sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Washington, o Coração Valente.


As vezes, me canso da mídia. Tudo que depende da educação para dar certo, não adianta aterrorizar, tentar fazer dar certo pelo medo, o medo uma hora todo mundo perde.
Lembro da primeira entrevista do Washington que assisti, foi quando ele encerraria a carreira por problemas cardíacos, ja gostei da garra dele. Quanto ao lance dele ter diabetes, passou despercebido. Diabetes pra mim era algo banal, o tratamento só deixar de comer doces.
Depois que o Igor foi diagnosticado, eu percebi que não era nada do que eu ouvia falar.
Quando a poeira baixou eu comecei a acompanhar com mais atenção os diabéticos famosos, lembro do dia em que Dado Dolabella falou da morte do pai, ele se referiu ao Diabetes como doença maldita, mas quem é Dado Dolabella para classificar o Diabetes?
Percebe-se que poucos falam da situação, só sabemos depois que falecem, talvez seja medo do preconceito não sei, mas tem este direito.
Nós, que convivemos diariamente com o controle da glicemia, conseguimos chegar bem perto da proporção do sentimento que levou o Washington a encerrar a carreira, 90 min de jogo controlando a glicemia, Não é para qualquer um, com certeza é um grande guerreiro.
Chega uma hora em que todos entram em desvantagem biológica, e ele tem alguns agravantes.
Com certeza deve ter muito diabético dizendo: "Ta vendo como o diabetes é maldito, parou o cara antes da hora."
Mas com toda certeza também tem muito diabético pensando: "Se ele fez tudo isso, eu também posso fazer algo pelos meus sonhos"
É isso aí, depende de como você olha a situação, um copo meio vazio ou copo meio cheio.
Quantos gols ele não deve ter perdido por conta de hipoglicemias? Quantos tombos numa hora decisiva?
Isso não conta, não pra nós que fazemos parte desse circulo azul. Pra mim, enquanto botafoguense, conta a superação, contam os gols, contam os titulos. No ultimo "Fla X Bot" me peguei torcendo por um gol dele, foi meio neurótico.
Mas diabetes é isso aí, disciplina na vida, tem horas de retiradas estratégicas, ninguém pode ter tudo na vida, isso serve para todos, quanto temos além de nossa necessidade, algo importante se perde em meio ao excesso.
Com certeza ele fez a opção correta, pela vida, pela familia, só é capaz de fazer essa opção quem traz grandes valores no coração, para quem tem o CORAÇÃO VALENTE.
Pensem duas vezes antes de dizer que uma criança com diabetes não tem grandes perspectivas para o futuro.
Pensem duas vezes antes de fazer de tudo pra ser visto como um coitado por ter diabetes.
Pensem duas vezes antes de dizer que o diabetes te impede de viver.
Diabetes é só um detalhe.
Em futebol tudo é questão de sorte e talento, mas capacidade física é ímpar, se comparado ao grande astro do futebol brasileiro "Ronaldo, o fenômeno" eu fico com Washington, ambos com 35 anos.
Ambos lutaram contra problemas que tirariam qualquer um do futebol, ambos venceram e retornaram, mas apenas 1 teve a coragem de dizer: "Um dia a profissão acaba e é importante ter hombridade e humildade...".
Termino este post com um trecho da entrevista coletiva:
"Um dos meus maiores orgulhos é saber que fui exemplo de vida para algumas pessoas. Que seja uma, mas que dei o exemplo. Muitos mandam mensagem e dizem que o que fiz fez com que a pessoa superasse o problema. Esse é o maior legado que levo".


Leia mais em:  globoesporte.globo.com


Para quem não sabe sobre diabetes:
Um diabetico não pode fazer esforço fisico com a glicose acima de 250mg/dl, quem toma insulina depois de um tempo de exercicio ela começa a baixar dependo de muitos fatores externos isso pode ser rapido ou não, podendo atingir niveis baixos em 30 min, quando os valores ficam abaixo de 70mg/dl podem ocorrer sintomas como confusão mental na coordenação motora, disturbios de visão e se não corrigida a tempo pode chegar a convulsão.

7 comentários:

  1. lágrimas, emocionante este depoimento, só posso desejar saúde para seu filho e para o nosso eterno CORAÇÃO VALENTE. beijos

    ResponderExcluir
  2. (escrevi pra vc lá no blog tb);Isso mesmo, Sarah. A oftalmo disse que problemas só em anos de doença, geralmente em casos descompensados mas tem que ter um acompanhamento, não tem jeito e esse padrão dela vai servir como referências futuras, mas está tudo normal, graças a Deus.
    Tenho procurado estudar bastante e o blog tem sido terapeutico para mim. Você e outras mães que conheci são exemplos, não só de conhecimento da doença, mas de superação, de manter sempre a alegria apesar dos pesares e isso tem me ajudado muito. Obrigada! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Se fosse só nos casos de diabetes. Há em todos os lados estes infelizes derrotados, que nascem e vivem dizendo:

    - Não adianta lutar! Já nasci vencido.

    Ou repetindo:

    - Isso não vai dá certo. Ó dia!

    Para equilibrar, há muitos outros que dizem:

    - Não me entrego! Morro com a faca nos dentes!

    E a vida continua! Me lembro de dois jovens: Cazuza e Lauro Corona. Um morreu logo. O outro... você sabe!

    Um cheiro carinhoso! Feliz sábado!

    ResponderExcluir
  4. Seria interessante, Sarah. A questão é que no caso da Rafa que só está tomando 4U de lantus de manhã e já tem quase 1 mês que não toma a novorapid, não sei se seria indicação para uso da bomba no momento. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga Sarah, vc foi muito feliz nesse texto. Parabéns.
    Nossos filhos já são pequenos guerreiros, certo?
    Beijos pra vc e pro Igor.
    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Gente
    Sou Jane Dullius. Tenho 50 anos, fui atleta e sou professora de educação física na Universidade de Brasília. Sou diabética desde 1971 (há 40 anos) e vivo muito bem.
    Legal seus comentários.
    Temos aqui no programa Doce Desafio muitas pessoas diabéticas com mais de 20 anos de vida doce e sem complicações. E os atletas diabéticos são muitos também.
    Não se para de fazer esportes devido a hiperglicemia, mas a um conjunto de fatores onde a hiper "pode" ser um deles, mas em geral corrigível.
    Infelizmente são realmente poucas as pessoas que entendem de exercícios físicos com diabetes e muitos mitos são mantidos e repassados e frequentemente pouco respeito se tem aos interesses e possibilidades reais de pessoas.
    Parabéns pelo site.
    Em marçco daremos um curso aqui em Brasília sobre isso. Queremos durante o curso apresentar vários atletas diabéticos e bater um papo sobre suas experiências de vida.
    Alguém quer dar sugestões?
    Doce abraço.

    ResponderExcluir