domingo, 1 de maio de 2011

Preconceito ou Desinformação?



É possivel controlar!!! Mas isso exige uma dose de auto estima. requer amor pela VIDA!


Hoje acordei e me deparei com a revolta dos meus amigos diabeticos e familiares de diabeticos por conta de uma Nota criada aqui no Facebook, eu também fiquei bem revoltada, mas me atento ao fato de que a maioria das pessoas e medicos não sabem nada de diabetes, pra muitos diabetes é uma doença degenerativa e fatal, e na verdade não é, é uma doença que tem controle e com a qual o protador pode viver muito e bem.

Mirian Galdino de Paula é a autora da nota, ela começa o texto assim:


"Segundo meu Dr. Francisco Bohorguez, quando duas pessoas se conhecem mesmo que estejam apaixonados, amando loucamente, uma pergunta nao pode deixar de ser feita.
_ Tem pessoas diabetica na familia?
se a resposta for sim, o casamento dessas pessoas que se amam nao pode se realizar de forma alguma. porque nao poderao ter filhos, pois seus filhos terao diabete. se insistirem no casamento levarao para sempre a culpa da doenças dos fllhos pois os cuidados com esse filho sera dobrado."


Meu Deus! Que tipo de profissional é esse? Não vou julgar esse tal DOUTOR, até porque se trata de um trabalho para faculdade de MEDICINA, não sei qual foi a abordagem do professor, mas com certeza esta pessoa que criou a nota está muito equivocada a respeito de diabetes. Existem doenças que realmente pode ser determinada como certa antes do feto ser gerado, mas não o diabetes, principalmente o Diabetes tipo 1 que são os insulinos dependentes.E ela continua as barbaridades:


"Na escola olharam outras crianças comendo e bebendo coisas q nao poderao comer nem beber a vida dessa criança sera um inferno".

Meu filho tem diabetes tipo 1 há quase dois anos e na escola ele participa ativamente de todos os eventos, na pascoa recentemente participou da caça aos ovos como qualquer criança e comeu os ovos que encontrou, Valor da glicose quando chegou em casa? 89 mg/dl. Existe algo chamado Contagem de Carboidratos, quando aderimos ao tratamento dá a liberdade da criança comer de tudo que quiser, no caso de exceder a quantidade de carboidratos ser ingerido durante a refeição existe algo chamado insulina, por aqui usamos a caneta, nada de seringas agulhas grandes e doloridas, é algo bem discreto e indolor, não traz transtorno nenhum caso o paciente aceite o tratamento, é como usar oculos, conheço pessoas que não enxergam nada porque tem vergonha de usar oculos e não dispõe de capital para adiquirir umalente de contato ou não tem indicação para tal. Tudo vai de como o portador de diabetes se vê.


Meu filho não vê problema nenhum em aplicar insulina em publico, muito menos qualquer criança que estude com ele, pelo contrario os amiguinhos gostam de ver como ele é "CORAJOSO". Meu filho hoje tem uma alimentação mais saudavel que a maioria das crianças, meu filho jamais terá problema de obesidade, quanto as amputações e cegueira da qual a escritora relata na nota, isso é uma questão de escolha, a escolha entre aderir ou não ao tratamento.


E vão mais absurdos:
"entao VOCE podera casar com um gatinho ou uma gatinha e futuramente estar com uma pessoa gorda, cega, com uma perna so, etc."


Conheço pessoas que se casaram com gatinhos ou gatinhas e poucos meses depois do casamento tinham um parceiro(a) obesa do lado, ja soube de pessoas que se casaram com gatinhos ou gatinhas e um dia tiveram seu parceiro(a) com um perna só por conta de acidentes ou cegas por conta de multiplos fatores que não o diabetes.Finalizando a nota ela deixa uma pergunta:


"PERGUNTA:
_ Voce deixaria de casar com a pessoa que ama sabendo todos os riscos que esta correndo? alem de nao poder ter filhos que é o fruto desse amor? e se resolvem nao ter filhos esse amor sobreviveria a tdo isso?"



Eu retruco a pergunta, o que é amor pra essa pessoa? O que é viver? Viver é correr riscos.Será que ela antes de casar faria uma amnese de todas as doenças hereditarias e geneticas do parceiro? Se caso a respostas fosse positiva estaria condenada a solidão. De entrada ja seriam excluidos os homens com profissão de risco, depois os com alguem com hipertensão na familia seguido de diabetes, e ainda tem as doenças auto imunes que essa sim podem ter relação com diabetes tipo 1, e nessa lista entra hipotireoidismo, vitiligo, psoriase,etc... Ahhhh esqueci dos que a familia tem a tendencia natural a obesidade, isso é genetico. Vem os varios tipos de cancer, as alergias e a lista é vasta... Até que finalmente ela chegaria aos genes recessivos e dominantes, isso exigiria uma ampla pesquisa de DNA em laboratorio especializado, não correr risco de ter problemas de doenças no casamento é assim e talvez se ela encontrasse um parceiro disposto a se submeter a isso ela fosse a parte rejeitada... Talvez daqui ha alguns anos ela esteja diabetica, ja que se trata de uma epidemia de diabetes tipo 2.


Se alguém me perguntasse hoje se eu voltaria no tempo e não engravidaria do meu filho eu concerteza diria "NÃO" eu amo meu filho do jeito que ele é, e amor não tem medida, muito menos a vida. Tem coisa que gostariamos mas não podemos controlar, tem mães que tem filhos não diabeticos, mas que são mau carater, psicopatas, assassinos, trambiqueiros, traficantes. Vai lá e pergunta a essas mães o que escolheria se pudessem decidir entre ter os filhos que tem hoje ou ter filhos com carater, com amor no coração, com dignidade porém diabeticos. Não precisa ser mãe para saber a resposta.


Acho que a nota tem muito mais haver com a visão que a autora tem de amor e da vida do que com as sequelas do diabetes mal controlado, tem muito mais de preconceito com o imperfeito do que de conhecimento do diabetes.

Adolf Hitler também pensava assim, ele queria o ser humano perfeito, com justificativa em sua teoria aconteceu o Holocausto.

Medicina não é profissão, é talento!


Nota comentada:https://www.facebook.com/notes/mirian-galdino-de-paula/estudo-sobre-diabete-participem/218825114809729



8 comentários:

  1. Eu estou revoltada com essa nota desse ser humano desprezível. Como alguém tem coragem de escrever tanta bobagem? Obviamente ela nunca viu um diabético tampouco conviveu. E esse médico que disse isso, outro absurdo. Estou pedindo para todos meus amigos denunciarem essa preconceituosa e ignorante. Eu sou diabética tipo 1 e levo uma vida normal como qualquer outra pessoa. A diabetes não me impede de fazer nada, inclusive namorar. Nunca deixaram de ficar comigo ou namorar por eu ser dm. Denunciem também!

    ResponderExcluir
  2. Minha gente, em primeiro lugar peço desculpa por essa "SEM NOÇÃO" q escreveu uma coisa dessas... tb sou estudante de medicina na bolivia e na mesma faculdade q ela... o meu dr de bioquimica eh o mesmo q ela soh q ela N TEM NOÇÃO DO QUE ESTÁ FALANDO.... ela n sabe entender as coisas e abre a boca p falar uma porcaria dessas.... o dr apenas comentou q pessoas c diabetes q se casam, os seus filhos terão uma maior probabilidade de ser portadora da doença, + em MOMENTO ALGUM ele mencionou q NÃO SE DEVEM CASAR!... e o trabalho q ele pediu q fizessemos era p/ divulgar a diabetes e outras doenças, e concientizar as pessoas de como se tratar, como melhorar o habito alimentar e com isso ajudar no controle da doença e como ter uma melhor qualidade de vida... apenas isso! n só c a diabetes como c outras doenças tb, pois muita gente tem a doença e se desespera sem saber q há como ter uma boa qualidade de vida.

    vi alguns comentarios falando de nós estudantes de medicina na bolivia... aki como no brasil existe de todo tipo de estudante, os q vem p estudar e os q vem p queimar o dinheiro dos pais nas boates de santa cruz...
    por favor peço q n generalizem dizendo q os estudantes daki n prestam, pois existe gent q está aki p estudar e fazer as coisas certas e n merece ser posto no mesmo "balaio" q esses outros ai...
    gracias a todos! ;)

    ResponderExcluir
  3. Anderson, achei muito etico e nobre de sua parte nos esclarecer alguns pontos, com certeza não generalizamos, me sinto liberada a colocar a resposta ao mesmo publico que tanto se revoltou com a nota e sempre que quiser informações sobre a vivencia de um diabetico este espaço está aberto a você e com certeza nestes tantos outros ao lado, estamos aqui para esclarecer o que infelizmente muitos medicos, pelo menos aqui no Brasil, não sabem ou não repassam aos seus pacientes sobre o controle do Diabetes, é possivel sim controlar e viver bem, (uma piadinha) sem ficar numa perna só e melhor comendo de tudo que o mundo tem para oferecer, mas com moderação claro, como todo ser humano diabetico ou não deveria fazer.
    Obrigado pelo seu esclarecimento.

    ResponderExcluir
  4. Pois eh Sarah, como vcs eu tb fiquei indignado com tamanha falta de informação ou sei lá qual o nome q se daria a isso... pq realmente isso não é postura de um estudante de medicina, q tem a OBRIGAÇÃO de orientar da melhor forma possivel como se deve proceder uma pessoa diabética para poder ter uma melhor qualidade de vida e não ficar aterrorizando as pessoas falando tanta coisa sem fundamento. Sarah, agradeço pela oportunidade de poder defender o lado dos estudantes que realmente querem algo c a vida e participar desse debate q é tão importante hj em dia e que se trata de um tema q eh ao meu ver eh de extrema importancia por se tratar de uma doença tão comum hj em dia e cada vez mais presente no nosso dia a dia. abraço a todos!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns,você acertou em cheio. É puro preconceito!! Bem lembrado citar Hitler. De boas intenções o inferno está cheio. Pena perdermos nosso tempo com imbecis como estes. Mas não podemos nos calar.
    Abraços e obrigada pelo seu desabafo.

    ResponderExcluir
  6. Que absurdo o que essa moça postou no Facebook sobre Diabetes,puro Preconceito estou indignada com tamanha falta de conhecimento o problema dela é PRECONCEITO. Ninguém pede p/nascer doente ou adqurir em vida isso pode acontecer com qualquer pessoa.Espero que ela mude o seu pensamento em relação a Diabetes,pois todos nós podemos ser futuros diabéticos, termos parentes,amigos ou flhos diabéticos. Diga NÂO ao PRECONCEITO.Sou mãe de uma criança com DM1.

    ResponderExcluir
  7. Eu não entendo porque não houve nenhuma pergunta nem interesse sobre detalhes do tratamento que citei no texto como aplicações de insulina, CONTAGEM DE CARBOIDRATOS, a real possibilidade de não viver numa "perna só", não ficar cego, nenhum estudante se interessou por isso.
    Talvez seja uma oportunidade unica, não só na Colombia, mas no Brasil também, é fato que a maioria dos medicos desconhece o que é CONTAGEM DE CARBOIDRATOS, e em breve será a medida adotada para se evitar muitas doenças.

    ResponderExcluir
  8. Gente peço desculpas por essa demente, foi um absurdo o que ela escreveu, estudamos aqui na Bolívia que a maioria no Brasil é contra.
    Aqui entra qualquer tipo de gente mesmo confesso a vocês, mas não são todos que saem formados e quando eu fiquei sabendo do comentário eu não sabia se ria da burrice dessa pessoa ou se ficava envergonhada, conheço um casal na qual o menino tem diabetes e eles tem uma vida super normal, sem ninguém por defeito, é muito desgostoso saber que estudo com esse tipo de gente que não sabe nem mentir porque tive aula com esse Dr. e ele nunca mencionou esse absurdo não. Não levem a mal é que mandaram esse animal pra cá ao invés de um hospício.

    ResponderExcluir