quinta-feira, 30 de agosto de 2012

QUANTO VALE O FUTURO DO SEU FILHO COM DIABETES?

Esse final de semana foi intenso, no sabado assisti o Simposio de Atualização da Sociedade Brasileira de Diabetes no Rio de Janeiro on line, quase todo o dia na frente do computador, foi algo maravilhoso, não coisas que eu va fazer com o meu filho, não, quem determina o tratamento dele é o medico, mas como uma blogueira que escreve sobre diabetes, sobre os cuidados que devo ter na hora de passar a informação, quero que este blog tenho respeito por parte dos medicos, que ele possa servir de ferramenta de ajuda a vocês, então, tenho que seguir o padrão de educação em diabetes, não que eu queira que este blog seja considerado deste nivel, mas pelo numero de acessos, posso dizer que ele ja é um formador de opinião, não tenho imagens, nem videos do simposio, esta tudo na forma de aprendizado mesmo e vou aplicar aqui neste blog.

Durante o dia não assisti televisão, quando entrei no face a noite, que fervilhão, estavamos na globo, engraçado né, só de fundo para chamada do Criança Esperança com a Xuxa, Paula Toller (diabetica), Alessandra Negrinni e Carmo Dalla Vecchia, gravamos quando fomos ao projac.


Ao fundo a Vivi, a Duda e aNicole do minhafilhadiabetica.com/, eu e o Igor, a Rafaela e a Tania Matias.



No domingo fomos para São Gonçalo, no 2º Encontro Unidos pelo DM1 Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, um grupo maravilhoso que busca a criação de uma associação, fico feliz que tenha sido aceita no grupo como colaboradora, eu quero muito desenvolver projetos com crianças com diabetes, eu acho que criança não deveria sofrer, jamais, criança deve ser protegida, as conversas foram iniciadas, mas não concluídas, criar algo com a responsabilidade de uma associação não é do dia para noite, requer um planejamento detalhado, dos riscos, dos objetivos, das possibilidades, um passo de cada vez.
Foi maravilhoso ver que o grupo cresceu, e com tendencia a continuar crescendo, são famílias a menos sozinhas... As conversas vão continuar e o que for possível postar aqui, escreverei.
Não existe ainda uma associação, mas para as crianças tenho certeza que ja é uma, pois se divertiram muito, e juntas, entre outras crianças com diabetes, sem vergonha de ter hipoglicemia, pois ali, todas estavam sujeitas, sem vergonha de fazer o dextro, porque ali todas faziam... isso é educação, isso é construir um futuro, isso é ensinar a conviver com diabetes. Acho que as imagens a seguir falam por si:



Ontem dia 28 de Agosto, estivemos no 2º Encontro do Team Type 1, uma equipe formada por atletas diabéticos, foi outro evento maravilhoso, o Joe Eldridge, um dos atletas nos contou como controla a glicemia, nossa... quase um super herói. Neste evento tivemos o prazer de encontrar a pediatra do Igor, Drª Valeria Paiva Neto também DM, e que nos salvou a no diagnóstico,  e assim como nós, ela também jamais esquecerá aquela manhã de sábado, 18 de Julho de 2009.

Igor e a pediatra Drª Valeria Paiva

Mas nestes dias tenho pensado, quando vale educar meu filho para um futuro sem sequelas? Não tem valor, não tem preço, neste evento em especial, ele viu exemplos de superação, não que eu queira que ele seja um campeão, mas que aprenda a gostar de atividade física, que o diabetes não o limita, pelo contrario, o diabetes deve impulsiona-lo a vencer obstáculos, a lutar pela vida com disciplina.
Foi um evento gratuito, fiz a chamada aqui neste blog, deveria estar lotado de crianças, mas não estava.
É estranho, pais geralmente pagam horrores por uma entrada em circos, cinemas, casas de games, dirigem quilômetros por uma festa qualquer, mas não comparecem num evento que vai ajudar, incentivar um filho e ter autonomias e controle do diabetes... não entendo isso.
Gastam quase 100 reais num parque de diversões, mas se cobrado 50 num evento de educação em diabetes, não pagam, não comparecem, será que acham que não vale a pena?
Eu só sei que o futuro do meu filho não tem preço nem cansaço, dou o melhor de mim, e educar para um futuro saudável apesar do diabetes é só o adicional, porém minha obrigação.
Tem educação em diabetes? É positivo? Vai agregar aprendizado e valores? Estarei lá com meu filho, Neste até meu filho não diabético participou, esporte é de interesse geral, pelo menos deveria ser.

Só pra dar um gostinho do que vimos:






Um video com mensagem dos atletas aos Diabéticos.


Uma materia sobre  Team Type 1 no SportTV News, da conhecer melhor a equipe em atividade:
http://globotv.globo.com/sportv/sportvnews/v/grupo-de-ciclistas-diabeticos-participam-do-tour-do-rio/2112247/


Pensem bem, em quanto vale e o que você faria para educar seu filho com diabetes para um futuro saudável.
Quero junto com você
PROTEGER O NOSSO FUTURO.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

EVENTO NO RJ - 2º Encontro Team Type 1

Quando vi esse banner pela primeira vez, pensei ser algo apenas para atletas diabeticos, ou aspirantes a atletas.
Depois parei, li algumas materias e fiz minha inscrição.
Hoje fui recebi uma mensagem do Kenner Assis perguntando porque o Igor não estava inscrito, bom, pensei  não ser algo voltado para o publico infantil,  e ja consertei o equivoco, o Igor esta inscrito.

Palavras do Kenner que teve a filha disgnosticada recentemente: "Nossos filhos precisam ver exemplos de que podem realizar seus sonhos, e que nosso papel também é oferecer-lhes essas oportunidades.
Os organizadores se sentirão honrados com a presença de crianças/adolescentes com diabetes e seus pais."

O Kenner é diabetico, tri atleta e faz parte desta equipe, que aos meus olhos ja são vencedores:
"“A maioria das pessoas diz que faz atividade física para ter melhor controle e, dessa forma, encara essa atividade como obrigação; quando a gente pensa em controlar a glicemia para ter condições físicas de praticar exercícios, nossa postura muda e esse exercício passa a ser, na verdade, o “doce”, a recompensa por estar bem controlado”, explica o atleta “filósofo em http://www.diabetesedesportes.com.br/?p=825

... Quer conhecer bons exemplos de que diabetes não limita? Faça a sua inscrição.
Acesse: http://www.diabetesedesportes.com.br/?page_id=835
Nos encontramos lá!!!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

DIABETES: ARQUIVANDO EXAMES, LAUDOS, RECEITUARIOS E RECIBOS DO SUS

A PASTA PRETA- Contém tudo relacionado a saude do Igor,
e aos processos judiciais
Digamos que, não sou sou tão organizada quanto pareço, sou extremamente dependente de caixas e pastas com etiquetas, e sempre que preciso de algo é uma bagunça dobrada, mas desde que o Igor ficou diabético, percebi a necessidade de um histórico de saúde e de tudo que envolvia o tratamento de diabetes, principalmente porque recebemos o que precisamos via judicial, e as vezes nos deparamos com Juízes que antes de julgarem uma petição hoje, leem todo o processo e fazem uma pergunta de algo que ficou sem muita explicação la no inicio do processo, e todo o processo para até que a pegunta seja respondida e fundamentada.
Foi o que aconteceu conosco, a juíza quer uma resposta para algo que aconteceu lá em 2010, sabendo disso, em meia hora estava tudo digitalizado e enviado para o advogado, a grande vantagem de ter um advogado particular, na época, abriu esta lacuna no processo por falha da defensoria, por varias vezes, defensores seguintes me questionaram o que a juíza questionou agora, eu expliquei, mas jamais um deles me disse que eu precisava apresentar provas, que agora são exigencias da juiza... Tudo guardadinho, separado por tipo, em ordem de data. Uma das provas, é uma unica receita do IEDE, só estivemos la uma vez, e pegamos a insulina na farmacia, ao inves de seguir tudo que estava no processo, quis economizar o dinheiro do governo, por não achar justo pegar algo em dois lugares e quase me ferro agora, mas esta unica receita, estava gurdada. Vai demorar um pouco mais, até que a juiza faça vista ao processo, apesar da urgencia, mas vai caminhar...

Vou dar um exemplo do que fiz, acho importante ter tudo arquivado, todo o historico de saude do Igor desde a gestação esta nesta pasta, inclusive, enquanto juntava exames antigos, cartão de pré natal, descobri que tive pré diabetes na gestação, lembro na epoca de ter tido restrições alimentares e tomar uns remedios, mas não me lembrava porque, dando uma olhada, vi a marcação de 2 glicemias em jejum acima de 100 junto com uma anemia fortissima, sem contar alguns problemas nas plaquetas, esse historico não é só meu, é dele também, então foi tudo para pasta, pode até ser exagero, mas tem até a declaração de nascido vivo, com apgar, algo indispensavel em qualquer amnese de saude.
Todos os exames que eu tinha em casa feitos antes do diabetes, também estão na pasta, ordenados por datas e com receituarios correspondentes, acho que se hoje, acontece de aparecer a possibilidade de cura cujo procedimento dependa de um historico de saude, estamos na fila, com toda certeza. Normalmente não criamos um historico de saude, pois temos a certeza da existencia dela.
Olhamos todos os documentos e exames, é possivel perceber claramente o declinio da saude do Igor, ultimo exame pré diagnostico, um ultrassom do pescoço, onde é claro problemas infecciosos repetidos nas glandulas superiores e a necessidade de exames complementares para um diagnostico, o que não houve tempo de acontecer, e depois do diabetes, com um tratamento eficaz, o restabelecimento da saude... apenas exames preventivos, documentações de processos e receituario de insulina...



Etiquetei e separei tudo por compartimentos, esse aí ainda não tem nome
Tem papeis, anotações, e planilhas glicemicas impressas.
Tudo referente a matriculas no SUS

Mais organizado é dificil, só digitalizando tudo.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

PROTEGENDO NOSSO FUTURO: Diabetes X Sexo (ATUALIZADO)

Outro dia o Igor me perguntou:
-Mãe, diabetico pode ter filhos?
De cara percebi que a pergunta não era essa, conversei com ele, ouviu alguém dizer, foi mais uma das tantas possiveis sequelas que passou a ter conhecimento, mas como é algo que quase não vemos ser abordado de maneira mais profunda fui atras da informação com quem vive essa realidade.
Perguntei a alguns homens com diabetes la do grupo de bate papo, todos com mais de 10anos de diabetes: -E aí, Diabetes interfere na sua vida sexual?
É engraçado como não falam do assunto, mas tem muito a falar.
A primeira resposta animou:
"Não vou responder porque não tenho muita paciência com várias perguntas.
Mas estou com 66 anos, diabético desde 1997 e não tenho nenhum problema de ereção.
A garotada pode ficar tranquila, DESDE QUE SE CUIDE."

Depois alguém escreveu:

"Vou responder aqui para não parecer que estou acanhado. Quando fiquei diabético cheguei a temer esse problema, mas ele não se manifestou. Proximo de completar meus 44 anos,confesso que ja não tenho mais o mesmo folego que tinha nos meus 18 porem, a intensidade tem ficado cada vez melhor "

A pergunta do meu filho estava respondida.

Mas eu queria saber mais e entrevistei um diabetico, com minhas duvidas:
1. Há quanto tempo você tem diabetes?
1º DM :Mais ou menos 8 anos.
2º DM: 56 anos e +- 25 / 30 anos de diabetes

2. Já ouviu falar que diabetes causa disfunção erétil? Como se sentiu assim que soube disso? Como se sente agora?
1º DM: Sim, na verdade quando eu descobri que era diabético eu estava com minha glicemia pós-prandial em 700 mg/dL, tinha todos os sintomas clássicos inclusive impotência, a qual foi confundida com depressão.
2º DM: Sim, e desde já posso dizer que senti-me alarmado, assim como com outras patologias provocadas pelas diabetes, tais como cegueira (glaucoma e retinopatia diabética) ou os problemas de doenças periféricas, como amputações e etc. Posso dizer que sempre assustou-me mais poder contrair uma retinopatia diabética ou mesmo uma amputação do que propiamente a disfunção erétil, pois como sabe, há pessoas que nem são diabéticas e necessitam de medicação (milagroso comprimidozinho azul) para contralar a “masculinidade” e poder ter um aproveitamento razoável numa relação.

3. Como foi a sua primeira transa? O diabetes interferiu? Os níveis Glicemicos alteraram? 
1º DM: Muito boa. Com certeza, minha glicemia baixou muito, uma vez para não perder a oportunidade negligenciei o fato de estar apresentando alguns sintomas e não relatei, passei muito mal.
2º DM: Já não me lembro de como foi a minha primeira transa, mas tenho a certeza que foi épica, as diabetes não interferiram em nada no acontecimento, pois tinha acabado de sair das transas “artezanais” com a “mão”  e passado ao estado adulto. Sei que psicológicamente foi arrebatador, pois estava com medo era de fazer as coisas erradas por falta de experiência e algum receio nos níveis glicémicos, pois sendo tinha lido, um acto perfeito que aquele que eu queria fazer corresponderia a +/- 5 Kms de corrida na areia, e não sabia se tal esforço não iria pesar  na situação, mas estava preparado com us pacotinhos de açucar para o que desse e viesse. A adrenalina superou todos os obstáculos.
Pra quem estava habituado a “mão esquerda”  até me portei bem.

4. Todo homem diz que não, mas seja sincero, você já brochou na hora H? por que aconteceu?
1º DM: Já por causa de uma hipoglicemia, mas logo corrigi e voltei quase que imediatamente a ação.
2º DM:
Essa de “BROCHAR” toca-me, como sabem, tudo depende de vários fatores, tais como, hora, lugar, parceira, estado fisico/psico, e claro a dita cuja glicemia, com ela alta, “no problemas” com o “vai e  vem” a coisa la se compõe, mas com ela baixa há sempre a hipótse de "claudicaros" na curva e não dar pra continuar. Mas se quer a verdade já “meti água” e fiz má figura algumas vezes. Mas tenho um saldo bastante positivo.
Motivos: : Psicológicos, motivados sempre pelo mesmo problema, O poder surgir uma hipo que nos coloque numa posição irreversível.

5. Dá pra caprichar nas preliminares? Ou aumenta o riso de hipoglicemia?
1º DM: Com certeza, adicionar alguns alimentos adocicados nas preliminares ajuda bastante, eu já fiz e recomendo, pois além de bastante excitante, ajuda muito. Como leite condensado, chocolate entre outras mais.
2º DM: Claro, há uns anos atraz é que não caprichava muito, ia logo ao assunto, mas com o passar dos anos  temos que caprichar um pouquinho mais pra ver se a coisas resulta. Isso é normal em qualquer pessoa com a minha idade. Não uso drogas, por isso não acredito em milagres. Seria um Apolo se atuasse da mesma maneira de quando tinha 20 anos e a diabetes não me incomodava.
Mas respondendo diretamente a pergunta, se caprichar muito” o açucar desce e coisa não funciona.

6. Você acha que o nível de glicemia interfere no desempenho sexual? Você tem alguns critérios para evitar esta interferência?
1º DM: Quando está muito alto sim, mas se você conseguir manter um nível adequado tudo fluirá melhor.
Eu sempre meço minha glicemia antes do ato sexual, e caso esteja abaixo de 150 mg/dL eu tomo um suco bem doce, um copo.
2º DM: Não interfere no ato, mas após o aquecimento e no final do “debate” tenho sempre uma fraqueza, e já medi a minha glicemia várias vezes e o problema vinha da queda do açucar no sangue. Claro eu depois de comer qualquer coisa e adocicar o organismo, ainda são precisos um bom par de horas para que voltasse ao mesmo, o que geralmente não acontece. Mais vale prevenir.

7. Você tem medo de ter uma hipoglicemia durante o ato sexual?
1º DM: Não é bom né, mas medo não, pois acontece, e temos que saber como lidar.
2º DM: Claro que sim, mas é como tudo, se estivermos a pensar nisso não conseguimos nem levantar a coisa.

8. Existe um mito de que todo homem com diabetes tem dificuldades de ereção, você já perdeu uma paquera por isso, por ela saber que é diabético e achar que você não ia dar conta do recado?
1º DM: Nunca, algumas pessoas inclusive acham que a insulina aumenta a libido. Existem inclusive alguns estudos sobre isso.
2º DM: Bem, nunca costumava dizer que era diabético, por isso nunca perdi nada por o ser, preferi sempre não dizer que poderia acontecer isso ou aquilo senão ficava a chupar o dedo. As pessoas sabiam que eu era diabético e em caso de alguma “desgraça” na brincadeira já saberiam que providências tomar. O amor superar todas as barreiras.

9. Ter diabetes faz você sentir medo de não ter ereção?
1º DM: Nunca.
2º DM: Sim, pensei que poderei vir a ter esses problemas, é normal, dizem que faz parte da patologia da doença, por isso quando acontecer, espero encarar a situação com normalidade

10. Em relação ao sexo e diabetes, qual o seu maior medo?
1º DM: Um dia não poder mais ter ereção. De resto mais nada.
2º DM: Não sei, talvez ter uma hipo forte, no durante, com a mulher do outro e entrar em coma.
Seria uma porra explicar isso a toda gente, se eventualemente viesse a acordar.

11. Você acha que o psicológico interfere mais no desempenho do que os níveis de glicemia?
1º DM: Com certeza, e vice-versa, quando estou estressado com alguma coisa minha glicemia flutua bastante, tendendo a ter hiper, porém se fico irritado momentaneamente ocorre muitas vezes hipo. E muitas vezes posso perceber que quando estou com a minha glicemia alta, meu humor foca para baixo. Tanto que quando estou meio cabisbaixo eu já meço minha glicemia e quase sempre está alta, ou seja se tinha algo me afligindo eu já coloco logo na cabeça que é da glicose e é só esperar.
2º DM: Sim, sem sombras de dúvidas, mas também depende de “pecador” para “pecador”.


12. O que você diria aos jovens que  ainda não iniciaram a vida sexual por ter medo desse mito de que diabéticos são brochas seja verdade? O que você diria para os pais de adolescentes diabéticos que tem medo dos seus filhos terem problemas de ereção?
1º DM: Não tenham medo, controlem sua glicose pois muitas vezes nosso desempenho sexual até melhora, pois quanto mais cuidamos de nós, melhor nosso corpo e mente ficam, e até o apetite sexual melhora.
Quanto aos pais, vale a mesma resposta.
2º DM: Dar-lhe-ia toda a força e toda a moral, e que se lembrassem que são homens normais e que a diabetes não nos limita, mas sempre, sempre com o cuidado necessário.

13. Dê sua opinião pessoal sobre o que falam de Diabetes e disfunção erétil:
1º DM: Tudo é uma questão de como lidamos com o nosso corpo, nesse caso com a taxa de nossa glicemia.
2º DM: Oque posso dizer é que em meu pais (Este diabetico é brasileiro mais mora fora), a diebetes é vista de uma maneira completamente diferente do Brasil. Não há tabus, mas não é compreendida na sua totalidade, quanto a disfunção erétil, é mesmo um tabú, e ninguém fala nem sigo com vergonha ou preconceitos.


Por tudo que li, e conversei com o meninos, ter a glicemia sob controle é determinante para um bom desempenho sexual e que a disfunção eretil propriamente dita é quando ja apresenta alguma NEUROPATIA, que na maioria das vezes esta ligada a um descontrole constante.
Dizem que para brochar, basta ser homem, então acredito de verdade que tenha muito homem diabetico com problemas sexuais de origem psicologica, ou algo transitorio, que acha ser por conta do diabetes.

Existem alguns exames que apontam a presença de NEUROPATIA, desconfiando o medico pode exigi-los, mas acho que independente de de sentir algo, eu penso que esse exame deveria ser feito a cada 5 anos em todos os Diabeticos com mais de 10 anos de diagnostico, pois existem as pessoas assintomaticas, que quando descobrem a Neuropatia, ja esta bem avançada.
São os exames:

¹Exames clínicos (como avaliação dos pés, testes de sensibilidade), com monofilamento dos reflexos tendinosos, podem identificar a presença de neuropatia em muitas pessoas. Mas também é possível avaliar a função dos nervos através da chamada eletroneuromiografia. Esse exame é composto de duas etapas: o estudo de condução nervosa (ou eletroneurografia) e a eletromiografia.
Na parte inicial do exame são aplicados pequeninos choques nos nervos, produzindo respostas que são registradas. Na parte final, utiliza-se uma agulha fina, para registrar a atividade elétrica dos músculos.

Encontrei um video em espanhol, com legenda, que demonstra o exame de ELETRONEUROMIOGRAFIA:


Acho que agora, terei que me aprofundar em Neuropatia Diabetica, lembrando que esses exames citados acima, são para todos os diabeticos, não apenas os homens.


Depois de muito ler, ouvir, a conclusão é simples e a mesma de sempre, o CONTROLE DA GLICEMIA, ATIVIDADE FISICA e ALIMENTAÇÃO BALANCEADA, é fundamental para que o diabetico tenha uma vida plena e sem sequelas.

E meu filho esta feliz da vida, por que agora sabe que DIABETICO PODE "BRINCAR" DE FAZER FILHO SIM SENHOR!!!

Voce também pode gostar de ler:
Por Carol Freitas:
Diabetes X Sexualidade Feminina

Por Silvia Onofre
[Protegendo nosso futuro] Sexualidade é expressão humana

¹SBD  http://www.diabetes.org.br/exames/533

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Todos por um só objetivo - O MELHOR CONTROLE DA GLICEMIA.

Eu e o Igor nos estudios do TV Xuxa
Quem tem um filho com diabetes, e acompanha este blog, sabe o quanto eu luto para que a informação de qualidade chegue a todos, fico feliz quando recebo emails la do interior do país, de pessoas que buscam melhoria no tratamento do DIABETES. Me confirma que estou no caminho certo.

Ontem meu filho me disse assim:
"- Mãe, porque as pessoas só falam que os diabeticos vão ficar cego, vão morrer, não gosto disso, porque as pessoas não falam como fazer para não ficar cego e nem morrer por causa do diabetes? Eu faço tudo certo não faço? Mas acho que algumas pessoas não sabem disso."

As sequelas existem, todas as pessoas sabem, mas como evita-las? Quantas sabem evita-las? Quantas pessoas fazem o errado pensando ser o certo por falta de informação? Quantas pessoas sabem que diabetes não é um bicho de sete cabeças? como diz o fofo de José Loreto.

Sabe, quando vou a publico, não penso em mim, não mesmo, penso no que as pessoas querem ouvir, no que as pessoas que tornam esse blog um sucesso querem falar, penso em cada email que recebo, e me sinto porta voz dessas pessoas, se elas se indignam, me indigno por elas, se elas gostam quem sou eu para dizer que é ruim, se for para bem coletivo, minhas percepções pessoais não tem valor algum. Essas eu guardo para a vida privada.

É sabido de todos que algumas pessoas participarão de um video para o TV Xuxa, como eu fiquei feliz de saber que minhas palavras serão bem aproveitadas, porque não são minhas, são as palavras de todos vocês sobre o que é a nossa troca de informações, tudo o que faço é nosso e pelo mesmo objetivo que trazem vocês ao meu blog, O MELHOR CONTROLE DA GLICEMIA a partir da informação.

O 1º Encontro, foi um passo sem volta ruma a união, uma grande união para que realmente possamos conseguir mudanças e melhoria no tratamento que tem sido dispensado aos diabeticos em geral.
E eu conto com vocês, sempre, quero fazer da minha voz a de cada mãe, em cada ponta deste país!!!

Novembro vem aí vamos nos mobilizar!!! É  a unica data em que os holofotes se voltam para nós!!!

Eu não consigo aceitar que informações erradas continuem erradas, precisamos gritar, que onde tem diabetes também tem vida, para proteger o futuro dos nossos filhos!!! Não é este o lema do dia mundial do Diabetes 2012? PROTEGENDO O FUTURO???

Eu realmente espero um dia ter todos os envolvidos na causa DIABETES, unidos por um só objetivo, O MELHOR CONTROL DA GLICEMIA DE TODOS OS DIABETICOS, passando a frente a informação correta, da melhor maneira possivel. Focando no todo e usar essa corrente de informação ao longo do caminho direcionando projetos. E o principal, fazer com que o SUS colabore com sua parte, consultas, exames de rotina, insulinas e insumos de acordo com o que o medico solicita, só assim avançaremos... O CONTRARIO DISSO É PARAR NO TEMPO.


Voce vai gostar de ler:


"Resolvi fazer diferente.. prestar uma homenagem a essas mulheres guerreiras que nos representaram lá no programa e lutam com unhas e dentes em prol da melhoria de vida no tratamento do diabetes!!
Sim, tenho orgulho em tê-las em meu rol de amizades senhoras Nicole Lagonegro e Sarah Rubia Baptista!!!
Mas o que elas fazem de diferente que as torna especiais.. nada demais que eu e você não possamos fazer.. simples elas lutam em prol da CAUSA DIABETES e o fazem com humildade e carinho.

resolvi fazer diferente.. prestar uma homenagem a essas mulheres guerreiras que nos representaram lá no programa e lutam com unhas e dentes em prol da melhoria de vida no tratamento do diabetes!!
http://joaopedroeodiabetes.blogspot.com.br/2012/08/depende-de-nos.html

“Diferentes ficam iguais.Quando falamos em união de forças, não estamos nos referindo apenas à união de indivíduos iguais, que, por serem iguais, naturalmente se juntam. Os diferentes também se aglutinam e, dessa forma, se assemelham.“
http://minhafilhadiabetica.com/2012/08/03/encontro-de-familias-dm1-no-rio-de-janeiro-22-de-julho-de-2012/