terça-feira, 20 de abril de 2010

Alimentação Saudável e o Diabetes na Familia

 Como ja disse antes, fui criada com uma alimentação vegetariana, tudo de ruim que comi, foi depois dos 16 anos.
Apesar de não manter a minha alimentação como antes, sempre tive uma atenção especial com a alimentação dos meninos.
Tenho varios livros sobre Educação Alimentar, estão meio empoeirados, mas volta e meia eu pego um pra reler alguma parte.
Com essa coisa da lua de mel do Igor estar chegando ao fim fui procurar algum livro sobre o assunto, e sabem o que encontrei??? Como dieta saudavel, a nossa contagem de carboidratos.
Tá... Mas qual a parte interessante disso??? A combinação de alimentos.
Infelizmente o texto é muito tecnico pra eu postar aqui, qualquer dia vou entrevistar mamy (ela segue a dieta vegetariana macrobiotica desde que nasci e aos 70 anos tem uma saude melhor que a minha), é mais facil expor aqui o conhecimento dela.

Por que combinação de alimentos?
"Se os alimentos não forem combinados, há fermentação, má digestão, e, em consequencia, toxinas no sangue, indisposições, sonolencias, dores de cabeça e muitos outros sintomas tão comuns que muitos até os acham normais.
É para evitar esses males e auxiliar o organismo no aproveitamento maximo do alimento ingerido que temos a combinação de alimentos
"
Livro Recursos Para uma Vida Natural, Eliza M. S. Biazzi, pag. 76.

É complicado aplicar a combinação de alimentos, mas não para quem ja faz a contagm de carboidratos, por exemplo, quando a sobremesa for uma fruta, devemos come-la depois da refeição certo?? Errado, devemos comer a fruta antes da refeição, sempre que comemos algo acompanhado de um suco de fruta ou da propria fruta, devem ser ingeridos antes, principalmente se o acompanhamento for um cereal, e nada de suco acompanhando a refeição.
A maioria das indicações para uma dieta saudavel, é aquele livrinho de contagem de carboidratos. Mas apesar de fazermos o quase 100% correto, falta-nos explicações dos porques, Eu encontrei no livro uma tabelinha bem interessante, pra quem não tem insulina natural, ela corresponde a Gicose alta, mas para quem não tem diabetes, veja como funciona:

"Está comprovado que o açucar reduz a resistencia do corpo. Em pesquisa feita nos Laboratorios da Universidade de Loma Linda, nos Estados Unidos, constatou-se que cada globulo branco tem a capacidade de destruir 14 bacterias nocivas ao corpo. Entretanto, se for usado o equvalente a:

  • 6 colheres/cha de açucar a capacidade cai para 10 bacterias;
  • 12 colheres/cha de açucar a capacidade cai para 5,5 bacterias;
  • 18 colheres/cha de açucar a capacidade cai para 2 bacterias;
  • 24 colheres/cha de açucar a capacidade cai para 1 bacteria;
Agora consideremos que:
  • 1 refrigerante contém o equivalente a 6 colheres/cha de açucar ;
  • 1 fatia de torta de limão, o equivalente a 12 colheres/cha de açucar;
  • 1 fatia de bolo, o equivalente a 18 colheres/cha de açuca; 
  • 1 sorvete cremoso, o equivalente a 24 colheres/cha de açuca;
Fazendo um simples calculo, percebemos o quanto a convivencia social -aniversários, casamentos, despedidas, e datas especiais- nos levam a transgredir as leis naturais"
Livro Recursos Para uma Vida Natural, Eliza M. S. Biazzi, pag.82.

Já repararam que crianças saudaveis muitas vezes adoecem depois de uma festinha??? as vezes muitas das que tiveram nas festinhas?? Virus novo??? Não, Muita ingestão de açucares ( o livro se refere a açucar como sacarose, amido, xilose, manose, frutose e lactose).
Hoje eu não vejo mais o Diabetes do Igor como um monstro destruidor, mas como um monstro que só quer ser bem tratado, quer carinhos e cuidados.
Estamos por aqui todos aderindo a contagem de carboidratos, não acho legal fazermos isso só por conta do Diabetes, estamos fazendo isso porque é saudavel, é o correto.
Se você é pai, mãe ou alguém proximo a uma criança diabetica, não deixe ela pensar que é diferente pelo que come, diferente somos nós que destruimos nosso corpo com o que escolhemos comer.

Neste post no blog da Joana, a Nicole levanta a pergunta: "O que será que está acontecendo??? Eu acredito muuuuuito mesmo na questão.. ambiental, digamos… alimentação, poluição, stress.. "
Eu acredito que, nunca antes se consumiu tanto a alimentação industrializada.

"A alimentação infantil não é saudavel, mas o problema vai muito além da nutrição, Convincentes descobertas feitas nos ultimos vinte anos revelam ligações precisas entre fatores distintos na alimentação com doenças auto-imunes..."
Livro Proteja a Saúde do seu Filho, Joel Fuhrman, na Introdução.


Sabe o que me deixa meio atonita?? Todos esses livros eu comprei bem antes do Diabetes em nossa vida e não me lembrava de muito do seu conteudo, indico pra quem quer além de controlar o Diabetes, uma vida mais saudavel para toda a familia.




3 comentários:

  1. As mesmas lições eu tive. Não faço o alimento da casa, entretanto, há regras. Ainda não como a que me ensinaram e a qual aprendi que é a alimentação correta.

    Denis Braga, não é irmão, há mais de 30 anos que não tem dores de cabeça, diarréia, gripe, resfriado, nem qualquer outro tipo de doença. O segredo: é totalmente vegetáriano. Nada de origem animal entra na casa dele. Nem ovos comem, nem leite bebem.

    A familia inteira. O que gastariam com médicos, gastam muiito menos na alimentação e nas regras alimentares.

    Um sucesso.

    ResponderExcluir
  2. é amiga, que o açúcar faz mal todos sabemos. Mas tb não dá para privar totalmente as crianças, a vida passa e elas passam por ela mais tristes. Então o que podemos fazer é dosar. Meu filho come uma bala todos os dias, ou um pedaço de chocolate, após o almoço. E muitas vezes o lanche da escola é doce tb, como suco de caixinha por exemplo. Pois a escola é muito grande e não tem refrigeradores, tudo precisa ser industrializado. Mas quando vai às festinhas, e são muitas, não se interessa por nenhum doce. Nas duas festas de níver dele no mês passado, não provou nem o bolo e não comeu nenhum docinho. Não se interessa porque prova toodos os dias. Ao contrário do filho de minha amiga, que nunca pode nada. Daí acabou comendo quase todas as balas do enfeite e ainda não se conteve e comeu muitos doces, antes do parabéns. Sem críticas, mas acho que mães exageradas acabam por influenciar a criança a ficar esperando a oportunidade para comer à vontade, como as festas e daí como não tem costume, ficam doentes. Eu policio, mas não proibo, pois o que é proibido, trealmente parece gostoso. Meu marido é diabético desde a infância. Tudo se adapta. Boa sorte! E parabéns pela força. Bijos.

    ResponderExcluir
  3. Adão,
    Eu agradeço muito tudo que aprendi com a religião, nos desbravadores (escoteiros). Infelizmente hoje, poquissimas religiões passam algo educativo que se pode levar por uma vida inteira.
    Com toda certeza, vale mais a pena cuidar da alimentação do que com medicos, mas conheço pessoas que preferem gastar com remedios, é triste, mas boa parte da população é dependente de drogarias, se não tiver bula, não é bom pra saude.
    Deixa eles.

    Mary,
    Alimentação é questão de educação familiar.
    Meus filhos sempre comeram pouco doce, e nem por isso foram menos felizes do que outras crianças. Existem tantas outras coisas que trazem felicidade e que muitas crianças deixam de fazer, penso assim, não sei se porque fui criada subindo em arvore, roubando jaboticaba no quintal do vizinho, com pé de cacau, sapoti, jambo, siriguela, mexerica, laranja lima no meu quintal, comendo a bananada, goibada, bolo de aipim, cocada feito do que minha mãe colhia.
    Mas sinceramente não acredito que um doce seja a diferença entre uma infancia mais ou menos feliz.
    Proibir nunca foi solução pra nada, educar sim, meus filhos são ensinados a analisar o que é bom e ruim.
    Comemos bala, chocolate, suco de caixinha, biscoitos recheados, donuts, sorvetes, mas tudo com moderação.

    ResponderExcluir