sexta-feira, 21 de setembro de 2012

PROTEGENDO NOSSO FUTURO: Por um melhor controle da glicemia.

A unica certeza que temos, quando se trata de niveis de glicemias, é que devemos controla-la da melhor maneira possivel, e manter a meta determinada pelo medico.
Cada pessoa com diabetes tem a propria meta, pois o medico leva e consideração muitos fatores, varia de acordo com a idade, tipo de insulina, estado de saude, se tem ou não alguma outra patologia que influencia na glicemia, entre outros. Segundo a SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES, o ideal é que a glicose esteja abaixo de 140 e a Hemoglobina Glicada inferior a 7%, é o indicado para que se evite sequelas, e esta é a nossa meta determinada pelos medicos. Essa meta ja foi  mais alta, quando o Igor era menor, usavamos as multiplas aplicações com caneta como forma de insulinização pois é necessario manter a criança numa faixa segura, evitando assim as hipos com sintomas severos.
Eu sou do tipo que acredita que para tudo tem uma explicação, nada acontece do nada.
Na ultima consulta, fomos surpreendidos com uma hemoglobina glicada de 7,2%, caramba, foi um balde de agua fria. Numeros bons, contagem de CHO certinha, atividade fisica em dia, foi ruim receber esse resultado e logo pensei, não adiantou nada estar com a bomba.
Estavamos com problemas no fornecimento de cateter, em alguns momentos passou mais de 3 dias com o mesmo, em outros usamos cateter vencido(o que cheguei a conclusão que "vencido" quer dizer não serve mais mesmo), mas mesmo assim foram alterações por conta disso, um dia ou outro.
Durante a noite também, percebemos valores acima de 200mg/dl, sem explicação.

Sempre confiamos que nossos filhos não vão comer fora de hora, não vão comer sem aplicação de insulina, comerão apenas a quantidade recomendada pela Nutricionista, que eles vão levar em consideração o tipo de alimento que estão comendo, certo? Errado.

São crianças, e crianças fazem o que sentem vontade, não por maldade, com o objetivo de mentir, desobedecer, mas porque são crianças e estão descobrindo o mundo, então é natural que deixem de fazer algo que faz parte da rotina, para eles é como não escovar os dentes, lavar só a barriga na hora do banho, não fazer a lição de casa. Mas a dimensão dessa responsabilidade quem dá a referencia somos nós, os pais.

Se você belisca fora de hora, seu filho vai se sentir no direito de beliscar, se voce esta acima do peso por comer demais seu filho também vai se sentir no direito de comer demais, se voce tem uma vida sedentaria, seu filho também vai se sentir no direito de ter também, ELES SÃO NOSSO REFLEXO, ou você acha realmente que aquela coisa de "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço" realmente funciona? E vou dizer mais, se você come doces escondido dele, ele também vai comer escondido de você.

Aqui, sempre tentei colocar dialogo aberto, falamos sobre qualquer coisa, assumimos qualquer erro, a verdade é a unica forma de nos mantermos unidos, defendo a verdade e esta jamais será punida, mas os atos em si, que trazem prejuizo sim, principalmente quando diz respeito a traição a confiança de alguém.

Cansada de anotações, comprei o Care Link, um dispositivo que passa todos os dados da Bomba de insulina para o computador, seria para facilitar a minha vida de anotações, elas cansam, mas a vantagem foi além... Descobri o motivo daquela Hemoglobina Glicada de 7,2%.

Em parte fiquei aliviada, meu filho estava certinho demais, pode parecer estranho, mas era algo que me preocupava, essa aceitação total de regras, ele só tem 10 anos, fiquei aliviada por ele estar sendo CRIANÇA. Mas ao mesmo tempo preocupada, por isso só acontecer na minha ausencia, ja que alimentação aqui é TOTALMENTE NEGOCIAVEL, dentro de um paramentro de responsabilidade com o tratamento.

Vou colocar a seguir algumas imagens dos tantos graficos que justificam a glicada do ultimo trimestre.

Aqui, ele não inseriu os CHOs do lanche na escola.

Aqui ele lanchou duas vezes na escola, dia de natação, tirou a bomba por duas vezes,
não inseriu o bolus do almoço. aquela faixa azul, é um bolus quadrado para corrigir a glicemia a noite.

Usou o bolus no lanche da escola, mas não mediu a glicemia,
e vejam a quantidade de bolus, cada barrinha azul, foi uma vez que comeu, quanto maior, maisCHO.
Pelo menos usou o bolus, mas o reflexo de excesso de alimentação acontece a noite, quando o figado libera seus excessos

Aqui eu vejo a quantidade de insulina usada diariamente e a quantidade de CHO,
 existe uma variação significativa, ou em alguns dias come e não usa o bolus,
como a sugestão da nutricionista é 240g de CHO/dia, ficou algo no ar.

Aqui a quantidade de insulina é dividida entre basal e bolus,  o total diario de basal dele é 7,4U
Na maioria dos dias essa quantidade não foi completa, levando em consideração que ele usa entre 0,25U a 0,40U/H
ficou um tempo consideravel sem a bomba todos os dias.
São pequenos deslizes que atrapalham no controle total do DIABETES, num primeiro momento pode até parecer que não é nada demais, mas esses picos de hiperglicemia influenciam na HEMOGLOBINA GLICADA.
Posso dizer que agora estamos recomeçando, com o objetivo de manter a glicemia dentro da meta.
Quando fui conversar como Igor, rsrsrsrs, ele nem quis conversa, assumiu que as vezes gosta de comer um pouco mais, e que anda arredondando a quantidade de CHO e que se não fizer direito posso deixa-lo 10 minutos pendurado de ponta a cabeça, rsrsrsrsrsrs, eu tive que rir, acho que foi a maneira de dizer:
-Mãe não fiz por mal.
Mas enfim, o que importa é que ele tem consciencia e estou buscando em meu comportamento algo que esteja influenciando o dele, uma delas é claro, eu não me alimento como deveria e belisco o tempo inteiro, preciso rever isso.
Hoje posso dizer que tenho um bom espião, o CARELINK.



2 comentários:

  1. A very impressive article. Well prepared. Very motivating!! Set off on to way

    ResponderExcluir
  2. I found your website perfect for my needs. It helped me, and I'll certainly install what you recommend. You have something good going here, keep it up!

    ResponderExcluir