terça-feira, 31 de julho de 2012

Sobre o comercio da Willcare.

Caro  Zedequias Marin (revendedor da Willcare no Brasil)


Me sinto mais confortavel assim, chamando-lhe pelo nome.
O Uso de bomba de insulina, não é algo tão simples quanto você expõe, requer uma equipe multidisciplinar dedica e que entenda realmente o que é diabetes e como ela se comporta em cada individuo. Li seu manual, e ele deixa muito a desejar, coisas como por exemplo o FS, como é calculado o FS? NÃO EXISTE TERAPIA DE SUCESSO, sem o FS. Como é calculada a razão Insulina/ CHO?
O Bolus extra é o bolus correção? como se corrige uma hiperglicemia? Eu realmente quero entender como pode lutar tanto por algo que não funciona como as bombas mais caras, onde, realmente multinacionais estudaram e ao longo do tempo vem modernizando equipamentos que realmente simulam o funcionamento do pancreas.
É sabido que a justiça não aceita reclamações de aparelhos, medicos ou não, que não tenham sua comercialização homologada em solo nacional, seria esta a razão apar não existir reclamações de Willcare? Vejo que em outros paises ela tem liberação, mas se é tão boa e tão barata, por que não emplacou? Não me venha com essa de que é tendencia consumista.
A razão é simples, as outras bombas apesar de mais caras, são melhores, infinitamente mais seguras, vou só te fazer uma pergunta? quantas opções de tamanho de canula você tem a disposição? como é feita a aplicação? a canula é flexivel ou rigida, qual o tamanho da agulha guia? qual o materia da canula? existe risco de rejeição, alergia ou infecção?
Seria  aplicação da canula algo tão traumatico para as crianças principalmente? Não vejo nenhum registro deste momento na internet, NENHUM.
Eu fico triste, realmente triste quando vejo pessoas recebendo informações incompletas e de má qualidade, aqui vai encontrar todo o tipo de informações sobre bomba de insulina, não faço propaganda, apenas informo outros pais das opções que hoje existem para que a criança com diabetes tenha qualidade de vida.

Começar o uso da bomba de insulina, sem amparo profissional treinado por ser perigoso, até fatal, cada bomba tem sua particularidade e a enfermeira que instala a bomba tem que ser conhecedora e receber treinamento para todo provavel e improvavel acontecimento, antes de adiquirirmos meu filho fez o teste com a bomba, empresa seria oferece teste de um produto que muda completamente o ritmo do tratamento, eu tive o amparo do fabricante 24 horas por dia, e ainda tenho, além do 0800 a minha disposição, conto com os telefones do representante no meu estado e a enfermeira para auxilio imediato caso tenha alguma falha com a bomba. Esqueci... Vocês não contam com enfermeiras para não aumentar os custos da bomba... é um tiro no escuro.

Outra coisa, a canula não tem adesivo proprio? Não tem aplicador? é manual? Lento e dolorido... Trocar aplicações com caneta por isso, sinceramente... Só não tendo acesso a informação de qualidade.
Meu filho hoje tem uma glicada de 6,7%, come a hora que sentir fome, e sem essa de ter o bolus alimentação bloqueado por 3 horas... A bomba que ele usa, pra mim não teve e não tem custo algum e é programada para protege-lo de excesso de insulina, da falta de insulina ou de qualquer evento relacionado ao envio de insulina.
Tudo, programado dela, só preciso inserir a GS e os CHOs, mas nada, ela faz todo o resto. Isso é bomba de insulina... o resto é enganação.
Eu luto por acesso a informação, então, realmente fico indignada, quando vejo pessoa sendo enganadas, principalmente quando alguém usa a dor do outro para deixa-lo vulneravel?

Diga a verdade sobre esta bomba!!!
Publique um video aplicando em sua filha, no meu blog tem videos da aplicação, no site do fabricante tem videos e todos os detalhes, inclusive os riscos da terapia de bomba de infusão.
Seja honesto.
Por um momento acreditei que você era um pai entusiasta, porém vejo o perfil de um negociante. Então seja  justo com a concorrencia, não alegue apenas os preços de outras bombas, diga aos seus clientes o que eles não terão da WillCare e que terão na concorrencia. Faça um a tabela comparativa.
Sabe... Com saude não se brinca, principalmente a dos outros e a de crianças... Bomba de insulina é um passo muito serio e JAMAIS deve ser dado de qualquer jeito, sem as devidas informações... Alias, ja vou adiantando, percebi que conforme debatemos com você e te passamos informações sobre o que conhecemos você vai atualizando seu site, coisa feia, um representante que não conhece DIABETES e todas as suas particularidades...
Não sou vendedora, nem representante de algum laboratorio, apenas uma mãe que odeia MENTIRAS.



"O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás informa que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta terça-feira (15/2) no Diário Oficial da União, a interdição cautelar e suspensão da distribuição, fabricação, comércio e uso de alguns medicamentos irregulares no país. "


Suspensão- RE Nº 666
Produto Bomba de InsulinaWillCare,importadordesconhecido.
Fabricado pela empresaShinmyung Mediyes, localizada na Coréia do Sul.


Não possui registro junto a Anvisa.

http://www.crfgo.org.br/site/?page=mostra_noticia&id=3847

sábado, 28 de julho de 2012

Nossa experiencia com canula 9mm


É sabida da greve da ANVISA, e entre os medicamentos retidos na fronteira esta o conjunto de infusão MMT-399, exatamente o que usamos, Então tivemos que usar o 9mm.
O Igor não tem tecido adiposo na barriga, a opção foi aplicar nas nádegas, confesso que eu estava morrendo de medo de machuca-lo, ele nunca aceitou aplicação neste local, mas depois de ver a Vivi colocando aceitou, mas a experiencia foi meio desastrosa, não pela dor.
Usei EMLA para aplicar, nem depois de terminado o efeito do anestésico ele reclamou, logo não machucou. A cânula não incomoda como ele pensava, faz tudo normalmente, nem pediu ajuda quando precisou ir ao banheiro, como ele imaginava.
Os numeros sempre acima de 200, a canula dobrou exatemente nos 3mm finais.
Alem das glicemias altas, ele se enrolou todo com o cateter, ele disse que o problema era a preocupação com o cateter que resolveu ficar apenas nas costas e ele teve medo dele agarrar em algum local, o cateter não ficava no bolso, nem embaixo da camisa e por duas vezes prendeu no clips da bomba.
Fiz um comparativo com o tamanho das agulhas guias, parece que não mais 3mm fazem diferença, principalmente em crianças com pouco tecido adiposo.

a canula dobrou extamente nos 3mm finais.


A MEDTRONIC TEM A DISPOSIÇÃO NO BRASIL O CONJUNTO DE INFUSÃO DE 6mm COM CATETER DE 110 cm.

O negocio é torcer para esta greve acabar logo, e pra você que pensa que o que acontece em outras áreas e com outras categorias trabalhistas que não a sua não te afetam, tudo nos afeta de uma maneira ou de outra, principalmente a forma com que o Governo tem lidado com a greves de âmbito federal no país.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

1º Encontro no Rio de Janeiro

Pra nós o encontro começou dia 19, quando a Nicole, a Duda e a Vivi chegaram ao Rio, o Igor ficou muito feliz e de cara se entenderam muito bem, eu ja colhi bons frutos desta visita, o Igor ja fez a troca acordado sem problemas, nem suou frio... e ja esta pensando seriamente na possibilidade de fazer aplicação da canula nas nadegas.
E pergunto, alguém tem duvidas da importancia desses encontro entre as crianças?
Eu não tenho nenhuma, crianças se ajudam muito mais que os adultos.
Confesso que realizar este encontro foi cansativo, muito cansativo.
Mas eu queria provar pra mim mesmo que era possivel um evento com formato diferente e que neste novo formato ia ser mantido o foco na troca de informações sobre diabetes.

Recepção

Mesa de café da manhã

E agora todos ja sabem, é maravilhoso!!!
Tenho certeza que este grupo que se reuniu, esta focado no bem estar dos seus filhos e que
 o dia 22 de Julho algo foi somado a suas vidas.






Igor medindo a glicose para ntrar no tatame


Treinador checando se esta tudo bem e o valor da glicemia



O ator José Loreto com as voluntarias que foram fundamentais para dar tudo certo

Alguns papais batendo uma bolinha

Mamães descontraindo





Igor fazendo o sorteio de alguns produtos

A Vivi do blog:  http://minhafilhadiabetica.wordpress.com/ 
entregando um brinde
O Igor com a Angela Santos que resumiu perfeitamente
 o encontro no texto a seguir:


Por Angela Santos:

Domingo foi um dia de sol e de luz para as famílias que participaram do 1º Encontro das
famílias de diabéticos do Rio de Janeiro. Um domingo que mostrou como a união pode trazer
apoio, conhecimento, relacionamento e FORÇA.
Um encontro onde tivemos oportunidade de conhecer histórias de amor de pais por seus
filhos, histórias de mudanças de vida, adaptações e amadurecimento. Um encontro onde
percebemos que somos muito fortes e muito determinados; determinados a mudar o tal
“status quo” da realidade dos portadores de diabetes.
Então, ouvimos nossas histórias, falamos das nossas dificuldades e vimos que estas são muito
parecidos e que, para mudarmos este quadro, precisamos unir esforços, colocar a mão na
massa, nos tornarmos grandes, cada um de nós criando juntos um corpo maior que a
desinformação sobre o Diabetes da sociedade, que a desinformação dos próprios profissionais
de saúde, que o despreparo dos profissionais que lidam diretamente com os diabéticos, tanto
na Saúde quanto na Educação e maior que a deficiência do nosso Estado em cumprir nossa
Constituição: “Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a
moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a
assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.”
E assim iniciamos uma nova história, o primeiro capítulo, já que a introdução está aqui no
Facebook, nos grupos de onde viemos. Já podemos pensar e os preparar para o segundo
capítulo, não deixando que nós, autores dessa história percamos o ritmo da “cri-AÇÃO”.
Feliz demais por conhecê-los pessoalmente!!!!!!
Unidos pelo diabetes Niteroi-São Gonçalo.


Tive acesso ao texto acima enquanto começava este post, e com toda certeza este texto descreve exatamente o que foi o encontro e porque eu tentaria algo melhor, se ja tem um perfeito? Com devidos creditos, esta descrito o encontro.
Mais algumas fotos:


Nosso advogado Marcos Pimentel

Igor e seus melhores amigos não diabeticos

Sol , piscina e crianças = muita diversão.

terça-feira, 17 de julho de 2012

3 ANOS CONVIVENDO COM O DIABESTES!!!

18 de Julho de 2009- Um dia que ficará pra sempre em minha memoria, 36 horas sem saber se levaria meu filho de volta para casa...
Foi o dia em que fomos apresentados ao diabetes, foi o dia em que soube que meu filho não voltaria para casa com um receita de medicamentos para 7, 14 ou 21 dias... a receita seria vitalicia...
Aqui este dia, é dia de festa... não pelo diabetes... mas pelo fato do meu filho ter saído vivo de uma cetoacidose... Como ele mesmo diz, dia 18 de Julho é o dia em que nasceu de novo...
Hoje o diabetes não nos incomoda, não traz sofrimento, não a doença em si, mas tudo o que esta entorno dela, os valores astronômicos do tratamento, a inabilidade do SUS, a falta de informação, o preconceito e um cabresto que teimam em colocar em nós e este ultimo é o pior.
Eu poderia estar minha vidinha a "Poliana", poderia usar o tempo que dispenso a escrever neste blog com outra coisa, poderia usar meu tempo livre para esquecer o diabetes... Mas não consigo.
É muita indiferença, é muita desinformação, é muita negligencia envolvendo uma doença que ja é considerada epidemia.
Não sei se minhas palavras vão ajudar a mudar alguma coisa, mas sei que tem ajudado a algumas pessoas a obterem informações, a questionarem o que esta errado no tratamento e assim, melhorar sua qualidade de vida.
Neste momento estou um pouco triste, não pelo Diabetes, mas por esse universo comercial que ronda uma doença tão grave, uma doença que debilita, que mata.

Tudo pode ser diferente, mas porque não é? Eu não entendo...

E  nunca vou entender...
Todo ano comemoramos o dia 18 de Julho, como uma segunda data de aniversario do Igor, este ano, comemoraremos no dia 19, vamos esperar a Nicole e Vivi chegarem.
Não sei se é ansiedade ou o cateter mau posicionado, mas as glicemias por aqui estão nas alturas, vou fazer a troca de cateter para ver se melhoram...
Enfim, 3 anos, sem nenhuma ocorrencia de saúde grave, com variação glicemicas complicadas, porém resolvida pós bomba de insulina, algumas dificuldades na escola, mas que também foram resolvidas.
Só tenho a agradecer... agradecer pelos novos amigos... Agradecer por compartilhar com vocês um pouquinho de nossa historia e por ouvir também um pouquinho da historia de vocês... Agradecer a Deus por ter meu filho ao meu lado, mesmo com o Diabetes.

terça-feira, 10 de julho de 2012

TESTES E TABELAS PARA AJUSTES NO CONTROLE GLICEMICO

Fiquei dando uma olhada no novo portal De bem com a vida depois de ler a estreia da Nicole Lagonegro como colunista, que alias, estava maravilhoso, acertou em cheio na escolha das palavras e acho que é isso que as familias procuram, identidade, não ha como não se identificar com o texto dela, acontece nas melhores familias, com as mais racionais, com as mais equilibradas das pessoas...
Mas vamos ao que também achei de muito interessante, dois tipos de tabelas para testes para ser impresso e preenchido a caneta, com passo a passo de como fazer, o que anotar, num deles tem até como montar um grafico a caneta, pra quem não entende de informatica, não tem como passar dados do glicosimetro para o computador, é uma tabela perfeita.

Eles chamam de testes estruturados:

Teste em pares Accu-check

Para quem quer entender as oscilações glicemicas ou fazer ajustes nas doses de insulina, JUNTO COM O MEDICO, elas são o que tem de melhor para preenchimento e reunir dados.
O teste em pares acredito que sirva melhor apenas para um horario, quando se tem uma oscilação significativa em apenas um horario e a 360° para quem tem a glicemia, aparentemente sob controle, mas tem uma glicada alta, tabelas assim podem nos deixar surpresos, foi com tabelas do genero que conseguimos entender melhor as glicemias e as glicadas do Igor. e pra quem esta a caminho da terapia de bomba de insulina, elas podem dar uma previa bem mais ajustada da configuração da bomba ao medico e assim chegando a um otimo controle ainda na fase de teste.
Eu aconselho, fizemos algo parecido, e obtivemos sucesso ja na fase de teste sem a necessidade de muitos ajustes.
O site vale muito a pena ter entre os favoritos e assinar a newsletter, tem muito material pronto, apenas para ser impresso, inclusive um Guia para professores muito bem elaborado.
Façam uma visita ao Portal  http://debemcomavida.com.br .

sábado, 7 de julho de 2012

Meu doce amigo de Irecê.

"A vida tem razões que a propria razão desconhece"

Hoje vou falar de amizade e os estranhos caminhos que nos levam a  ela.

Dia 7 de Julho, aniversario de um doce amigo, que nem sempre foi tão doce...

Adão Braga... Nos conhecemos por volta de 2007, nós blogueiros, tudo o que ele escrevia e escreve até hoje em Corpo, Alma e Espirito me cativam e por vezes me encantam... aos poucos a empatia foi crescendo e a amizade também, dividimos momentos bons, mais ao longo desses 5 anos dividimos também momentos muito dificieis, que por vezes achavamos que não iamos superar, Em 2009, quando o Igor foi diagnosticado, la estava o Adão, me lendo, comentando, a disposição em momentos de desabafo.

Vivenciamos o medo de perder um filho, as dificuldades do sistema em relação a tratamentos medicos, as dificuldades financeiras em propor saude de qualidade a um filho, lembro de ter chorado ao ler em Kaio Borges"- Painho! o médico foi bem claro: vocês são pobres, não tem condições de me pagar!".Talvez fizesse parte da minha realidade, não tão imediata quanto a dele, afinal, diabetes pode esperar um pouco até que as coisas fiquem realmente ruins, mas ele corria contra o tempo...

Ha algum tempo, ele que ja acompanhava este blog, simplesmente por amizade, descobriu-se doce, em 7 de Novembro de 2010, ele comentou por aqui: "É mesmo assim. Agora que saímos de uma situação, chegou a minha diabetes hereditária". 

Tenho certeza que este blog o ajudou neste momento, e assim continuamos a compartilhar nossas vidas, e nunca imaginavamos que nossos caminhos se cruzariam em momentos tão reais, Nunca nos vimos, nunca nos olhamos nos olhos, mas posso dizer que somos amigos e que dividimos momentos significativos e marcantes de nossas vidas...

E hoje meu desejo é que seja um dia festa la em Irecê... Com todos os paparicos que a Katia e filhos sabem proporcionar...

Minha vida é assim, do jeito que você lê neste blog.  Nem mais, nem menos,  nem colocando, nem tirando. É do jeito que me deram. É do jeito que fiz. É do jeito que consegui fazer., do jeito que pude e que realizei.Por meio dos dogmas  tentaram limitar e delimitar meu caminho. Os seguir por 18 anos de minha existência. Foram úteis em tempos em que sem os mesmos, minha existência teria sido dizimada, extinguidas. Várias doutrinas no entanto ainda me são úteis e as obedeço, as observo. Outras no entanto foram abandonadas. O fato é que tudo tem contribuído para eu aproveitar melhor meus dias. E assim pretendo passar mais estes 365 dias que a partir de  hoje se reinicia. Mais um ano! Espero estar aqui no próximo dia 07 de julho, e com mais novidades.  Por Adão Braga em 7 de Julho de 2011
 Esse é o meu doce amigo de Irecê e estamos aqui, mais 365 dias se passaram e desejamos mais 365, mais 365, mais 365...

Para quem quiser conhecer um pouquinho mais do Adão Braga aqui vai seus blogs, tem um apreço especial pelo "Corpo, Alma e Espirito" mas em "Adão Braga Conectado" ele escreve de tudo um pouco, cotidiano, politica, dicas de informatica, concurso publico, religião. E tenho certeza, algum post vai te interessar e ser relevante em sua vida particular.

Dãozinho, aqui vão meus desejos de felicidade e sucesso e um cheiro pra toda a familia.
Deixo de presente uma receita de bolo diet e light para a Katia.
Bolo diet de laranja

INGREDIENTES:

  • 4 ovos
  • 2 colheres de sopa de margarina light
  • 1 xícara chá de suco de laranja
  • 1 xícara e 1/2 chá de farinha de trigo
  • 1/2 xícara chá de amido de milho
  • 1 colher sopa de fermento em pó
  • 1 xícara chá de adoçante para forno e fogão
  • Margarina e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma.

    MODO DE PREPARO:
  1. Na batedeira, bata bem a margarina com as gemas, metade do suco de laranja e o restante dos ingredientes
  2. Por último, misture as claras previamente batidas em ponto de neve e despeje em uma forma pequena retangular ou em uma forma de anel, untada e polvilhada
  3. Leve para assar em forno pré-aquecido e moderado
  4. Quando estiver assado, mas ainda quente, fure o bolo com palito e molhe com o restante do suco de laranja

Parabéns Adão Braga Borges!!!


segunda-feira, 2 de julho de 2012

CAMPANHA 2012 - Diabetes: Proteger o nosso futuro.


A campanha do Dia Mundial do Diabetes de 2012 marca o quarto de cinco anos com o foco
em “Diabetes Educação e Prevenção”.
Segundo a Cúpula de Doenças Não-Transmissíveis (DNTs) da ONU de 2011, há uma
necessidade urgente em continuar e fortalecer o impulso gerado pelo evento e ampliar o
conhecimento dos fatores responsáveis pela epidemia de diabetes e DNTs no mundo e as
soluções que são necessárias para combatê-las. Para alcançar essas metas é necessário
atrair indivíduos envolvidos de coração com a causa e o público em geral.
A campanha do Dia Mundial do Diabetes 2012 irá conectar a necessidade urgente de agir
para proteger a saúde das gerações futuras.  Será destacada a importância da educação -
para profissionais de saúde, pessoas com diabetes e pessoas com risco de desenvolver a
doença - para reduzir o impacto do diabetes em todo o mundo.
A campanha visa educar, envolver e capacitar jovens e o público em geral para lidar com o
diabetes.

Acesso à educação essencial para todos
Diabetes: Proteger o nosso futuro

  • O público em geral deve estar ciente da necessidade de diagnosticar o diabetes cedo , como preveni-lo e as consequências sérias à saúde que a doença pode trazer.
  • Todas as pessoas com diabetes e aqueles com risco de desenvolvê-la, não importa onde vivam, têm o direito de aprender sobre diabetes, como prevenir a doença, como tratá-la e como ter acesso aos recursos educacionais e clínicos.
  • Educação em diabetes é necessária para os profissionais de saúde e pessoas com diabetes.
  • Educação sobre o auto-controle do diabetes é um componente extremamente importante, fundamental e parte integrante da prevenção e cuidados. Portanto, deve estar disponível e acessível a todos.
  • A principal barreira ao acesso à educação é a falta de educadores qualificados em diabetes.
  • Investimento em educação e prevenção em diabetes economizam dinheiro, a longo prazo ,e geram retornos significativos em qualidade de vida para pessoas com diabetes e pessoas que possuem um alto risco de desenvolver a doença.
Pessoas com diabetes enfrentam estigma e descriminação
Diabetes: Proteger o nosso futuro
  • Pessoas com diabetes enfrentam estigma e descriminação, impedindo-as de desempenharem papeis ativos na sociedade.
  • Aumentar a conscientização do diabetes, reduzir estigma, mitos e equívocos são elementos importantes nos cuidados e prevenção do diabetes.
  • A pessoa com diabetes deve estar no centro da responsabilidade do diabetes.
  • A ação é necessária para garantir os direitos humanos de pessoas em risco ou com diabetes.
  • Ao dar aos portadores de diabetes, às suas famílias e às comunidades o direito e a oportunidade de desempenharem um papel no cuidado com o diabetes, na prevenção e na pesquisa , estamos provando que queremos reverter o cenário atual do diabetes no mundo e das suas complicações.
Como você pode fazer a diferença
  • Desafio do Monumento Azul: Iluminar de azul monumentos e prédios ícones no seu país.
  • Eventos com Atividade Física: Caminhadas, passeios de bicicleta, exercícios aeróbicos, exercícios com bambolê, flashmob e dança.
  • Círculo Azul Humano: Formar um círculo azul com pessoas com um visual bonito que possa ser organizado como uma atividade individual ou como parte de um evento maior.
  • Vista Azul: Peça aos seus amigos, familiares e colegas para vestir azul durante o mês de novembro
  • Compartilhe nossos recursos online: Promova o “Blue Circle Test” e a roda do índice glicêmico (disponível em www.worlddiabetesday.org), incluindo links ou adicionando em sites ou redes sociais .
  • Campanha Online do Dia Mundial: Promova a campanha do Dia Mundial do Diabetes no seu site , blog ou fórum criando uma sessão do Dia Mundial do Diabetes com informações sobre eventos locais e outras campanhas informativas.
  • Promova o símbolo do diabetes: Promova o círculo azul, o símbolo global do diabetes e/ou adicione a cor azul em materiais promocionais, atividades e comunicações.
  • Mídias Sociais do Dia Mundial do Diabetes: Promova a campanha do Dia Mundial do Diabetes entre seus amigos do Facebook e Twitter.
  • Identifique Heróis locais: que são ativos em promover a causa do diabetes, que sejam fonte de inspiração e exemplo positivo para pessoas com diabetes ao redor do mundo.

Atividades
  • Flashmobs
  • Sextas-Feiras azuis – vestir a cor azul no trabalho/escolas
  • Eventos promovendo atividade física e alimentação saudável
  • Círculo Azul Humano

domingo, 1 de julho de 2012

Diabetes: Alguém sabe mexer com isso?

Desde que o Igor ficou diabetico, eu tenho visto muitas familias sofrendo com o controle, algumas me dizem que gostariam muito que o controle fosse como o nosso, que queriam ser fortes como nós somos, mas eu tenho parado para analisar e nós não somos tão fortes quanto pensam, nós apenas temos as informações certas sobre diabetes e seu controle.
De muitas pessoas que conheci, emails que recebi, ha muito tempo cheguei a conclusão que a maioria dos medicos NÃO SABEM CONTROLAR O DIABETES, é triste diante da "epidemia" que temos no mundo.
Sabemos exatamente quais são os resultados de um descontrole, sabemos também quem paga a conta deste descontrole, e aí, olhando pra frente, para um futuro bem proximo, eu sinto medo...
Eu sinto medo porque os medicos não se atualizam.
Eu sinto medo porque medicos estão receitando analogos de insulina de maneira errada.
Eu sinto medo porque existe uma necessidade de judicialização para se ter um tratamento adequado.
Eu sinto medo porque em algum momento essa conta vai ficar cara demais.
Eu sinto medo porque os diabeticos detentores da informação são minoria e mesmo que UNIDOS talvez não possam mudar esta realidade.

Ontem, navegando em busca de estudos sobre a judicialização em relação ao diabetes, sim... isso ja é alvo de estudos por exonerar os cofres publicos, encontrei o depoimento de um medico, talvez tenha sido, a coisa mais sincera que ja ouvi de um medico em relação ao diabetes, ja ouvi de educadores, enfermeiros, familias, mas NUNCA, de um MEDICO GRADUADO. Não, essa realidade não é apenas la em Minas Gerais... Essa é a realidade de todo o país... para quem não pode pagar consulta é sorte ter uma equipe que saiba controlar o diabetes, tenho visto familias migrarem de suas cidades para conseguir um bom medico, gastando valores astronomicos para conseguir um bom tratamento... Tenho visto familias sofrerem sem opção de um novo medico e tenho visto pessoas, alguns que mesmo pagando não conseguem a informação correta e tendo encontrado nos grupos virtuais a informação que deveria ter recebido do medico... É assim... A realidade do Diabetes no Brasil, e depois vem as pesquisas dizerem que apenas 15% dos diabeticos do Brasil estão controlados, como os outros 85% estariam se não sabem como fazer?

Segue abaixo o depoimento do Drº Alessandro Bao Travizani:

A estatística é cruel: a minha cidade, Itaúna, com os seus 86 mil habitantes, tem aproximadamente 9 mil diabéticos. Desses, metade nem sabe que tem a doença. Dos que sabem, grande parte não a trata. Dos que tratam, pequena parte está realmente controlada.
O problema é que o diabetes, normalmente silencioso e traiçoeiro, seja o dos jovens (diabetes tipo 1), ou o dos adultos e gordinhos (diabetes tipo 2), quando não bem controlado, sempre traz alguma complicação futura: causa cegueira, impotência sexual, infarto do coração, derrame, leva para a hemodiálise ou obriga a amputar as pernas. Repito: quando não controlado !
Daí pergunto-lhes: quem sabe tratar essa doença ?
No auge dos meus quinze anos de Medicina, com especializações e pós-graduações, frequentando todos os congressos possíveis da minha área, tão interligada a essa doença, somente após ingressar num mestrado com enfoque em diabetes é que pude perceber algo assustador junto com os meus colegas mestrandos: as faculdades médicas praticamente nada ensinam sobre o diabetes ! Literalmente, achamos que o conhecemos e vamos tratando os doentes “aos trancos e barrancos”.

Alguns endocrinologistas talvez até saibam, porém, poucos são os que ainda têm tempo e disposição para dar todas as informações, prescrever os remédios disponíveis e explicá-los, fazer a checagem adequada dos exames obrigatórios, atender aos inúmeros retornos necessários, envolver as famílias, etc.

É fato que tratar essa complexa doença não se restringe apenas a prescrever um comprimido ou uma dose de insulina, pedir ao paciente para não comer açúcar e mandá-lo furar o dedo, de vez em quando, para medir o nível de glicose no sangue.

Ensinar a dieta correta, orientar sobre atividades físicas, cuidados com os pés dormentes dos diabéticos, sobre o tratamento de ferimentos que custam a cicatrizar, armazenamento e aplicação dos diversos tipos de insulinas, sobre os controles diários de glicose no sangue, redução de peso, cuidados com a visão e o coração, não é factível para médicos recebendo hoje, por exemplo, apenas 34 reais líquidos por consulta, isto no melhor convênio de saúde da cidade, com vários retornos gratuitos, geralmente muito longos e cheios de dúvidas a sanar.

Também não é segredo que, excetuando os endocrinologistas, é difícil encontrar algum médico que tenha esses conhecimentos, de uma doença tão comum e tão interligada a outras, tendo em vista que, na maioria das escolas de Medicina, não se aprende nada, especialmente nessas mais recentes, que nem hospital-escola oferecem para que os seus alunos aprendam alguma coisa prática, além dos livros.

Assim, lavando as mãos como Pilatos, empurramos a dura tarefa do manejo do diabetes para as enfermeiras e nutricionistas dos postos de saúde ou, quando disponíveis, nos gabamos por, pateticamente, entregar folhetinhos de orientações ao final das consultas, sob os olhares desorientados dos clientes. É uma catástrofe !
Abnegadas, a maior parte das enfermeiras cumpre com carinho este papel, que deveria ser nosso. Entretanto, analisando criticamente o que é repassado, vê-se que elas também, nem sempre, detêm as informações corretas, por falta de planos institucionais de aprendizagem do diabetes, com cursos, palestras ou apostilas.
Muitas acabam por aprender umas com as outras, às vezes multiplicando práticas equivocadas, cujos médicos dos postos ignoram e os das clínicas particulares nem sonham em tomar conhecimento.

Resta ao diabético recorrer à internet, com os seus sites confusos e deturpados, aprender com os colegas de doença ou, quando podem, pagar consultas particulares caras, mais demoradas, com especialistas dispostos a gastar tempo ensinando-lhes o ‘be-a-bá’ .

Na prática, esta antiga negligência com essa doença tão perigosa, resulta em pacientes seguindo dietas malucas e milagrosas, trocando medicamentos por ervas, pós e “garrafadas”, uso errado das insulinas, quedas de glicose com desmaios, falta de exames obrigatórios, abandonos de tratamento e, tristemente, muitos deles já cheios de complicações graves.

A Santa Casa de Belo Horizonte, através do seu internacionalmente reconhecido ambulatório de diabetes, percebendo esta lacuna no sistema de saúde, aprovou no CAPES o seu mestrado ‘stricto sensu’ em ‘Educação em Diabetes’, inédito na América Latina, no intuito de dotar o país de multiplicadores do conhecimento nesta patologia, reduzir gastos públicos com as complicações e ajudar a salvar vidas.

Em Itaúna, iniciaremos em breve, com a autorização da secretaria municipal de saúde, junto aos diabéticos do bairro Padre Eustáquio, um projeto-piloto na tentativa de avaliar um esquema simples de controle e ensino da doença, já que o atual modelo, proposto pelo Estado de Minas Gerais, não tem tido o sucesso almejado em todas as unidades implantadas.

A Associação dos Diabéticos de Itaúna, brilhantemente criada há anos pelo ex-vereador Orlando Rodrigues, ainda com funcionamento tímido, nas dependências da exemplar Igreja Batista Central de Itaúna, será outro futuro alvo da nossa empreitada.

Nela pretendemos organizar um plano contínuo de palestras e oficinas gratuitas, abertas a todos os diabéticos da região, buscando a participação voluntária de endocrinologistas (duas novas e excelentes já estão vindo para a cidade), educador físico, enfermeiro, nutricionista, alunos da faculdade de Medicina de Itaúna, um laboratório farmacêutico especializado em diabetes e da secretaria municipal de saúde, para dotar a cidade de um dos poucos centros públicos mineiros de real controle dessa doença.

Nove mil pessoas e suas famílias nos aguardam.
Que Deus nos ilumine !

Dr Alessandro Bao Travizani
Cardiologista / Mestrando em Diabetes
 Fonte: www.noticiasdeitauna.com.br