quinta-feira, 21 de maio de 2015

NUTRICIONISTA - PORQUE É IMPORTANTE NO CONTROLE DO DIABETES!




São quase 6 anos convivendo com o diabetes, neste período aconteceram altos e baixos, mas nunca um descontrole como tem acontecido nos últimos meses, chegamos a uma glicada de 9,2%, foi um enorme susto. Ajusta as doses de insulina e apenas uma melhora bem tímida, sem contar aquele comportamento típico da idade, comer fora de hora, beliscar o lanche do amigo entre outras coisas.
A Erika é nossa nutricionista desde o diagnostico, mas fazia muito tempo que não íamos ao consultório dela, na realidade estávamos nos virando com o que sabíamos sobre contagem de carboidratos, mas aí acendeu a luz amarela, sobrepeso e um leve aumento do colesterol ruim e uma queda do colesterol bom, mesmo ainda dentro dos valores normais isso não é um bom sinal, vi que era hora de arrumar a casa, avaliar toda a dieta (ERRADA), como diz o endocrino do Igor, não é o perfil dele glicada acima de 7% e sobrepeso.

Infelizmente, com um tempo vamos criando vícios alimentares, começamos uma vez por semana, depois dia sim dia não, e quando percebemos, estamos até com a glicemia sob controle, mas a parte nutricional está muito a desejar. Foi o que aconteceu conosco, apesar da contagem de CHO o quadro não estava nada bom.
Começamos uma dieta do zero, muita coisa para colocar em ordem, sim, vamos banir alguns alimentos, não porque faz mal a quem tem diabetes, mas porque não são saudáveis e não contém nada além de carboidratos e gordura. A Érika foi bem firme com o Igor, la no fundinho doeu, me tirou da zona de conforto, mas aos 13 anos é hora dele começar a assumir responsabilidades, daqui a um tempo não estarei mais presente as consultas, e como será se ele não souber lidar com a realidade dele junto com o médico? Essa dor que sentimos ao ver os profissionais de saúde sendo mais firmes com nossos filhos, é uma dor necessária, não cuidaremos dos nossos filhos pra sempre, uma hora ou outra eles assumirão o proprio tratamento, querendo ou não, são eles que farão as próprias escolhas.
As vezes achamos que sabemos tudo, que nosso conhecimento basta, mas não, precisamos de um profissional de nutrição sempre presente, é alguém tão importante quanto o endocrinologista.
Depois de 2 semanas após as consultas, é possível ver que melhoras aconteceram, até mesmo no comportamento tipico da idade que é comer fora de hora. Uma coisa é a chata da mãe falando que não pode, outra coisa é ele sentar com a nutricionista e conversar sobre escolhas e consequências, ela é a profissional, a mãe é a chata, rsrsrsrs, sim, nós somos muito chatas e devemos considerar isso.
Hoje meu filho sabe mais sobre a importância dos produtos integrais, das verduras e etc... que não é so pelo controle da glicemia, é por uma vida mais saudável, mais nutritiva.
Eu percebi que o controle do diabetes é como um circulo, e em algumas vezes precisamos voltar ao zero, como se o diagnostico estivesse acabado de acontecer e descobri que isso renova as energias, porque é desgastante demais tentar concertar o que esta errado.
E assim, estamos começando uma nova etapa, e esta é a caminho da liberdade do Igor, que ele aprenda a fazer boas escolhas, que ele aprenda a importância da autonomia, as vezes dói, como mãe eu não queria que ele soubesse tanto sobre as coisas ruins que podem acontecer devido a falta de controle, mas como mãe também entendo que se ele não souber das consequências ele poderá crescer se mantendo nas escolhas não tão boas.
Sei que muitas mães estão passando por este momento, o conselho que deixo é: "Deixem o profissional de saúde agir, deixem que doa, faz parte do crescimento".