sexta-feira, 9 de julho de 2010

Beta e a Hemodialise

Andei meio sumida daqui né?
Andava lá pelo orkut. La estava eu lendo opiniões sobre alguns assuntos sobre diabetes, quando na maior comunidade de diabeticos do orkut, surge um topico, não foi nada agradavel, até porque eu ja vinha acompanhando a pessoa que abriu o topico de outras comunidades, e queria ver até onde ela ia, não foi longe.
Confesso que sempre fui meio egoista dentro da comunidade Diabetes Brasil, lia o que me interessava, comentava quando era conveniente e saia, nunca havia clicado nos topicos de emergencia.
Bom, a comunidade é como uma grande familia, mais ou menos como somos aqui, neste pequeno bloghall, sempre apoiando umas outras.
Sei que o assunto que vou abordar aqui é de assustar, nós mães, é sobre uma das sequelas do diabetes.
No meio de topico cheio de desconfianças, eis que surge a Beta.
Ela postou um topico com link para a inscrição dela na fila de transplante, hoje este link não existe mais por questões de segurança, e até certas informações que poderiam ser mal interpretadas por leigos. (a Beta é o numero 74 na fila de transplantes, eu entrei com o numero de inscrição dela e comprovei) Logo depois ela postou essa foto para ficar comprovado a necessidade de ajuda, só então eu vi o topico da emergencia da Beta.
"A Beta tem IRC (Insuficiência Renal Crônica) e faz hemodiálise 3 vezes por semana. Ela tem dificuldade para andar e se locomover, e por isso não tem como pegar ônibus para ir às sessões de diálise. Ela tem um plano de saúde que dá cobertura para a diálise, mas não para o transporte. Está desempregada e não tem como pagar o táxi para levá-la, por isso começamos a arrecadar dinheiro para ajudá-la. Sua família não tem como ajudá-la, e há algum tempo não consegue nem ajudá-la a pagar o plano de saúde, que também tem sido pago pelas pessoas aqui da DB. As despesas mensais que ela tem com essas coisas, atualmente, são R$ 600,00 para o táxi (pagos quinzenalmente – duas parcelas de R$ 300,00) e R$ 170,00 para o plano de saúde."
Mamães e Diabeticos, todos nós sabemos a devastação que o Diabetes faz em nosso orçamento, quando li o texto e o restante do topico, meu coração foi apertando, foi um mixto de sentimentos, ao mesmo tempo em que eu não queria saber da condição dela, eu precisava saber. Dá medo viu? Logico que a primeira coisa que pensamos é em nossos filhos nessas condições, mas há algum tempo eu resolvi transformar toda dor e medo em relação ao diabetes em atitudes boas para melhorar a vida dos diabeticos de forma geral, é uma maneira de me superar, tem dado certo, se bem que as vezes uns fantasmas rondam meus pensamentos tentando me tirar do eixo, mas faz parte.
Em momento algum eu pensei no que a Beta fez pra ter essas sequelas, porque não vem ao caso, ela as tem e ponto.
Nós sabemos o quanto é dificil garantir atravez do governo o necessário para o tratamento do diabetes, nós sabemos também o quanto é caro.
Tiro por mim,  em 24 de Setembro de 2009, o juiz concedeu o seguinte despacho:
01. Defiro a gratuidade, temporariamente, face a urgência do caso, devendo o autor, em 48 horas, comprovar a miserabilidade alegada. 02. A parte autora propõe ação de obrigação de fazer, em face do Município do Rio de Janeiro e do Estado do Rio de Janeiro, alegando, como causa de pedir a prestação jurisdicional, ser portador de Diabetes Mellitus tipo 1 (CID: E-10.0), motivo pelo qual está a necessitar de tratamento contínuo, com o uso dos medicamentos Insulina Lantus e Insulina Novorapid, bem como dos utensílios lancetas para aparelho (accu check performa), fitas para medição de glicemia para aparelho e agulhas BD ultra fine 6mm para caneta, aduzindo não ter condições econômico-financeiras para comprá-los, pretendendo, em provimento antecipado de tutela de mérito, o fornecimento dos mesmos. 03. Com efeito, os documentos que instruem a exordial são a prova necessária e suficiente da verossimilhança dos fatos alegados. E o perigo de dano irreparável está consubstanciado na possibilidade de ofensa à saúde do demandante, cuja proteção constitucional impõe o afastamento da vedação prevista na Lei nº 9.494/97, inclusive de acordo com o verbete sumular nº 60 do E. TJRJ. 04. No mínimo desde o ano de 2000, vem o C. Supremo Tribunal Federal decidindo que ´ (...) O art. 196 da Constituição Federal estabelece como dever do Estado a prestação de assistência à saúde e garante o acesso universal e igualitário do cidadão aos serviços e ações para sua promoção, proteção e recuperação. O direito à saúde, como está assegurado na Carta, não deve sofrer embaraços impostos por autoridades administrativas, no sentido de reduzi-lo ou de dificultar o acesso a ele. O acórdão recorrido, ao afastar a limitação da citada Resolução nº 283/91 do INAMPS, que veda a complementariedade a qualquer título, atentou para o objetivo maior do próprio Estado, ou seja, o de assistência à saúde´. (RE n.º 226835,l Relator Ministro Ilmar Galvão) 05. Naturalmente, com o passar do tempo, a questão complexificou-se sobremodo, expondo a lamentável situação da Saúde no Brasil, com algumas autoridades chegando a exibir certa revolta diante das decisões judiciais, inclusive no campo da solidariedade estabelecida na jurisprudência, sendo certo que o ponto está a exigir ampla mobilização, para que a norma constitucional seja respeitada, exageros à parte. 06. TUDO BEM PONDERADO, defiro a antecipação. 07. Citem-se. Intimem-se, para que sejam fornecidos os medicamentos e utensílios ao demandante, no prazo de 05 (cinco) dias, sob pena de bloqueio on line do quantitativo necessário, uma vez que está demonstrada pelas regras da experiência técnica a falta de eficácia das demais medidas
Sabem o que recebi até hoje? as 150 fitas para Accu Check Active por mês, 5 refis de Lantus e 5 canetas descartaveis de NovoRapid, não rolaou mais nada, um mandato para recolhimento do valor referente a 3 meses de tratamento está em fase de expedição há 1 mês, porque a prefeitura tem 2 meses que não cumpre o mandato.  Sem contar que tenho que comprovar a minha MISERALIBIDADE, isso me deixa passada, é assim que somos tratados pelo Juridico.

Miserabilidade: estado de miserável; pobreza extrema; penúria.

Sinceramente, sem união, isso nunca vai mudar.

Outro dia me assustei ao ver um pai desembolsar 680,00 só para compra de insulina lenta e fitas suficientes para um mês, filho no final da adolescencia.
Mas enquanto não muda, e pensamos em como podemos reverter esse quadro centenas de Diabeticos como a Beta, contam com a solidariedade, enquanto aguardam transplante, ela teve a sorte de fazer parte da Familia Diabetes Brasil, da qual eu, você, e todos os diabeticos e familiares fazemos parte, mesmo não estando na comunidade do Orkut, e devemos fazer o possivel para mante-la unida, participar ativamente.

A Beta mora em São Paulo e recentemente postou mais um topico:

"Beta de Felippe

Tiras Accu-Chek Active aqui

Tenho algumas caixas disponíveis, que ganhei para vender e auxiliar no meu tratamento que, como a maioria aqui sabe, é muito difícil de manter. Quem tiver interesse, por favor me deixe um scrap ou um comentário aqui no tópico que eu mesma entro em contato. As fitas estão dentro da validade e em embalagem lacrada. Cada caixinha com 50 fitas, que nas lojas está em média de 80 a 100 reais, estou repassando por 50 reais."
Na comunidade diabetes Brasil eles se organizam da seguinte forma, quem puder fazer uma doação, faz na conta do moderador, que disponibiliza os valores arrecadados aos que precisam de ajuda, só que eles estão zerados, acredito que algumas coisas que aconteceram na comunidade esta semana atrapalharam a arrecadação quinzenal em favor da Beta, então se você faz parte do Orkut no final do post vou disponibilizar o Link para a comunidade, e lá tem todo o processo de arrecadação, quanto foi recolhido, quanto foi repassado.
Eu conto com vocês na ajuda de ampliar essa grande Familia que é a Diabetes Brasil e ajudar a Beta até o transplante, que eu torço para seja logo e um sucesso!!!!
Link para a comunidade: DIABETES BRASIL
Link para o topico de EMERGÊNCIA: ORKUT

 

Um comentário: