quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O que é melhor para a mãe de um Diabetico, é melhor para o Diabetico?




Temperatura 35º, Umidade relativa do ar 25%.

As coisas não ficaram nada agradáveis por aqui, sem contar a tosse... por aqui apenas o Arthur, alérgico químico, não se afetou. Se não bastasse, depenaram o eucalipto aqui da rua e não encontro pra comprar.
Bacia com cha de eucalipto no quarto é a unica solução para o Igor nesses dias.
Então, lá vem a senhora sinusite dar o ar de sua graça, foi logo mostrando a que veio, glicemias acima de 200, o tempo todo, a dita cuja ignora a NovoRapid.
Mas isso não é nada... ver o Igor desiludido com os números é que me arrasa...
Ontem depois de mais um dextro ele mandou essa:
-Mãe não adianta, perdemos o controle, não adianta nada aplicar insulina.
Passou uns dias meio carente, triste mesmo. Hoje até deu uma animada, mas a cabecinha dele está nos números, não devia ser assim, ele é só uma criança...

Minha mãe vendo todo aquele sofrimento dele por controlar a glicose, decidiu dar a  bomba de infusão de insulina, eu não queria que fosse assim...
Quando dizem que avó é mãe duas vezes não mentem, e ainda tive de ouvir bronca, como eu ainda não sabia qual era a melhor? quanto custa exatamente? qual o valor da manutenção? os pós e contras? Sei lá.... as vezes acho que minha mãe acredita que deu a luz a uma enciclopedia...
Estou buscando opiniões na Internet, de pessoas que já usam o SIC, a Nicole fez um texto otimo sobre o assunto, mas ainda me preocupo com o aspecto psicológico, eu não ia querer andar com um aparelhinho grudado na minha barriga, será que o Igor vai querer? Imagine fazer um investimento desse porte e depois ele me dizer que não quer mais usar...
Nós visamos o melhor pra ele, mas será que  que eu penso ser o melhor realmente é?
Mal ou bem aplicando insulina com caneta, na maior parte do tempo ele não tem nada de diferente das outras crianças, as vezes precisa fazer dextro diante delas e é até engraçado, outro dia um menino perguntou se colocava as fitinhas na axila pra medir a glicose, outro achou a caneta IRADA, "-Poxa Tia, toda injeção podia ser assim, eu odeio seringas!"
Talvez tantas duvidas sejam porque ja nos adaptamos com a rotina, ja nos adaptamos as aplicações.
São tantas outras adaptações...
Precisamos chegar a quantidade de insulina segura para a aplicação do bolus, ainda é instável.
Eu realmente não acredito que ele possa praticar jiu jitsu com o aparelhinho na cintura.
São tantas duvidas...
Ele se animou com a possibilidade de ter o melhor tratamento para o diabetes, ele adora novidade, ama tecnologia, mas será que se agradará de uni-la ao seu corpo?

Enquanto buscamos informações peço todos os dias por chuva, só um pouquinho... E que esse inverno seco passe logo!!!!

5 comentários:

  1. Bom Sarah.... acho que todas as suas preocupações tem solução!!!

    A Accu-chek fornece uma bomba de insulina gratuitamente para um teste de 30 dias sem compromisso de compra.
    Não sei qto a Medtronic mas acho que eles também fazem isso!!

    Nesses 30 dias vc e o Igor vão poder experimentar o que é andar com um aparelhinho no corpo.

    Quanto ao Jiu- Jitsu (é assim q escreve?).. ele pode desplugar a bomba e fazer, da mesma forma pra tomar banho!!! Basta fazer os calculos direitinho pra ele poder ficar sem a bomba durante o treino.

    Eu sei o que sente, quando a gente se acostuma com uma coisa, vem logo outra pra nos adaptarmos... mas ainda bem q somos serem humanos com essa capacidade, não é??

    Um beijo.. e força aí na decisão!!!

    ResponderExcluir
  2. É a frase que não sei quem disse ou escreveu:

    - Quando pensamos que sabemos todas as respostas, vem a vida, e muda todas as perguntas.

    De fato é de preocupar mesmo. Pedro passou por situação assim. Não igual ao de Igor, mas, a situação de fazer isto e fazer aquilo. Ou seja, as opções entre o ruim e o ruim. O fazer e desagradar, e não fazer e estar desagradável também.

    O jeito é testar, é tentar, é andar um pouco no caminho. Isto é que se diz: conhecimento empirico u empirismo.

    Um cheiro carinhoso!

    ResponderExcluir
  3. Não sei se esse teste é gratuito mesmo... pelo menos foi a informação que tive num congresso aqui em SP da ADJ.

    Mas eu já lí que pode custar 200 por mês, como um aluguel.

    Acho que vale a pena experimentar! Principalmente por ser uma decisão cara, né! rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Sarah... sei como é lidar com uma novidade e principalmente quando ela vem acompanhada de um problema que infelizmente caminha de mãos dadas com um filho.
    Sou diabética a 18 anos, com muitos altos e baixos infelizmente, usei a SIC (sistema de infusão de insulina por 1 mês como experimento) da Meditronic... foi a melhor experiência que tive em todo o tempo com diabetes tipo I. Com a bomba o controle glicêmico é maravilhoso, sem hiper e hipos no decorrer do dia. O controle dos carboidratos também é tranquilo de fazer, quanto a carregar um equipamento pendurado ao corpo - este não significa problema algum, conheço crianças que utilizam a bomba e é muito normal para elas. A qualidade de vida é sem dúvida a melhor possível, sem alterações de humor, sem desânimos constantes e outros. Quanto aos esportes, é só desconectar a bomba e praticá-los, é muito simples... sem dor, sem constrangimentos... Vale a pena! Recomendo, apesar do alto custo para aquisição da bomba e manutenção mensal que é de aproximadamente 1000,00 vale a pena tentar - peça para a empresa um teste de 1 mÊs. Espero que goste.

    ResponderExcluir
  5. eu me chamo valdete tenho trez fillhasuma de dez uma de trez uma de 5anos ela se chama giovanna faz doiz anos que descubrimos que ela tem dibetes tipo 1 minha finha teve que entra em coma para descobrir ela toma dos tipo de insulina nph e aregular ela essa semana nos deu susto ela tevce sinusiti aguda teve que ficar enternada tomando soro eu misentir pessima ela passou muito mal na hora ela falava mae me ajuda eu nao podia fazer nada eu chamava as infermera toda hora elas viam com uma cara ewu pensei que ia perde minha finha voce que e mae do igor eu gostaria muito conversar so bre nossos filhos eume pergunto oque eu fiz para minha finha sofrer o meu imeio e janp@hotmail.com

    ResponderExcluir