sexta-feira, 27 de junho de 2014

Dia internacional do portador de diabetes.

Hoje é Dia Internacional do *Diabético.
Como ativista confesso que ando meio desanimada...
Hoje meu ativismo é mais focado em informações ao paciente, existe uma lacuna entre o que precisa ser feito e o que está sendo feito em relação a capacidade do paciente de fazer as proprias escolhas pautada da educação continuada.
Como mãe de um portador de diabetes, como idealizadora e moderadora de um grupo com exatamente 1.045 mães com filhos portadores de diabetes e ativista nas redes sociais, tenho assistido de perto uma quase "ditadura clinica" em relação ao tratamento de diabetes, o que dificulta o controle e desestimula a adesão as mudanças necessárias para o autocuidado.
Definitivamente não dá para controlar o diabetes com consultas trimestrais de no máximo 30 minutos, todos os ajustes de tratamento requer tempo para trazer a individualidade do paciente para dentro do consultorio. Diabetes é uma patologia complexa, onde o cotidiano influencia diretamente tanto nos valores glicemicos como na capacidade de gerir o tratamento medicamentoso e alimentar.
As exigências médicas para o tratamento tem dificultado cada vez uma adequação de vida cotidiana com vida com diabetes.
Não basta dizer ao paciente que o que ele fez de errado, é preciso entender junto com o paciente o porque dele ter feito de maneira errada, a vida e as dificuldades (financeiras, intectuais, familiares, profissionais) não podem estar ausentes e juntos. equipe de saúde  e paciente, encontrarem a melhor maneira de fazer o certo, adaptações nas atividades fisicas, flexibilidade alimentar, entender claramente o funcionamento das medicações no proprio organismo.
O MEDO da hipoglicemia é um dos principais motivos para o abandono do tratamento ou diminuição das dosagens de medicamentos por contra própria.
Vivemos uma epidemia de diabetes, segundo o Ministério da Saúde Diabetes mata quatro vezes mais do que a Aids, e foi associado a 68,5 mil mortes indiretas. Podemos dizer que a doença está fora de controle no Brasil.
Cada vez mais, profissionais de saúde precisam ter um olhar difirenciado e individual ao paciente com diabetes.
Um paciente educado vive melhor. Vejo constantemente a melhora da qualidade de vida das familias de crianças com diabetes, mas somos apenas um grupo de apoio que passa a informação de acordo com a necessidade, atingimos poucos.
O Dia Mundial do Diabetes acontece em novembro, sei que a luta é diária, mas é a data que o MUNDO está focado no enfrentamento do Diabetes... O que faremos? Quais ações os gestores estão programando?
Não deixe essa data passar em branco, como a de hoje está passando, algumas notinhas não bastam... É preciso soar mais alto que Diabetes tipo 2 tem prevenção, que outras formas de diabetes tem tratamento e humanizar o atendimento para este não seja mais uma dificuldade no caminho do paciente.

Deixo aqui, o Parabéns a Comunidade de Práticas com os cursos para profissionais de Saúde sobre o AUTOCUIDADO: Como apoiar a pessoa com Diabetes, é um marco para a Saúde Publica, e desejo que cada vez mais profisisonais marquem presença, não apenas em busca de um certificado, mas em busca de conhecimento a ser aplicado em seus consultorios.

Um dia azul para todos!
*Não gosto do termo Diabético, considero que  "Portador de Diabetes" tenha menos estigma.

sábado, 14 de junho de 2014

DIA MUNDIAL DO DIABETES - 2014: VIDA SAUDÁVEL E DIABETES


A campanha Dia Mundial do Diabetes 2014 marca a primeira de um foco de três anos (2014-16) sobre uma vida saudável e diabetes. As atividades e materiais deste ano vão abordar especificamente o tema da alimentação saudável e sua importância na prevenção do diabetes tipo 2 e a gestão eficaz da diabetes para evitar complicações.

As últimas estimativas do IDF Diabetes Atlas indicam que existem 382 milhões de pessoas que vivem com diabetes em todo o mundo. Em 2035, 592 milhões de pessoas, ou uma pessoa em cada dez terão a doença. Atualmente mais de 316 milhões de pessoas estão em alto risco de desenvolver diabetes tipo 2, o número deverá aumentar para quase 500 milhões dentro de uma geração. O que faz com que a pandemia seja particularmente ameaçadora é que em grande parte do mundo, isto permanece escondido. Globalmente metade de todas as pessoas com diabetes permanecem sem diagnóstico.

Estes fatos e números reiteram a importância de medidas urgentes. A maioria dos casos de diabetes tipo 2 podem ser prevenidas e as complicações graves podem ser evitadas através de estilos ​​e ambientes de vida que estimulem e facilitem o comportamento saudável.

A campanha tem por objetivo e mensagem chave aumentar a consciência de como a escolha saudável pode ser a mais fácil e os vários passos que as pessoas podem seguir para tomar decisões esclarecidas sobre o que comem. Será colocada uma atenção especial sobre a importância de se começar o dia com um café da manhã saudável.

Todas as atividades da campanha continuam com base no slogan "Diabetes: protect our future - Diabetes: protegendo nosso futuro."

A campanha vai continuar a promover a importância de uma ação imediata para proteger a saúde e o bem estar das gerações futuras e alcançar resultados significativos para pessoas com diabetes e em risco.

As principais mensagens da campanha são:

- Fazer uma alimentação saudável de escolha fácil
- Alimentação saudável: fazer a escolha certa
- A alimentação saudável começa com o café da manhã

Informações mais detalhadas e conteúdo relacionado à campanha estarão disponíveis em breve no site do Dia Mundial do Diabetes [ http://www.idf.org/worlddiabetesday] .


A campanha Dia Mundial do Diabetes 2014 verá o lançamento de uma nova iniciativa para envolver a comunidade global de diabetes em novembro deste ano. Estaremos incentivando todos para GO BLUE FOR BREAKFAST - "ir de azul para o café da manhã" organizando uma atividade saudável em sua comunidade local no Dia Mundial do Diabetes - 14 de novembro - ou durante o mês de novembro. O objetivo é que as associações e grupos de pessoas em todos os países representados pela Federação Internacional de Diabetes e no resto do mundo possam incentivar um ou mais cafés da manhã saudáveis ​​aumentando a conscientização sobre o diabetes e a importância de uma alimentação saudável para prevenir e controlar a doença de forma eficaz.

Com base no sucesso da campanha em 2013: Take a Step for Diabetes - "dê um passo para o diabetes", todos os eventos do café da manhã serão submetidos e apresentados em uma plataforma on-line personalizada, que contará com um mapa interativo mostrando todos os eventos que ocorrem no mundo. A plataforma também permitirá que os usuários enviem e compartilhem com o mundo uma receita de café da manhã saudável.

Ambas as pessoas e grupos serão capazes de participar, será dado um destaque especial aos eventos com mais participantes. Materiais de comunicação personalizado com o círculo azul também serão desenvolvidos e disponibilizados on-line para uso em atividades locais.

A campanha e a plataforma Go Blue for Breakfast será lançada em breve.

Tradução: Silvia Onofre

quarta-feira, 11 de junho de 2014

O Desafio Global do Diabetes: Dar Prioridade a Condição.




Autor: Lorena Tonarelli, info.uk@mediaplanet.com.

O desafio global do diabetes continua a ser um ponto central para os governos internacionais como o aumento significativo de diagnósticos.

Srº Michael Hirst, o presidente eleito da Federação Internacional de Diabetes.

Pergunta: Qual é o principal desafio da diabetes, e por que ele exige uma ação urgente?

Resposta: O número de pessoas com a doença está aumentando. Precisamos tomar medidas para diminuir os impactos de saúde, sociais, econômicos e de desenvolvimento em países do mundo inteiro, diz Srº Michael Hirst, o presidente da Federação Internacional de Diabetes.

Diabetes: A próxima crise de saúde global?

Globalmente, 382 milhões de pessoas estão vivendo com diabetes (tipo 1 ou 2), um número que deverá aumentar para 592 milhões até 2035. Outros 450 milhões estarão em risco de desenvolver a condição. Dos mais de um bilhão de indivíduos com ou em risco de diabetes, a maioria será de pessoas em idade de trabalho nos países em desenvolvimento. A condição não é, portanto, apenas um problema de saúde, mas também uma questão de desenvolvimento, retendo o progresso em áreas menos favorecidas. Governos de todo o mundo precisam tomar consciência da dimensão do desafio diabetes e agir - agora.

Apoio do diabetes e prevenção de complicações

Para ajudar no processo, o IDF está a trabalhar com as Nações Unidas (ONU), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e instituições de caridade como a Diabetes UK em destacar o ônus social e econômico do diabetes, e defendendo intervenções essenciais do governo nesta área. Se não for bem controlada, a doença pode causar ataques cardíacos, derrames, cegueira, doença renal e amputações.
Governos de todo o mundo precisam tomar consciência da dimensão do desafio diabetes e agir, AGORA.
Estes não só têm um grave impacto sobre os pacientes, reduzindo a qualidade de vida e aumentando a mortalidade (a cada seis segundos alguém morre no mundo por complicações do diabetes, tornando a condição de um assassino maior do que a tuberculose, a malária e o HIV juntos), mas também no orçamento dos serviços de saúde.

É importante espalhar a mensagem de que a diabetes tipo 2 e suas complicações são de fato altamente evitável e controlável, se as pessoas são encorajadas e apoiadas para seguir uma dieta saudável e exercício físico regular.

Garantir o acesso à monitorização da glicemia e medicamentos a nível mundial também é importante
No mundo ocidental, os avanços tecnológicos ea melhoria do acesso aos serviços de saúde, tratamento, apoio e educação têm melhorado significativamente a gestão da diabetes e da qualidade de vida do paciente.

Trabalho a ser feito

Nos países em desenvolvimento, no entanto, as pessoas com a condição ainda têm pouco ou nenhum acesso a cuidados básicos de insulina e diabetes. Através do programa "Vida para uma Criança", a IDF está fornecendo insulina para milhares de crianças que não podem pagar. Sem esse tipo de ajuda, essas crianças simplesmente morrer. Então, enquanto houver alguma criança no mundo que não consegue acesso à insulina, o nosso trabalho não está concluído.

#IntDiabetesFed

Fonte: http://www.diabetesadvice.co.uk/global-diabetes-challenge/the-global-diabetes-challenge-prioritising-the-condition


quinta-feira, 5 de junho de 2014

Monitoramento da Saúde na COPA 2014

No período da Copa, o Brasil vai receber visitantes de todas as partes do mundo e cada um trará em sua bagagem também seus vírus e bactérias. Será que estamos preparados para fazer esse controle? Nossa Vigilância Sanitária já tomou medidas preventivas? O que pode acontecer? Novos surtos de doenças endêmicas, novos vírus... Como vamos lidar com essa realidade? O SUS está preparado para atender nossa população? 
Não gosto da ideia de sermos sede da COPA 2014, enquanto todos comemoravam eu me reservei a observar, ela está aí, é fato e como cidadãos brasileiros devemos colaborar com as ações do Governo Federal. Sabemos que portadores de Diabetes são grupo de riscos para algumas viroses, principalmente as que provocam vômito, diarréia e desidratação, então vamos combinar que esse aplicativo é da hora...




O “SAÚDE NA COPA” é um aplicativo gratuito para utilização em dispositivos móveis e navegadores de internet, nos idiomas português, inglês e espanhol.
Este projeto é uma iniciativa da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias de Saúde das sedes dos jogos e outras instituições nacionais e internacionais.
Com este aplicativo você poderá:
‒Colaborar voluntariamente com a vigilância em saúde e prevenção de doenças na comunidade, por meio da informação de sua condição de saúde em um divertido desafio;
‒Acessar informações úteis como telefones, endereços eletrônicos de serviços públicos de saúde e de urgência;
‒Acessar facilmente informações sobre cuidados de saúde e prevenção de doenças;
‒Localizar* hospitais de referência do SUS, além de outros hospitais públicos e privados, além de farmácias próximas, sem necessidade de abrir outros aplicativos;
‒Saber mais sobre as arenas e acompanhar o calendário dos jogos e locais de suas partidas preferidas.
Na prática, os torcedores poderão ajudar técnicos do SUS a mapear ocorrências de sintomas similares em uma determinada localidade. Para isso, o torcedor indicará diariamente qual é a sua condição de saúde (muito bem, bem, mal ou muito mal). A partir dos resultados, o Ministério da Saúde, em conjunto com os governos municipais e estaduais poderá adotar as providências necessárias para informar e proteger a população.

Ele acessa a sua localizção e ao marcar os sintomas começa um monitoramento.
Muitas pessoas com os mesmos sintomas numa determinada localização, o SUS
estará preparado para conter uma possivel endemia.



É possivel monitorar os sintomas na sua região.


Ele indica o Hospital de Referencia mais próximo.


O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou a importância da iniciativa em um evento como a Copa do Mundo, em que se espera a circulação de milhões de turistas brasileiros e estrangeiros nas 12 cidades-sede. “A estratégia é construir, junto com os torcedores brasileiros e estrangeiros, um processo de monitoramento que possa identificar precocemente tendências de síndromes ou mesmo enfermidades transmissíveis. Desta forma, conseguimos antecipar o processo de intervenção, o que é essencial para o atendimento eficaz. Por isso a importância da sociedade contribuir no processo de cuidado da saúde da comunidade neste projeto de vigilância participativa”, afirma.

O Centro Integrado de Operações Conjuntas de Saúde (CIOCS), do Ministério da Saúde, será responsável por acompanhar e analisar as informações coletadas por meio do aplicativo. O CIOCS será ativado em Brasília, nesta quarta-feira (28), na sede do Ministério, e irá monitorar a situação de saúde e a capacidade de atendimento de cada sede, além da demanda por atendimento e vigilância, bem como organizar respostas coordenadas durante o Mundial.


Caso o torcedor informe que não está bem, deverá indicar um ou mais sintomas em uma lista com dez sinais, como febre, falta de ar, náuseas, vômitos e dor de cabeça. O torcedor também deve informar se teve contato ou conhece alguém com algum dos sintomas descritos nos últimos sete dias e se procurou um serviço de saúde. Na medida em que muitos torcedores de uma mesma região informam sintomas semelhantes, as equipes de vigilância conseguem identificar possíveis causas e atuar na prevenção de forma mais ágil. É importante, contudo, que o torcedor procure atendimento especializado na unidade de saúde mais próxima.

Voce pode baixar pelo Google Play ou pela Apple Store

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.epitrack.healthycup

Ou mesmo ter uma conta pelo computador em:

http://www.saudenacopa.com/

O Importante é colaborar!!!

Referências:
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/35346
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/programasecampanhas/34005-ministerio-da-saude-lanca-aplicativo-saude-na-copa
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/programasecampanhas/34015-aplicativo-para-celular-conecta-torcedores-do-mundial-com-a-vigilancia-em-saude