quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Concurdo de paródias so DIABETES - NOVEMBRO AZUL

Novembro é o mês de atenção a epidemia de diabetes, o mundo inteiro está voltado para ações que alertem a população em geral sobre diabetes e sua vivência, que chamem a atenção dos governantes e das entidades voltadas a ações de controle de epidemias de DCNT (Doenças crônicas não transmissíveis) e com isso um grupo de blogueiros de diabetes criou este concurso, que esta sendo apoiado pela Farmácia Dassete que tem o primeiro site nacional especializado em produtos para controle e tratamento do diabetes, que prima pela segurança e rapidez na entrega de seus produtos em todo Brasil.




Os 3 primeiros lugares serão premiados como consta no regulamento e o diferencial para o 1º colocado é a bolsa térmica para transportar canetas de insulina no dia a dia, ideal para dias de altas temperaturas já que as canetas não podem ser expostas a temperaturas próximas ou além de 40º; ela é feita de nylon a prova d' água e sua bolsa gel congelável promove proteção duradoura à insulina, pode carregar à mão, na bolsa ou presa ao cinto. A premiação fica assim:

  • 1º lugar receberá 1 Kit avaliado em 300,00 de produtos.
  • 2º lugar receberá 1 Kit avaliado em 200,00 de produtos,
  • 3º lugar receberá 1 Kit avaliado em 100,00 de produtos:
    *mais detalhes sobre os prêmios no regulamento.
Então é isso pessoal, estamos lançando hoje(26/10/2015) o concurso de paródias sobre diabetes, Você esta apto a participar se:

  • Convive com o diabetes de alguma maneira, é portador, tem um familiar com diabetes ou trabalha com pessoas com diabetes.
  • Tem uma conta Google. 
  • Tem criatividade e gosta de cantar.
  • Tem uma câmera.
A ideia é criar uma parodia sobre diabetes de maneira positiva e bem humorada, lógico que não depreciativa, você pode falar de tudo, inclusive das suas dificuldades, mas não pode ser triste nem deprimente.


Leia o regulamento antes de começar:


Depois da paródia pronta, vídeo publicado no Youtube segundo as regras do regulamento,
é só clicar no link abaixo e fazer sua inscrição de participação e desde já, boa sorte!


Não esqueça de conferir todos os dados antes de finalizar a inscrição!

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

AGIR AGORA PARA MUDAR O AMANHÃ: ATIVIDADES FISICAS

Praticar atividades físicas é um dos meios para que se tenha uma vida saudável, para manter a boa forma, para alcançar objetivos – como perder peso. É trabalhar o corpo e a mente.

A prática de exercícios físicos traz inúmeros benefícios à nossa saúde. Quem tem diabetes ou um familiar com DIABETES sabe bem disso, da importância das atividades físicas para o melhor controle da glicemia.
Nós, pais temos enfrentado dois problemas a carência de vitamina D e o excesso de computador.
"A carência de vitamina D em grandes centros urbanos já atinge índices preocupantes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM, desta vez a culpa não é da alimentação inadequada, e sim da falta de exposição solar, responsável por estimular a produção do nutriente.  A mudança no estilo de vida das pessoas, que estão cada vez menos expostas ao sol, pode causar sérias consequências para a saúde da população, como fragilidade óssea e maior predisposição a fraturas, além de outras situações clínicas indesejáveis, como alguns tipos de câncer, doenças autoimunes e distúrbios metabólicos, entre outros."
Lembrando que diabetes tipo 1 é uma doença autoimune e que a carência de vitamina D pode facilitar o surgimento de outras porque ja sabemos que existe a predisposição genética. Alem de manter bons niveis da vitamina D, nossos filhos precisam praticar atividades físicas para ajudar no controle da glicemia, é uma indicação médica.
Eu tenho passado dificuldades em encontrar atividades fora de casa, as crianças hoje em dia simplesmente não brincam mais. então andei pesquisando lendo alguns artigos e gostaria de dividir com vocês as minhas conclusões.

A primeira coisa que percebi foi que estudos apontam que os pais são os maiores influenciadores dos filhos na adesão a atividades físicas, ou seja, se não sairmos do sedentarismo eles também não sairão.
Depois percebi que estudos apontam que a recompensa é um grande diferencial, ora, fazer atividades físicas apenas pelo controle da glicemia pode não ser tão estimulante quando não é alcançado prazer, para a maioria, descontrolou aplica a insulina e esta tudo bem, nossos filhos não tem maturidade para entender que precisam praticar atividades físicas por uma questão de saúde. Eles precisam gostar e sentir prazer nas atividades que exercem. Hoje, vencer um jogo online, disputar com os amigos é muito mais prazeroso emocionalmente do que praticar atividades fisicas.
Então realmente temos que arregaçar as mangas e encontrar o X da questão.
Normalmente queremos nossos filhos brincando como fazíamos, mas infelizmente a maioria das crianças não tem a minima noção de como começar a fazer isso, eles não aprenderam. Eu ja percebi que apenas o fato do Igor não estar jogando no computador as glicemias ja ficam melhores imagina usar mais tempo brincando? Dei uma pesquisada e encontrei alguns outros textos que falam das brincadeiras de crianças e o quanto são proveitosas a saúde. Não precisamos necessariamente fazer natação para que nossos filhos tambem o façam, não precisamos ir para a academia lutar para que eles decidam aprender uma luta, mas sim, precisamos sair junto com eles de dentro de casa e ensina-los a sentir prazer em atividades ao ar livre, suar, produzir serotonina, dividir afeto familiar porque não ha nada mais compensador do que isso. 
Vou copiar aqui uma lista de algumas atividades que podemos fazer com nossos filhos, no começo vai ser chato, mas aos poucos você vai se sentir melhor, mais ativo, e um dia seus filhos vão esperar ansiosos a hora de brincar com você, sim, eles gostam de estar em familia, se divertir em familia. Vejam se lembram de algumas de suas brincadeiras de criança da época em que não existiam tablets e celulares:

Amarelinha
Peque um giz e crie um quadro de amarelinha na calçada (ou, veja se há um pré-pintado em num parque local). Este exercício de bombeamento do coração pode queimar entre 5 e 15 calorias* por minuto, dependendo do seu peso e do vigor do seu salto.
 
Bambolê
Este treino que envolve uma movimentação do corpo inteiro é capaz de queimar cerca de 500 calorias* por hora, para fazê-lo devemos movimentar quadris. Apenas uma modificação da versão das crianças: invista num bambolê mais pesado do que o das crianças, e não aqueles de plástico, para colher todos os benefícios do exercício.
 
Pular Corda ou polichinelo
Pular corda é uma velha e boa brincadeira – tudo que você precisa é a sua corda, um pouco de espaço e um par de tênis (e um bom sutiã esportivo, se você for mulher). Depois de apenas 30 minutos, você vai ter incendiado até 430 calorias! Você não gosta de pular corda? Sem problemas. Obtenha um divertido treino de tirar o fôlego realizando polichinelos em sequências de 10 minutos cada. Meia hora desta atividade física pode fazer você queimar aproximadamente 300 calorias.
voltando a ser criança
 
Jogar bola
Lembra-se de quando você jogava bola na escola? Menina com menino, tudo misturado, sem muitas regras. As mesmas regras se aplicam quando você é um adulto, mas desta vez você deve ter uma maior valorização dos movimentos para queimar mais calorias – aproximadamente 238 calorias em 30 minutos.
 
Escalada Horizontal
A escalada horizontal é praticada naqueles brinquedos feitos em ferro que encontramos em várias praças públicas. A maioria de nós sabe o que fazer: pegue a primeira barra com ambas as mãos, em seguida, as mãos esquerda e direita alternadas, agarrando a barra na frente de você cada vez que você avançar. Completando seis passadas de aproximadamente 45 segundos, com breves pausas no meio, você pode queimar entre 250 e 350 calorias.
voltando a ser criança
 
Balanços 
Impulsione seu corpo com as pernas e as costas e voe alto voltando a ser criança! Nada como a sensação de estar nas alturas proporcionada por um simples balanço. Uma sessão de meia hora desta clássica atividade de criança e você vai queimar cerca de 100 calorias e se divertir bastante.
 
Jogar Peteca 
Jogar peteca tem um gasto calórico de 240 até 350 calorias por hora. É um trabalho moderado a forte de membros superiores, inferiores e tronco além de trabalhar a coordenação a brincadeira pode ser muito divertida.
 
Andar de Patins 
Andar de patins não é necessariamente uma brincadeira de criança, muitos adultos levam a prática a sério. O gasto calórico é de 600 até 840 calorias por hora, fazendo um trabalho intenso dos membros inferiores, quadríceps, glúteos, panturrilhas, adutores e abdutores de coxa.
 
Pega-pega 
Junte-se aos seus amigos e jogue-se nesta atividade física voltando a ser criança. A brincadeira queima até 200 calorias em 30 minutos. A prática traz benefícios na agilidade para correr além de um bom condicionamento cardiorrespiratório.

Precisamos fazer algo pela saúde, pela nossa e pela de nossos filhos, então nada melhor do que começarmos em familia, caminhar no parque pela manha, andar na praia para quem mora perto, sair um pouco da digitalização, e realmente comprometer algumas horas de sua semana para a qualidade de vida, perdemos tanto tempo conversando com os amigos, mas quantos do nosso tempo é totalmente para os nossos filhos e familia? Quanto desse tempo é 100% aproveitado? Eu estou disposta a tentar e você?

*As estimativas de calorias queimadas nas atividades listadas abaixo são baseadas em 30 minutos de exercício aeróbico para uma pessoa com 72 quilos, em média.


Referencias: