BOMBA DE INSULINA

Primeiros passos


Qualquer portador de diabetes tipo 1 pode fazer uso dessa terapia na hora que decidir, desde que seu medico esteja de acordo e faça a prescrição, no momento é o que existe de melhor em relação ao controle da glicemia, se você estiver disposto a pagar por ela, os preços hoje variam de 12 mil a 15 mil, tanto a Roche quanto a Medtronic dispõe de parcelamento e oferecem o teste drive de 1 mês, em que você fica com a bomba pra ter certeza que vai se adaptar a terapia, a Roche cobra por esse teste, em media 700,00 e a Medtronic não cobra caso a bomba seja solicitada ao SUS.
Mas antes de decidir pela bomba de insulina, existem alguns criterios no tratamento que seu medico com certeza vai levar em consideração, ao prescreve-la ou não.
Quem acompanha este blog, sabe do quanto foi cansativo o preparativo até que tivessemos aptos, logico que não conseguimos um ajuste perfeito, a bomba no nosso caso é exatamente por isso, a instabilidade das glicemias e o excesso de hipoglicemias.
Muito paciente não leva a serio a tabela glicemica ou tenta camuflar falhas no tratamento atraves dela, isso não é legal, não tem como o medico saber como funciona a insulina num paciente, se ele não tem anotações ou as que existem não são corretas, vai abrir um ponto de interrogação entre o tratamento e o resultado.
 É IMPORTANTE TER TODAS AS ANOTAÇÕES DAS GLICEMIAS DIARIAS, DOSES DE INSULINA, CARBOIDRATOS INGERIDOS, E QUALQUER EVENTO QUE POSSA INFLUENCIAR A GLICEMIA PARA SABER O QUANTO DE INSULINA O ORGANISMO DO DIABETICO PRECISA PARA SE MANTER CONTROLADO.
 SEM CONHECER CONTAGEM DE CARBOIDRATOS É IMPOSSIVEL O USO SEGURO DA BOMBA DE INSULINA.

Começar o uso da bomba sem essa base pode ser perigoso.
Contagem de carboidratos: o candidato a uso da terapia com bomba de insulina, deve conhecer o metodo de controle, quem vai calcular o quanto de insulina o diabetico precisa é a bomba, mas pra isso é preciso inserir a quantidade de carboidratos que vai ser ingerido, muitos diabeticos ainda estão com a alimentação em porções, a bomba de insulina não reconhece esse metodo, para ela isso simplesmente não existe. Então, se você pretende fazer uso da bomba de insulina futuramente, procure um nutricionista especialista no metodo.
Para decidir pela terapia e qual bomba usar, o paciente deve conversar muito com o medico e a equipe que ajuda no controle do diabetes, ambos devem ser muito sinceros um com o outro e caso o medico não esteja atualizado o paciente deve saber, alguns medicos estão desestimulando os pacientes por que não sabem como fazer o tratamento com ela, isso não quer dizer que o medico é incompetente, é uma terapia nova, é uma tecnologia que nem todos tem acesso, mas ele deve ser etico.
Agora, se você pretende obter a bomba atraves do SUS, não é só querer, talvez até o medico ajude, mas é necessario indicação.
Critérios de Inclusão no Programa de Sistema de Infusão.
Contínua de Insulina (SICI)  Indivíduos com DM1 em tratamento intensivo com análogos de insulina de ação prolongada e ultrarrápida, num período de pelo menos três meses, independentemente da idade, se apresentarem pelo menos um dos critérios de inclusão abaixo, podem ser incluídos no Programa de dispensação de sistema de infusão contínua de insulina (bomba de insulina):  
1. Hipoglicemias graves: pelo menos um episódio com o tratamento anterior, com perda de consciência e/ou crise convulsiva.  
2. Hipoglicemias despercebidas (disautonomia), ou seja, aquela situação clínica em que o paciente não percebe os sintomas de hipoglicemia pela ausência de resposta neuroadrenérgica.
3. Controle metabólico instável, com  oscilações glicêmicas extremas de difícil compreensão, preferencialmente confirmadas pelo sensor de glicose subcutâneo contínuo (CGMS)  
4. Início de complicações crônicas (microalbuminúria, retinopatia). 
5. Gestação em DM1 (idealmente no período da concepção). 
Se você se enquadra nesses criterios acima, você tem o direito a fazer uso da terapia custeada pelo SUS, mas sempre com a indicação do medico.
Nem o teste com a bomba é possivel sem o pedido medico, então, antes de qualquer coisa independente se vai comprar a bomba de insulina ou tentar o processo judicial para obter pelo SUS, a conversa com seu medico deve ser longa.

ANTES DE FAZER USO DA BOMBA DE INSULINA, O DIABÉTICO DEVE LEVAR O TRATAMENTO MUITO A SERIO.
Passos seguintes: PROCESSO JUDICIAL.
De posse do laudo medico, comprovante de residencia e renda e documentos pessoais, procure a Defensoria  Publica de sua cidade para dar entrada ao processo, os tribunais mais lentos demoram entorno de seis meses para dar uma decisão sobre o pedido. É um processo um pouco mais delicado do que o para obter insulina, como ja tínhamos um mandato judicial para insulina e insumos, apenas inclui o Laudo da bomba, para que o processo corra junto.
Por ser uma terapia pouco convencional e de custo muito mais superior, deve estar sempre atendo a tudo que os réus adicionam ao processo, eles usam das mais variadas justificativas para que o juiz negue o pedido, o autor da ação deve ter sempre todos os exames feitos anterior ao pedido, para apresenta-lo a justiça caso seja necessário, o principal deles é a HEMOGLOBINA GLICADA, se não tiver esse exame caso seja solicitado o Juiz pode entender que não ha comprovação de que o tratamento anterior não foi eficaz para o controle e trata-se de mera comodidade ao paciente e aí, o SUS não pode arcar com os custos. Geralmente estes exames são pedidos em 2ª e 3ª instancia.


Por ser um processo em que é necessário informações constantes para protocolar replicas em tempo hábil e com a defensoria não recebíamos informações sempre que desejamos, decidimos mudar o processo para um advogado particular e especialista em medicamentos. Ja ganhamos em 1ª Instancia. 

Lista de advogados especialistas em medicamentos por estado:

CONHECENDO A BOMBA DE INSULINA

Primeira troca de descartaveis.



Aplicador

Descartaveis ou insumos
Quick-set 6mm e reservatorios 3ml todos caixa com 10 unidades
suficientes para 30 dias.

Cateter 
Canula 6mm
Reservatorio 3ml
Protetor da canula, em caso de retirada temporaria da bomba de insulina
Tudo conectado, o reservatorio vai na bomba e a canula no corpo

18 comentários:

  1. Olá, vi seu Blog por acaso ao pesquisar sobre a bomba de insulina, que estou solicitando na Secretaria de Saúde de Goiânia, entreguei umna série de documentos solicitados, estou aguardando uma resposta, minha fiha tem DM1 há quase 3 anos, usa Lantus e Novo Rápide para os carboidratos, a médica dela prescreveu a Bomba, vamos ver no que vai dar.
    Um abraço, se eu conseguir vou postar aqui para icentivar outras pessoas a fazerem o mesmo.
    Até breve, tudo de bom para você e seu filhote!
    Rose Morais

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostaria de compartilhar sobre aquisição de bomba de insulina através dos planos de saúde.
    Qdo minha filha iniciou o uso em 2008, meu plano indeferiu a compra da bomba, acabamos arcando com os custos. Agora antes de entrar com recurso contra o Município, meu nosso advogado nos orientou a entrar antes contra o plano de saúde. Deu certo, o Juiz concedeu a liminar para q o plano custeie todo o tratamento de minha filha. Nosso plano já efetuou a compra de tudo o q pedimos na justiça, inclusive do Mine link, e descartáveis. Só dispensei a bomba pq ela já tinha. Mas estamos aguardando o ressarcimento de todos os valores gastos por nós até agora.
    É só buscar nossos direitos pessoal, estamos bem amparados pela Lei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane vc tem zap? Gostaria de conversar com vc! Tenho um filho portador da DM1 ha 10 anos! Nunca conseguimos controlá-la me ajude

      Excluir
    2. Eliane! Por gentileza gostaria ter seu contato! Pois tenho um filho portador da DM1!

      Excluir
    3. Eliane vc tem zap? Gostaria de conversar com vc! Tenho um filho portador da DM1 ha 10 anos! Nunca conseguimos controlá-la me ajude

      Excluir
  3. Olá Eliane, Gostaria de saber como foi o processo pelo plano de saúde, meu cunhado é DM1 e talvez seja uma opção para aquisição do produto. Peço sua ajuda se possível. Abraço,

    ResponderExcluir
  4. Vc conhece algum médico endocrinol. no rio de janeiro q conheça bem o tratamento com a bomba de infusão

    ResponderExcluir
  5. Pessoal que entrou com ação judicial, tem como voçes descreverem pra mim os documentos que vcs usaram e quais os tramites realizados. Tenho 24 anos e 12 de DM1 uso Lantus e Novorapid também, nao controlo direito acho mt difícil. O estado e a prefeitura me dão as insulinas, respectivamente. li sobre as bombas e achei minha salvação.
    meu email para contato: arthur.fantesia@gmail.com
    me ajudem plz

    ResponderExcluir
  6. meu nome e gidalva tenho uma filha de 12 anos ela teve diabete com um ano ela entrou em coma depois ela teve alta e ai foi um sofrimento para controla a diabetes que so dava de 300a 500 ai o medico sugeri que ela usasse uma bomba de isulina ai eu entrei com um prosesso para consegui a bomba ai consegui ela fico com a bomba por 5 anos a diabetes dela dava de 100 a 80 fico super controlada ai o juiz suspendeu a bomba e os insumos alegando que caro para o governo mi da agora a diabetes dela ta muito alta so fica entre 200 e 400 eu como mae sofro muito penso no problemas de saúde que ela pode vim a sofrer mais para frente aqui e mesmo um desabafo de uma mae

    ResponderExcluir
  7. Meu filho t diabete millitus do tipo1 e estamos com dificil controle ,uma hora baixo demais 37 hora alta 480, gostaria de saber quais oa medicos que dao o pedido da bomba de insulina paradigma 722 meditronica diz que essa mostra o resultado da glicemia de tempo tempo ,sendo assim fica facil de saber se a glicose esta baixa precisando de carboidrato ou se alta precisando de aplicar insulina. Meu plano de Saude e Bradesco Saude Top.

    ResponderExcluir
  8. Eliane eu tenho plano de saude Bradesco, e quero saber como faço pra dar entrada pra conseguir a bomba de insulina , se devo procurar qual advogado, qual medico que ddevo procurar pra pegar o pedido, que a 3 anos levo meu filho pra goiania pra consulta e comentei com a medica ela me disse quw nao me indica que e mais complicado, mas eu actedito que e menos complicado e discordo com a medica do meu filho acredito que com a bomba de insulina vou controlar melhor a glicosr do meu filho que se a bomba da o resultado do HGT, nao vou ter que faser o teste de ponta de dedo, e so olhar no aparelho e saber como esta, se tiver baixo come algo com carboidrato se alto manda a qiantidade certa de insulina ,se caso a insulina for muita, hora que aparecer no visor do aparelho o HGT ,e so colocar abaixo da lingua um ante hipoglicemico tipo mel, acuçar etc. me passa ai pelo zap algo que possa me ajudar , desde ja agradeço ,obrigada. 62 996845167 esse e meu zap me adiviona ai colegas vamos faser um grupo ou se ja tem coloca eu ai.

    ResponderExcluir
  9. MEU FILHO FOI DIAGNOSTICADO COM DM1 EM NOVEMBRO DE 2013, E FOI AQUELE SUFOCO, ELE SÓ TEM 9 ANOS E USA LANTUS E HUMALOG, MAS ESTA MUITO DIFÍCIL O CONTROLE,O MÊS PASSADO TEVE QUE FAZER UMA CIRURGIA DE EMERGENCIA DE APENDICITE TEVE QUE IR PRA UTI POR NAO CONSIGUIR CONTOLAR O DIABETES NOS ESTAMOS SOFRENDO MUITO E DEPOIS DA CIRURGIA TUDO FICOU MAIS DIFÍCIL NÃO ESTOU CONSEGUINDO O CONTROLE DA GLICOSE UMA HORA HIPERGLICEMIA OUTRA HIPOGLICEMIA E COM A CIRURGIA RECENTE ESTOU TENDO DE IR SEMPRE COM ELE PRO HOSPITAL . SOU DE CRIXAS GOIAS E GOSTARIA QUE VOCÊS ME INDICASSE UM MEDICO QUE FAZ ESSA TERAPIA COM BOMBA DE INSULINA, TENHO O PLANO DE SAÚDE BRADESCO TOP MAS AINDA NÃO ENCONTREI NENHUM MEDICO QUE ATENDE POR ESTE PLANO ,E PRA MIM CONSEGUIR A BOMBA DE INSULINA PELO PLANO DE SAÚDE TENHO QUE TER UM PEDIDO MEDICO QUE ATENDE PELO BRADESCO SAÚDE ,JÁ TENTEI EM GOIANA E NÃO ENCONTREI, ALGUÉM SABE DE ALGUM MEDICO QUE ATENDE PELO BRADESCO SAÚDE PRA ME PASSAR O NOME E ENDEREÇO PODE SER UM BRASILIA DF OU EM OUTRO ESTADO.

    ResponderExcluir
  10. preciso de um medico que faz esse tratamento com bomba de insulina que atende pelo plano bradesco saude ou sus pra me dar o pedido da bomba de insulina ,mas se for pelo plano e melhor que ouve falar que cobre da melhor que vem com sensor de glicemia e que da o resultado de 5 em 5 minutis, meu email e mossiclenecaiado@outlook.com desde ja obrigada e me respondam o mais rapido possivel meu filho teve que faser uma sirugia de emergencia de apendicite e ta dificil o controle da diabetes DM1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      O ideal é que você entre nós grupos do Facebook e tente essa indicação, temos o Bate papo diabetes, pais de diabéticos tipo 1 Brasil, Bomba de insulina.
      Mas é difícil encontrar bons endocrinologistas que aceitem plano, a maioria ou é do SUS ou cobra consulta.
      Boa sorte!

      Excluir
    2. me passa o endereço de um do sus, mais próximo do Goias, eu queria ver se tem algum que me ajude a fazer a contagem de carboidrato e me de um laudo pedindo a bomba de insulina ,que o Bradesco saúde tem que cobrir,e me ensinar a usar bomba de insulina. seu filho usa bomba de insulina?

      Excluir
    3. Centro Especializado Em Endocrinologia Diabetes E Obesidade
      Av T, 001 - N 2424 (St Bueno). 74435-010 Goiânia
      (62) 3096-7400

      Excluir
  11. Boa tarde. Sou diabético desde os 09 anos de idade. Sou receosos esse ttratamento pelos seus custos. Quanto tempo em média dura a insulina ? Qual o custo e a frequência da troca da insulina?
    Como gosto de piscina e praia, há muitos inconvenientes nesse sentido? Por favor me informem. Agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não a bomba de insulina, só usa a insulina de ação rápida. Cada reservatório tem 3ml aí vai depender do sua necessidade diária.
      Quanto a praia e piscina vc pode tirar a bom por duas horas. Com meu filho eu costumo tirar e nos intervalos corrigir, coloca a bomba por uns 10 min corrige e tira novamente.

      Excluir