segunda-feira, 21 de junho de 2010

Mãe de uma criança diabetica também tem horas de lazer.

 

Ontem foi meu dia!!!
Liga Mundial de voley no Maracanãzinho, eu adoroooooooo.
No começo fiquei meio apreensiva, afinal estaria por muito tempo, muito longe de casa, mas depois pensei, não faço isso a trabalho? não faço isso por outros motivos que não o meu lazer? que mal teria em fazer algo que gosto?
Eu sempre esbarro num dilema, com quem deixar o Igor?
Eu não gosto de deixa-lo com minha mãe quando é pra me divertir, não fazia antes do diabetes e não gostaria de fazê-lo agora embora ela não goste que o deixe com mais ninguém, mas já fica com ele quando eu dou aulas pela manhã e a noite, é demais fazer isso no final de semana.
O papai assumiu o compromisso, as 16:30 estava em casa, prevendo que tal atitude já estava vinculada a um plano B, liguei para mãe dele avisando que estava saindo  e que se por acaso alguém deixasse o Igor por lá, em casa estava tudo pronto para o jantar que deveria acontecer as 19:00 e as 22:00 ele deveria fazer a ceia e dormir, com o dextro eu não preciso me preocupar o Igor  tem autonomia nos horários e sabe quando me ligar, mas infelizmente não tem autonomia pra preparar um prato, esquentar um copo de leite. As tentativas de criticas não me atingem mais, hoje eu ajo assim: quer me ajudar? Será bem vindo, quer me atrapalhar? Sai do meu caminho senão eu atropelo.
O jogo foi maravilhoso, fui com três amigas, esqueci que tinha filhos. Sem culpa. Opsss.
Até as 19:00 o Igor ficou na casa da avo paterna, veio pra casa jantar, e como avó materna é mãe duas vezes, veio ver se as coisas estavam correndo bem com o jantar do Igor, ela sempre faz isso quando sabe que não estou em casa, as vezes quando estou também.
Bom, papai aproveitou e passou a bola pra ela.
Eu queria entender o que passa na cabeça de certos homens, não, não quero entender, é demais pra minha intolerância.
Quando eles ligam dizendo que está tudo bem, não está tudo bem. Algo não está como você espera que esteja.
Fiquei muito irritada por saber que minha mãe estava com o Igor, ainda bem que descobri depois do jogo e  voltando pra casa.

Mas o que importa é que foram horas maravilhosas, gritei pelo jogo, por mim, soltei a garganta.
Depois fomos para uma sessão colesterol...
Eu, Débora a desaparecida que apareceu, Wanessa a cumadre em dose dupla e Raquel a que trabalha há anos com a Novonordisk e eu não sabia, volta e meia ela nos presenteia.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Carboidratos e os rotulos dos produtos industrializados.

Esta semana recebi uma informação de uma amiga diabética, o nutricionista que a acompanha não ensinou ler rótulos, apenas disse que usasse produtos diets.
Nem tudo que é diet é bom no controle do Diabetes, nem tudo que é diet é light.
As vezes vemos pessoas reclamando da alimentação do diabético e achamos que é falta de adesão ao tratamento e não é, se trata de falta de informação.

"Noventa por cento dos pacientes com diabete do tipo 1 são gordos. E essa gordura concentra-se principalmente no abdômen. Por quê? Basicamente por dois motivos. O primeiro deles está na rapidez com que as células gordurosas se formam e se desfazem, levando a uma elevação dos ácidos graxos na barriga e também no fígado, que funciona como uma "garagem" para essas substâncias. O problema é que, quando o fígado está lotado de ácidos graxos, não sobra espaço para estocar a glicose. E aí esse açúcar vai para a corrente sangüínea — e em grande quantidade.
A segunda razão é a produção de citoquinas pelas mesmas células gordurosas. Elas bloqueiam a ação da insulina, principalmente nos músculos, o que provoca a retenção da glicose no sangue. Ambos os mecanismos desencadeiam o diabetes melito. É por isso que nós, médicos, dizemos que a melhor forma de evitar ou tratar essa doença é emagrecer, em especial no abdômen. "
Alfredo Halpern, médico endocrinologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, é autor do livro Dieta dos Pontos
Texto retirado do site www.saude.abril.com.br.

Por aqui se come de quase tudo, diet ou não, light ou não.
Dá um pouquinho mais de trabalho? dá, ir ao supermercado requer mais tempo, mas como ja fazia isso com alguns produtos por conta das alergias e o que requer mais esforço visual, pois a parte de conteúdo químico vem com letras minúsculas, quase invisíveis, pra mim é mais fácil, mas pra outras pessoas isso é quase missão impossível.
Com o tempo vocês vão perceber que ler rótulos se torna tão automático quanto comparar preços dos alimentos.
Todo produto já vem com a quantidade de referencia, na imagem acima (não sei qual produto peguei no google), a quantidade de referencia é 100g em média 5 pedaços.
Para quem tem balança alimentar é só pesar, para quem não sabe do que se trata a Nicole fez um post maravilhoso sobre balanças http://vai.la/QsX.
Mas se você não tem balança tem que recorrer a matemática, exemplo um produto com 300g em que a quantidade referencia é de 100g faz-se o calculo 300 divido por 100 que é igual a três, todo o produto deve ser dividido em 3 partes iguais.
Cada parte do produto contem 10,4g de carboidratos, é só isso? não, precisamos ver as gorduras cada porção tem 5,0g de gorduras totais, está bom? Não, principalmente para o diabético adulto.
Veja a quantidade de sódio, é muito alto, sódio retém liquido, causa hipertensão arterial o que não é bom para o diabético.
Meu filho consumiria este produto? Talvez, esporadicamente não é algo que se deva comer todos os dias.
Agora vou fazer a comparação entre dois produtos que tenho em casa, um diet e outro normal.
Um bolo industrializado Plusvita de baunilha e outro diet e light SuaviPan de fubá, ambos tem 250g de peso liquido.
A quantidade referencia do Plusvita é de 60g e o do Suavipan 50g
250 dividido por 50 é a conta do Suavipan que dá 5 fatias iguais e 250 dividido por 60 é a do Plusvita com 4 fatias numa conta não exata.
Cada fatia do bolo Plusvita contém 35g de carboidratos e 4,4g de gorduras totais.
Cada fatia Suavipan (diet e light) contém 19g de carboidratos e 6,0 de gorduras totais.
Como eu usaria estes produtos num lanche para o Igor?

O bolo plusvita:
1 fatia do bolo com 1 suco de fruta natural (feito da porção de fruta permitida na refeição) ou Ades (não uso diet)

O bolo Suavipan:
1fatia do bolo com 1 suco de fruta natural (feito da porção de fruta permitida na refeição) ou Ades (não uso diet)

Vem a pergunta, mas um não tem mais carboidratos que outro? porque a mesma quantidade numa refeição?

Vamos as gorduras, 1 tem mais carboidratos mas tem menos gorduras, os produtos diets não são garantias de Glicose baixa, como vimos no texto acima, elas também contribuem para o aumento da glicemia. e sem contar que o açúcar usado nos produtos industrializados em sua maioria são de absorção rápida, e a gordura eleva a glicose de maneira lenta, as vezes vemos os resultados das gorduras consumidas no dia seguinte.
6,0g de gorduras totais é o limite do Igor para produtos industrializados, evitamos ao máximo produtos com números maiores que esses e temos tido sucesso.
Na pascoa cheguei a encontrar chocolates diets com 9,8 de gorduras totais, não valiam a pena.
Para quem quer um bom controle do diabetes é indispensável a leitura dos rótulos e a comparação com o mesmo produto na versão normal.
Eu comparei o Ades e optamos pelo normal, a diferença nos carboidratos é pequena e no sabor enorme, até o Arthur(13 anos) trocou o suco de caixinha do lanche da escola pelo Ades que é muito mais saudável.
E por falar em suco de caixinha, mamães... cortem os achocolatados da lancheira dos seus filhos, não digo isso por ter um filho diabético, eles já não tomavam antes por conta da química existente nele. Experimente, leiam o rotulo e pesquisem cada um daqueles componentes da parte contém: .
Ultimamente tenho percebido mais o que as pessoas comem, carrinhos de compra me chamam a atenção no super mercado, me assusto como as pessoas se tratam, achando que o caro é o bom.
Outro dia uma família com uma menina de uns 3 anos aproximadamente me chamou a atenção, não havia um legume e nem frutas, para lanche infantil, danoninho e biscoitos recheados vitaminados, miojo de todos os sabores, muito queijo, muito pão. A família inteira estava visivelmente acima do peso incluindo a criança.
Me preocupei com essa criança.
E o que posso fazer? Nada além de escrever, escrever, escrever....

Escolhi exemplos basicos as vezes complica mais um pouquinho, por exemplo, receitas caseiras, mais isso fica para um outro post.

domingo, 13 de junho de 2010

Apoio a Fabiana e seu filho Matheus(DM1)

Meninas e mamães,
Recebi esse comentário e achei melhor coloca-los para todas, foi um comentário em meu primeiro post neste blog:
"Olá Chamo-me Fabiana e tenho meu filho Matheus que sofre muito com diabetes tipo 1. No entanto, não tenho problemas com a hipo e sim com a hiper , na maioria das vezes o aparelho nem consegue ler o destro, pois a diabetes está alta demais, preciso muito de ajuda e gostaria de saber com faço para trocar informações com outras mães..Por favor, mande-me um e-mail auxiliando-me: profabi@bol.com.br "
Em outro comentário:
"Novamente Fabiana e seu filho Matheus de 10 anos...Mães ou pessoas que sofrem como nós com os sintomas da diabetes nos ajude, pois nossa luta é difícil demais, li vários depoimentos e chorei muito, pois passo isso todos os dias, O Matheus chora e também me pergunta o que fez para ter diabetes...No dia do Natal ele pediu um só presente que DEUS o curasse da diabetes...Ele acorda em jejum com 400 a 450 o destro me auxiliem por favor estou deseperada e preciso de muito auxilio e troca de informações com outras mães...Meu e-mail é profabi@bol.com.br..Mandem-me resposta.."

O que eu, autora deste blog tenho a te dizer agora é "calma!", sei que parece impossivel ter calma, mas não é. Você precisa estar calma pra entender o que está dando errado.
Ninguém tem culpa do diabetes do Matheus e não tem cura, É FATO!
É possível controlar o Diabetes, É FATO!
Acredito que alguma coisa está dificultando o controle do Matheus, mas antes precisamos de informações do tipo, ele está fazendo acompanhamento medico? Há quanto tempo ele é diabético? Ele faz contagem de carboidratos? Ele come escondido? Ele pratica exercícios físicos? Quantas vezes por dia ele toma insulina?
Em que lugar do Brasil você mora?
Fabiana, gostaria muito de estar agora ao seu lado conversando, seria bem mais fácil, até por que tenho que ser bem responsável no que escrevo e nas informações que passo, sei como deve estar sendo difícil pra você.
Tenha certeza, você não está sozinha!!!

Domingo, 13/06
Ela respondeu em outro post como solicitado neste:
"Olá...Respondendo com todo o carinho as perguntas...Descobri a diabetes do Matheus há dois anos...Ele perdeu 10 quilos em uma semana começou a fazer xixi na cama e beber muita água, levei-o ao médico e todos diziam que era virose e aplicavam soro glicosado em sua veia, mas os sintomas aumentavam...Certa vez meu coração ficou muito apertado e sufocado com a situação, pois nada dava resultado a tal "virose" diagnosticada pelos médicos...Procurei um hospital em Santos, pois moramos em Praia Grande e meu marido disse que se não descobrissem o que o Matheus tinha iria processá-los, pois mais uma vez diziam que era virose...Depois dessa fala do meu marido o Matheus foi encaminhado para o m-edico responsável pela pediatria e que imediatamente mandou medir o destro do Matheus e resultado quase 700 ...Meu mundo caiu caiu ele pediu imediatamente a internação do Matheus, na qual ficamos no hospital durante 1 mês...
Viemos para casa e a luta começou, eu não dormia de medo da diabetes subir ou descer e não consegui salvar meu filho....E assim estamos até hoje, em relação ao acompanhamento ele vai todo mês a endocrino e ela só aumenta a dose de insulina...Hoje ele tomo insulina 3 vezes ao dia (NPH) fora a Novo rapid quando tem hiper...e difícil ter hipo...Em relação a comida, ele come escondido sim...Procuro ficar de olho,mas torna-se impossível, pois trabalho o dia todo...
Hoje é um dia que mweu coração parece que vai explodir...Peço que rezem por mim e principalmente pelo Matheus e nos ajudem ou indiquem um outro médico em algum outro lugar ou clínicas´exclusivas em diabetes, pois aqui na baixada deixam a desejar...
Fiquem com DEUS e abraços a todos...Meu e-mail..profabi@bol.com.br"




Sobre eu, meu filho e o diabetes
Hoje um amiguinho do Igor está aqui, pra dormir, há muito tempo não faziam isso, como não dá mais pra responsabilizar outras pessoas pelos cuidados, os amiguinhos vem para cá.
Ele me disse, enquanto eu dirigia (as lágrimas embaçaram a visão, quase bati):
- Quando eu crescer vou ser medico, depois cientista, eu vou descobrir a cura do diabetes porque não quero que meu amigo seja diabético até ficar velhinho.
Alguém duvida?

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Refeições e Lanches rápidos

Tem dias que é uma correria, não dá pra caprichar muito na cozinha, mas a contagem de carboidratos não pode faltar.
Eu não gosto de deixar uma refeição que seja sem legumes e verduras, logo é refletido na glicemia.

Vou dar uma dicas do que faço nesses dias corridos:

Almoço:
Macarrão com filet mignon, cenoura e brocolis.

Geralmente trocamos 1 porção de macarrão por 1 de feijão ou arroz, mas nesse dia estava sem feijão e arroz prontos e morrendo de pressa.
Foram duas porções de macarrão - 30g cho- 
1 colher de sopa de cenoura cortada em tirinhas bem fininhas pra cozinhar rapido
1 colher de sopa de brocolis bem picadinho refogado.
100g de filet mignon cortado em cubinhos e grelhado.
Fiz um refogado de alho e azeite, misturei tudo como se fosse um Yakissoba.

Arroz colorido, salmão e feijão:

Como disse antes não gosto de passar uma refeição sem legumes.
Tinha em casa feijão e arroz prontos.
Salmão e outras carnes eu costumo congelar divido em porções, não é por causa do diabetes, é por que fica bem mais facil administrar a quantidade certa por refeição.
O salmão não precisa estar totalmente descongelado pra grelhar, por isso em dias muitos corridos é ele, neste dia chegamos em casa na hora da refeição, o Igor ja estava com a glicose no limite para hipo. 
Ralei cenoura, beterraba e piquei tomates (uso tomate cereja, são mais saborosos), aqueci o arroz e misturei com ele ainda quente.
Refeição completa.


Guloseimas e lanches:



Para o lanche da escola, dá pra variar bastante, essas barrinhas de cereais são otimas.
A vantagen de ter essas guloseimas sempre a mão, exceto os cookies, um pacotinho sempre varia entre 16 e 21g CHO, então você tem uma cota na contagem de carboidratos.
Sempre levamos em conta os valores de gorduras totais, alguns produtos diets não compensam pela quantidade de gordura.
Dê sempre a preferencia para os produtos integrais.