domingo, 22 de abril de 2012

DIABETES NÃO TEM CURA!!! ESPERANDO UM MILAGRE???

Eu tenho visto mães e pais, esperando pelo milagre da cura, muito me entristece saber que esses pais não conseguem ver o que Deus enviou a eles, são filhos que não tem o controle eficaz do diabetes, são crianças que como seus pais, acreditam no milagre da cura, eu particularmente não acredito na remissãodo pancreas, mas acredito em tecnologia, em algo com funcionamento tão avançado que substitua o pancreas.
Não me canso de dizer: MILAGRES SÃO PARA AS COISAS IMPOSSIVEIS, CONTROLAR O DIABETES É POSSIVEL!!!
Hoje temos medicamentos, tecnologia, tudo que torna o diabetes uma doença controlavel, logico que isso exije uma alta dose de dedicação, mas não é o fim do mundo. Eu me adapetei, outros pais se adaptaram e deu muito certo, não quero apontar o dedo a ninguém, quem sou eu para isso, mas se você acha que um milagre pode lhe tirar deste sofrimento, leia esta materia abaixo, eles tiveram fé e não conseguiram ver o milagre que é TER INSULINA PARA APLICAR EM SEUS FILHOS, eu aceito a insulina aplicavel como um milagre e sou mais feliz assim.


Texto retirado do Blog Brasil Academico. (http://blog.brasilacademico.com)

"Casal religioso deixa filho morrer por negar tratamento

O fanatismo que mata. O casal deixou o filho morrer sem tratamento por falta de recursos? Por morarem no Haiti? Por terem nascido em uma região pobre da África? Não. O casal condenado por homicídio culposo não permitiu o tratamento ao filho por acreditar que bastava orar que Deus, e não o tratamento médico, iria cuidar de seu filho.
Cena do filme Promessa de um Milagre

O caso me fez lembrar de um filme, baseado em um caso verídico, de um casal cristão que após um pastor prometer que se eles tivessem fé, o filhinho diabético deles não iria mais precisar da insulina, suspendeu as doses do remédio que mantinha o jovem vivo. Porque Jesus havia, eles acreditavam, curado a criança.
O que eu vou contar a partir do próximo parágrafo pode ser considerado spoiler.
Os membros da comunidade religiosa os felicitaram e o casal tirou realmente a medicação do filho. Como esperado, o menino piorou e o pai começou a vacilar. A mãe condenava o pai por esse não "ter a fé verdadeira" e com essa postura atrapalhar a cura do menino. E ele, como faria todo pai ignorante e que só quer o bem de seu filho, entrou de cabeça. Afinal, eles e os membros da seita achavam que se tratava apenas de manifestações do demônio.

Wesley Parker, o garoto diabético que morreu por que seus pais acreditaram em uma cura que nunca ocorreu.
O caso de 1973 que deu origem ao filme.
Deus nos prometeu que através da Bíblia que ele traria Wesley para nós. [...]Ele voltará para nós após quatro dias no túmulo, do jeito que ele era, só que curado de sua doença.
Lawrence Parker. Após a morte de seu filho em decorrência da falta de insulina que os pais deliberadamente suspenderam por acreditarem que seu filho foi curado por milagre.

Quando o menino ficou realmente ruim os membros da comunidade começaram a tirar o corpo fora. Talvez o menino tivesse que ir a um médico de fato.
Mas, convictos que isso era uma provação divina, o casal persistiu até o menino terminar por morrer detonando, é óbvio, um terreno processo judicial.
Não pense que acabou por aí, seguindo passagens bíblica eles ainda acreditavam que o filho deles ressucitaria. Era só aguardar o milagre prometido. Nessa altura já estavam presos e a imprensa já acompanhava o caso.
Bem, estariam aguardando até hoje, mas o delegado interrompeu a fantasia ao dizer o óbvio: que eles haviam assassinado o próprio filho. Aí os pais do garoto perceberam a monstruosidade de seus atos.
Eles tinham mais um casal de gêmeas, também diabéticas, que felizmente não haviam sido "curadas". E os pais estavam ameaçados de perder a guarda das filhas.
A tal comunidade o que fez? Virou as costas. Depredaram a casa, picharam "assassinos" na parede mostrando toda a solidariedade para com o mais fervoroso e fiel casal da região.
Por que estou falando desse filme? Porque esse filme (Promessa de um Milagre) é de 1988. E de lá para cá colecionamos inúmeros casos semelhantes onde sempre voltamos ao velho tema de tratamentos médicos que são interrompidos em nome da liberdade religiosa.
É por isso que devemos ter um Estado laico onde o direito a vida deve vir sempre antes da liberdade de culto.

O caso Wesley Parker na imprensa brasileira
O caso Wesley Parker repercutiu até na mídia brasileira
O caso mais recente é de um casal do Oregon, EUA, que impediu o diagnóstico e a cura de uma obstrução congênita dos órgãos urinários, problema tratável que acabou matando seu filho, Neil Beagley, de 16 anos.
Jeff e Marci Beagley são membros da igreja local Seguidores de Cristo, que prega a cura pela fé e rejeita cuidados médicos.
Eles apenas tomaram a decisão errada.
Robert Zegar.Único jurado que falou com a imprensa após o veredicto do caso do casal do Oregon.
O filho do casal Beagley, Neil Beagley, morreu em junho de 2008. Ele era acometido da doença desde que nasceu, mas ela nunca havia sido diagnosticada.
Em outro fato recente, no Wisconsin, em 2008, A mãe, que preferiu rezar a cuidar da filha que sofria de diabetes (lembra do filme? Mas esse caso ocorreu em março de 2008), levando a menina a óbito.
Eu achava que, você sabe, minha fé estava sendo testada. Eu nunca passei por uma experiência como essa antes em minha vida e eu só pensei, cara, este é o teste final. Começamos a rezar e rezar e rezar por ela.
Leilani Neuman. Mãe de garota diabética morta por não receber tratamento. Em entrevista poucas horas após o óbito.
Se Deus escreve certo por linhas tortas, a morte desses inocentes e azarados serviram pelo menos para que eu dedique a eles essas mal escritas linhas. Que sirva de alerta para as mentes facilmente induzidas a percorrer o caminho do fanatismo e do apagão mental (lembro da história verídica de um cara que era tão influenciado pela religião que amputou o próprio pênis por se sentir sujo. Mal sabia ele que se atingisse o saco escrotal e parasse de produzir a testosterona, os mesmos pastores iriam rechaçá-lo por se tornar, provavelmente, um homossexual.)
Esse outro caso ocorreu em SP em 2007: Homem Corta o próprio pênis em SP por causa de religião.
Eu particularmente acho que esse filme é um daqueles tem-que-ver. Altamente recomendado para aqueles que quiserem saber como é que funciona a cabeça de um fanático, um homem-bomba, um pai que mata um filho inocente, e refletirmos melhor na hora de votar, de seguir uma doutrina, de sermos jurados em um tribunal.
Aos crentes, não deixem de ponderar sobre as sábias palavras do bom senso. Vigiai e orai (ou, confie em Alah, mas amarre o seu camelo)! E muito cuidado com os Jim Jones por aí." http://blog.brasilacademico.com/2010/02/casal-religioso-deixa-filho-morrer-por.html
 

SERÁ QUE ESSAS CRIANÇAS NÃO ERAM MERECEDORAS DE UM MILAGRE? OU SERIA UM MILAGRE TUDO QUE A CIENCIA NOS OFERECE? PENSE NISSO...

Você deve esta pensando assim, -Eu jamais faria isso!!!

Muitas vezes o uso da insulina não é suspenso... mas pequenas doses diarias são diminuidas, muitas vezes não aplicada, por uma serie de motivos, e todos os motivos tem apenas um estimulo, a falta de aceitação de que o diabetes não tem cura, veio para ficar e é necessario mudanças para que tudo seja possivel.
Mas se você espera por um milagre por que apesar de fazer tudo o que o medico diz não consegue controle, invista em informações, na maioria das vezes o motivo é humano.
Ao invez de pedir a Deus pela cura, peça orientação para uma vida melhor, mas calma, mais controlada...

quarta-feira, 18 de abril de 2012

PROBLEMAS COM A CANULA DA BOMBA DE INSULINA


No ultimo sabado, pela primeira vez desde o diagnostico a glicose do Igor bateu a casa dos 500, susto.
Saber a causa do problema foi dificil, Ele havia trocado os descartaveis na sexta a noite, passou o dia bem, antes do jantar teve uma alta, eu achei ser por conta de ter ficado muito tempo jogando video game e não considerei, a noite teve o aniversario da madrinha, comeu um biscoito que não é acostumado a comer, fiz a contagem e informamos a bomba, sem querer bebeu um copo de refrigerante normal, e não informou a bomba, assim que percebemos, fui medir para corrigir a glicemia, 504mg/dl, gelei, colocamos na bomba para corrigir (o certo é ja fazer isso com a caneta), 1 hora depois quando chegamos em casa, 410mg/dl, 2 horas depois o mesmo nivel, corrigi com a caneta, se manteve insistente durante toda a noite.
Até amanhecer eu estava relacionando a hiper ao biscoito, comeu bastante, estabilizamos por volta das 10 horas da manhã de domingo, otimo, fez a colação, normal, glicose antes do almoço 112mg/dl, no lanche da tarde 349mg/dl, não era mais o biscoito, checagem da bomba, aparentemente tudo ok.
No jantar, 269mg/dl, é hora de nova troca de descartaveis.
Eu levei um susto, a canula não estava por completo na pele, só uma pontinha e restante dobrada do lado de fora, eu não consegui fotografar a marca que deixou, por que logo a pele voltou ao normal, mas ele estava dobrado e forçando a pele pra dentro, fez uma marca como um talho, do lado de fora da canula havia muita insulina, acredito que enquanto a pele estava aberta pela incisão da canula estava absorvendo insulina e conforme começou o processo de cicatrização ela parou de absorver.
Uma coisa é certa, sempre que o Igor enrijece o corpo enquanto fazemos a aplicação do carteter, temos problemas, a glicose ficou muito alta por ele ter ingerido uma quantidade maior de carboidratos do que o normal.
Mas o pior não foi essa alta, enquanto estava tirando a canula para troca, acredito que, parte daquela insulina que estava na parte externa da canula, entrou no organismo, foram mais de 3 horas de hipoglicemia constante e ele ja dormindo, na troca estava em 220, ele começou a se debater muito por volta das 11 da noite e veio a sequencia 73 (corrigi por estar dormindo) 54, 49, 51, 59, 61, 80 e finalmente 119.
No segundo dextro com hipoglicemia desativei a bomba e a mantive assim durante toda a noite, acordou com o mesmo 119mg/dl.
Fica a lição, nem por um minuto, olhei a parte externa transparente da canula, senão teria visto a insulina acumulada, ja que ele não entrou em piscina, correu o risco daquela insulina ser absorvida pelo organismo sem que eu soubesse da existência dela, acho que todo o bolus das ultimas 24 horas estava ali, mas passou, as glicemias estão otimas.
O mais importante de tudo, além de tentar baixar a glicose o mais rapido possivel quando acontece uma hiper tão alta, é manter a hidratação sempre.
- Chega mãe, não aguento mais beber agua!
É assim, as vezes sou meio exagerada... É medo de uma internação...

segunda-feira, 9 de abril de 2012

DIABETES E O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL.

Ter um filho com diabetes, é sem sombra de duvidas uma montanha russa emocional, fico imaginando, como eles realmente se sentem e por muitas vezes não falam, por acreditarem que a unica alternativa é obedecer.
Eu acredito que controlar o diabetes deve fazer parte da educação, tal como escovar os dentes, tomar banho, manter uma aparencia agradavel, respeitar o semelhante, regras basicas da educação.
Eu tento manter um equilibrio positivo, mas isto não me impede de errar.
Ha coisas que não posso decidir por ele, e que essas decisões serão tomadas quando couber a ele capacidade para isso, é como fazemos em relação a profissão, casamento, etc..., preparamos para que sejam capazes de tomar as melhores decisões, mas só eles podem decidir que caminho seguir.
Como não me canso de dizer, não educo meu filho para esperar pela cura, mas para controlar o diabetes e viver bem, e se por acaso a cura chegar neste meio tempo, estará bem para recebe-la. Não esperamos a cura por milagre, Ja é um grande milagre tudo o que temos para controlar o diabetes, ja é um milagre poder viver sem complicações. Não dá pra separar Deus e ciencia. DEUS existe para as causas impossiveis e a Ciencia para tudo o que for possivel tratar e controlar. Se eu me recuso fazer o que tem que ser feito, se eu tenho pena de mim mesmo por achar muito sacrificante controlar o diabetes, se eu não acredito que meu filho é capaz de levar adiante tudo o que eu ensino e que só um MILAGRE é capaz de nos livrar de tal sofrimento... Por Deus faria um milagre? Se eu não quero fazer a minha parte por Deus faria? Deixo os milagres para os que realmente não tem alternativa entre a vida e morte.
Buscando algo concreto sobre o trato com a familia, os aspectos emcionais e o sofrimento causado pela negação ou superproteção de ambas as partes, pais ou filhos com DM, encontrei alguns estudos, que valem a pena ler e analisar:












sexta-feira, 6 de abril de 2012

DIABETES, UM CATIVEIRO???

Ontem eu recebi um email, e o titulo desta postagem, era uma afirmação no campo assunto, foi um desabafo, uma mãe expondo um sentimento que eu conheço muito bem... nossa como eu conheço... Eu vivi...
Acredito, que todas a mães vivem este pós diagnostico, e esta é parte da historia da Rosangela, mãe de uma linda menina de 6 anos:
"Sou mãe de A., 6 anos. Assíria, 27 kg, linda, feliz, gozando da mais perfeita saúde... começa a perder peso, todos entendiam que estava crescendo, estirando...por isso estava magra. Ela:"- estou fazendo regime....pra ficar mais bonita"!!!Quanta inocência... Por volta dos dias 4 e 5 de dez./11, A. levanta sozinha a noite , vai ao banheiro e a geladeira. Percebi isso várias vezes dia 5. Logo, dia 6 fomos ao laboratório. Esse histórico eu já conhecia, pois, tive uma prima diagnosticada diabetes aos 13 e falecida aos 15, nos anos 80. (hiperglicemia). Naquele dia 6 de dez. um peso enorme sobrecarregava-me, abraçava a minha pequena e esperava que fosse diferente...dia 7, a tardinha aguardava na frente da minha casa o resultado, o laboratorio me enviaria. Quanta dor ao abrir aquele envelope. 293mg/dl. Ao lado escrito: "Acima de 126mg/dl: diabetes. Como eu gritei naquele momento...estava sozinha e clamava por Deus... continuarei posteriormente... peço gentilmente que a nossa história seja publicada se possível for.Responda-me para eu continuar, neste momento não contenho as minhas emoções..."

O que dizer a Rosangela?
Não sei exatamente, eu não tive tempo de gritar, nem de chorar... eu tive que agir em segundos, pois meus choro e meu grito poderia custar a vida do meu filho.
Nossa, como dói, é uma dor que consome, esvazia a alma, eu lembro de ter pedido a Deus, segundos antes do primeiro dextro, pra fazer o que quisesse comigo, mas poupar meu filho. Hoje eu vejo que em parte ele me ouviu, e eu posso cuidar do meu filho e ele pode ter uma vida absolutamente normal.
Rosangela, posso te garantir, que essa dor passa, precisamos vive-la, mas não podemos permitir que as lagrimas nos impeça de ver a vida após o diagnostico, de nos permitir buscar alternativas de tratamento e de mudarmos o que precisa ser mudado.
Eu ressalto aqui o fato de você ter perdido uma prima na decada de 80, o que existia de tratamento nesta epoca? Quase nada. Quantas pessoas sobreviviam ao diagnostico? Poucas.
Hoje existe um leque de alternativas de tratamento. Aqui ao lado, neste blog, tem a indicação de um livro "Memorias com Açucar", O Marcio ficou diabético quando EU tinha 2 meses de idade, enquanto eu crescia, ele também e controlando essa fera, e no livro, muito bem escrito, ele conta parte de sua historia. Na pagina do depoimentos, também neste blog, tem  o depoimento de duas pessoas a quem tenho um enorme respeito e que viveram a decada de 80 com todas as dificuldades de tratamento, A Esther e o Ricardo, são a essas historias que eu me apego, e tento seguir o exemplo e mante-los como exemplo ao meu filho, se eles fizeram e deu certo, porque vou arriscar fazer diferente? E como o Ricardo Sampaio termina o seu depoimento :"Só existem dois tipos de diabéticos, os vivos e os mortos!" Eu quero que meu filho esteja entre os vivos, então o que devo fazer para que assim seja?
E é isto Rosangela, que tenho feito nos ultimos anos.
Eu aceitei que meu filho tem diabetes, eu não tento imagina-lo sem ela, por que isso vai me trazer sofrimento, e depois de um tempo não lembramos mais como era sem o diabetes. É preciso apagar a figura do filho "saudavel", é preciso aceitar que mudanças são necessarios e mudar o foco para o tratamento, traçar metas, levar a serio a hemoglobina glicada de 3 em 3 meses, buscar um medico e montar um relacionamento serio e duradouro com ele.
Hoje, no ano de 2012, diabetes não é uma doença debilitante, diabetes não mata, ha menos que não se faça o controle, pelo contrario, a tecnologia nos trouxe a possibilidade de mantes uma qualidade de vida superior a que tinhamos antes, logico que alguns habitos precisamos deixar para trás, então, despeça-se deles e abra os braços a uma nova rotina, não a olhe como um fardo, pois ela agora faz parte da sua vida e veio para ficar.
Pra todas as mães, o diagnostico é um duro golpe, sofremos porque nos apegamos ao que viviamos antes do diagnostico e as vezes esse apego nos impede de ver que existe vida, muita vida depois do diabetes.

Recomendo as leituras abaixo:

Depoimentos


O livro "Memorias com açucar", de Marcio Alexandre Pereira

Espero que tudo fique bem, que esta fase passe logo para que você descubra como é possivel viver e ser feliz, apesar do diabetes.
Quanto a bomba de insulina, apenas o seu medico pode determinar quando você está pronta para começar a fazer uso desta terapia, mas mantenha contato e tire todas as suas duvidas, sempre que for possivel.

Você também pode gostar de ler:

O soco no estomago

Ser mãe de uma criança com diabetes

10 meses convivendo com o diabetes

1 ano convivendo com o diabetes

terça-feira, 3 de abril de 2012

6 MESES COM A BOMBA DE INSULINA.

Muitas coisas boas aconteceram nesses meses, muitas mudanças necessárias e muitas surpresas também, a maior delas, foi o resultado da Hemoglobina Glicada do trimestre 6,7%.
Eu olhava  a media que o glicosímetro me dá e estava realmente desanimada com possíveis resultados, não esperava um resultado tão bom, havia dado um tempo a rigidez com que vinha controlando o diabetes, eu pessoalmente precisava disso...
Sou meio perfeccionista, meio não, totalmente, e isso me causa muito estresse, as cobranças que faço a mim mesmo, e estou ainda aprendendo que com a bomba de insulina e comprometimento não tem neuras nem excessos... tudo acontece na medida certa.
Me deixou muito feliz saber que os Lipidios vão bem, T4 e TSH também, parece meio irônico, mas apesar do DIABETES a saúde do meu filho esta muito bem.
Por mais de 2 anos tentamos resultados assim com as aplicações de caneta (a sensibilidade do Igor a pequenas doses de insulina tornou-se uma verdadeira montanha russa glicemica com a dose minima em 0,5UI, com a bomba a dose minima de basal é de 0,05UI e bolus 0,1UI), quem acompanha nossa historia sabe o quanto estava se tornando sacrificante e sem resultados.
Acredito que a natação também tem ajudado bastante, tivemos problemas com canula apenas nas primeiras aulas, na primeira a cânula descolou, e depois tivemos um principio de infecção, acredito que por conta da insegurança ele tenha feito mais atrito com a boia e a borda da piscina e tenha machucado, mas para evitar maiores problemas programamos para que as trocas coincidam com os dias de natação.
Posso dizer então, que esses ultimos 6 meses foram os melhores e mais gratificantes desde o diagnostico, e isso só foi possivel a bomba de insulina, o comprometimento do Igor com o tratamento e apoio de todos a nossa volta. Para quem sempre nos apoiam, o nosso MUITO OBRIGADO!!!