terça-feira, 8 de julho de 2014

Tenho Um blog sobre Diabetes. Qual a Minha Responsabilidade?

A cada publicação, a cada comentário me preocupo com a responsabilidade que tenho ao escrever nosso dia a dia com o diabetes, me preocupo em escolher bem as palavras e o principal, não apenas desabafar, mas que a partir da minha vivência eu possa ajudar outras pessoas que estão na mesma situação.
Não escrevo sobre diabetes para ter status, para estar em evidência, nem para colocar na internet a minha historia simplesmente. Eu quero mudar algo, ajudar as pessoas. Como já coloquei neste espaço por varias vezes, meu objetivo e colocar online as informações que não tive na época do diagnóstico, não há coisa pior do que você achar que é a única no universo que tem duvidas, que tem questionamentos. A internet trouxe a possibilidade de ser diferente, então estou aqui para tentar colaborar para esta diferença.
"O avanço das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) tem favorecido o acesso a grande quantidade de informações. Atualmente, as redes sociais, os blogs, os portais de saúde, são elementos que ampliam o conhecimento. 
Para que o usuário possa fazer uso desses recursos, precisa saber se comunicar, realizar pesquisas em locais confiáveis e avaliar os conteúdos encontrados. 
O usuário é atuante no ambiente virtual, e dessa forma passa a ter responsabilidade sobre o conteúdo disponibilizado.¹ 
Hoje, este blog não representa apenas um espaço onde exponho minhas ideias, este blog representa uma luta por direitos, por uma melhor qualidade de vida a família e ao portador de diabetes, faço isso pra ter ibope? Não, faço isso por que entendo que a partir do momento que tenho conhecimento de causa e vejo um caminho melhor, mais leve para todos, é meu dever de cidadã trilhar por ele e ao menos tentar amplia-lo, para que seja possível a todos. Isso faz parte da luta por um mundo melhor para os meus filhos.
Há 5 anos eramos pouco mais de meia dúzia, hoje não temos como quantificar ou qualificar blogs, fanpages, leitores e seguidores. Segundo Thiago Petra³, Mestre em Comunicação e Informação em Saúde, "Quando ninguém mais controla a rede, é porque ela deu certo", e foi isso que aconteceu, hoje o titulo de um dos primeiros blogs sobre Diabetes, da Dani Yumi, está na boca de milhares, "Diabetes e daí?".
A rede de comunicação entre portadores de diabetes e seus familiares não tem como ser controlada, e o que por um lado isso é muito bom, por outro é motivo de preocupação entre médicos e pesquisadores, a Psicologa Graça Camara coloca uma de suas preocupações:"Os riscos são quanto à insegurança que uma pessoa ou família pode ter ao compreender que o profissional que o acompanha não está fazendo o melhor, e questiona suas orientações, muda de profissional constantemente, não aguarda seus próprios resultados". Sim, os pacientes estão mais questionadores, mas não dá pra deixar de lado a individualidade do tratamento de diabetes, o que funciona pra um pode não funcionar para outro. Alguns autores e administradores de paginas percebem a influência que tem sobre os leitores, e se responsabilizam pelo conteúdo e comentários, mas infelizmente há os que nem pensam antes de publicar, que não se preocupam em conhecer seu publico, das necessidades e na outra ponta, o internauta, com pouca informação e que de certa forma gosta do que lê mas não percebe que está apenas evitando olhar para si mesmo, para as particularidades do tratamento que precisam de mudanças, citando exemplos:
É comum reclamações diárias sobre a hipoglicemia, grupos e mais grupos de internautas focados em vigiar e reclamar de hipoglicemia. Hipoglicemias frequentes não são normais, atrapalham o controle, mas as reclamações são contagiantes, uma puxa a outra e infelizmente, a maioria vê como parte do dia a dia do portador de diabetes, não buscam uma solução para o problema.
Isso é natural do ser humano, buscar apoio social para suas dificuldades. O Apoio Social é definido por Sarason (1983) e Ribeiro (1999), como "a existência ou disponibilidade de pessoas em quem se pode confiar, pessoas que nos mostram que se preocupam conosco, nos valorizam e gostam de nós.
É isso que todos buscamos, e não podemos em momento algum, usar essa busca para manipular essas pessoas em beneficio próprio, sem antes deixar transparecer os objetivos reais de ter um público de portadores de diabetes e seus familiares.
Se você escreve sobre o assunto, sim, você tem responsabilidade sobre o que escreve e o tipo de sentimento que desperta em seus leitores. 
Pesquise sobre o tema antes de escrever.
Busque fontes certificadas que confirmem seu pensamento.
Aceite as criticas.
Busque por qualidade de vida e não apenas aceitação das dificuldades e promova esta atitude.
Ter diabetes e saber escrever não faz de você uma celebridade. Portanto não cabe uma competição pessoal entre blogueiros e administradores de paginas. Administrar os cuidados com diabetes e falar sobre isso se comparando a outras pessoas não só é cansativo quanto perigoso. Seja você mesmo!
"Seja o mais interessante e não o mais curtido" ³

Referências:
¹ REFLEXÕES SOBRE HEALTH 2.0, Siony da Silva - 2011. <http://revistageintec.net/portal/index.php/revista/article/view/8/50>
² Apoio social Diabetes. Nunes, Madalena -2005.
Gil Giardelli