sexta-feira, 18 de junho de 2010

Carboidratos e os rotulos dos produtos industrializados.

Esta semana recebi uma informação de uma amiga diabética, o nutricionista que a acompanha não ensinou ler rótulos, apenas disse que usasse produtos diets.
Nem tudo que é diet é bom no controle do Diabetes, nem tudo que é diet é light.
As vezes vemos pessoas reclamando da alimentação do diabético e achamos que é falta de adesão ao tratamento e não é, se trata de falta de informação.

"Noventa por cento dos pacientes com diabete do tipo 1 são gordos. E essa gordura concentra-se principalmente no abdômen. Por quê? Basicamente por dois motivos. O primeiro deles está na rapidez com que as células gordurosas se formam e se desfazem, levando a uma elevação dos ácidos graxos na barriga e também no fígado, que funciona como uma "garagem" para essas substâncias. O problema é que, quando o fígado está lotado de ácidos graxos, não sobra espaço para estocar a glicose. E aí esse açúcar vai para a corrente sangüínea — e em grande quantidade.
A segunda razão é a produção de citoquinas pelas mesmas células gordurosas. Elas bloqueiam a ação da insulina, principalmente nos músculos, o que provoca a retenção da glicose no sangue. Ambos os mecanismos desencadeiam o diabetes melito. É por isso que nós, médicos, dizemos que a melhor forma de evitar ou tratar essa doença é emagrecer, em especial no abdômen. "
Alfredo Halpern, médico endocrinologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, é autor do livro Dieta dos Pontos
Texto retirado do site www.saude.abril.com.br.

Por aqui se come de quase tudo, diet ou não, light ou não.
Dá um pouquinho mais de trabalho? dá, ir ao supermercado requer mais tempo, mas como ja fazia isso com alguns produtos por conta das alergias e o que requer mais esforço visual, pois a parte de conteúdo químico vem com letras minúsculas, quase invisíveis, pra mim é mais fácil, mas pra outras pessoas isso é quase missão impossível.
Com o tempo vocês vão perceber que ler rótulos se torna tão automático quanto comparar preços dos alimentos.
Todo produto já vem com a quantidade de referencia, na imagem acima (não sei qual produto peguei no google), a quantidade de referencia é 100g em média 5 pedaços.
Para quem tem balança alimentar é só pesar, para quem não sabe do que se trata a Nicole fez um post maravilhoso sobre balanças http://vai.la/QsX.
Mas se você não tem balança tem que recorrer a matemática, exemplo um produto com 300g em que a quantidade referencia é de 100g faz-se o calculo 300 divido por 100 que é igual a três, todo o produto deve ser dividido em 3 partes iguais.
Cada parte do produto contem 10,4g de carboidratos, é só isso? não, precisamos ver as gorduras cada porção tem 5,0g de gorduras totais, está bom? Não, principalmente para o diabético adulto.
Veja a quantidade de sódio, é muito alto, sódio retém liquido, causa hipertensão arterial o que não é bom para o diabético.
Meu filho consumiria este produto? Talvez, esporadicamente não é algo que se deva comer todos os dias.
Agora vou fazer a comparação entre dois produtos que tenho em casa, um diet e outro normal.
Um bolo industrializado Plusvita de baunilha e outro diet e light SuaviPan de fubá, ambos tem 250g de peso liquido.
A quantidade referencia do Plusvita é de 60g e o do Suavipan 50g
250 dividido por 50 é a conta do Suavipan que dá 5 fatias iguais e 250 dividido por 60 é a do Plusvita com 4 fatias numa conta não exata.
Cada fatia do bolo Plusvita contém 35g de carboidratos e 4,4g de gorduras totais.
Cada fatia Suavipan (diet e light) contém 19g de carboidratos e 6,0 de gorduras totais.
Como eu usaria estes produtos num lanche para o Igor?

O bolo plusvita:
1 fatia do bolo com 1 suco de fruta natural (feito da porção de fruta permitida na refeição) ou Ades (não uso diet)

O bolo Suavipan:
1fatia do bolo com 1 suco de fruta natural (feito da porção de fruta permitida na refeição) ou Ades (não uso diet)

Vem a pergunta, mas um não tem mais carboidratos que outro? porque a mesma quantidade numa refeição?

Vamos as gorduras, 1 tem mais carboidratos mas tem menos gorduras, os produtos diets não são garantias de Glicose baixa, como vimos no texto acima, elas também contribuem para o aumento da glicemia. e sem contar que o açúcar usado nos produtos industrializados em sua maioria são de absorção rápida, e a gordura eleva a glicose de maneira lenta, as vezes vemos os resultados das gorduras consumidas no dia seguinte.
6,0g de gorduras totais é o limite do Igor para produtos industrializados, evitamos ao máximo produtos com números maiores que esses e temos tido sucesso.
Na pascoa cheguei a encontrar chocolates diets com 9,8 de gorduras totais, não valiam a pena.
Para quem quer um bom controle do diabetes é indispensável a leitura dos rótulos e a comparação com o mesmo produto na versão normal.
Eu comparei o Ades e optamos pelo normal, a diferença nos carboidratos é pequena e no sabor enorme, até o Arthur(13 anos) trocou o suco de caixinha do lanche da escola pelo Ades que é muito mais saudável.
E por falar em suco de caixinha, mamães... cortem os achocolatados da lancheira dos seus filhos, não digo isso por ter um filho diabético, eles já não tomavam antes por conta da química existente nele. Experimente, leiam o rotulo e pesquisem cada um daqueles componentes da parte contém: .
Ultimamente tenho percebido mais o que as pessoas comem, carrinhos de compra me chamam a atenção no super mercado, me assusto como as pessoas se tratam, achando que o caro é o bom.
Outro dia uma família com uma menina de uns 3 anos aproximadamente me chamou a atenção, não havia um legume e nem frutas, para lanche infantil, danoninho e biscoitos recheados vitaminados, miojo de todos os sabores, muito queijo, muito pão. A família inteira estava visivelmente acima do peso incluindo a criança.
Me preocupei com essa criança.
E o que posso fazer? Nada além de escrever, escrever, escrever....

Escolhi exemplos basicos as vezes complica mais um pouquinho, por exemplo, receitas caseiras, mais isso fica para um outro post.

4 comentários:

  1. Eu nunca te falei, mas, minha mãe também sofre com um tipo de diabete. Mas, ela é adulta e sabe escolher os alimentos por ela mesma. E, você ainda tem que educar ao Igor para esta tarefa, e as letrinhas dos produtos não ajudam.

    ResponderExcluir
  2. Sara achei formidavel esse post ,uma miga tb diabtica tipo um ,falou vc nao uso creme de leite pra fazer suas sobremesas?Porque nao tem quase nada de carbs ,nao tem mesmo praticamente nada ,mais pra mim e uma tristeza horas depois ,aboli nao preciso dele nao me faz falta tanta gordura ,eu aprendoi isso evito ao maximo gordura nao uso oleo pra cozinhar ,e ler os rotulos comprar e fundamental ,com certeza o supermercado fica mais demorado ,mais temos a recompensa ne?
    bjim

    ResponderExcluir
  3. que post maravilhoso. Realmente não temos o hábito de ler rótulos não é mesmo?! Eu e o Luís passamos horas no supermercado, mas lemos todos os rótulos, assim descobrimos que os caldos de galinha, carne, tem açucar, os molhos de tomate tem açúcar, além de todos os componentes como citado no teu texto. É muito importante que leiamos os rótulos, informação é tudo!

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda estou engatinhando na leitura dos rótulos, mas sim, já aprendei que algumas coisas diets nao compensam, mas sigo a orientação da nutricionista que fomos (e já preciso voltar), de que os liquidos devem ser diets, entao suco (ades zero), gelatina e yogurt (light) usamos assim, e o bolo suavipan é o que temos comprado, mas agora só o grande. Aquele de porção individual já estava subindo mais a glicemia....e algumas coisas eu gerencio: 1 biscoito normal de sobremesa, quando a medição estava mais baixa, nada demais. Hoje ele falou que sente falta do Toddynho, mas expliquei que agora ele toma um leite melhor e mais gostoso e ele entendeu....vou aprendendo ainda mais, tks pelo post! bjos

    ResponderExcluir