terça-feira, 9 de novembro de 2010

D-Blog Day sobre Diabetes



Dia D-blog foi iniciado em 09 de novembro de 2005 durante o mês da consciênciado Diabetes, para ajudar a unir os blogueiros diabéticos e criar a consciência sobre o diabetes.O tema deste ano é: 6 coisas que você quer que as pessoas saibam sobre o diabetes.


São tantas as informações que acho necessária para as pessoas a minha volta sobre diabetes, que daria um livro, desde que o Igor foi diagnosticado, fui percebendo que muita coisa sobre diabetes que se ouve falar nada mais são do que mitos. A grande verdade é que é possível viver bem e feliz controlando o Diabetes.
Vou Listar 6 pontos que acho importante as pessoas saberem.

  1. Diabetes tipo 1 ou diabetes Juvenil é uma doença auto imune.Não existem culpados quando uma criança é diagnosticada com Diabetes, ela simplesmente acontece. A Criança não tem diabetes porque comeu muito doce, ou deixou de praticar exercícios.
    O diabetes Tipo 1 aparece como resultado de uma destruição das células beta produtoras de insulina por engano, pois o organismo acha que são corpos estranhos. Isso é chamado de resposta auto-imune. Este tipo de reação também ocorre em outras doenças, como esclerose múltipla, Lupus e doenças da tireóide.
    Os pesquisadores não sabem exatamente por que isso acontece. No diabetes, porém, encontram-se vários fatores que parecem estar ligados ao diabetes tipo 1. Entre eles incluem-se a genética, os auto-anticorpos, os vírus, o leite de vaca e os radicais livres do oxigênio.
    Fonte: http://www.diabetes.org.br/diabetes/tipos/dm1.php
  2. Diabetes Emocional não existe.
    O que pode acontecer é um descontrole glicemico maior por conta do estresse e outros fatores emocionais, mas isso não significa que a pessoa só é diabética quando tem um fator emocional envolvido, a pessoa é DIABÉTICA é ponto.
    "Não existe diabetes emocional. A doença pode, sim, ser desencadeada por um problema de ordem psíquica, porém, somente em quem apresenta condições para issoDurante uma situação de tensão emocional, o corpo libera hormônios, como a adrenalina e o cortisol, que têm ação contrária à insulina" explica Marcos Tambascia, professor de endocrinologia da Universidade Es tadual de Campinhas (Unicamp) e presidente da SBD
  3. Evitar açúcar significa controlar o diabetes. 
    Não. Além de alimentação saudável e atividade física, o controle pode ser feito por meio de medicações orais, para aumentar a produção ou melhorar a ação da insulina, e reposição de insulina, conforme a indicação médica individualizada.
    Muita gente acredita que um diabético controlado é aquele que apenas não come açúcar, isso é um engano, frutas, carboidratos e gorduras também se transformam em glicose, consumir frutas em excesso pode causar um descontrole glicemico.
  4. Produtos "diet" são feitos para diabéticos mas NÃO podem ser consumidos a vontade.
    Nem tudo que é diet é bom, alguns produtos compensam o açúcar com gorduras e no final das contas continuamos na mesma, mesmo que o produto seja diet mais contenham outros ingredientes que se transformam em glicose, não deve ser consumido a vontade.
  5. Valorize o colorido das refeições.
    Folhas verde-escuras: Agrião, chicória e rúcula ajudam a reduzir a gordura abdominal e são fontes naturais de ferro e iodo, minerais deficientes nos diabéticos. 
    As verduras e legumes crus, são, principalmente, fontes de fibras, vitaminas e minerais. Alguns legumes que se comem cozidos fornecem, além desses nutrientes, carboidratos, ou seja, podem ser considerados alimentos reguladores e energéticos, esses devem ser consumidos com moderação. Verduras e legumes devem estar presentes nas duas principais refeições do dia, crus e cozidos.
    ALIMENTOS DE CONSUMO LIVRE: Alface, acelga, agrião, broto de feijão, beringela, aspargos, aipo, bertalha, repolho, palmito, abóbora d'agua, aipo, nirá, brocolis, chicória, coentro, cebola, cebolinha, salsa, espinafre, hortelã, jiló, couve, couve-flor, pimentão, pepino, rabanete, tomate, maxixe, limão, mostarda, alho, chás como erva-doce, hortelã, capim-santo, camomila.
    Ingredientes suficientes para se caprichar na salada, saciar a fome e manter um bom controle glicemico.
  6. Ainda não há cura para o diabetes.
    Porém, estão sendo realizados estudos que, no futuro, podem levar à cura. Para o diabetes tipo 1, está sendo estudada a terapia com 
    células-tronco em pacientes recém-diagnosticados. Já para o diabetes tipo 2, os estudos com a cirurgia de redução de estômago (gastroplastia) têm mostrado aparentes bons resultados, mesmo em pacientes que não estão acima do peso. Salienta-se que esses métodos ainda são absolutamente experimentais
    .

    Enquanto isso, o que todo diabético deve fazer é seguir as recomendações medicas, Aguardar a cura sem sequelas é o nosso lema. não sou diabética, sou codiabetica, mãe de um menino maravilhoso portador de diabetes tipo1, que tem consciência de que de nada vai adiantar a cura se ele não estiver controlado.


    VAMOS CONTROLAR O DIABETES AGORA!!!!!!





Compartilhe |

3 comentários:

  1. Showw...
    Mais explicado q isso e impossivel..
    Posso copiar as dicas e postar no meu blog tbem...
    Pois tem muita gente mal informada e eu não qguento mais responder sempre as mesmas coisas e essas dicas respondem tudo..
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  2. Isto tudo virou regra para minha vida! Herança de mamãe. Mas, nós enverga, não quebra!

    Amanhã farei mais exames. E a depender dos números da glicemia, tomarei ou não remédios.

    Estou torcendo para que fique apenas no controle alimentar.

    ResponderExcluir
  3. Querida,
    Fique a vontade, realmente é horrivel responder sempre as mesmas perguntas.

    Adão,
    Torço também que fique apenas com o controle alimentar, mas não se esqueça atividades fisicas aumentam esse tempo sem medicamentos, pelo menos meia hora de caminhada por dia ja ajuda, rssrssrsrs.
    Boa sorte!!!
    O que há com o PH? ele me disse pelo orkut que ta co problemas nos olhos.

    Beijinhos

    ResponderExcluir