sexta-feira, 29 de abril de 2016

PROTESTO #DescasoBrasilDiabetes

Sim, no Brasil Diabetes esta sendo tratado com descaso.
Começamos o protesto  no dia 7 de Abril de 2016 depois que o Ministério da Saúde optou por ignorar a pauta proposta pela Organização Mundial de Saude (OMS) e avançou em defesa da divulgação sobre a prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Expressamos aqui que não ignoramos a situação emergencial enfrentada pelo país sobre esse assunto, mas entendemos que a temática em torno da prevenção e controle ao diabetes agoniza pelo imenso desprezo e negligência apresentados.
O Governo poderia tratar com respeito e seriedade a todos os cerca de 14 milhões de brasileiros que hoje vivem com tal patologia. Segundo a OMS, em 2012 o diabetes sozinho causou 1,5 milhões de mortes.
Sofremos com descaso dos gestores do SUS com falta de medicamentos e insumos, falta de médicos, falta de equipe multidisciplinar de qualidade. Ignorando estes acontecimentos, o Ministério da Saúde lançou o manual do pé diabético, se ele é útil? Claro! Mas não seria melhor investir em prevenção? não adianta cuidar dos pés se falta insulina e insumos para o controle da glicemia, não adianta cuidar dos pés quando muitas pessoas ainda nem sabe como controlar melhor a glicemia. Precisamos sim, falar cada vez mais alto para que talvez sejamos ouvidos e aconteça uma real mudança.
Criamos a campanha, as pessoas deveriam enviar fotos usando a hashtag #OMS e #DescasoDiabetesBrasil e obtivemos um ótimo resultado.


As fotos são um protesto e um pedido de socorro a OMS. Não queremos tratar sequelas, queremos evitar, mas para isso o SUS precisa fazer a parte dele.

Lançamos também uma carta em  idiomas para compartilhamentos:

Sim, este foi nosso pedido de socorro, precisamos nos unir e nos expressar de alguma forma para que o mundo saiba como diabetes é tratado no Brasil. E não paramos por aí, fomos apresentar nossas ações num evento sobre tecnologia e saúde na Escola Nacional de Saúde Publica (ENSP/FIOCRUZ), O 3º Encontro das Pontas do SUS teve como objetivo ouvir usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e aqueles que trabalham no atendimento a esse público, ambos reconhecidos aqui como ‘pontas do SUS’. Também estiveram presentes os grupos de pesquisas, comunidades de base, organizações, redes sociais, blogueiros, pastorais, ativistas e grupos militantes, Agentes Comunitários de Saúde, trabalhadores do serviço público como os profissionais que atuam nas Unidades Escolares e Unidades de Saúde. Assistir a gravação completa do evento no YOUTUBE.



Esse vídeo é um recorte do que apresentamos aos presentes no evento, decidimos dar uma continuidade ao protesto #DescasoDiabetesBrasil porque não queremos tratar sequelas, queremos evita-las, e como ja foi dito antes, para que isso seja possível precisamos de mudanças radicais no maneira em que o Ministério da Saúde vê a epidemia de diabetes no Brasil. Vem com a gente? Juntos podemos mais!
https://www.facebook.com/novembroazuldiabetes/


Referencias:
http://www.who.int/campaigns/world-health-day/2016/en/

http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/campanhas-publicitarias/22932-dia-mundial-da-saude

http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/39406


http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2016-04-23/falta-de-medicamentos-aumenta-o-sofrimento-de-familias-e-70-mil-pacientes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário