segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O Diabetes e a desinformação.




Ontem foi o Dia Mundial do Diabetes, pra mim foi um dia triste, a midia os orgãos governamentais simplesmente ignoraram este dia, o objetivo desta data, que é a informação e prevenção ao Diabetes.
Aqui no Rio, o prefeito resolveu fazer o viradão esportivo, não menos importante mas tão importante quanto, já que as previsões para novos casos de diabetes é assustadora. Sem contar que o Rio é campeão em amputações como sequelas do Diabetes, investir em prevenção e informação, é investir em saúde, investir no SUS.
Mas o que me deixou mais triste, foi um comentário que recebi neste vídeo acima, ele foi feito com o objetivo de estimular a Vivi a comer mais legumes e verduras, que é indispensável a dieta do diabético. Não sei se alcancei o objetivo, mas valeu a pena, porém um diabético provavelmente descontrolado resolveu critica-lo, descontrolado porque a alta da glicemia causa irritabilidade e agressividade, única explicação para alguém comentar algo de forma negativa sem saber a que se refere. O comentário foi o seguinte:

"pow ....desculpa mais,esse sensasionalismo idiota c/a diabetes é muito chato....
existem formas de controle com UR/ em que essa criança poderia comer outros alimentos de acordo c/ sua vontade,possuo diabetes à13 anos conheço de tudo sobre o assunto ....observem que a criança parece nem ter um bom "apetite"...
Controlar sim e sempre, mas com essas limitações exageradas ,é de acabar com qualquer diabético,...me sentir no século xx ao ver o video,porém cada um com sua forma de pensar*"


Tal pessoa se identifica como diabético e conhecedor profundo do assunto, há controversias, um conhecedor do assunto saberia que se trata de contagem de carboidratos, um conhecedor do assunto saberia que mesmo sem apetite um insulino dependente tem que fazer as refeições caso contrario terá uma hipoglicemia severa, quanto a liberdade na alimentação, meu filho tem, ele escolhe o que vai comer, mas a quantidade de carboidratos é predefinida, ou será que tal pessoa come pizza no almoço? ou batata frita com macarrão? ou será que ele sugere miojo? Sei lá é cada uma que me aparece......
O comentarista do vídeo termina dizendo que cada um tem sua forma de pensar, NÃO, cada um tem uma maneira de controlar seu diabetes, cada um tem seus objetivos e os objetivos médicos diante dos diabetes.
Os meus objetivos é que o Igor tenha uma vida normal, "saudavel, e sem sequelas, o objetivo dos médicos é que ele nunca chegue a próxima refeição acima de 120mg/dl, que a Hemoglobina glicada seja inferior a 8,0%, que ele não tenha muito episódios de hipoglicemia e principalmente que ele se desenvolva fisicamente dentro da normalidade.
Não sei quais são as metas desse cara, muito menos quem ele é, então resolvi ignora-lo e deletar tal comentário.
O que me deixa mais triste, não é a desinformação das pessoas que não tem diabetes, e sim dos próprios diabéticos. Vou fazer uma lista do que os diabéticos fazem que me deixam irritada ou triste:
  • Quando me criticam por deixar meu filho comer um doce.(fazemos contagem de carboidratos e temos a insulina de Ação rápida)
  • Quando relacionam o diabetes do meu filho a possibilidade dele ter comido muito doce.
  • Quando teimam comigo que um dia meu filho não vai mais precisar de insulina.
  • Quando se comparam ao meu filho como "coitados".
  • Quando criticam a quantidade de dextro por dia.
  • Quando dão certeza de que é possível controlar apenas com alimentação.
  • Quanto me criticam por eu não aderir aos tratamentos naturais em substituição a insulina.
  • Quando falam na frente do meu filho que a vida com diabetes é horrível.
Poderia listar muito mais, mas o que todo diabético deve saber é que:
  •  "O TRATAMENTO É INDIVIDUAL", o que funciona pra um pode não funcionar para outro.
  • Quem trata de diabetes é ENDOCRINOLOGISTA.
  • Que o colesterol interfere diretamente no controle da glicemia.
  • Consumir frutas. legumes e verduras é indispensável.
  • Que fazendo contagem de carboidratos pode-se comer de tudo, inclusive doces.
  • Que a insulina de ação rápida é para corrigir a glicose e não a gula.
  • Que diabético obeso ou sedentários tem mais chances de desenvolver doenças cardíacas.
  • Que é possível viver bem e ser feliz controlando o diabetes.

Que tipo de diabético ou mãe de diabético você é?
Você acha que seu tratamento é o único que funciona?
Nós somos felizes, muito felizes, tem dias em que é como se o Diabetes não existisse em nossas vidas, lidamos com ele de uma forma tão natural que quando ele mostra a sua verdadeira face nos surpreendemos.





9 comentários:

  1. Bem respondido Amiga!
    Adorei te conhecer pessoalmente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Sarah,

    Triste saber que existem pessoas tao mal informada, por isso tanta sequelas se tratando de diabetes, o importante e que estamos no caminho certo com nossos filhos...

    ResponderExcluir
  3. Sarah,

    Triste saber que existem pessoas tao mal informada, por isso tanta sequelas se tratando de diabetes, o importante e que estamos no caminho certo com nossos filhos...

    ResponderExcluir
  4. Sarah, vc respondeu muito bem a esse indivíduo. O futuro mostrará quem está com a razão... esquece esse comentário infeliz. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Quando se diz: Eu sei de tudo... he he he trata-se de quem nada sabe, ou o pouco que sabe, pensa que é tudo.

    Já tive, profissionalmente alguns exemplos de pessoas que diziam saber de tudo, e na prática sabiam menos do pouco.

    Você já sabe que minha diabete, a hereditária me chegou nestes últimos quatro meses.

    Tive que mudar tudo. Alimentação, horários, exercicios. É o que você vem sempre escrevendo: é controle, é um estilo de vida.

    Aqui, na cidade vi algumas faixas convocando pessoas para palestras. Mas, foi muito pouco divulgado.

    Um cheiro carinhoso!

    ResponderExcluir
  6. Me siga no twitter..
    http://twitter.com/nildys
    Não estou conseguindo te add.
    bjss

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma filha de 1 ano e 11 meses recem diagnosticada com diabetes tipo 1. Ainda estou me adaptando e correndo sempre atras de informações e orientações. As vezes me sinto uma inutil no meio de tudo isso, de mãos atadas sem saber pra onde ir, principalmente por que a glicemia dela não esta controlada ...

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma filha de 1 ano e 11 meses recem diagnosticada com diabetes tipo 1. Ainda estou perdida e as vezes me sinto de mãos atadas sem saber o qu fazer, pois a glicemia dela ainda não esta controlada. Mas estou sempre em busca de informações e orientações, pois quero muito o melhor pra Lívia ... amo-a demais.

    ResponderExcluir
  9. Tavane,
    Imagino como deve ser dificil controlar a glicemia de uma criança dessa idade, mas Deus está sempre do nosso lado.
    Acredite que as coisas ficarão bem!!!
    Escreva mais de você e do tratamento da Livia, talvez possamos ajudar mais.
    Beijos e Boa sorte!!!!

    ResponderExcluir