domingo, 15 de maio de 2011

Você tem medo da hipoglicemia?

Dia da Familia na escola, Igor soltando pipa.


Eu ja tive muito medo, acredito que seja natural quando temos o filho recém diagnosticado, quando ouvimos a palavra "convulsão" as pernas bambeiam, principalmente quando seu filho ja teve uma, lembro que uma vez acordei com o Igor do meu lado se debatendo, era convulsão febril, tinha uns 3 anos, não se sentia bem um anjo fez com ele fosse se deitar na minha cama, caso contrario eu não teria visto, foi horrivel, alguns segundos que pareciam horas. É traumatizante. Parei num hospital com ele de camisola e nem me dei conta disso.

Logo no começo do diagnostico de Diabetes, eu não dormia, media a glicose antes dormir, 2 horas depois, isso era por volta de meia noite e acordava as 3 horas da manhã para medir de novo, não lembro exatamente quanto tempo fiquei nesta rotina, só sei que comecei a ficar extremamente cansada e a perder a hora as 7 da manhã, e foi quando pedi a Deus que me desse força e comecei a confiar mais nos medicos e nos numeros. Hoje tenho uma noite de sono tranquila, com o tempo sabemos exatamente como serão os numeros pela manhã, o quanto de carboidratos sustenta a glicose por uma noite. As vezes ainda meço de madrugada, quando vamos a uma festa por exemplo e ele brinca muito e vai dormir com numeros normais, quando acordo do nada com o pensamento nele, e é sempre na hora certa que tudo está no limite. Eu confio em Deus e Ele não tem falhado, mas faço a minha parte exatamente como tem que ser feito, Deus existe para o improvavel, Deus interfere no improvavel, naquilo que não poderiamos evitar. Por isso acredito nEle e tenho a certeza que está conosco em todos os momentos.
Essa coisa de ter medo da Hipoglicemia também tem haver com a confiança em si mesmo e nas pessoas que estão com seu filho. O Igor hoje estuda num "campus", como o colegio é grande, a foto acima é apenas do campo de futebol, mas diferente de antes, não tenho medo de que ele tenha uma hipo no colegio, antes ele estudava num colegio muito menor mas eu vivia um eterno medo de que ele tivesse uma hipo e ninguém visse, no banheiro, sei lá, eu tinha muito medo. Nos primeiros dias dele neste novo colegio, fiquei apreensiva, muita arvore, uma criança sai da linha visão com facilidade, e se ele numa crise de hipo de afastasse do grupo? hoje não me pergunto, ja teve hipo de 40mg/dl e eles fizeram exatemente o que deveria ser feito, apenas me ligaram para confirmar os procedimentos e porque estavam preocupados ja havia se passado 20 minutos e ele ainda estava meio aereo, era a primeira vez que eles lidavam com isso e se sairam muito bem, logico que no começo eu informei ao colegio todas as possibilidades e todas as atitudes que deveriam ser tomadas. Eu confio no colegio como confio em mim. Então o controle está melhor, somos parceiros em busca do melhor para o Igor.
Muitas mães não tem essa sorte de poder confiar como eu confio hoje, são muitos fatores que levam a isso, mas uma delas você mãe de um DM1 pode amenizar, procure o colegio, fale de tudo principalmente do resultado de um mal controle a longo prazo, lembrando que nem todo mundo sabe o que é diabetes e para saber da necessidade do tratamento é necessario conhecer, ensine tudo o que foi ensinado a você, se abra para as pessoas a sua volta, as vezes a mãe daquele amiguinho do seu filho quer aprender a lidar com o diabetes em nome da amizade dos seus filhos mas não tem como chegar a você porque você acha que é a unica pessoa que pode e sabe fazer isso, por incrivel que pareça é mais facil um estranho querer aprender a aplicar insulina do que um parente, vivo isso, e sei de outras mães que também vivem essa realidade. Pessoas que conheço a pouco tempo sabem mais de como controlar o diabetes do que a familia do meu filho, se interessam mais, sentem admiração pela atitude responsavel dele com o tratamento, enquanto a familia sente pena, foge da realidade e nega terminantemente que o tratamento é o conjunto, aplicar insulina é apenas parte dele.
Sinceramente, hoje eu tenho mais medo do preconceito do que de hipoglicemia.
Ontem eu li um estudo a respeito desse medo de hipoglicemia relacionado ao diabetes tipo 2 porém isso acontece também com o tipo 1, e muito mais frequente do que se imagina.

"Na prática clínica, os médicos confirmam que se deparam com pacientes que costumam manter a glicemia mais elevada apenas para evitar a hipoglicemia. “O problema é que, com o tempo, o alto índice de açúcar no sangue pode levar a complicações degenerativas importantes da diabete”, avisa o endocrinologista Saulo Cavalcanti, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD)"

Estudo na integra: http://www.portaldiabetes.com.br/conteudocompleto.asp?IDConteudo=10001638

Pense bem, de onde vem o seu medo? O quanto você confia no seu medico? Se a dose de insulina recomendada não for aplicada o médico nunca saberá do efeito da insulina no individuo e não terá base para ajustar as doses e melhorar o tratamento, Diabetes tipo 1 precisa de ajustes constantes por isso consultas de 3 em 3 meses em alguns casos com um periodo menor de retorno.

O bom controle hoje é que vai determinar a saude de seu filho quando for apto a cuidar de si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário