terça-feira, 31 de maio de 2011

Mexerica ou Tangerina e o Diabetes.


 MEXERICA
Tangerina, mexeriqueira, bergamota, vergamota, laranja-cravo, laranja mimosa,laranja mandarim, tangerina carioca e tangerina mineira são alguns dos nomes, usados em diferentes regiões do Brasil, para designar algumas variedades de frutas cítricas comumente conhecidas pelo nome de mexerica. 





Mexerica faz mal para diabetes?

Tenho estranhado, mas essa é uma das frases que mais tem trago pessoas a este espaço, nada mais justo do que responder a esta pergunta.

Não, mexerica não faz mal para diabeticos.

1 mexerica media tem 15g de carboidratos, para o diabetico que faz contagem de carboidratos é só usar sua cota de fruta, para quem é diabetico tipo 2 nada de exagerar, 3 tangerinas medias equivalem a uma refeição com 1 concha de feijão e 4 colheres de sopa de arroz.
A tangerina é conhecida pelo seu efeito diurético, digestivo e aumento na eficiência física. É também indicada nas hipertensões arteriais e na prevenção da arterioesclerose. É laxativa, pois apresenta grande quantidade de fibras, devendo ser ingerida com o bagaço para melhorar o funcionamento do intestino. A riqueza de fibras da tangerina protege ainda de outras doenças como câncer, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. 

Uma nova pesquisa desenvolvida pela Universidade do Oeste de Ontario, no Canadá, aponta que o fruto pode não apenas prevenir a obesidade, como oferece também proteção à diabetes do tipo 2 e à aterosclerose, uma doença venal responsável pela maioria dos ataques de coração e derrames.

.
Então a tangerina pode, mas com moderação na quantidade.

Vou colocar aqui uma receita com tangerina ou mexerica deliciosa do site Cyber Diet 


Mousse de Mexerica
Dividindo a receita em 8 partes iguais, cada parte tem 11g de carboidratos
Ingredientes



- 12 g de gelatina em pó sem sabor
- 1/4 xícara (chá) de água fria
- 1/4 xícara (chá) de água quente

- 10 colheres (sopa) de leite desnatado em pó

- 4 mexericas descascadas e sem caroço e sem a pele branca
- 1 colher (sopa) de raspas de limão
- 1 colher (café) de essência de baunilha
- 6 cubos de gelo picado

Modo de Preparo
Bata no liquidificador a gelatina em pó com a água fria e acrescente a água quente e os ingredientes restantes, menos 1 mexerica. Bata até obter um creme homogêneo. Coloque em taças individuais e decore com gomos da mexerica. Leve a geladeira até esfriar bem.


sábado, 28 de maio de 2011

Diabeticos unidos por um tratamento mais digno.

A maior enganação do governo federal até agora,
eu me sinto uma palhaça diante de tal propaganda,
 já era lei e não foi obedecida na integra.
Desde que meu filho foi diagnosticado, eu venho lutando para ter os direitos dele garantidos por lei, se existe uma lei ela tem que ser cumprida, independente de classe, etnia, é um direito da pessoa humana. Mas tenho esbarrado sempre no mesmo fator, um Juiz me dá ganho de causa, é bem claro em sua conclusão e vem a prefeitura e impõe suas regras.
Foi assim com as tiras reagentes, o primeiro contato da prefeitura do Rio de Jnaiero que tive quanto ao processo, foi para me dizer que eu só tinha direito a 150 tiras/mês e que els ja estavam me dando mais do o necessario porque o certo são 3 dextros por dia, eu achei que aquilo era uma piada, quem é a prefeitura para determinar um tratamento medico, a indicação medica é de 5 dextros/dia mas os necessarios em caso de hipoglicemia e os antes e após qualquer atividade física, tem dias em que ele faz mais de 9 dextros por dia. Mas realmente é a regra, mesmo a lei sendo clara que "deve ser fornecido todos os insumos necessarios para a aferição da glicemia segundo a recomendação medica".
Meu filho usa uma medicação que não consta na lista  do SUS, Lantus e NovoRapid e para aplicação canetas, as agulhas não são fornecidas pelo SUS e as insulinas eles me entregam quando querem, neste momento encontra-se com 4 meses e 24 dias de atraso, meus custos só com as insulinas são em media 205,00 foras as agulhas, lancetas (as fornecidas pelo SUS são dolorosas demais) e tiras extras, mais ou menos 100/mês a um custo de 300,00, isso porque meu filho ainda usa doses minimas de insulina, conforme for crescendo a quantidade aumenta e valor com os custos do tratamento também. E ainda tem a alimentação que tem que ser perfeita. Tudo isso porque o SUS NÃO FAZ ATUALIZAÇÃO da lista de medicamentos para diabetes.
Tenho feito de tudo para conseguir um grupo de pessoas que também grite pelos seus direitos, mas está dificil... acho que todos estão satisfeitos com o tratamento que tem recebido do SUS, ou os custos do tratamento não interferem no orçamento familiar, sei lá...
A base que tenho pra falar isso é que fiz um abaixo assinado e em uma semana obtive menos de 100 assinaturas, quantos diabéticos abraçaram a ideia? Um numero insignificante diante dos contatos que tenho, será que acreditam que não vai dar em nada? Será que acreditam que quero créditos para tal ação? Ou será simplesmente desinteresse? Realmente não entendi, esperava pelo menos 500 assinaturas, contando meus contatos e seus familiares.
Ha algum tempo o Blog Viver com Diabetes da Luciana Oncken recebeu um comentário, e essa pessoa tem a mesma visão que EU tenho a respeito das ações do governo, é triste, as palavras dela são fortes, mas retratam a realidade, cabe a mim e você mudar isso.

"Prezados,
Concordo com tudo o que foi escrito, mas discordo em culpar os parlamentares, a Dilma ou quaisquer órgãos públicos por este descaso com diabéticos. Explico: outro dia estava conversando com um senhor diabético, negro e semi-analfabeto, ou seja, representante de grande parte da população brasileira. Ele me disse que havia votado no Tiririca e eu perguntei porque. “Pior do que o que tá, não fica”. Infelizmente é assim que muitos brasileiros diabéticos pensam. Porque será que os aidéticos conseguiram tantos benefícios? A resposta é simples: eles se uniram! Em São Paulo um aidético plenamente saudável devido ao “coquetel” tem direito a andar de ônibus de graça e um diabético quase cego, quase em diálise e que não consegue emprego por causa das complicações não tem direito algum! E assim vai uma série de outros direitos. Ôpa, aquele grupo é desunido, portanto nós podemos fazer o que quisermos. Estou falando bobagem?...
Este paragrafo não foi reproduzido por conter uma opinião pouco relevante e bem pessoal da autora.
...Por favor me desculpem, mas para quem reclama do governo e ajudou a eleger os representantes que aí estão, estas pessoas não merecem nem o Osama como presidente…" - Marcia Mirom." Nota sobre o comentário no facebook
Essa é a realidade do Brasil 
Conto com o seu apoio no ABAIXO ASSINADO http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/8743
Me envie um email para mais informações srubian@hotmail.com

Eu ainda acredito que algo pode mudar e todos os diabéticos do país tenham um tratamento mais digno e seus direitos respeitados pelo Governo Federal.
Confira aqui a lista de insulinas disponibilizadas pelo SUS, Insulinas ultrapassadas e que não garantem um bom controle para boa parte dos diabéticos, meu filho é um deles. E o seu? E o seu familiar? E o seu amigo Diabético?
DIABÉTICO SEM SEQUELA, É DIABÉTICO CONTROLADO! 
SUS FAÇA A SUA PARTE QUE NÓS FAREMOS A NOSSA!
POR UMA VIDA SEM SEQUELAS!

Piauí Diabético: Ser diabético em Teresina

 "Por Raimundo Júnior
 Como diabético, tenho propriedade para relatar como é situação em Teresina. A primeira batalha a ser vencida é a psicológica. Aceitar uma doença crônica é um drama para o paciente e sua família. Ela exige uma mudança radical no seu estilo de vida. Vencida essa batalha psicológica, que para alguns duram uma eternidade, nos deparamos com uma dificuldade bem maior, que é o recebimento da medicação básica.
Um diabético precisa: consultar-se regularmente com diversos especialistas, ter acesso a medicação regularmente, monitorar as taxas diariamente, dieta e praticar atividade física. Isso é o feijão com arroz do tratamento. Sem esse mínimo é impossível controlar a doença. Mas a realidade é outra, existe uma lacuna enorme entre o que se precisa e o que é oferecido pela Prefeitura de Teresina.
A demora na marcação das consultas é um problema que todos vivenciam. Não irei nem me aprofundar nesse assunto. Academias? A prestação desse serviço, lamentavelmente, inexiste. Medicação? Você lembra do Fiat 147? Pois é, fazendo uma analogia ao que a Prefeitura disponibiliza para o nosso tratamento. Algo ultrapassado diante de tantas novidades no mercado.
Agora vejam, em detalhes, o que é oferecido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS):
  • Agulhas em um único padrão (são as mesmas que vocês têm acesso nos hospitais públicos e que assustam a maioria dos pacientes), sendo que existem no mercado agulhas três vezes menores e menos dolorosas;
  •  Insulina NPH (no meu caso, como na maioria dos pacientes, ela provoca muitas crises de hiperglicemia e hipoglicemia, e tem efeito de 12h), embora exista insulinas mais modernas, com efeito de duração de 24h e com ação mais estável. No meu caso, especificamente, seria uma redução de 90 para 60 furadas. Isso fora as cinco furadas diárias para verificar a glicemia;
  • Seringas. As fornecidas pela FMS medem de duas em duas unidades. Por exemplo, se for preciso tomar 16 unidades diárias, você conta oito tracinhos e beleza. Agora se você precisar tomar 17, nunca poderá tomar a dose exata. Sem falar no problema do ar que quase sempre fica dentro da seringa. Você pode se perguntar, que diferença faz um pouquinho mais ou menos? É aí que reside um problema gravíssimo, uma vez que isso que você pensa que é pouco, pode provocar crises de hiper ou hipor constantemente. O mercado está cheio de canetas de aplicação com custos não muito alto. Além da vantagem de proporcionar uma dosagem exata, ela ameniza a dor e oculta qualquer preconceito que possa vir surgir.

Essa medicação citada é a que tive acesso até o momento. Ainda são necessárias as tiras reagentes (já estou com sete meses aguardando da FMS e até agora NADA, isso pra não dizer que nunca recebi, pois sem elas é impossível ter um monitoramento constante da doença). A diabetes é muito dinâmica, qualquer deslize você perde totalmente o controle. É como você dirigir um carro desgovernado. Só que no caso do diabético, esse carro é a sua vida que está em apuros. As conseqüências nós já estamos CARECAS de saber.

Resumindo, a medicação oferecida atualmente pela Prefeitura de Teresina não é suficiente para um bom controle da diabetes. Ela oferece apenas parte do tratamento, e isso é enganação e desrespeito à vida.
Prefeito Élmano Férrer, mostre-me o que fazer com 99% das pessoas que não tem como bancar o tratamento? É deixar morrer? Se essa lei não for sancionada, eu só posso pensar que a vida de milhares de teresinense não tem importância alguma para Vossa Excelência.
Talvez seja esse o motivo da diabetes ser a doença que hoje mais cresce no Brasil. Porque nossos governantes fazem vistas grossas para um problema sério e urgente.

P.S.: Deixo claro que a culpa não é apenas da FMS, a burocracia atrapalha muito também. Mas a FMS pode reverter toda essa situação com a aprovação da Lei.."Piauí Diabético: Ser diabético em Teresina

Podemos dizer que isso não é um fato que só acontece lá no Piauí, aqui na capital do Rio de Janeiro também acontece assim, por isso vejo a necessidade de uma atualização na lista de medicamentos do SUS, a comparação que o autor do TEXTO faz do tratamento fornecido pelo SUS e um FIAT 147 é perfeita, agora eu pergunto, você gostaria de dirigir um fiat 147? Apoie o nosso pleito, é hora do Ministério da Saúde cumprir a lei em favor dos diabeticos na integra, não existe uma atualização de medicamentos desde a aprovação da lei em 2006.

terça-feira, 24 de maio de 2011

ABAIXO ASSINADO em favor de todos os Diabeticos do Brasil

Para assinar CLIQUE AQUI
Texto do Abaixo Assinado em favor dos diabéticos que usam análogos de insulina(Lantus, Levemir, Novo Rapid, Apidra, etc...) , reivindicando uma atualização da lista de medicamentos do SUS (Farmacia Popular e Saude não tem preço)


Excelentíssimo Senhor Ministro da Saúde, Deputados Federais e Senadores.
Os cidadãos abaixo-assinados, brasileiros, residentes no Brasil, solicitam de Vossa Excelência a atualização do medicamentos para o tratamento de Diabetes Mellitus na lista do SUS e no Programa Saúde não tem preço , a fim de tornar mais acessível ao diabético medicamentos mais modernos e eficazes.A maioria dos diabéticos que fazem uso dos análogos de insulina de curta e longa duração, precisão entrar com um processo judicial para garantir o recebimento da mesma, e dependem sempre das disposições municipais, que absurdamente não tem obedecido aos mandatos judiciais como deveriam, em alguns municípios diabéticos chegam a ficar 6 meses sem receber o medicamento. A LEI Nº 11.347, DE 27 DE SETEMBRO DE 2006 é clara no Art 1º Parágrafo 2º :§ 2° A seleção a que se refere o § 1° deverá ser revista e republicada anualmente ou sempre que se fizer necessário, para se adequar ao conhecimento científico atualizado e à disponibilidade de novos medicamentos, tecnologias e produtos no mercado.Diante de um direito garantido por lei e da existência de novos medicamentos e tecnologias, venho solicitar que seja extinta a necessidade de mandatos judiciais para garantir um tratamento mais atualizado para os portadores de Diabetes Mellitus no Brasil.Na certeza de termos nosso pleito atendido, encaminhamos este documento folhas numeradas e assinadas por todos os cidadãos, em duas vias a serem protocoladas em seu Gabinete.
Nomeamos a Srª. Sarah Rubia Nunes, telefone 21-88183038, email: srubian@hotmail.com, como nosso representante, caso sejam necessárias maiores informações.
Brasil, 24 de Maio de 2011"


Gostaria muito que nossos objetivos fossem alcançados, milhares de crianças que dependem unicamente do SUS como provedor de insulina seriam beneficiadas, pois muitas vezes elas usam NPH por que é a unica que tem disponivel, e não dispõe de acesso a um tratamento mais atualizado, garantindo um melhor controle da glicemia.
Então, acho que 
posso contar com a sua colaboração e assinatura.
A unica reivindicação que temos é que a lei seja cumprida na integra. e caso seja um advogado, promotor publico ou faça parte do Legislativo, estamos a abertos a sugestões e apoio, para fazermos tudo da melhor maneira possível, e que neste país não exista mais diabéticos com tratamento inadequado.
Infelizmente o programa Saude Não Tem Preço, Lançado pela Presidente Dilma, não tem nada de novidade ou de inovação, ela cumpriu parte da lei, falta cumprir o paragrafo 2º do Art 1° da Lei 
Nº 11.347, DE 27 DE SETEMBRO DE 2006.


Para assinar CLIQUE AQUI.




Você pode gostar de Ler
Enzo´s estão sem receber insulina 

Campanha #assinaelmano por lei dos diabeticos chega aos TTS no Twitter

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Crianças com diabetes na Italia.


Eu, assim como diversos italianos, não aceito esse video como publicidade em favor da Criança portadora de Diabetes Mellitus tipo 1, errou o publicitario nos minutos finais do video.
Entendo pouco de publicidade, mas não conseguirá o impacto que pretende.
Hoje uma criança com diabetes tem uma vida normal, o Diabetes é apenas um detalhe que não impede nenhuma criança de ter uma infância normal, tranquila e feliz.
No lugar desse publicitário teria tirado a mascara desse menino nos segundos finais do vídeo e mostrado um sentimento intenso e real da infância, e lá estou de novo me metendo no trabalho dos outros, mas como mãe de uma criança  com diabetes me sinto no direito, sou naturalmente critica.
Mas voltando  as imagens do video, as vezes ouço pessoas falando que meu filho parece um adulto diante das responsabilidades, não que ele não seja feliz, não seja como toda criança deve ser, mas porque ele se preocupa consigo mesmo, porque ele não reclama, mas porque deveria? Qual é? Viver a vida se lamentando do que não vai adiantar lamentar? Isso é questão de ideais, ensino ao meu filho desde cedo que as lamentações da vida são para os fracos, Não que sejamos mais fortes que os outros, mas somos fortes o suficiente, chorar, reclamar das picadas não vai adiantar, então guarde o tempo que ficaria lamentando e chorando para aproveitar as coisas boas da vida.
O que me deixa mais feliz é que isso tem funcionado e muito bem, ele colabora bastante com o próprio tratamento e tem a mesma visão que eu sobre o controle do diabetes, não a mesma visão que eu, mas a visão que todo diabético deveria ter.
Temos tido noticias muito desanimadoras por aqui, diabéticos adultos não tem levado o tratamento a sério por medo de hipoglicemia, médicos não se atualizam e os pacientes continuam com tratamentos antiquados, os médicos do SUS não tem tempo suficiente nas consultas para informar ao paciente tudo o que é preciso.
E na realidade quem não é diabético, não sabe que não se trata de uma pessoa merecedora de pena, o diabético pode até ter pena de si mesmo, mas teria em qualquer situação. As agências de publicidade, as Associações e Fundações deviam buscar a melhor maneira de dizer ao mundo que é possível viver bem e com longevidade sendo portador do diabetes, exemplos temos de sobra pelo mundo afora.
Fico triste quando vejo tanto dinheiro sendo gasto com objetivos nem tão relevantes assim para os diabéticos do mundo.
Mas é assim com muitas doenças, foi com a Aids, Câncer, hoje faz-se publicidade apenas para mostrar que existe vida pós diagnóstico, está em tempo, o momento é agora diante desta epidemia de diabetes de se criar algo realmente impactante que faça com que os laboratórios, governantes resolvam as questões pendentes em relação ao tratamento e que os diabéticos lutem pela vida com ela realmente deve ser, feliz, tranquila e saudável.
Diabetes não tem cura mas tem controle.
Meu filho sempre diz que ser feliz é a cura. E ele parece ser uma criança muito feliz!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Diabetes e o crescimento.

Eu, Arthur com 13 anos e o Igor, 9 anos
Há algum tempo tenho percebido que o Igor não vem crescendo como um menino na idade dele, e isso me deixou bem preocupada ja que meu filho mais velho com 13 anos está medindo 1,74cm, venho de uma familia alta, de homens altos todos acima de 1,80cm, porém não posso ser tão categorica ao dizer que ele tem que ser alto porque na familia do pai os homens tem estatura mediana.
Há uns 3 meses a equipe medica chegou a conclusão, ele não está crescendo. Desde o diagnostico vinhamos com um TSH alterado, mas com o T4 dentro da normalidade, logo tinhamos um Hipotireoidismo subclinico. Repetimos os exames e para nossa surpresa tudo tinha voltado a normalidade, o Anti TPO como sempre NEGATIVO, o exame foi realizado em dois laboratorios diferentes para eu ter certeza, gosto da prova dos 9.
Realizamos mais exames, Idade ossea e rastreamento de doença celiaca, tudo dentro da normalidade.
No tratamento para o controle do diabetes, tudo muda o tempo inteiro, o horario de hiperglicemia mudou, agora no horario noturno, um pouco mais complicado de controlar, aplicar insulina antes de dormir causa certa insegurança. Apesar de uma Hemoglobina Glicada nem tal alta, 7,7%HB, temos numeros de Glicose poucos satisfatorios, se mudar a basal pra mais ou para menos as coisas realmente ficam descontroladas.
A quantidade de insulina agora varia de acordo com o horario do dia, durante um mês vai ser aplicado a correção a partir de 80mg/dl e não aplicamos o bolus.
Vamos realizar mais exames também, a investigação dos motivos para o não crescimento continua.
Vamos refazer alguns exames que são realizados logo após o diagnostico de DM1 entre eles Peptideo C, dois exames me chamaram a atenção e não gostei do que ele rastreia é o IGF1 e IGFBP3, não encontrei exatamente como é feito o tratamento em caso de ser diagnosticado algo, e isso vai me deixar apreensiva durante o mês inteiro.
As vezes parece que o mundo vai descer sobre minha cabeça, mas no dia seguinte, acordo tão mais disposta,   hoje estive pensando... ja são quase dois anos... não parece, a sensação que tenho é que lidei com o Diabetes a minha vida inteira, aquele divisor de aguas, não existe mais pra mim, não lembro como era antes do Diabetes. O desanimo só chega quando temos que ajustar o tratamento, ter que mudar algo numa rotina que ja haviamos nos acostumados, mas logo nos acostumamos.
Montei uma planilha especial, para todo tipo de anotação, fica na bancada da cozinha, anotamos ali tudo que pode ser relevante em relação a glicemia e sabe o que me deixou mais feliz, outro dia eu saí e quando voltei, tudo o que aconteceu na minha ausencia estava anotadinho, logico que meio desorganizado, mas tudo registrado, o proprio Igor foi lá e anotou:
- Mãe, anotei tudo, eu podia esquecer de te falar quando você voltasse!
A anotações da escola também é ele quem faz, me pediu para ser responsavel por isso, a coordenadora supervisiona.
Não é um amor?

domingo, 15 de maio de 2011

Você tem medo da hipoglicemia?

Dia da Familia na escola, Igor soltando pipa.


Eu ja tive muito medo, acredito que seja natural quando temos o filho recém diagnosticado, quando ouvimos a palavra "convulsão" as pernas bambeiam, principalmente quando seu filho ja teve uma, lembro que uma vez acordei com o Igor do meu lado se debatendo, era convulsão febril, tinha uns 3 anos, não se sentia bem um anjo fez com ele fosse se deitar na minha cama, caso contrario eu não teria visto, foi horrivel, alguns segundos que pareciam horas. É traumatizante. Parei num hospital com ele de camisola e nem me dei conta disso.

Logo no começo do diagnostico de Diabetes, eu não dormia, media a glicose antes dormir, 2 horas depois, isso era por volta de meia noite e acordava as 3 horas da manhã para medir de novo, não lembro exatamente quanto tempo fiquei nesta rotina, só sei que comecei a ficar extremamente cansada e a perder a hora as 7 da manhã, e foi quando pedi a Deus que me desse força e comecei a confiar mais nos medicos e nos numeros. Hoje tenho uma noite de sono tranquila, com o tempo sabemos exatamente como serão os numeros pela manhã, o quanto de carboidratos sustenta a glicose por uma noite. As vezes ainda meço de madrugada, quando vamos a uma festa por exemplo e ele brinca muito e vai dormir com numeros normais, quando acordo do nada com o pensamento nele, e é sempre na hora certa que tudo está no limite. Eu confio em Deus e Ele não tem falhado, mas faço a minha parte exatamente como tem que ser feito, Deus existe para o improvavel, Deus interfere no improvavel, naquilo que não poderiamos evitar. Por isso acredito nEle e tenho a certeza que está conosco em todos os momentos.
Essa coisa de ter medo da Hipoglicemia também tem haver com a confiança em si mesmo e nas pessoas que estão com seu filho. O Igor hoje estuda num "campus", como o colegio é grande, a foto acima é apenas do campo de futebol, mas diferente de antes, não tenho medo de que ele tenha uma hipo no colegio, antes ele estudava num colegio muito menor mas eu vivia um eterno medo de que ele tivesse uma hipo e ninguém visse, no banheiro, sei lá, eu tinha muito medo. Nos primeiros dias dele neste novo colegio, fiquei apreensiva, muita arvore, uma criança sai da linha visão com facilidade, e se ele numa crise de hipo de afastasse do grupo? hoje não me pergunto, ja teve hipo de 40mg/dl e eles fizeram exatemente o que deveria ser feito, apenas me ligaram para confirmar os procedimentos e porque estavam preocupados ja havia se passado 20 minutos e ele ainda estava meio aereo, era a primeira vez que eles lidavam com isso e se sairam muito bem, logico que no começo eu informei ao colegio todas as possibilidades e todas as atitudes que deveriam ser tomadas. Eu confio no colegio como confio em mim. Então o controle está melhor, somos parceiros em busca do melhor para o Igor.
Muitas mães não tem essa sorte de poder confiar como eu confio hoje, são muitos fatores que levam a isso, mas uma delas você mãe de um DM1 pode amenizar, procure o colegio, fale de tudo principalmente do resultado de um mal controle a longo prazo, lembrando que nem todo mundo sabe o que é diabetes e para saber da necessidade do tratamento é necessario conhecer, ensine tudo o que foi ensinado a você, se abra para as pessoas a sua volta, as vezes a mãe daquele amiguinho do seu filho quer aprender a lidar com o diabetes em nome da amizade dos seus filhos mas não tem como chegar a você porque você acha que é a unica pessoa que pode e sabe fazer isso, por incrivel que pareça é mais facil um estranho querer aprender a aplicar insulina do que um parente, vivo isso, e sei de outras mães que também vivem essa realidade. Pessoas que conheço a pouco tempo sabem mais de como controlar o diabetes do que a familia do meu filho, se interessam mais, sentem admiração pela atitude responsavel dele com o tratamento, enquanto a familia sente pena, foge da realidade e nega terminantemente que o tratamento é o conjunto, aplicar insulina é apenas parte dele.
Sinceramente, hoje eu tenho mais medo do preconceito do que de hipoglicemia.
Ontem eu li um estudo a respeito desse medo de hipoglicemia relacionado ao diabetes tipo 2 porém isso acontece também com o tipo 1, e muito mais frequente do que se imagina.

"Na prática clínica, os médicos confirmam que se deparam com pacientes que costumam manter a glicemia mais elevada apenas para evitar a hipoglicemia. “O problema é que, com o tempo, o alto índice de açúcar no sangue pode levar a complicações degenerativas importantes da diabete”, avisa o endocrinologista Saulo Cavalcanti, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD)"

Estudo na integra: http://www.portaldiabetes.com.br/conteudocompleto.asp?IDConteudo=10001638

Pense bem, de onde vem o seu medo? O quanto você confia no seu medico? Se a dose de insulina recomendada não for aplicada o médico nunca saberá do efeito da insulina no individuo e não terá base para ajustar as doses e melhorar o tratamento, Diabetes tipo 1 precisa de ajustes constantes por isso consultas de 3 em 3 meses em alguns casos com um periodo menor de retorno.

O bom controle hoje é que vai determinar a saude de seu filho quando for apto a cuidar de si mesmo.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Como Denunciar a falta de Insulina no Rio de Janeiro.

Sr Prefeito Eduardo Paes e o Drº Secretario de Saude da Capital
Ambos negligentes com os diabeticos




Acredito que o problema no atraso da entrega de insulina mediante a mandato judicial seja em todo o Municipio do Rio de Janeiro, pelo menos sei que acontece comigo e com a Nildys do Doce dia - dia, estou há exatos 4 meses sem receber insulinas pelo SUS, a ultima receita foi entregue a prefeitura na Secretaria Municipal de Saude na Rua Ana Neri, 1552 em 04 de Novembro de 2010, a receita está carimba e assinada como recebida, mas até hoje, nem completar a ligação para ver como está o andamento da entrega de insulina eu consigo.
Diante deste quadro resolvi fazer uma denuncia junto ao Ministerio Publico pelo telefone 127, basta ter o numero do processo judicial, existe também a Comissão de Saude da Camara de vereadores do Rio de Janeiro é presidida pelo Dr Carlos Eduardo, 
TwitterSite com pagina para Denuncia , Telefones: 3814-2472 / 2773 / 2469 / 2490 Temos também a Secretaria Municipal de Saude Rua Afonso Cavalcanti, 455 / sala 701 - Cidade Nova-Telefone(s): 2503-2024 / 2273-1053 / 2503-2023 . Em caso de crianças temos a Comissão dos direitos da Criança e do Adolescente na Camara presidida pelo Vereador Tio Carlos Tel: 3814-1364 Twitter . Esses são os contatos de quem pode ajudar a resolver o problema na duvida peça informações ao Ministerio da Saude, eles tem um serviço muito bom de tele atendimento, são pessoas preparadas para te ajudar a resolver o problema relacionado a saúde,DISQUE SAÚDE 0800 61 1997

Eu pensei muito nestes transtornos que passamos sempre que chega a epoca de receber insulina, os portadores de diabetes que usam Lantus, Levemir, Novorapid e Apidra  Precisam de mandato judicial contra a prefeitura, como ja escrevi em outras oportunidades os centros de tratamento do Governo do Estado ja dispões dessas insulinas em suas farmacias, não sei com qual frequencia, mas sei que tem, a diferença é que para crianças as consultas são misturadas e eu não achei bom para o meu filho.
A prefeitura de São Gonçalo hoje é obrigado a fornecer direto em suas farmacias as insulinas, está na pagina do Ministerio Publico, isso só foi possivel graças a uma ação civil publica.


Todos os diabeticos que recebem os medicamentos da Prefeitura deveriam se unir, estou pensando em começar com um abaixo assinado, mas não sei como redigir a petição, então se alguém puder ajudar, por favor. Se conseguirmos um numero significativo de Diabeticos assinando com certeza alguma melhoria conseguiremos.
Estou a disposição caso algum advogado ou alguém que tenha um modelo de petição para abaixo assinado.
E não vamos aceitar o tratamento que temos recebido da Prefeitura do Municipio do Rio de Janeiro.
Repasse este texto a que você conhece que está passando pelo mesmo problema, precisamos nos UNIR.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Em respeito aos meus leitores.

Eu quero deixar bem claro que este texto vai aos leitores do meu blog que aqui passam em busca de uma interatividade sobre diabetes.
Sou blogueira há quase 5 anos, e as poucas vezes vezes em que apaguei um post, foi porque me senti ameaçada. Ja escrevi de tudo, politica, relacionamento, traição, comportamento e neste espaço aqui sobre diabetes, aqui eu não só falo do nosso dia a dia como esclareço duvidas, muita gente encontrou aqui e nos demais blogs sobre o mesmo assunto o conforto que medicos despreparados não souberam dar.
Quando meu filho foi diagnosticado, encontrei um medico maravilhoso na UTI, nossa, queria encontra-lo de novo e dizer sem parar, obrigado, obrigado, obrigado...
Alguns podem achar, ele não fez mais que a obrigação, mas ele fez mais que a obrigação, poderia ter sido apenas "tecnico", mas ele foi humano, ele percebia meu desespero e fazia de tudo para me acalmar, me fazer ficar mais forte, mas foram poucos dias, logo encontrei uma louca que me tirou o chão, essa eu tenho certeza que ainda encontrarei e direi tudo o que eu não sabia, sobre o risco de vida que meu filho correu na mão dela, sobre como eu salvei meu filho num impulso materno com o que ela dizia que ia mata-lo, um bom-bom aos 34mg/dl de glicose.
Assim é a vida, encontramos no nosso caminho profissionais de valor e pessoas que exercem uma profissão, nisso consiste uma grande diferença, o grau de Humanismo.
Quando o assunto é diabetes, meu objetivo é esclarecer, seja quem for que escrever ou falar, se eu tiver criticas vou fazer, ja enviei criticas ao site da SBD e fui ouvida e compreendida, nisso implica o futuro do meu filho, quanto mais informação e mais esclarecidas as pessoas tiverem, melhor será o futuro da pessoa com diabetes, se falar de sequelas é fácil, aceitar e se entregar é muito mais fácil, eu conheço pessoas que não enxergam nada pelo simples fato de não querer usar um óculos, vai entender... Mas falar de controle, das possibilidades de uma vida sem sequelas, se viver muito e muito bem isso poucos falam... Olhar o lado ruim da vida é sempre mais fácil, é assim desde que o mundo existe.
Meu post anterior foi um esclarecimento de uma nota publica, está na rede sem moderação é um "DOCUMENTO" publico, e quando este documento generaliza o assunto, tem denotação de exclusão por grupo, raça, doença, etnia e religião qualquer um que se sinta incluído em algum destes grupos tem o direito garantida por lei de resposta, e foi o que fiz.
Eu costumo pesquisar bastante sobre o que escrevo e no caso do ultimo post, ja consultei meu advogado sobre a parte que me toca, todos os comentários foram salvos antes de excluídos, e foram excluídos por que não são relevantes ao objetivo deste blog que é a troca de informações sobre diabetes, todos os IPs dos anonimos devidamente registrados, hoje com o IP é possível se localizar qualquer pessoa, e espero sinceramente que os ataques parem, não ofendi ninguém e as coisas pioraram, porque além do preconceito foi imputado a mim calunia, é.. quando alguém diz que um outro alguém fez uma coisa que não fez é calunia.




Em todas as profissões existem códigos de ética, na vida existe um código de ética, e na Biologia e Medicina eles são bem claros, encontrei muitos artigos sobre essa coisa de doença genética, as possibilidades de alguém ser portador e ser excluído por isso, aqui no Brasil não encontrei leis que determinam isso crime, se enquadra em preconceito e dependendo do teor neo nazismo, é um pouco mais complicado, mas em outros países isso ja é considerado em crime. Porém a Convenção sobre os Direitos do Homem e a Biomedicina é bem clara:



Artigo 11º
Não discriminação

É proibida toda a forma de discriminação contra uma pessoa em virtude do seu Patrimônio genético.
Estou eu com a razão em criticar e esclarecer sobre algo que li com informações errôneas?




Pensei em escrever diversas coisas hoje mas eu só escrevo o que vem do coração, não vou aceitar nunca que alguém pense na idéia de rejeitar um portador de diabetes, não vou aceitar nunca que haja discriminação, o fato de alguém pensar nesta hipótese me causa repudia, e responderei dentro do espaço que é meu por direito a altura do que li ou ouvi. 
Educação no Brasil é um problema crônico, pelas pérolas do ENEM  podemos ver o nível cultural e intelectual dos nossos jovens, a Saúde vive um caos e tramita nos corredores do congresso formas de se obter mais medico com baixa qualidade. E essa coisa de validação de diploma é muito mais serio do que eu imaginava, não só pelos formados no exterior mas aqui no Brasil também, não foi a Lu que inventou esse assunto, ele é tão polêmico que está no Congresso, então, continuamos com os nossos objetivos que é passar a informação aos nossos leitores e se aqui escrevo agora é por eles e pra eles.




Só espero realmente que este assunto se encerre por aqui. 

domingo, 1 de maio de 2011

Preconceito ou Desinformação?



É possivel controlar!!! Mas isso exige uma dose de auto estima. requer amor pela VIDA!


Hoje acordei e me deparei com a revolta dos meus amigos diabeticos e familiares de diabeticos por conta de uma Nota criada aqui no Facebook, eu também fiquei bem revoltada, mas me atento ao fato de que a maioria das pessoas e medicos não sabem nada de diabetes, pra muitos diabetes é uma doença degenerativa e fatal, e na verdade não é, é uma doença que tem controle e com a qual o protador pode viver muito e bem.

Mirian Galdino de Paula é a autora da nota, ela começa o texto assim:


"Segundo meu Dr. Francisco Bohorguez, quando duas pessoas se conhecem mesmo que estejam apaixonados, amando loucamente, uma pergunta nao pode deixar de ser feita.
_ Tem pessoas diabetica na familia?
se a resposta for sim, o casamento dessas pessoas que se amam nao pode se realizar de forma alguma. porque nao poderao ter filhos, pois seus filhos terao diabete. se insistirem no casamento levarao para sempre a culpa da doenças dos fllhos pois os cuidados com esse filho sera dobrado."


Meu Deus! Que tipo de profissional é esse? Não vou julgar esse tal DOUTOR, até porque se trata de um trabalho para faculdade de MEDICINA, não sei qual foi a abordagem do professor, mas com certeza esta pessoa que criou a nota está muito equivocada a respeito de diabetes. Existem doenças que realmente pode ser determinada como certa antes do feto ser gerado, mas não o diabetes, principalmente o Diabetes tipo 1 que são os insulinos dependentes.E ela continua as barbaridades:


"Na escola olharam outras crianças comendo e bebendo coisas q nao poderao comer nem beber a vida dessa criança sera um inferno".

Meu filho tem diabetes tipo 1 há quase dois anos e na escola ele participa ativamente de todos os eventos, na pascoa recentemente participou da caça aos ovos como qualquer criança e comeu os ovos que encontrou, Valor da glicose quando chegou em casa? 89 mg/dl. Existe algo chamado Contagem de Carboidratos, quando aderimos ao tratamento dá a liberdade da criança comer de tudo que quiser, no caso de exceder a quantidade de carboidratos ser ingerido durante a refeição existe algo chamado insulina, por aqui usamos a caneta, nada de seringas agulhas grandes e doloridas, é algo bem discreto e indolor, não traz transtorno nenhum caso o paciente aceite o tratamento, é como usar oculos, conheço pessoas que não enxergam nada porque tem vergonha de usar oculos e não dispõe de capital para adiquirir umalente de contato ou não tem indicação para tal. Tudo vai de como o portador de diabetes se vê.


Meu filho não vê problema nenhum em aplicar insulina em publico, muito menos qualquer criança que estude com ele, pelo contrario os amiguinhos gostam de ver como ele é "CORAJOSO". Meu filho hoje tem uma alimentação mais saudavel que a maioria das crianças, meu filho jamais terá problema de obesidade, quanto as amputações e cegueira da qual a escritora relata na nota, isso é uma questão de escolha, a escolha entre aderir ou não ao tratamento.


E vão mais absurdos:
"entao VOCE podera casar com um gatinho ou uma gatinha e futuramente estar com uma pessoa gorda, cega, com uma perna so, etc."


Conheço pessoas que se casaram com gatinhos ou gatinhas e poucos meses depois do casamento tinham um parceiro(a) obesa do lado, ja soube de pessoas que se casaram com gatinhos ou gatinhas e um dia tiveram seu parceiro(a) com um perna só por conta de acidentes ou cegas por conta de multiplos fatores que não o diabetes.Finalizando a nota ela deixa uma pergunta:


"PERGUNTA:
_ Voce deixaria de casar com a pessoa que ama sabendo todos os riscos que esta correndo? alem de nao poder ter filhos que é o fruto desse amor? e se resolvem nao ter filhos esse amor sobreviveria a tdo isso?"



Eu retruco a pergunta, o que é amor pra essa pessoa? O que é viver? Viver é correr riscos.Será que ela antes de casar faria uma amnese de todas as doenças hereditarias e geneticas do parceiro? Se caso a respostas fosse positiva estaria condenada a solidão. De entrada ja seriam excluidos os homens com profissão de risco, depois os com alguem com hipertensão na familia seguido de diabetes, e ainda tem as doenças auto imunes que essa sim podem ter relação com diabetes tipo 1, e nessa lista entra hipotireoidismo, vitiligo, psoriase,etc... Ahhhh esqueci dos que a familia tem a tendencia natural a obesidade, isso é genetico. Vem os varios tipos de cancer, as alergias e a lista é vasta... Até que finalmente ela chegaria aos genes recessivos e dominantes, isso exigiria uma ampla pesquisa de DNA em laboratorio especializado, não correr risco de ter problemas de doenças no casamento é assim e talvez se ela encontrasse um parceiro disposto a se submeter a isso ela fosse a parte rejeitada... Talvez daqui ha alguns anos ela esteja diabetica, ja que se trata de uma epidemia de diabetes tipo 2.


Se alguém me perguntasse hoje se eu voltaria no tempo e não engravidaria do meu filho eu concerteza diria "NÃO" eu amo meu filho do jeito que ele é, e amor não tem medida, muito menos a vida. Tem coisa que gostariamos mas não podemos controlar, tem mães que tem filhos não diabeticos, mas que são mau carater, psicopatas, assassinos, trambiqueiros, traficantes. Vai lá e pergunta a essas mães o que escolheria se pudessem decidir entre ter os filhos que tem hoje ou ter filhos com carater, com amor no coração, com dignidade porém diabeticos. Não precisa ser mãe para saber a resposta.


Acho que a nota tem muito mais haver com a visão que a autora tem de amor e da vida do que com as sequelas do diabetes mal controlado, tem muito mais de preconceito com o imperfeito do que de conhecimento do diabetes.

Adolf Hitler também pensava assim, ele queria o ser humano perfeito, com justificativa em sua teoria aconteceu o Holocausto.

Medicina não é profissão, é talento!


Nota comentada:https://www.facebook.com/notes/mirian-galdino-de-paula/estudo-sobre-diabete-participem/218825114809729