quarta-feira, 18 de maio de 2011

Diabetes e o crescimento.

Eu, Arthur com 13 anos e o Igor, 9 anos
Há algum tempo tenho percebido que o Igor não vem crescendo como um menino na idade dele, e isso me deixou bem preocupada ja que meu filho mais velho com 13 anos está medindo 1,74cm, venho de uma familia alta, de homens altos todos acima de 1,80cm, porém não posso ser tão categorica ao dizer que ele tem que ser alto porque na familia do pai os homens tem estatura mediana.
Há uns 3 meses a equipe medica chegou a conclusão, ele não está crescendo. Desde o diagnostico vinhamos com um TSH alterado, mas com o T4 dentro da normalidade, logo tinhamos um Hipotireoidismo subclinico. Repetimos os exames e para nossa surpresa tudo tinha voltado a normalidade, o Anti TPO como sempre NEGATIVO, o exame foi realizado em dois laboratorios diferentes para eu ter certeza, gosto da prova dos 9.
Realizamos mais exames, Idade ossea e rastreamento de doença celiaca, tudo dentro da normalidade.
No tratamento para o controle do diabetes, tudo muda o tempo inteiro, o horario de hiperglicemia mudou, agora no horario noturno, um pouco mais complicado de controlar, aplicar insulina antes de dormir causa certa insegurança. Apesar de uma Hemoglobina Glicada nem tal alta, 7,7%HB, temos numeros de Glicose poucos satisfatorios, se mudar a basal pra mais ou para menos as coisas realmente ficam descontroladas.
A quantidade de insulina agora varia de acordo com o horario do dia, durante um mês vai ser aplicado a correção a partir de 80mg/dl e não aplicamos o bolus.
Vamos realizar mais exames também, a investigação dos motivos para o não crescimento continua.
Vamos refazer alguns exames que são realizados logo após o diagnostico de DM1 entre eles Peptideo C, dois exames me chamaram a atenção e não gostei do que ele rastreia é o IGF1 e IGFBP3, não encontrei exatamente como é feito o tratamento em caso de ser diagnosticado algo, e isso vai me deixar apreensiva durante o mês inteiro.
As vezes parece que o mundo vai descer sobre minha cabeça, mas no dia seguinte, acordo tão mais disposta,   hoje estive pensando... ja são quase dois anos... não parece, a sensação que tenho é que lidei com o Diabetes a minha vida inteira, aquele divisor de aguas, não existe mais pra mim, não lembro como era antes do Diabetes. O desanimo só chega quando temos que ajustar o tratamento, ter que mudar algo numa rotina que ja haviamos nos acostumados, mas logo nos acostumamos.
Montei uma planilha especial, para todo tipo de anotação, fica na bancada da cozinha, anotamos ali tudo que pode ser relevante em relação a glicemia e sabe o que me deixou mais feliz, outro dia eu saí e quando voltei, tudo o que aconteceu na minha ausencia estava anotadinho, logico que meio desorganizado, mas tudo registrado, o proprio Igor foi lá e anotou:
- Mãe, anotei tudo, eu podia esquecer de te falar quando você voltasse!
A anotações da escola também é ele quem faz, me pediu para ser responsavel por isso, a coordenadora supervisiona.
Não é um amor?

Um comentário: