sábado, 27 de outubro de 2012

PROTEGENDO NOSSO FUTURO: Apelo aos Parlamentares, Prefeitos e Governadores.


As vezes me pergunto, porque se diabetes é uma epidemia não tem uma atenção toda especial do SUS? Os diabeticos são 12% da população brasileira.
Não dá para entender como um país enfrente uma doença tão debilitante sem ao menos quantificar e qualificar esses diabeticos de maneira mais exata.
Eu quero entender, como é feito esse orçamento de enfrentamento?
Acho que só o fato de faltar o INDISPENSAVEL, por um dia que seja deveria ser classificado com tentativa de homicio, não é exagero meu não, dependendo das condições fisicas de um diabetico, um dia sem insulina, sem a monitoração da glicemia pode ser FATAL, que é destruidor a longo prazo, acho que isso ja é sabido por todos.
Pouco a midia noticia, e pouco se informa sobre a consequencia do descaso, encontrei algumas noticiais dos ultimos meses que valem a pena um olhar solidario:




  1. http://globotv.globo.com/eptv-sp/jornal-da-eptv-sul-de-minas/v/moradores-reclamam-de-falta-de-insulina-na-rede-publica-de-alfenas-mg/2209839/
  2. http://www2.dgabc.com.br/News/5989604/maua-descumpre-ordem-judicial-por-remedios.aspx
  3. http://acritica.uol.com.br/manaus/Amazonas-Amazonia-Susam-diabeticos-insulina-compromete-distribuicao-Cema-Manaus_0_793720684.html
  4. http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2012/10/faltam-fitas-para-teste-de-glicemia-nas-unidades-de-saude-em-uberaba-mg.html
  5. http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,2,CIDADE,69236
  6. http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=210751
  7. http://www.medicinago.com.br/materia/diabeticos-enfrentam-burocracia-e-falta-de-remedios-na-rede-publica-de-saude
  8. http://carraspanacampista.blogspot.com.br/2012/09/denuncia-fata-remedio-para-diabeticos.html
  9. http://globotv.globo.com/eptv-sp/jornal-regional-campinaspiracicaba/v/pacientes-com-diabetes-em-sumare-sofrem-com-falta-de-medicamentos/2206497/
  10. http://www.ndonline.com.br/florianopolis/noticias/34418-falta-insulina-em-postos-de-saude-de-florianopolis.html
  11. http://globotv.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/v/falta-insulina-em-divinopolis-e-outras-cidades-do-centro-oeste-de-minas-gerais/2125571/
  12. http://www.foixico.com/x1/falta-insulina-para-diabeticos-na-regiao/
  13. http://reportermt.com.br/ultimas_noticias/noticia/21745
  14. http://www.ocponline.com.br/materia/editoriais/saude/7148-falta-de-insulina-continua-na-regiao.html#.UIvQAMWCm4I
  15. http://www.ac24horas.com/2011/10/19/falta-insulina-na-rede-publica-de-saude-pacientes-vao-recorrer-ao-ministerio-publico/
  16. http://www.uirauna.net/site/noticias/paciente-lamenta-falta-de-remedio-em-cajazeiras
  17. http://www.jornaljogoserio.com.br/noticias-de-guaxupe/categorias/cotidianas/728-falta-de-insulina-fitinhas-para-medir-glicemia-e-endocrinologista-levam-diabeticos-ao-desespero
  18. http://www.alternet.com.br/portal/2012/09/15/falta-insulina-nhp-na-regiao/
  19. http://portalczn.com.br/site/?p=12594
Chega né? pesquisar essas noticias na internet, esta me arrasando... E olha que isso é só o que o google captou pra mim sobre os ultimos dois meses e o que chegou a internet.
Mas a proporção disso é muito maior, porque muitos desistiram de denunciar e se não denunciarmos não chega a imprensa.
Não sei se os responsaveis pelo tratamento de diabetes no SUS pensam que os diabeticos medem a glicose porque gostam, ou se tomam insulina por diversão, só sei que a situação é grave e a longo prazo é assustador.
Não tivemos reportagens com  crianças mas essas com certezas foram afetadas em cheio, e isso significa, mais familias desestruturadas emocional e financeiramente, mais crianças com o futuro ameaçado, sofrimento e riscos.
Falta de medicamento para diabetes significa mais internações, mais ocupações de UTIs, coisa que poderia ser evitada.

Só pra deixar registrado, mês passado não recebi insulina na farmacia de alto custo do Estado do Rio de Janeiro, Ninguém recebeu Novorapid porque não tinha, e nos dão a noticia de que não tem que devemos voltar alguns dias depois como se a pessoa fosse sobreviver sem a Insulina, estranho isso né?  A farmacia de dispensação  de medicamentos especial da Prefeitura do RJ, essa eu ja desisti ha muito tempo, a entrega era apenas de 4 em 4 meses, 4 meses com insulina, 4 meses sem insulina e assim por diante, e eu posso provar isso. A sensação que dá é que ninguém se importa, que estamos abandonados a propria sorte, e quem pode comprar corre a primeira farmacia e deixa de pagar uma conta essencial para se medicar, luz, aluguel, todas essas coisas essenciais a uma vida digna se tornam secundarios diante da falta de insulina e de tiras reagentes.

No ultimo dia 23 de Outubro estive na III Fórum Ampliado sobre Políticas Públicas de Promoção da Saúde de Crianças e Adolescentes com Doenças Crônicas e Deficiências e Suas Famílias, no Intituto Fernandes Figueira, onde estiveram presentes alguns parlamentares comprometidos com a legislação em prol do portador de doença cronica, foi muito importante esse primeiro contato, apesar de ser um forum de grande importancia a criança portadora de diabetes e sua familia, apenas eu representava "DIABETES".
Logico, que existiam problemas bem mais serios, mãos não menos grave e urgente do que a situação da criança diabetica no brasil, sobretudo as classe econinomica menos favorecidas.

Como me propuz a fazer ao lançar o nosso abaixo assinado pelo cumprimento da Lei Nº 11.347, DE 27 DE SETEMBRO DE 2006 , entreguei aos dois Deputados federais presentes o que tinhamos de assinaturas, foram entregues 1522 assinaturas e uma carta de apelo, mas avançamos e hoje ja contamos com 2340 assinaturas e centenas de depoimentos de diversos lugares do Brasil.
Mesa Parlamentar, Deputados federais Alessandro Molón e Jean Wyllys, o deputado estadual Robson Leite, os vereadores Reimont e Paulo Pinheiro e os assessores Ana Pio e Fábio Araújo, representantes do deputado federal Romário e da deputada estadual Claise Maria Zito .
Entregando o abaixo assinado ao Dep Federal Alessandro Molon

Entregando o abaixo assinado ao Dep Federal Jean Wyllys

O abaixo assinado não foi entregue aos deputados estaduais e vereadores porque foi idealizado a nivel nacional, mas isso não quer dizer que não abri um dialogo sobre esta situação com eles.
Estou organizando as ideias, informações recebidas, para avançar nesse dialogo, foram tantas informações que confesso, fiquei um pouco frustrada com a nossa real situação, não por eles, não pelo Estado, mas por nós mesmos, não somos unidos o suficiente para lutarmos para que nossos direitos sejam garantidos, e muita coisa esta sendo perdida.

Existe aqueles diabeticos que podem pagar escolas aos seus filhos, que podem pagar advogados para garantir tratamento, que podem arcar com os custos na falta do SUS, mas não podemos deixar de apoiar a luta dos mais fracos, porque eles são a base do SUS para avanços, se eles não conseguindo voz, temos que ajudar a aumentar esse som.

Espero e desejo de coração que esses deputados, mudem o olhar de outro parlamentares sobre a nossa realidade, que eles possam nos ajudar a abrir caminhos num dialogo direto com o SUS.

Chega de ouvir que diabetes mata, que diabetes destroi, que diabetes cega, que diabetes amputa, queremos ouvir que diabetes tem tratamento, que é possivel sermos um país sem sequelas. Mas com um trabalho serio, não essa coisa do SAUDE NÃO TEM PREÇO, porque tratar diabetes com dignignidade no Brasil é muito CARO, então apesar da melhoria levada a alguns milhares de brasileiros com risco imediato, este programa é uma afronta aos avanços da medicina e aos diabeticos que necessitam de medicamentos mais atualizados. 
O SUS precisa fornecer o que precisamos para controlar o diabetes de forma continua e sem interrupções, sem muitas burocracias, de maneira respeitosa.

Deixo aqui o link de uma carta envia ao STJ por Débora Aligieri  OAB/SP 210.774 :
"Destarte, o padrão do SUS tem que mudar para atender o interesse
público. Fornecer espontaneamente os insumos de que necessitam os
diabéticos e reduzir os custos com o tratamento das complicações
através da medicina preventiva, a exemplo do que ocorre na Europa.
Na França, o governo subsidia a compra de remédios, e na Inglaterra
o médico do Estado busca o cidadão para fazer um check-up. Além
disso, faltam pesquisas para saber quantos enfartados, utilizadores de
hemodiálise e demais pessoas atendidas por complicações agudas, são
portadoras de diabetes. Suspender o fornecimento de insumos antes
disso, até mesmo antes de pesquisas sobre o impacto que tal medida
trará ao Judiciário, afigura-se irresponsabilidade inconstitucional."
 Ler mais em: http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/processoaudienciapublicasaude/anexo/tratamento_do_diabetes.pdf




quarta-feira, 17 de outubro de 2012

PROTEGENDO NOSSO FUTURO: Visita ao dentista.


Não, o Igor não esta com caries, nem com problemas bucais. O odontologista, é apenas mais um profissional que deve fazer parte da equipe multidisciplinar no atendimento a criança com diabetes.
São ações preventivas.
A Tia Katia hoje, encontrou umas plaquinhas se alojando entre os dentinhos e decidiu remove-las antes que trouxesse problemas durante a escovação, até mesmo causar uma gengivite, ja estava atrapalhando um pouco o uso de fio dental, tudo foi bem rapidinho, menos de 20 minutos, e a boca ficou limpinha.
Ela recomendou voltarmos sempre que perceber algo estranho na boca, halitose, coloração diferente, sangramento ao escovar, mas que se tudo correr bem, podemos voltar só daqui a 1 ano:
-Ele tem uma otima escovação, mas não podemos ser pegos de surpresa, nada de deixar espaço para a gengivite, ou carie.


"Crianças diabéticas devem receber atenção odontológica criteriosa, visto que estão mais sujeitas a xerostomia, periodontite, gengivite, cárie dental e infecções oportunistas, principalmente quando a glicemia não está bem controlada. A identificação destas alterações bucais pelo cirurgião-dentista pode indicar essa condição e um encaminhamento ao médico responsável deve ser realizado. Durante o atendimento desses pacientes no consultório odontológico, cuidados como antibioticoterapia profilática, horário das consultas, dieta, tratamento de complicações bucais e monitoramento do controle glicêmico devem ser tomados.

 "A destruição periodontal acelerada em crianças está relacionada com o nível de controle metabólico, o que se torna bastante importante no tratamento de complicações periodontais nestes pacientes. Segundo Bensch et al, as gengivites são mais graves em crianças com diabetes e isso se torna mais complicado quando há o aumento do nível de glicose no sangue. Até os pacientes sob controle têm mais inflamações gengivais, provavelmente devido às funções neutrofílicas alteradas."

"Várias alterações bucais podem ser observadas em crianças com DM1, porém estas são variáveis e
observadas, geralmente, em pacientes diabéticos não controlados sendo elas:
• Xerostomia e disfunção das glândulas salivares, com consequente diminuição do fluxo salivar e da
capacidade tampão da saliva
• Cálculos dentários
• Aumento dos níveis de glicose salivar
• Sensação de queimação na mucosa bucal
• Desenvolvimento dental acelerado, geralmente em crianças mais jovens, porém atraso no desenvolvimento dental em crianças com idade mais avançada
• Alteração na microbiota bucal (com predominância de colônias de  Candida albicans e  Streptococcus hemolíticos), provocando maior susceptibilidade a infecções, como candidíase bucal e queilite angular
• Perdas dentárias
• Hálito cetônico;
• Alterações de forma,tamanho e textura da língua;
• Paladar alterado;
• Retardo na cicatrização de feridas.
Entretanto, as manifestações bucais que ocorrem com maior frequência e, portanto, merecem destaque são a doença periodontal e a cárie dentária."



Cuidados que temos antes de ir ao dentista:
1º Sempre agendar num horario em que as glicemias sejam mais estaveis.
2º Controlar bem a glicemia nos dias que antecedem a consulta, pode ser necessario alguma intervenção, e mesmo a limpeza, remoção de tartaros e placas podem machucar a gengiva, e num periodo de descontrole pode permitir a entrada de bacterias e causar infecções.
3º Confirmar com o dentista que o produtos usados não contem açucar, e se tiver averiguar o quanto pode interferir na glicemia.
4º Medir a glicose antes de sentar na cadeira, ele pode se distrair e não sentir uma hipoglicemia, e se tiver em hiper, esse valor precisa baixar.
5º Pouco interferir na conversa entre ele e o dentista, deixar que crie um vinculo entre os dois, só assim estará sendo educado para a prevenção, aprendendo que o odontologista faz parte do universo dele, e levar isso para o resto da vida.

Fonte dos textos em azul:
http://www.pediatriasaopaulo.usp.br/upload/pdf/1364.pdf

Para quem não tem um odonto, com conhecimento em diabetes, vale a pena imprimir e levar para ele, mas o ideal é que ja possua algum conhecimento em diabetes.