domingo, 24 de junho de 2012

O QUE EU QUERO DE UMA ASSOCIAÇÃO DE DIABETICOS.



Desde que o Igor foi diagnosticado, tenho sentido a necessidade de ter uma associação ATIVA no Rio de Janeiro. Hoje nós temos muitas em polos de atendimento do SUS, com um funcionamento que não atendem as necessidades dos portadores, não do meu ponto de vista. Nós temos o maravilhoso trabalho da UADERJ, que esta com o programa Projeto Oftalmologista Amigo do Jovem Diabético que atende diabéticos com até 30 anos, mas que é uma União de associações, lembrando que o trabalho que a Drª Solange Travassos tem feito a frente da UADERJ é inquestionável e de âmbito ESTADUAL, e  trouxe muitos benefícios
Mas quantos pais não desejariam  numa manhã de Sábado ou domingo, sentar com um grupo para conversar sobre diabetes? Levar seus filhos para conversarem com outras crianças da mesma idade, com os mesmos problemas? Quem num momento de sufoco na escola dos filhos por causa do diabetes não gostaria de ter a ajuda de um órgão respeitado em seu município? Quem num momento de falta de medicamento não gostaria de ter a quem recorrer? Eu desejo.

Não só por mim, mas por todas as famílias que não tem tem tanto acesso assim a informação, que não tem o tempo que eu, ou você temos de pesquisar na internet sobre soluções, ou as vezes até tem, mas não dispõe do conhecimento necessário para lidar com a internet.
Eu não consigo ser egoísta, ao ponto de pensar que a associação ideal seria aquela que atende apenas as minhas necessidades e as do meu filho, não... eu desejo que toda a criança portadora de diabetes tenha um futuro sem sequelas e que exista uma associação que lute pelas famílias não sabem como fazer, uma associação que reúna essas famílias e JUNTAS possam traçar caminhos de um futuro bom para todos, independente de classe social.
Muitas famílias não tem atendimento com equipe multidisciplinar, eu quero uma associação em que todos lutem por isso, independente de ter esta equipe a disposição ou não.
Um espaço onde, toda e qualquer ação em favor do diabético seja endossada por todos, sem restrições.
Não sei se sou romântica, se isto é possível... mas sei que devemos lutar por isso, cada um em seu município, reunir pais, sentar pra conversar sobre as dificuldades, os sucessos, trocar informações sobre este caminho que todos temos pela frente, que é um futuro sem sequelas para nossos filhos.
Se o diabetes não discrimina ninguém? quem somos nós para faze-lo?

quinta-feira, 21 de junho de 2012

ENCONTRO NO RIO DE JANEIRO

Encontro da familia e do portador de diabetes no Rio de Janeiro. 
Pagina do evento no facebook


Dia 22 de Julho.

9:00 as 17:00.

Valor por pessoa:
R$ 12,00 (gratuidade apenas para crianças abaixo de 2 anos)
Deposito:
Banco Bradesco
Agencia: 2546
Conta Corrente: 4732 Dig 5
Sarah Rubia Nunes.
Depois de efetuar o deposito, enviar um email para srubian@hotmail.com com os nomes e idades das pessoas, indicando qual é a pessoa ou criança diabetica, e telefone para contato. ou usar a paginaFALE CONOSCO deste blog


Alimentação:
Durante todo o dia serão servidos refrigerantes, normal e diet, sucos, haverá uma mesa de café.
Ao meio dia será servido um almoço, as 4 da tarde um lanche, para a parte da manhã cada um levará o proprio lanche. Cardapio light com saladas variadas e carne magra assada na churraqueira.
Sobremesa, fruta e gelatina diet


Objetivo:
Fazer com que a as famílias  e o portador de diabetes tenham um dia de lazer e interajam entre si, visando a troca de experiência e vivencia com o dia a dia do controle do Diabetes, estimulando melhorias no tratamento.

Atividades: 




  • Animador para as crianças.
  • Apresentação de jiu jitsu com a equipe J Guedes.
  • O advogado Marcos Pimentel tirando duvidas sobre os direitos dos diabeticos, incluindo os direitos da criança diabetica nas escolas.




 Local:

Sitio do Waldyr, Vargem Grande-RJ

Onibus 382 ou 504(Castelo - Piabas "orla da zona sul e av da americas" , descer no largo de Vargem Grande e seguir andando por 1Km) Onibus 747 ( Cascadura - Vargem Grande, descer no ponto final e seguir andando por 1 km) Onibus 826 (downtown- vargem grande, descer no ponto final e seguir andando por 300m) Onibus 347 (Castelo - Largo de Piabas via serra do Grajaú, descer no largo de Vargem grande e seguir andando por 1km)










domingo, 3 de junho de 2012

CRIANÇA FAZENDO MUITO XIXI

I
Tenho a pratica de as vezes dar uma olhada nas tags que trazem leitores ao meu blog, são tantas das mais variadas relacionadas a crianças, inclusive de mães que tem alguns sentimentos "estranhos" em relação aos filhos, desde odio a desejo, realmente espero que aqui elas encontrem um referencial do que é tentar ser uma mãe zelosa, mas enfim, quanto a essas mães nada posso acrescentar além de dizer: -Mães, busquem ajuda profissional para organizar seus sentimentos em relação aos seus filhos.

Mas hoje quero falar as mães que buscam respostas para "CRIANÇA FAZENDO MUITO XIXI" ou "MEU FILHO ESTA URINANDO MUITO".
Toda vez que vejo o volume dessas tags aumentando, meu coração aperta, foi exatamente a busca que fiz na noite de 16 de julho de 2009, não encontrei muita informação, os resultados apenas apontavam para diabetes, mas nada de maiores informações.
Quero dizer para as mães que estão buscando respostas, façam um exame de glicemia o quanto antes, pois eu resolvi esperar 36 horas para levar meu filho ao medico e quase o perdi.
Pode não ser nada grave, uma infecção urinaria, resposta a um problema emocional, mas pode ser diabetes e caso seja diabetes precisa de atendimento medico imediato.
Não façam como eu, que por falta de informações maiores e confiando nos ultimos exames laboratoriais de rotina acreditei que podia esperar um pouco, e como ja disse antes, este pouco quase custou a vida do meu filho.
No dia em que fiz exatamente esta mesma pesquisa no google, meu filho bebeu sozinho 20 litros de agua, fiquem atenta para a sede, se ela estiver presente além do normal e ele estiver fazendo muito xixi, desligue agora o computador e leve seu filho a um atendimento de emergencia, diga ao medico que ele faz muito xixi e bebe muita agua, se ele não pedir um exame de glicose, insista e não saia de la sem um resultado.

"A criança sempre começa a perder peso, beber muita água e fazer muito xixi. O apetite aumenta bastante, mas ela continua perdendo peso. Ela começa a se sentir muito franca. Câimbras também são comuns", explica Vaê Dichtchekenian. Se o seu filho apresenta esses sintomas, procure um médico para fazer o teste de glicemia. 
Fonte: o que você precisa saber sobre diabetes 

EU DESEJO QUE SEJA APENAS ALGO PASSAGEIRO!!!

Se for negativo para diabetes, adianto meu pedido de desculpas por ter lhe deixado afoita, mas se não, estarei esperando você voltar e podemos conversar muito e muito, sobre como é possivel controlar o diabetes, como é ser mãe de uma criança com diabetes!!!

Boa Sorte!!!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

ESSA BOMBA DE INSULINA É NOSSA!!!





Essa é nossa, verdadeiramente nossa!!!
Para quem não acredita que o SUS funciona, ele funciona, as vezes precisamos dar um empurrãozinho, mas esta aí!!!
Vale a pena lutar!!!E a luta continua, não tinha cateter com canula de 6mm apenas o de 17mm!!! Eu disse que o SUS funciona, mas não disse que ele é perfeito.