sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Diabetes e Tuberculose: Uma ameaça crescente.

Autor do texto original: Dra. Susan Fisher-Hoch é professora do Departamento de Epidemiologia da Universidade do Texas Houston Escola de Saúde Pública, em Brownsville, Texas. Ela também faz parte do conselho de Stop TB(Tuberculose) EUA .

131220023501-tuberculosis-tb-story-top.jpg
Taxas de diabetes elevadas podem vir a aumentar o número de casos de tuberculose, diz médica.

DESTAQUES NA HISTÓRIA
  • Cerca de 9.600 casos de tuberculose foram notificados nos EUA em 2013
  • Diabetes afeta o sistema imunológico e pode deixar uma pessoa vulnerável à tuberculose
  • O aumento dos casos de diabetes é preocupante, especialmente para a tuberculose, diz médica

(CNN) - Trabalhar com saúde pública por 14 anos em Brownsville, Texas, em uma região de fronteira com más condições de saúde, me ensinou muito sobre como ameaças de doenças podem ter um impulso a partir de uma fonte insuspeita.

Para a tuberculose, esta fonte insuspeita é agora diabetes.

A tuberculose é globalmente comum, mas erroneamente pensado como algo que não afeta os Estados Unidos. É, uma infecção bacteriana por via aérea, facilmente espalhada pela tosse, e pode ser fatal.

Muitas vezes, permanece dormente no corpo por muitos anos, e a maior parte dos 11 milhões de pessoas nos Estados Unidos que têm a infecção não são conscientes disso. A única vacina tem uma eficácia limitada e não é dada, nos Estados Unidos.

TB continua a ter um impacto sério nos Estados Unidos, com cerca de 9.600 casos, em 2013, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças. Não é só uma questão na fronteira dos EUA com o México, ao contrário, ela é encontrada em todos os estados, com um impacto particular na Flórida, Texas, Califórnia e Nova York. Variedades resistentes aos medicamentos representam uma ameaça alarmante desde o tratamento exigido que é demorado e muitas vezes tóxicos.

Hoje, o maior risco para a tuberculose não é HIV/AIDS, o que levou a uma onda de casos no final de 1980, mas diabetes. Diabetes afeta o sistema imunológico e deixa uma pessoa que tenha sido exposta a TB(Tuberculose) muito mais propensa a desenvolver a doença ativa.

Isto é precisamente o que vimos quando começamos a investigar TB(Tuberculose) em comunidades na fronteira com o México. O alarme se espalhou para a Califórnia e noroeste do Pacífico, onde 20% a 30% dos casos de TB pode ser atribuída a diabetes. Especialistas em tuberculose na Flórida também estão preocupados com este fenômeno.

É este o radar dos profissionais de saúde que tratam de pacientes com diabetes nos Estados Unidos? Infelizmente, poucos estão cientes do risco de TB(Tuberculose) ou estão procurando por ele.

Eles também não sabem que o curso da tuberculose é frequentemente mais grave em pacientes com diabetes, que não toleram bem medicamentos contra a doença. Pacientes com diabetes muitas vezes têm dificuldade em completar o tratamento, levam mais tempo para ser curados e são mais propensos à recaída, podem desenvolver a tuberculose resistente a medicamentos e até morrer.

Médicos TB no Texas estão cientes do problema. Um deles me contou sobre uma mulher com diabetes em seus 30 anos. Quando exposta à tuberculose, ela rapidamente desenvolveu a doença ativa. Apesar dos melhores esforços da equipe médica, ela não foi capaz de absorver a medicação TB devido a náuseas e vômitos.

Como resultado, a tuberculose  tornou se resistente a medicamentos, e ela teve que passar por um tratamento rigoroso de 2 anos. Cinco de seus filhos também foram infectados, e dois tiveram que ser tratados para a doença ativa. Ela foi curada e sobreviveram, mas isto nem sempre é o caso.

As dimensões do problema são verdadeiramente surpreendentes. A diabetes é uma epidemia global explodindo, muito maior do que o HIV/AIDS. Na Índia, a diabetes quase dobrou o número de casos de TB(Tuberculose) .

Hoje, 26 milhões das 382 milhões de pessoas com diabetes vivem nos Estados Unidos. Em 2035, quase 600 milhões de pessoas no mundo terão diabetes, e até 2050, um terço de todos os americanos, de acordo com a Federação Internacional da Diabetes e do CDC. Ignorar esta nova ameaça pode resultar em uma reversão do declínio da TB(Tuberculose) experimentado nos últimos anos.

Então o que precisamos fazer?

Devemos educar os profissionais de saúde, pacientes e comunidades. Todos os pacientes com TB devem ser rastreados para diabetes. Diabéticos, cuidadores e seus pacientes precisam estar cientes do risco de TB, e os pessoas nascidas ou que viajam para bairros ou países onde a tuberculose é comum devem ser rastreados. Se TB é encontrado, estas pessoas necessitam de tratamento, juntamente com o apoio de que precisa para passar os muitos meses de medicação diária.

Precisamos também de um forte investimento em pesquisas e desenvolvimento de vacinas contra a tuberculose, com métodos de diagnóstico rápidos e de baixo custo, tanto para TB e diabetes, de ação rápida, facilitando  o uso medicação TB(Tuberculose).

A pesquisa depende em grande parte de financiamentos do governo, a indústria farmacêutica mostra pouco interesse em TB(Tuberculose). Congressos não tem feito da TB(Tuberculose) uma prioridade, apesar do risco crescente para o público em geral.

Nós todos sabemos de alguém com diabetes. Diabetes pode reverter as conquistas de várias décadas no controle da TB(Tuberculose), mas, se combinarmos a boa ciência, financiamento adequado e, acima de tudo, vontade política, podemos chegar à frente desta crise que se aproxima.

Respondemos lentamente à ameaça AIDS/TB no ano de 1980. Precisamos reagir mais rapidamente à ameaça diabetes/TB hoje.


Fonte: CNN - mar/2014

Tradução: Silvia Onofre

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Em 5 anos Convivendo com o Diabetes, Eu Aprendi...

Eu aprendi...
...Que ignorar os riscos não vai evita-los.
...Que quando você planeja ter um filho acha que pode dar a ele um mundo perfeito, mas ao contrário disso a vida nos reserva surpresas.
...É preciso muito amor e cuidado para que o tempo não abra feridas.
...Que nada mais será igual, apesar da rotina, cada dia é diferente do outro.
...Que o tratamento do diabetes as vezes é cansativo, e que se hoje as coisas não vão bem, amanhã levantamos e recomeçamos.
...Que sem o controle necessário a contagem regressiva é disparada e contra nós. 
...Que o medo da hipoglicemia não pode me impedir de garantir um bom controle, é preciso aprender a lidar com ela.
...Que eu não posso fazer nada em relação ao diagnostico, mas posso fazer em relação a qualidade de vida do meu filho e o controle de diabetes.
...Que eu posso ter toda a tecnologia que facilite o controle, mas se eu não aceitar e ser agradecida todos os dias por ela existir, poderei perder muitos momentos felizes pelo caminho.
...Que eu não posso esperar pela cura e viver pensando nela pode me desviar do caminho que tenho a seguir.
... Que existe uma diferença em aceitar a condição de diabético e apenas seguir uma rotina por obrigação.
...Que não importa o quanto você esteja com medo do futuro, você tem que viver um dia de cada vez.
... Não importa o quanto você quer proteger o seu filho das picadas de agulhas, elas são a maior prova de amor porque injetam vida todos os dias.
...Que eu posso fazer o impossível, dar o melhor de mim pelo controle do Diabetes, mas não poderei controlar a condição de ser humano do meu filho.
... Que seu filho vai sentir em relação ao diabetes exatamente o que você que sente, se você odeia, ele vai odiar. Se você é revoltada, ele também será. Se você o protege demais, ele nunca vai aprender a lidar com a doença que o acompanhará o resto da vida.
... Que com o tempo, nos acostumamos com a rotina do controle e tudo acontece naturalmente.
... Que insulina é a melhor descoberta e glicosímetro a melhor invenção do mundo.

... Que todos os dias devo agradecer por mais um dia, porque diabetes é um detalhe, e não o todo de nossa vida.