sábado, 13 de fevereiro de 2010

Ser mãe de uma criança diabetica.

 Ser mãe de uma criança diabetica é uma provação constante, todos os nossos sentimentos e emoções são provados diariamente.
Não temos nenhuma garantia de cura, então sabemos que tudo o que passamos até aqui, se repetirá.
Vivemos uma tensão diaria, ora hiperglicemia, ora hipoglicemia.
A cada teste de glicemia, o coração bate mais forte, as vezes ele se acalma, em outras ele dispara.
Temos reagir sempre, não sabemos a que horas da noite teremos que acordar para uma emergencia.
É tensão 24 horas do dia.
Em certas ocasiões temos que esconder nossos filhos diabéticos para protege-los do preconceito.
O horario de recreação deles é tenso pra nós, que ficamos atentas aos sinais de hipoglicemia.
Nosso horario de recreação??? Não existe. Quando temos um tempinho entre uma refeição e outra, queremos descansar.
A maioria das mães recebe o diagnostico apos ou durante uma separação dificil, mas temos que reagir.
O mundo não cobra dos pais os cuidados com um filho diabético, cobra da mãe, se algo dá errado, sempre a culpada é a mãe.
Algumas das que mantiveram seus casamentos, durou pouco, é dificil dar atenção especial a um relacionamento e cuidar de um filho diabético, poucos homens se envolvem nos cuidados com um filho, ou pelo menos entendem.
Quando nossos filhos não estão por perto, não tiramos o olho do telefone, se ele toca o coração aperta, se ele não toca, ligamos pra saber porque ele não toca.
Quando saimos e temos que fazer um refeição em lugar publico, todos nos olham como se estivessemos aplicando heroina em nossos filhos.
Desejamos reestruturar nossa vida, desejamos um dia sem preocupações, desejamos esquecer tudo por um dia, apenas por dia... Mas não dá.
Queremos sofrer apenas pelos nossos problemas, queremos ter esperança, queremos lutar pela cura, mas ela simplismente não existe.
Pensamos em alimentação, carboidratos, insulina, glicose e infecções oportunistas todos os dias, e pensaremos enquanto vivermos, mesmo depois deles serem responsaveis pelo proprio tratamento, mãe é mãe.
Mãe de uma criança diabética, não consegue pensar no futuro sem sentir medo.
O coração sangra todos os dias, em silencio...
A mãe de uma criança diabética entra em sintonia com Deus, implora por milagre todos os dias...
Mas não sei porque, Ele não nos ouve...
Tudo o que eu queria hoje, é a nossa liberdade de volta.
Queria acordar desse pesadelo!!!
Não estou suportando tanta limitação!!!
Não aguento mais dizer ao meu filho que ele tem que parar de brincar porque a glicose está baixa!!!
Não aguento mais acordar meu filho pra aplicar insulina!!!
Não aguento mais ir dormir com medo de não ouvir meu filho precisar de mim no meio da madrugada!!!
Não aguento mais esse mundo mediocre onde as pessoas só pensam em si mesmo!!!
Não aguento mais as pessoas dizendo que sou forte!!!
Sou forte porra nenhuma!!!
Eu tenho que parecer forte!!!

"Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".


15 comentários:

  1. Olá..
    Entre nesse site
    www.meujeitonanodeviveravida.com.br

    Faça um vídeo, mande pra eles.

    Eles te mandam um kit do glicosimetro novo da roche.

    Beijo
    eles estão no twitter, orkut, facebook, procure por jeitonano

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas, todas as suas palavras. E por mais que a gente explique, só entende quem é mãe de criança diabética mesmo.

    Mas a aflição diminui com o tempo. Você vai achando alternativas, negociando. Pq parar de brincar? Pq não fazer um lanche, corrigir a hipo e seguir brincando?

    Eu odeio acordar minha filha pra tomar insulina tb. É terrivel. MAs eu chego de mansinho, faço um carinho, aviso que é a insulina ela deixa eu aplicar e ela volta a dormir. às vezes até esquece que tomou...

    Com o tempo vc vai achando uma maneira mais.. 'fácil', menos aflitiva, de lidar com a rotina.... e a preocupação realmente não vai passar... mas vai amenizar.

    Acho que nosso trabalho agora tem que ser árduo mesmo. Temos que aproveitar a pouca idade pra plantar todas as sementinhas boas que pudermos, pra qdo eles crescerem e forem viver suas vidas, levarem a rotina e os cuidados a sério...

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Nicole,
    Na hora da brincadeira, os sintomas da hipo aparacem justamentamente quando ele está mais animado, mesmo que volte, ja foi um banho de agua fria...

    ResponderExcluir
  4. Minha filha não tem mais sintomas. E isso assusta ainda mais. Ás vezes ela tá com 40 e se não é o 'instinto' me pedir pra medir..... passa batido.

    ResponderExcluir
  5. É tudo isso...sinto o mesmo, há dias que me sinto esgotada de força....

    Fique o melhor que puder miga....

    ResponderExcluir
  6. Sou diabética há quase 25 anos e posso saber o quão difícil deve ser para pais e mães de crianças diabéticas. Fiquei com 15 então já sabia o que fazer...e o que não fazer. Mas criança não...são tão leves...Tenho dois filhos: um com 5 e outra com 11 e até o momento nenhum apresentou a doença. Tento controlar o excesso de açúcar na alimentação. Nada doentio. Estou aqui para dar minha mais profunda solidariedade pois quando dói nos nossos pequenos, dói mais do que na gente. Mas precisamos fazer uma corrente de apoio para que não nos cansemos NUNCA! Porque eles precisam e cada diabético precisa de muita energia e força para continuar! Beijos no seu coração.

    ResponderExcluir
  7. Fiquei muito emocionada com as suas palavras, parecia que sairam de mim,meu filho foi diagnosticado a 4 meses no começo entrei em desespero,nao dormia ,nao me alimentava,me levantava da cama fazendo vomitos de nervoso e preocupaçao,mas perto dele eu fingia que nada estava acontecendo,ele tem 10 anos e ate entao aceita bem as limitaçoes,ele faz futsal,nunca passou mal de hipo (graças a deus)sempre faz um lanche antes das atividades fisicas e antes de dormir,esta com a glicose controlada´,tem consciencia do que pode e deve comer e os horarios,agradeço a DEUS todos os dias por mais um dia tranquilo...(ler salmo 91) um forte abraço .

    ResponderExcluir
  8. Olha só, vc é forte sim, kkkk, Deus não nos da nada que não possamos suportar, sei que as vezes é complicado, vc sabe minha luta diária, eu moro sozinho, então complica um pouco, como moro longe de minha família, qd passo um tempo lá, as vezes tem gente que acha que meus horários de aplicação, refeição são frescura, drama, cmo vc mesma disse, PORRA nenhuma, kkkk, só sabe quem passa.
    Deus te ajude, e to rezando para que seu filho tenha uma notícia boa.

    Bjos

    Athayde Leite
    www.diabeticoluta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Meu filho João Pedro de 5 anos foi diagnasticado DM1 em jan de 2009. Tem dias que sou a mãe mais forte e esperançosa do mundo. Tem dias que acho que não vou aguentar. As "hipo" me assustam. Mas como não posso mudar o caminho, tenho procurado encontrar o melhor jeito de viver a vida. Não deixo, pelo menos até agora, que ele perceba a minha aflição. Oriento todos ao redor. Na escola falei em reunião de pais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  10. oi,minha filha é diabetica epletica e agora descobri que ela tambm t m dislexia,minha filha esta com 11anos sua diabetes esta em mutação(otimo)os medicos,não conseguem acertar a dose de insulina,tenho mais 2 filhas,sei bem o que se passa , prciso muito ter alguem com quem trocar informações.abraços.

    ResponderExcluir
  11. Mamãe guerreira,parece que vc tirou de dentro de mim tudo que sinto .Meu kauã tem 4 anos e ha 2 anos tem diabetes sei que é uma loucura ,hoje estou muito triste sem vontade de nada queria acordar e saber o que passo é um pesadelo que acabou e vou viver normalmente querida me passe seu msn para conversarmos .
    bjs Ana Claudia Campanario

    ResponderExcluir
  12. Jules e Ana Claudia meu email é srubian@hotmail.com estou no orkut, twitter e facebook me add, me envie email, me adicionem, sem problemas.
    Só mesmo vivenciando a situação para sabermos como é.
    Que Deus nos dê força!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá, meu nome é Elaine faz um mês que descobri que meu filho Miguel de 1 ano e 7 meses é diabético tipo 1, não foi fácil ficou 4 dias na UTI e mais 5 no quarto, ainda estamos nos adaptando com essa nova realidade , é bom ouvir pessoas que já passaram por isso, e trocar informações ajuda muito...

    ResponderExcluir
  14. Fui mae de uma garota �� mas infelizmente ele faleceu a 1ano e posso dizer que não e fácil acho que todas as mães deveria divulgar mais as situação de cada uma para desabafar se não ficamos loucas parece que o mundo não nos enxergar mais não é mesmo gente quem quiser tirar dúvidas ou falar comigo cuidei da minha filha por 15 anos grazimary@yahoo.com.br

    ResponderExcluir