domingo, 25 de abril de 2010

Insulinas e insumos, como garantir pelo SUS?


Assim que o Igor foi diagnosticado, surgiu uma grande preocupação, primeira: não acredito na estabilidade economica deste país, segundo: o tratamento é vitalício, quer dizer, precisaremos ter recursos para manter o tratamento até que ele seja capaz de se manter financeiramente.
Encontrei todas as leis federais, estaduais e municipais no site da ADJ , e fiquei sabendo de todos os direitos do diabético em relação as insulinas e insumos. Mas isso basta??? NÃO. Em cada Estado e município essas leis devem ser bem analisadas, quem quer receber os medicamentos deve avaliar bem porque algumas leis municipais oferecem mais do que as leis federais.
Eu não tive muita alternativa, aqui no Rio de Janeiro tive que me basear nas leis federais. Decidido o que fazer, fui tratar de cumprir minha parte, matricular o Igor num programa de controle de diabetes, eu gosto de ir direto ao ponto, em quem manda, liguei para a Gerência do Programa de Diabetes no município do Rio de Janeiro (2503-2206/2503-2209), expliquei a situação, do diagnóstico recente e em 15 min. tive retorno da ligação com a consulta marcada no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira.
Uma das primeiras coisas é se informar como funciona o programa, o que fazemos parte funciona assim:
Já na primeira consulta você recebe o glicosimetro e as tiras (150/mês) o suficiente até a próxima consulta, caso use insulinas disponíveis no sus, é o mesmo esquema, mas se não, como é o caso do Igor, o medico dá um laudo (indispensável ao processo), com esse laudo mais documentos você vai a DEFENSORIA PUBLICA DO ESTADO, na vara de FAZENDA PUBLICA e entra com o processo de Fornecimento de medicamentos e antecipação de tutela, o que quer dizer? Você recebe medicamentos atravez de um mandato até que o processo seja julgado.

Eu acompanho tudo via Internet.
A imagem acima foi a movimentação feita assim que eu entreguei a receita medica constando o numero do processo, eles tinham 15 dias para efetuar a compra, essa semana já aconteceu outra movimentação, dando o prazo para a entrega. Provavelmente até dia 30 de Abril eles me ligam e tenho o prazo de uma semana para retirar as insulinas, no caso Lantus e Novorapid, em Dezembro peguei quantidade suficiente, em 08 de Maio eu troco os frascos de insulina, a ultima ja está na caneta.
Perguntas que possam surgir:
Eu posso deixar de comparecer a uma consulta?
Não, só assim eu recebo as tiras para teste que vem em quantidade suficiente até a próxima consulta.
"Suficiente pra eles, eu sempre preciso comprar"
Eu posso deixar de pegar os medicamentos?
Não, todo o sistema de distribuição existe uma logística, principalmente para os medicamentos que necessitam de cuidados como a insulina, tenho alguns dias depois que recebo o telefonema avisando a disposição do medicamento, se passar do prazo ele volta para a central de distribuição e eu não saberei o meu dia de entregar a nova receita, consequentemente a compra não será efetuada, logo não terei nova remesa de insulinas.
Posso entrar com processo judiciário com a receita de um medico particular?
Posso, mas dificilmente você poderá fazer uso da Defensoria publica, não sei como funciona em outros estados mas aqui no Rio, medico particular - advogado particular, e os custos são altíssimos.
O que é um programa de Educação para Diabéticos?
É um ambulatório de endocrinologia do SUS voltado para o tratamento do diabetes e prevenção das sequelas, com ações de acompanhamento clínico e teraupetico, promovendo palestras e encontros, geralmente atendem pacientes dividindo-os em grupos (faixa etária, tipo de diabetes).

Em alguns estados é possível conseguir medicamentos sem processo judicial, mas muitos tem sido surpreendidos com a falta deles sem aviso prévio. É ano eleitoral, temos que nos movimentar, temos que procurar sim, nossos canditados indagar, sugerir, algo tem que mudar, não só em relação ao Diabetes mas em relação a tantas outras necessidades de medicamentos negadas pela Prefeitura e pelo Estado, dinheiro destinado a Saúde deve ser aplicado na Saúde.

Enquanto não existe um consenso entre as três esferas publicas, eu vou me garantindo com as leis federais, que não podem ser anuladas nem pelo estado, nem pelo minicipio.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Alimentação Saudável e o Diabetes na Familia

 Como ja disse antes, fui criada com uma alimentação vegetariana, tudo de ruim que comi, foi depois dos 16 anos.
Apesar de não manter a minha alimentação como antes, sempre tive uma atenção especial com a alimentação dos meninos.
Tenho varios livros sobre Educação Alimentar, estão meio empoeirados, mas volta e meia eu pego um pra reler alguma parte.
Com essa coisa da lua de mel do Igor estar chegando ao fim fui procurar algum livro sobre o assunto, e sabem o que encontrei??? Como dieta saudavel, a nossa contagem de carboidratos.
Tá... Mas qual a parte interessante disso??? A combinação de alimentos.
Infelizmente o texto é muito tecnico pra eu postar aqui, qualquer dia vou entrevistar mamy (ela segue a dieta vegetariana macrobiotica desde que nasci e aos 70 anos tem uma saude melhor que a minha), é mais facil expor aqui o conhecimento dela.

Por que combinação de alimentos?
"Se os alimentos não forem combinados, há fermentação, má digestão, e, em consequencia, toxinas no sangue, indisposições, sonolencias, dores de cabeça e muitos outros sintomas tão comuns que muitos até os acham normais.
É para evitar esses males e auxiliar o organismo no aproveitamento maximo do alimento ingerido que temos a combinação de alimentos
"
Livro Recursos Para uma Vida Natural, Eliza M. S. Biazzi, pag. 76.

É complicado aplicar a combinação de alimentos, mas não para quem ja faz a contagm de carboidratos, por exemplo, quando a sobremesa for uma fruta, devemos come-la depois da refeição certo?? Errado, devemos comer a fruta antes da refeição, sempre que comemos algo acompanhado de um suco de fruta ou da propria fruta, devem ser ingeridos antes, principalmente se o acompanhamento for um cereal, e nada de suco acompanhando a refeição.
A maioria das indicações para uma dieta saudavel, é aquele livrinho de contagem de carboidratos. Mas apesar de fazermos o quase 100% correto, falta-nos explicações dos porques, Eu encontrei no livro uma tabelinha bem interessante, pra quem não tem insulina natural, ela corresponde a Gicose alta, mas para quem não tem diabetes, veja como funciona:

"Está comprovado que o açucar reduz a resistencia do corpo. Em pesquisa feita nos Laboratorios da Universidade de Loma Linda, nos Estados Unidos, constatou-se que cada globulo branco tem a capacidade de destruir 14 bacterias nocivas ao corpo. Entretanto, se for usado o equvalente a:

  • 6 colheres/cha de açucar a capacidade cai para 10 bacterias;
  • 12 colheres/cha de açucar a capacidade cai para 5,5 bacterias;
  • 18 colheres/cha de açucar a capacidade cai para 2 bacterias;
  • 24 colheres/cha de açucar a capacidade cai para 1 bacteria;
Agora consideremos que:
  • 1 refrigerante contém o equivalente a 6 colheres/cha de açucar ;
  • 1 fatia de torta de limão, o equivalente a 12 colheres/cha de açucar;
  • 1 fatia de bolo, o equivalente a 18 colheres/cha de açuca; 
  • 1 sorvete cremoso, o equivalente a 24 colheres/cha de açuca;
Fazendo um simples calculo, percebemos o quanto a convivencia social -aniversários, casamentos, despedidas, e datas especiais- nos levam a transgredir as leis naturais"
Livro Recursos Para uma Vida Natural, Eliza M. S. Biazzi, pag.82.

Já repararam que crianças saudaveis muitas vezes adoecem depois de uma festinha??? as vezes muitas das que tiveram nas festinhas?? Virus novo??? Não, Muita ingestão de açucares ( o livro se refere a açucar como sacarose, amido, xilose, manose, frutose e lactose).
Hoje eu não vejo mais o Diabetes do Igor como um monstro destruidor, mas como um monstro que só quer ser bem tratado, quer carinhos e cuidados.
Estamos por aqui todos aderindo a contagem de carboidratos, não acho legal fazermos isso só por conta do Diabetes, estamos fazendo isso porque é saudavel, é o correto.
Se você é pai, mãe ou alguém proximo a uma criança diabetica, não deixe ela pensar que é diferente pelo que come, diferente somos nós que destruimos nosso corpo com o que escolhemos comer.

Neste post no blog da Joana, a Nicole levanta a pergunta: "O que será que está acontecendo??? Eu acredito muuuuuito mesmo na questão.. ambiental, digamos… alimentação, poluição, stress.. "
Eu acredito que, nunca antes se consumiu tanto a alimentação industrializada.

"A alimentação infantil não é saudavel, mas o problema vai muito além da nutrição, Convincentes descobertas feitas nos ultimos vinte anos revelam ligações precisas entre fatores distintos na alimentação com doenças auto-imunes..."
Livro Proteja a Saúde do seu Filho, Joel Fuhrman, na Introdução.


Sabe o que me deixa meio atonita?? Todos esses livros eu comprei bem antes do Diabetes em nossa vida e não me lembrava de muito do seu conteudo, indico pra quem quer além de controlar o Diabetes, uma vida mais saudavel para toda a familia.




domingo, 4 de abril de 2010

Foi-se a Pascoa e ficam os chocolates.

Primeira Pascoa do Igor com Diabetes, pensei que seria pior, mas sobrevivemos, com hiper no final da tarde, mas nada que 1U de NovoRapid não resolvesse.
Meu objetivo em datas e ocasiões em que as preferencias gastronomicas do Igor estão em alta, é mostrar a ele que antes viamos comida, hoje podemos ver muito mais, pois não vamos nos concentrar apenas no que comemos.
Chocolate é um dos poucos doces que o Igor gosta, alias, se ele não gostasse de chocolate eu pediria exame de DNA, não seria meu filho.
Chocolate diet ou normal, é com moderação e ele sabe disso.
Graças a Deus, não apareceu ninguém sem noção por aqui, a familia do pai não se manifestou, nem com diet nem com normal, melhor assim.
Bom, minha mãe... Ela ainda se emociona com o fato do Igor ter diabetes e não poder comer tudo o que quer, e olha que é vegetariana e segue um regime alimentar totalmente natural:
-Esse ovo é para o Arthur, mas vê se o Igor pode comer um bombonzinho (Ferrero Rocher), ele me pediu um desse.
Foi perdoada, não tem como ver a tabela nutricional, está embaixo do laço, só da pra ver depois de aberto, alias, varias marcas fizeram isso.
Foram mais dois ovos diet (cacau show e lacta) que não se diferem muito dos ovos que o Arthur ganhou em termos de carboidratos, mas em gorduras totais, afffff....
Agora, você imagina a cena, eu cortando um ovo em 8 partes iguais? não rola, ficaram mais ou menos iguais, e ele esperto escolheu o pedaço maior, algumas horas depois, hiper.
Chocolate só na sobremesa, ele ja sabia disso, o resto da tarde passou brincando com um amiguinho que veio passar a tarde aqui, e conversamos muito sobre a pascoa, "o real significado da pascoa", emendamos na pesquisa escolar que o irmão mais velho fazia sobre o Iluminismo e fomos parar no consumismo, haja respostas para tantas perguntas, mas inventei e tive que segurar a onda, ainda bem que temos o Google.
Os chocolates foram esquecidos por um momento, mas estão aqui!!!!
O perigo de muito chocolate em casa, não é o Igor comer, ele sabe o que pode e o que não pode, no maximo, vai ficar perguntando em que refeição ele vai poder comer, o perigo sou eu...
Já estou com umas espinhas saltitantes no rosto, minha sessão chocolate começou na sexta-feira, o pior é que fico parecendo uma viciada, me escondendo pelos cantos pra comer muiiiitttttoooooo chocolate.
O mais importante nisso tudo, é que ele não sentiu muita diferença das outras pascoas e que ficamos juntos, sentiu falta de alguns parentes que sempre vinham na pascoa, mas tem males que vem para o bem.
Passou!!!


sábado, 3 de abril de 2010

A Lua de Mel

 Lembrando sempre o tratamento do diabetes é individualizado, cada um tem o seu.
Na ultima consulta o Drº Paulo(que andou visitando o blog) me informou, que parece que a Lua de Mel está chegando ao fim.
Como assim??? Mais aplicações???
O Igor parece que teve sorte, ja são quase 9 meses de diagnostico e raramente aplica a insulina de ação rapida (NovoRapid).
Passado a desilusão, vamos cair na real, a lua de mel realmente está chegando ao fim ou estamos relaxando com o controle, analisando bem o quadro, percebi que estava deixando a desejar quanto aos legumes e verduras, não estava mais com aquele capricho do inicio, o mês de fevereiro foi bem complicado pra mim, foram muitos os problemas pessoais e profissionais, sem contar a volta as aulas.
Identificado possivel causa, voltamos as origens, cuidados especiais na preparação desse tipo de alimento para que ele coma tudo e sem estresse.
Graças a Deus voltamos aos nossos numeros maravilhosos, quase sempre abaixo de 110 antes das refeições, Nesse meio tempo também comecei anotar meus dias de estresse e fiquei pasma como reflete direto na glicemia dele, minha TPM nem se fala.
Preciso de uma valvula de escape, mas não sou fã de psicologos, não foi por falta de tentativa, acho que todos que me atenderam até hoje, devem ter ido diretamente para o divã de outro psicologo, sendo assim resolvi direcionar pra outro lado, TATAME, vou realizar meu desejo de aprender uma luta, na proxima semana vou procurar a academia, realmente não dá pra segurar a onda sozinha!!!!
Segunda feira vamos fazer exame de  HEMOGLOBINA GLICADA que ja estão atrasados. Só agora descobri que não precisa estar em jejum e estava dificil manter uma margem de segurança até chegar ao laboratorio, ele tem acordado entre 70 e 65 de glicose, e vamos como ficamos.
Pra mim ficou claro a importancia dos legumes e verduras na dieta do Igor, é uma obrigação, tanto quanto ingerir 45g de carboidratos no almoço e jantar.
Minha geladeira está mais colorida do que nunca e minha mesa também.