segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

As cores da Saúde.


Ja passou o Natal, a sensação que tenho é que a vida voltou ao normal, nessa epoca parece que estamos no metro em horario de rush, voce não quer sair do lugar, mas a correria da multidão te arrasta, não gosto disso.
Apesar de não ter feito correria por presentes, naquela tradição toda de consumismo, tem algo que eu priorizo e não abro mão, a ceia, aliás, ter uma mesa bonita para sentar-mos e fazer a refeição é algo que eu gosto de fazer, até a salada do dia a dia tem que ser bonita, a arrumação do prato ter ser agradável, um alimento que agrada aos olhos com certeza vai agradar o estômago e afins.
Tudo pra mim tem que estar bonito.
Sou meio neurotica, tento cortar os legumes geometricamente iguais, combinar cores, essas coisas que não vem muito ao caso agora, cada louco tem sua mania, eu tenho as minhas e são muitas.
Mas o que é uma mesa bonita pra vocês? Além da comida bem arrumada o que mais colabora para a beleza? As cores.
A Nildys escreveu sobre isso, é tão bom uma mesa colorida, antes do diabetes eu ja pensava assim, e sempre abusei das cores a mesa, mas agora, eu relaciono as cores diretamente a alimentação balanceada.
Durante o Natal foi possível perceber o quanto as pessoas estão se alimentando mal, a maioria das mesas pode-se dizer que eram palidas. Palidez reflete falta de saúde e desiquilibrio.
Quando você se senta a uma mesa colorida, e dispõe de pelo menos uma porção de cada, com certeza você estará se alimentando melhor.
A maioria das pessoas está com um paladar "viciado", fast food, carboidratos, açucar, gordura e começar a colorir esta alimentação fica mesmo bem dificil, o metabolismo vai pedir o que ele esta acostumado, mas tudo é questão de reeducação.
As cores do que comemos não tem apenas haver com a dieta do Diabetico ou portador de doença metabolica, tem haver com a dieta do ser humano em geral.
Usando a tabela de contagem de carboidratos, dá pra usar e abusar das cores e manter uma dieta equilibrada para o Diabetico. Na pior da hipoteses, capriche nos temperos.
E não esqueçam do sol, para que a boa alimentação tem realmente um bom efeito, precisamos dos raios solares, mas com moderação.
Uma orientação sobre a função das cores:
"As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos. Estas substâncias, além de colorir desempenham, muitas vezes, papéis importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças infecciosas, além de dar um ótimo visual nos pratos do dia-a-dia. Uma dieta colorida tem mais chances de ser equilibrada e mais saudável.
Alimentos Brancos
O leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são as melhores fontes de cálcio e de potássio.
Estes minerais são importantes porque:

  1. Contribuem na formação e manutenção dos ossos.
  2. Ajudam na regulação dos batimentos cardíacos.
  3. São fundamentais para funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Alimentos Vermelhos

O licopeno é uma substância que age como antioxidante e é responsável pela cor vermelha do morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja. Mais recentemente foi é apontado como um protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata. Os alimentos vermelhos contêm, ainda, antocianina que estimula a circulação sangüínea.

Alimentos Amarelos

O mamão, a cenoura, a manga, a laranja, a abóbora, o pêssego e o damasco são alimentos de cores amarela ou alaranjada que são ricos em vitamina B-3 e ácido clorogênico. São substâncias que mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o câncer de mama. Para completar, eles também possuem beta-caroteno, um antioxidante que ajuda a proteger o coração e retarda o envelhecimento.

Alimentos Arroxeados

Os alimentos azulados e arroxeados, como a uva, a ameixa, o figo, a beterraba, a berinjela e o repolho-roxo contêm ácido elágico, substância que:
  1. Retarda o envelhecimento.
  2. Neutraliza as substâncias cancerígenas prevenindo diversos tipos de câncer.

Alimentos Verdes

Os alimentos de cor verde como os vegetais folhosos, o pimentão, o salsão e as ervas contêm: cálcio, clorofila, vitamina C e vitamina A, substâncias com os seguintes efeitos:
  1. Desintoxicam as células.
  2. Inibem radicais livres(que danificam as células e causam doenças).
  3. Tem efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração.
  4. Protegem o cabelo e a pele.
  5. Melhoram o sistema imunológico.
  6. Importante para os ossos e contração muscular.

Alimentos Marrons

As fibras e vitaminas do complexo B e E são, principalmente, encontradas nas nozes, aveia, castanhas e cereais integrais como arroz, trigo e  centeio. Consuma alimentos integrais, que tem uma cor marrom (pães, biscoitos, macarrão, etc).
  1. Melhoram o funcionamento do intestino.
  2. Combatem a ansiedade e a depressão.
  3. Previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.
Fonte:
Petrobras – Nutrição e Alimentos Funcionais"

Um comentário:

  1. Eu só agradeço a minha esposa. Minha diabete não é igual a de Igor, mas, parte do tratamento é semelhante.

    Meus pratos tem sido colorido também. Verde, vermelho, laranja, não roxo, verde pastel, branco, preto... e ela capricha!

    Eu só tenho a agradecer morar e viver num país em que podemos, com certa facilidade obter comida colorida!

    ResponderExcluir