DIABETES MELLITUS TIPO 1

Sintomas do Diabetes Mellitus tipo 1

 Saber identificar os sintomas faz muita diferença no atendimento de emergência. Meu filho urinava muito, tinha voltado a fazer xixi na cama e alguns dias antes da crise de cetoacidose bebeu 1 galão de 20L de água mineral.
Na madrugada que antecedeu a internação acordou vomitando e avacuando muito, não era diarréia, eram fezes bem solidas mas em grande quantidade, desidratou em menos de duas horas, no ato da internação o valor da glicose se encontrava em 580
mg/dl.
Devido a ausência de outros sintomas, só nos alertamos para o Diabetes quando ele começo a beber muita água, ele passava por momentos tensos no colégio, por um bom tempo acreditamos que fazer xixi na cama aos 7 anos era consequência do estresse.
Esses são os sintomas:

- sede excessiva
- fome excessiva (especialmente após as alimentações)
- boca seca
- náuseas e vômitos
- dor abdominal
- necessidade de urinar muitas vezes e em grandes quantidades
- perda de peso sem explicação
- cansaço e fraqueza
- visão borrada
- respiração difícil e pesada

SINAIS DE EMERGENCIA (atendimento medico imediato)
- tremores e confusão
- respiração pesada, difícil, acelerada
- mau hálito (cheiro de “maçãs podres”)
- dor abdominal intensa
- sinais de desidratação

Em caso de suspeita ou duvida, um exame de glicose em jejum não faz mal a ninguém.


O que é Diabetes Mellitus tipo 1? 

"O diabetes Tipo 1 (DM1) é uma doença auto-imune caracterizada pela destruição das células beta produtoras de insulina. Isso acontece por engano porque o organismo as identifica como corpos estranhos. A sua ação é uma resposta auto-imune. Este tipo de reação também ocorre em outras doenças, como esclerose múltipla, Lupus e doenças da tireóide.
A DM1 surge quando o organismo deixa de produzir insulina (ou produz apenas uma quantidade muito pequena.) Quando isso acontece, é preciso tomar insulina para viver e se manter saudável. As pessoas precisam de injeções diárias de insulina para regularizar o metabolismo do açúcar. Pois, sem insulina, a glicose não consegue chegar até às células, que precisam dela para queimar e transformá-la em energia. As altas taxas de glicose acumulada no sangue, com o passar do tempo, podem afetar os olhos, rins, nervos ou coração.
A maioria das pessoas com DM1 desenvolve grandes quantidades de auto-anticorpos, que circulam na corrente sanguínea algum tempo antes da doença ser diagnosticada. Os anticorpos são proteínas geradas no organismo para destruir germes ou vírus. Auto-anticorpos são anticorpos com “mau comportamento”, ou seja, eles atacam os próprios tecidos do corpo de uma pessoa. Nos casos de DM1, os auto-anticorpos podem atacar as células que a produzem.
Não se sabe ao certo por que as pessoas desenvolvem o DM1. Sabe-se que há casos em que algumas pessoas nascem com genes que as predispõem à doença. Mas outras têm os mesmos genes e não têm diabetes. Pode ser algo próprio do organismo, ou uma causa externa, como por exemplo, uma perda emocional. Ou também alguma agressão por determinados tipos de vírus como o cocsaquie. Outro dado é que, no geral, é mais freqüente em pessoas com menos de 35 anos, mas vale lembrar que ela pode surgir em qualquer idade."

Fonte:
Consultor: Dra. Claudia Pieper – Comitê Editorial do Site da SBD (Gestão 2006-2007)

Fontes: Norwood, Janet W. & Inlander, Charles B. Entendendo a Diabetes – Para educação do Paciente. Julio Louzada Publicações. São Paulo, 2000.
Diabetes de A a Z: o que você precisa saber sobre diabetes explicado de maneira simples. American Diabetes Association. JSN editora. São Paulo, 1998

-->