quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Novo Blog: Contando Carboidratos.

contandocarboidratos.wordpress.com/

Antes de mais nada, gostaria de lembrar que só um nutricionista pode indicar a melhor dieta pra você, que neste espaço e no novo blog, estamos apenas compartilhando informações.

Eu não sei como é a vida de um diabetico sem a contagem de carboidratos, não sei mesmo!
Quando ele esteve internado pós diagnostico, apenas tiraram o açucar, foi dificil controlar porque além dele estar usando a insulina NPH a qual não se adaptou, as refeições ou eram com muito carboidrato, ou com abaixo da quantidade necessária para a dose de insulina que havia tomado.
Saimos do hospital num domingo e na segunda ja estávamos no consultório da Erika que é a nutricionista do Igor desde então.
Até o final do ano passado, tínhamos a razão da rápida para os carboidratos, mas não usávamos o bolus, a rápida era só para correção.
Hoje é tão natural pra mim calcular os carboidratos do que o Igor vai comer que parece que fiz isso a minha vida inteira, mas as vantagens que a contagem de carboidratos trouxe pra mim, vai além do controle do diabetes. 
Quando o Igor foi diagnosticado, eu pesava quase 80k, estava assustada com meu peso, meu filho mais velho estava com 11 anos e vestindo 42, em menos de 2 meses estávamos de volta a forma física, e o legal disso tudo é que nenhum de nós recuperou o peso perdido.
Não tenho a contagem de carboidratos como uma forma do meu filho comer de tudo, nenhuma de nós tem, é uma forma de dar mais flexibilidade e liberdade de escolher o que vai comer, não abro mão das frutas e legumes nas principais refeições, mas uma vez ou outra, ele vai ao Mc Donald's, ele toma sorvete com os amigos, ele come o que sentir vontade numa festa de aniversário, mas com toda a certeza, não acontece todos os dias. A grande diferença é que eu sei a quantidade de insulina que ele vai precisar tomar para baixar a glicemia referente ao que ele vai comer.
O novo blog é meio de trocar informações com quem ja faz a contagem de carboidratos, porque ela é muito mais complexa do que parece, apenas um nutricionista pode orientar e autorizar a mudança na dieta.
Espero que o blog possa ser util, e incentive a quem não faz contagem de carboidratos a procurar um nutricionista e aderir a dieta.

Um comentário:

  1. Recebi o email, vi o texto no blog, e também no facebook, tudo em menos de 1 minuto. É a rede funcionando. he he he

    Eu ainda não tenho esta preocupação, aliás, não é bem assim, sigo a receita médica, e da nutricionista. Como só o que está na receita nutricional.

    Ela me disse: coma isto que está receitado e você não vai necessitar de remédios, nem de contar carboidrato.

    Por outro lado, eu penso, é que temos diabetes diferentes. Já estou com 70 quilos.

    Se certas pessoas pudessem, e se fosse possível, provocariam o tipo de diabete que tenho só para emagrecer.

    Um cheiro carinhoso!

    ResponderExcluir