domingo, 27 de outubro de 2013

CARTA ABERTA AO MINISTRO DA SAÚDE - SRº ALEXANDRE PADILHA.

Assunto: Pedido de audiência.

Exmo. Sr. 

Ministro da Saúde 
Rio de Janeiro, 28 de Outubro de 2013

Assunto: Pedido de audiência / Atenção ao Dia Mundia do Diabetes / Resolução das Nações Unidas para Diabetes 61/225 / Atrito de campanhas/ Programa de prevenção ao Diabetes/ Programa de atenção continuada ao Diabético/ LEI Nº 11.347, DE 27 DE SETEMBRO DE 2006.

Escrevo hoje, não mais com a mesma motivação de 48 horas atras. Hoje, desmotivada.
Tenho um blog ha mais de 3 anos, onde falo sobre diabetes tipo 1, " Eu, meu filho e o Diabetes". Ao longo desses anos, passaram por ele muitas mães de crianças diabéticas, adultos com diabetes, médicos, nutricionistas, enfermeiros. Aos poucos, fomos capazes de mapear problemas relativo ao controle de diabetes no Brasil, e passei então a lutar por essas mudanças.
Sabe Ministro, quando temos um filho com uma doença cronica queremos o melhor pra ele, principalmente quando se trata de diabetes, tão devastadora caso não haja um controle eficaz, e quando somos solidários naturalmente, queremos o mesmo para as outras crianças na mesma condição.
Eu aprendi que criança é pra ser feliz e sonhar com um futuro promissor, mas boa parte das crianças com diabetes no Brasil, não tem essa sorte, algumas delas alcançarão a maior idade com sequelas. Isso me deixa triste, mas me impulsiona a lutar por melhorias. Eu moro num bairro, bem pacato, onde todos se conhecem, alguns idosos eu sinto o cheiro cetônico de longe, são pessoas sofridas, que sentem dores, estão se sentindo mal o tempo inteiro, ajudo no que posso, mas não sou médica, então só posso lutar por mudanças no trato ao diabetes no Brasil.
Eu virei referencia no meu bairro Ministro, e não deveria ser assim. Ter um bom controle da glicemia deveria ser normal, ter tiras para medir a glicose quando necessário deveria ser normal, saber o que significa hemoglobina glicada ou glicosada deveria ser normal a todo diabético brasileiro. Mas não é!!!
Nestes anos eu imaginei sonhos possíveis, um mundo onde os diabéticos são felizes e sentem prazer em controlar a glicemia, sonhos esses que gostaria muito de dividir com o Senhor. Esses sonhos começam  a se realizar quando posso, falar com o senhor frente a frente. Sonhei que qualquer Novembro desses nos encontraríamos pra conversar. Mas talvez não seja mais possível, o Novembro Azul dos diabéticos esta perdendo força, cada vez menos ações envolvendo os cuidados, e estamos virando apenas estatísticas e notinhas.

Faço parte de um grupo de mais de 20 blogueiros que falam apenas de diabetes, tenho um grupo com mais de 300 mães de crianças com diabetes no facebook, faço parte de outro com mais de 3mil diabéticos e familiares, sem contar a minha fanpage, hoje com 1.456 seguidores. Tentamos de formas possíveis ajudar com informações e afeto, acho que o diferencial dos blogueiros de diabetes é esse, o afeto, explicamos diabetes com carinho, amor.

Mas não sei o que dizer a esses pessoas sobre novembro, estávamos todos preparados para o nosso NOVEMBRO AZUL, mas se o Cristo redentor for iluminado de azul, não sei se será pelo diabetes, até o nosso dedinho que sempre indicou teste de glicemia capilar, ganhou um bigodinho simbolizando o toque retal.
O mês de atenção ao diabetes acontecerá, como fizemos todos os anos, mas não será o mesmo, estou me sentindo traída, roubada.
Queria ter escrito muitas coisas, mas perdi meu referencial, pois caminhamos e nos preparamos para os holofotes que chegam em NOVEMBRO, mas o INSTITUTO LADO A LADO PELA VIDA chegou primeiro.
Não ha mais o que dizer srº Ministro, acho que a esperança se foi, a esperança de que algo vai melhorar.
Forças para pedir um encontro de blogueiros no dia mundial de diabetes, ja não tenho mais, não encontro palavras.


Sem mais,
Sarah Rubia Baptista




sábado, 26 de outubro de 2013

O NOVEMBRO AZUL É DA CAMPANHA DE DIABETES!!!


COMPARTILHE NOSSO PROTESTO NO FACEBOOK

Não somos contra a campanha de câncer de próstata, somos contra ela ser azul, Novembro ser o mês.
Como ficará a tradicional iluminação azul que é a nível mundial, para alertar as pessoas para o diabetes?
Como ficarão nossas campanhas, caminhas onde os diabéticos são representados por azul?
E as nossas sextas azuis? todos esses anos?
Tudo vai perder o sentido?

O dedo que representa o teste capilar, não pode ser o mesmo dedo que representa toque retal!

A campanha para a Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes foi liderada pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) desde 2007. Ela é representada por um ícone simples, que pode ser facilmente adaptado e usado em todos os lugares, o circulo.

O ícone clama a união pelo diabetes e simboliza o apoio à Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes.
O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países.
É a única entidade que pôde apelar aos governos de todos os lugares que era hora de reverter a epidemia global de diabetes, que ameaça o avanço econômico e que causa tanto sofrimento.

Existe uma portaria que define o Dia Mundial Do Diabetes - 14 de Novembro no Brasil.

PORTARIA Nº 391, DE 4 DE ABRIL DE 1997
O Ministro de Estado da Saúde, no uso de suas atribuições, e considerando que:
- Diabetes mellitus é uma patologia crônica que afeta todo o organismo e que, se não for bem controlada, pode desencadear severas complicações agudas e crônicas, causando, na maioria das vezes, mortes prematuras e incapacidades fisicas temporárias e permanentes;
- São extremamente elevados os custos sócio-econômicos, diretos e indiretos, advindos do tratamento do diabetes e de suas seqüelas;
- Atualmente existem 5 milhões de diabéticos no Brasil, sendo que cerca de 300 mil têm menos de 15 anos de idade;
- O Diabetes mellitus é um sério problema de Saúde Pública em nosso Pais e urge que sejam implementadas ações preventivas e de controle;
- O "Dia Mundial do Diabetes" foi estabelecido em 14 de novembro pela Organização Mundial da Saúde e pela
Federação Internacional de Diabetes, resolve:
Art. 1° -Revogara Portaria n°895, de 20 de junho de 1991.
Art. 2° - Instituir, em 14 de novembro de cada ano, o "Dia Nacional do Diabetes"
como o dia símbolo de luta contra a doença, em substituição à data anteriormente estabelecida.
Art. 3° - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

NÃO VAMOS ABRIR MÃO DO NOSSO DIREITO DE TER O MÊS DE ATENÇÃO E A NOSSA COR REPRESENTATIVA NO BRASIL.

SÃO AÇÕES MUNDIAIS E QUE DEVEM SER RESPEITADAS PELO MINISTERIO DA SAÚDE NO BRASIL.