ter diabetes?

Infelizmente, muitas pessoas com diabetes tem vergonha de ter diabetes, outras medo de sofrerem preconceito. Eu resolvi escrever porque acho que falar de como eu e meu filho nos sentimos e nos portamos pode ajudar outras pessoas, devemos sempre tentar as pessoas a vencer desafios e não simplesmente reforçar sus medos, embora seja necessário protege-las.

Meu filho tem 13 anos e por algumas vezes ele ja sai sozinho, ele sabe como ninguém reconhecer uma hipoglicemia, quando ela vem com sintomas leves, mas ja aconteceu dele simplesmente se desconectar da realidade e se recusar a corrigir uma hipoglicemia e ter sido corrigida a força, sim, segurar e colocar açúcar na boca na marra.
Todos os lugares em que ele vai, eu comunico sobre o diabetes e os riscos de hipoglicemia, quando é festinha de aniversário daquelas que os pais não ficam, eu também reforço de que ele pode comer doce a hora que pedir. Sim, algumas pessoas acreditam que se o portador de diabetes passar mal o doce vai piorar a sua situação, ja soube de pessoas que pediram um refrigerante e tiveram uma negativa porque todos a volta estavam preocupados com o seu bem estar e muito mal informados, a sorte dessa pessoa foi que a familia chegou logo. Ja soube tambem caso de pessoas que desmaiaram e ninguém a volta sabia que era portadora de diabetes o que dificultou o atendimento e de fato, colocou a vida em risco.
Ninguém gosta de ser rotulado, nem ouvir piadinhas por ter diabetes, isso é fato, mas sabe, hoje penso que isso tem muito a ver sobre como a pessoa com diabetes se ve, quando você leva numa boa, aceita o tratamento, conversa com as pessoas a sua volta, passa informações sobre a realidade de hoje e quebra os mitos, as coisas fluem melhor, porque se as pessoas a sua volta tem informações erradas sobre diabetes e você pelo menos não tenta esclarecer de que elas estão erradas e se esconde para aplicar insulina, fazer o destro, sim, as pessoas vão continuar vendo no fato de ter diabetes uma mostruosidade. Para quem trabalha principalmente, quando você não leva numa boa, as coisas ficam dificieis, principalmente se as pessoas descobrem por terceiros.
Lógico que varias pessoas ja foram demitidas ou não contratadas pelo simples fato de ter diabetes, isso é um reflexo da falta de informações claras sobre diabetes e seus diferentes tipos e prognosticos quando a pessoa se compromete com o tratamento. Hoje mesmo ao fazer uma pesquisa para escrever sobre a vergonha de ter diabetes encontrei um texto que reforça a tese de que diabetes é uma sentença de morte:
"A convivência com uma doença crônico-degenerativa como o diabete melito nem sempre é algo simples. Pelo contrário, tanto o portador da doença quanto seus familiares lidam constantemente com sentimentos de angústia, temor e incerteza. Esse desconforto psicossocial, no entanto, pode acabar tendo impacto negativo sobre a capacidade de o paciente iniciar e manter as recomendações básicas de tratamento, resultando em uma piora do seu nível glicêmico." 

São informações que estão disponíveis na internet, e que qualquer um pode acessar e a partir dos termos usados concluir que o fim da pessoa com diabetes é questão de tempo e que não vale a pena manter no quadro de funcionários. Mas se prestarmos a atenção nos dados, é algo que foi escrito em 2004, na época eu não estava envolvida com diabetes, não sei como era o tratamento as pessoas, ms pelo que acessei e vivi em 2009 creio que na época era bem pior.
Quando falamos, informamos as pessoas sobre diabetes, estamos colaborando para a disseminação do conhecimento, o preconceito geralmente acontece onde não existe conhecimento.
Então, se você não quer falar as pessoas que tem diabetes avalie se é por você ou por medo da reação das pessoas, converse com um profissional de psicologia, porque se for vergonha de ter esta particularidade diante das outras pessoas, você pode precisar de ajuda para mudar a maneira de como você se vê e valorizar a pessoa que é apesar do diabetes. Você não pode ser resumida a um diagnostico, você precisa ser reconhecida por todas as qualidades que tem. Você pode perguntar, se tenho tantas qualidades porque preciso dizer as pessoas que tenho diabetes?
Imagine você tendo uma hipoglicemia grave num local onde as pessoas nem ao menos sabem como podem te ajudar? Imagine que por acaso você não consiga resolver uma hipoglicemia sozinho e perca a consciência antes de pedir ajuda? Ja pensou que ate o socorro medico identificar que você tem diabetes as coisas podem ficar ruins.

Andar com a carteirinha de identificação tambem é indispensável ao portador de diabetes, há diversos modelos para download.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

CARTA ABERTA AO MINISTRO DA SAÚDE E SECRETÁRIOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE SAÚDE - DIABETES TIPO 1.


Prezado Ministro Arthur Chioro,
Senhores secretários estaduais e municipais de Saúde.

Começo esta carta aberta pontuando que diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, não pode ser evitada e não tem cura, e o diagnostico acontece na maioria das vezes na infância, bem diferente do diabetes tipo 2 que atinge os adultos, embora tenhamos conhecimento de crianças já diagnosticadas devido aos maus hábitos alimentares.


Eu, convivo com o diabetes tipo 1 há 6 anos e alguns meses, mas hoje não escrevo só por mim, escrevo por todos que convivem a mais ou menos tempo com a doença, pois nossas dificuldades são as mesmas.
Depois do choque inicial do diagnostico, todo o processo de aceitação, controle, a parte mais difícil de todo o tratamento é acesso de qualidade aos medicamentos. O Governo Federal fornece insulinas humanas através da FARMÁCIA POPULAR, um ótimo programa que se estende as pessoas atendidas por médicos particulares, mas será que apenas acesso a insulina humana resolve o problema de diabetes no Brasil? Nem de longe.

Algumas pessoas, como é o caso do meu filho, não conseguem um bom controle com essas insulinas e ai, o que poderia ser fácil se torna uma batalha, processos judiciais, mandatos, compras emergenciais, bloqueio de verba publica. Mas depois de uma liminar não deveria ser tudo mais fácil? Mas não é, as secretarias de saúde simplesmente não acatam as liminares, dificilmente tudo que é necessário para essas pessoas que tem um controle mais difícil da glicemia está disponível todos meses, sempre falta alguma coisa.
Todas essas crianças e adultos com diabetes tipo 1, tem tudo para levarem uma vida normal, um futuro sem sequelas, temos diversos exemplos, mas é indispensável que a glicemia seja controlada adequadamente, então no geral fazemos a dança da cadeira, ajusta aqui, espreme ali, um estresse desnecessário, um suspense e ansiedade todos os meses sem saber quando teremos tudo que foi indicado pelo médico. Alem da medicação e insumos ainda precisamos ter uma alimentação saudável, se colocarmos tudo na ponta do lápis, não sobra para o aluguel, contas de consumo, trabalhamos para controlar o diabetes. 

Vocês podem estar pensando, nem todos precisam desses medicamentos de alto custo e vou concordar com vocês, mas é justo que todos terem a mesma avaliação?
No Brasil não temos um programa de educação em diabetes eficaz, a maioria das pessoas nem sabe da importância do teste de glicemia, outra parte nem tem acesso a eles, só sabem como esta o controle quando vão as consultas, e tudo é avaliado por um único teste (pessoas com diabetes tipo 2 com medicamento oral).

Hoje, dentro das redes sociais sobre diabetes, não se fala em outra coisa, faltam insulinas, faltam tiras, faltam insumos. e não se trata de alguns casos isolados, são pessoas do Brasil inteiro.
Uma pessoa que tem diabetes tipo 1 e fique um dia sem insulina pode entrar em coma, e a falta de controle ao longo de 5 anos ja podem surgir as sequelas e são elas que tememos e que todo gestor deveria colaborar para evitar ao máximo, pois são elas que mais geram custos ao estado, são elas que geram aposentadorias precoces, então, TODOS NÓS, portadores de diabetes e seus familiares não queremos tratar sequelas, não queremos aposentadoria, queremos uma vida digna, as glicemias com um controle que é possível, desde que o SUS faça a parte dele, mesmo que mediante a processo judicial ou administrativo.

Senhores, é preciso dar um basta no descaso com o diabetes no Brasil, um acordo foi firmado com a ONU de enfrentamento das DCNT, disponibilizar insulina humana na farmácia popular não basta, é preciso educar a população em relação a possibilidade de se evitar ou reverter o diabetes tipo 2, é preciso medidas mais enérgicas do controle da dispensação de medicamentos, mas que não falte a quem precisa.
O tratamento de diabetes é individualizado, não é possível generalizar e determinar um numero máximo de dispensação de tiras, não é possível afirmar que entre uma seringa e uma caneta, a caneta é luxo para uma criança se aplicar insulina.
Se o estado fornece uma bomba de insulina mediante a mandato, não faz sentido não serem pontuais na entrega dos insumos, a bomba de insulina é justamente para diminuir os riscos, mas sem os insumos ela não funciona, e sim, tem que trocar a cânula de 3 em 3 dias porque o corpo a rejeita depois disso e não absorve a insulina introduzida por ela.
É preciso criar politicas de enfrentamentos mais eficazes.
Educar o paciente, avaliar se ele não teve melhora com insulinas mais baratas por falta de informações de qualidade, para que então todo o processo de dispensação seja justo não só para as pessoas com diabetes mas também com os cofres públicos.


NÃO QUEREMOS A JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE!

Queremos um sistema que funcione de forma a colaborar para o melhor controle de nossas glicemias porque não queremos sequelas por falta de opção, porque a pior coisa é você saber que seu corpo esta se deteriorando por que alguém não fez a parte dele(a), alguém quebrou as diretrizes do SUS, alguém não deu a atenção devida as pessoas com diabetes no Brasil, alguém deixou a desejar na sua logística de compras e licitações.

QUEREMOS UM DEBATE AMPLO QUE GEREM MUDANÇAS POSITIVAS NA VIDA DAS PESSOAS COM DIABETES NO BRASIL!

Novembro é o mês de atenção ao diabetes e qual a programação do SUS?
Como esta data será vista pelos gestores?
O mundo inteiro esta voltado para o enfrentamento do diabetes, o Brasil também esta incluído?
Quais são as politicas publicas de enfrentamento?
Nós queremos mudanças!

VAMOS AGIR AGORA?

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

[BLOGAGEM COLETIVA] Para evitar o DIABETES TIPO 2, mude seus hábitos alimentares!


Os casos de diabetes estão aumentando a nível mundial, especialmente nos países em desenvolvimento. As causas são diversas, mas são, em grande parte devido à obesidade, e à inatividade física da população.
Existe uma boa evidência de que uma grande parte desses casos de diabetes e das suas complicações podem ser prevenidos com uma dieta saudável, atividade física, manutenção do peso corporal e evitando o tabaco.
As causas modificáveis do diabetes tipo 2 são alimentação inadequada (qualidade e quantidade) e inatividade física. Portanto, não é de se surpreender que mudanças positivas no estilo de vida, quando realizadas, sejam tão efetivas na prevenção e controle do diabetes tipo 2.
Cerca de 80% dos pacientes recém-diagnosticados são obesos.
A perda de peso é recomendada para todas as pessoas com sobrepeso ou obesidade.
A prática regular de atividade física é indicada, ajuda a promover o emagrecimento nos pacientes obesos, diminui os riscos de doença cardiovascular e melhora a qualidade de vida.
Hábitos alimentares.
Uma alimentação saudável deve ser baseada em práticas alimentares que assumam a significação social e cultural dos alimentos como fundamento básico conceitual. Neste sentido é fundamental resgatar estas práticas bem como estimular a produção e o consumo de alimentos saudáveis regionais (como legumes, verduras e frutas), sempre levando em consideração os aspectos comportamentais e afetivos relacionados às práticas alimentares.
- Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.
- Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais (arroz, milho, trigo pães e mas­sas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimen­tos naturais.
- Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches. 
- Coma feijão com arroz todos os dias ou , pelo menos, 5 vezes por semana. Esse pra­to brasileiro é uma combinação completa de proteínas.
- Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.
- Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou marga­rina. Fique atento aos rótulos dos alimen­tos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.
- Evite refrigerantes e sucos industrializa­dos, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.
- Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, sal­sicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.-
Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
Diminuição do sedentarismo.
O sedentarismo é um dos principais fatores de riscos para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como problemas cardiovasculares, cânceres e diabetes.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, a inatividade física é responsável por 54% dos riscos de morte por distúrbios cardiovasculares, 50% dos de derrames fatais e 37% dos riscos de casos de câncer. Para fugir dessas estatísticas só há uma alternativa: levante-se do sofá, deixe a preguiça de lado e mexa-se!
O tipo de exercício não importa, desde que seja praticado moderadamente e orientado por profissional habilitado que respeite, acima de tudo, o limite físico de cada pessoa. Os benefícios são consideráveis: redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol, queima de calorias, prevenção ou controle do diabetes, fortalecimento muscular e ósseo, melhora na capacidade pulmonar e na flexibilidade das articulações. Além disso também há aumento da autoestima e do bem-estar, redução do estresse e melhoria no convívio social.
Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade físi­ca todos os dias!
Controle do peso.
Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.

Se você tem entre 20 e 60 anos, veja no quadro abaixo o seu IMC (Índice de Massa Corporal). Para calcular, divida o seu peso, em quilogramas, pela sua altura, em metros, elevada ao quadrado.

IMC = P (peso)
______________
A² (altura x altura)

IMC (Kg/m²)
Estado Nutricional
Menor que 18,5
Você está com baixo peso
18,5 a 24,99
O seu peso está adequado
25 a 29,99
Alerta: sobrepeso
Maior que 30
Alerta: obesidade

Referências Bibliográficas:
Alimentação Saudável - Biblioteca virtual em saúde, 2010.
Pratique Saúde - Ministério da Saude, 2011.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

[blogagem coletiva] ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: Você acha que a pessoa com diabetes tem restrições alimentares?

Vejo muita gente reclamando que pessoas com diabetes não podem comer nada, que são cheios de restrições alimentares, e pior, sofrem muito com isso.
Eu sou daquelas que tenta olhar os dois lados da moeda antes de determinar o seu valor. Eu vejo que a pessoa com diabetes se alimenta como TODAS AS PESSOAS deveriam se alimentar.


Uma vida saudável e longa é o proposito de todos, mas como alcançar se a maioria das pessoas usa a comida como veneno? Sim veneno, excessos ou descontrole nutricional adoece o corpo.
Aos portadores do diabetes tipo 1 a alimentação não teve relação com o diagnostico, mas para o portador de diabetes tipo 2 a maioria dos diagnósticos são por conta de uma alimentação nada saudável, excesso de doces e gorduras e ausência de atividades físicas somadas ao estresse do dia a dia.
"As recomendações nutricionais para esses indivíduos(portadores de diabetes) não são tão diferentes da população em geral. A pirâmide alimentar é um guia com o objetivo de propiciar uma noção de proporcionalidade entre os grupos alimentares e a quantidade dos alimentos que devem ser consumidos ao longo do dia. Uma alimentação equilibrada é aquela que contém todos os nutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais, vitaminas, fibras vegetais e água.
Dicas para uma boa alimentação:
  • Para evitar episódios de hipoglicemia ou hiperglicemia, faça o fracionamento da dieta, fazendo de cinco a seis refeições ao dia, a cada três horas, com alimentos variados em pequena quantidade.
  • Realize as refeições em local tranquilo, mastigando bem os alimentos. A boa mastigação contribui para uma boa digestão e melhor saciedade.
  • Comece a refeição sempre pela salada para aumentar a saciedade, varie os tipos de verduras, legumes e frutas.
  • Evite tomar líquidos durante as refeições, mas mantenha a boa hidratação, consumindo em média dois litros de água por dia - se não houver nenhuma restrição.
  • Evite frituras e alimentos gordurosos. Prefira assados, grelhados e cozidos.
  • Atenção ao consumo de sal! Tempere os alimentos com ervas aromáticas, temperos naturais. Eles realçam o sabor e dão cor aos alimentos, além de enriquecer o valor nutricional."

Quem nunca ouviu isso dos médicos e nutricionistas mesmo que não tenha diabetes? 
Porque é tão difícil ter uma alimentação saudável?


Um estudo, feito pelo Scripps Research Institute, no Estado americano da Flórida, afirma que, assim como o vício em drogas, a compulsão por comidas gordurosas - como doces e frituras - é extremamente difícil de ser combatida.
Para o cientista Paul Kenny, que coordenou a pesquisa de três anos, uma dieta com alimentos gordurosos contém elementos que viciam.
"No estudo, os animais perderam completamente o controle sobre seu hábito de alimentação, o primeiro sinal de vício. Eles continuaram comendo demais mesmo quando antecipavam que receberiam choques elétricos, mostrando o quão estimulados eles estavam para consumir a comida."
A experiência foi feita com alimentos que provocam obesidade se consumidos em excesso, como bacon, salsichas e cheesecakes. Os animais começaram a engordar imediatamente.
O cientista relata que, quando a dieta foi trocada por alimentos mais saudáveis, alguns deles se recusaram a comer e preferiram não se alimentar.
Depois de analisar o resultado da pesquisa com camundongos, Kenny e sua equipe estudaram os mecanismos que provocam a compulsão.
Descobriram que o receptor D2 responde à dopamina, um neurotransmissor que está relacionado à percepção de prazer - como o provocado por comida, sexo ou drogas.
Quando há excesso no consumo de drogas como cocaína, por exemplo, o cérebro é "inundado" com dopamina, aumentando a sensação de prazer. Um processo semelhante acontece com dietas gordurosas. Com o tempo, no entanto, o cérebro vai recebendo menos dopamina.

Qual a vantagem dos portadores em relação as demais pessoas?
Eles não usam o alimento como droga. aproveitam melhor os nutrientes de modo a se manterem saudáveis. Acredito que para o portador de diabetes tipo 2, que teve o seu diagnostico por conta do vicio em comida, seja realmente difícil, como aponta o estudo citado acima, é como se livrar do consumo de drogas. Reeducar o organismo é difícil, mas não impossível, se é o seu caso, busque ajuda profissional, pode ser que seja necessário ate mesmo acompanhamento psicológico. Mas não desista, esta é sua melhor oportunidade de se tornar saudável.

O Ministério da saúde tem um guia alimentar para a população em geral, onde é possível perceber que em nada difere das recomendações aos portadores de diabetes, o guia inclusive tem um questionário para você saber como anda a sua alimentação e você pode acessa-lo clicando aqui.

Você também pode acessar a página de Nutrição do portal da Sociedade Brasileira de Diabetes clicando aqui.

Então, o outro lado da moeda não é bem melhor de ser visto? Partiu manter uma alimentação saudável sem reclamar?

Referencias: