quarta-feira, 17 de outubro de 2012

PROTEGENDO NOSSO FUTURO: Visita ao dentista.


Não, o Igor não esta com caries, nem com problemas bucais. O odontologista, é apenas mais um profissional que deve fazer parte da equipe multidisciplinar no atendimento a criança com diabetes.
São ações preventivas.
A Tia Katia hoje, encontrou umas plaquinhas se alojando entre os dentinhos e decidiu remove-las antes que trouxesse problemas durante a escovação, até mesmo causar uma gengivite, ja estava atrapalhando um pouco o uso de fio dental, tudo foi bem rapidinho, menos de 20 minutos, e a boca ficou limpinha.
Ela recomendou voltarmos sempre que perceber algo estranho na boca, halitose, coloração diferente, sangramento ao escovar, mas que se tudo correr bem, podemos voltar só daqui a 1 ano:
-Ele tem uma otima escovação, mas não podemos ser pegos de surpresa, nada de deixar espaço para a gengivite, ou carie.


"Crianças diabéticas devem receber atenção odontológica criteriosa, visto que estão mais sujeitas a xerostomia, periodontite, gengivite, cárie dental e infecções oportunistas, principalmente quando a glicemia não está bem controlada. A identificação destas alterações bucais pelo cirurgião-dentista pode indicar essa condição e um encaminhamento ao médico responsável deve ser realizado. Durante o atendimento desses pacientes no consultório odontológico, cuidados como antibioticoterapia profilática, horário das consultas, dieta, tratamento de complicações bucais e monitoramento do controle glicêmico devem ser tomados.

 "A destruição periodontal acelerada em crianças está relacionada com o nível de controle metabólico, o que se torna bastante importante no tratamento de complicações periodontais nestes pacientes. Segundo Bensch et al, as gengivites são mais graves em crianças com diabetes e isso se torna mais complicado quando há o aumento do nível de glicose no sangue. Até os pacientes sob controle têm mais inflamações gengivais, provavelmente devido às funções neutrofílicas alteradas."

"Várias alterações bucais podem ser observadas em crianças com DM1, porém estas são variáveis e
observadas, geralmente, em pacientes diabéticos não controlados sendo elas:
• Xerostomia e disfunção das glândulas salivares, com consequente diminuição do fluxo salivar e da
capacidade tampão da saliva
• Cálculos dentários
• Aumento dos níveis de glicose salivar
• Sensação de queimação na mucosa bucal
• Desenvolvimento dental acelerado, geralmente em crianças mais jovens, porém atraso no desenvolvimento dental em crianças com idade mais avançada
• Alteração na microbiota bucal (com predominância de colônias de  Candida albicans e  Streptococcus hemolíticos), provocando maior susceptibilidade a infecções, como candidíase bucal e queilite angular
• Perdas dentárias
• Hálito cetônico;
• Alterações de forma,tamanho e textura da língua;
• Paladar alterado;
• Retardo na cicatrização de feridas.
Entretanto, as manifestações bucais que ocorrem com maior frequência e, portanto, merecem destaque são a doença periodontal e a cárie dentária."



Cuidados que temos antes de ir ao dentista:
1º Sempre agendar num horario em que as glicemias sejam mais estaveis.
2º Controlar bem a glicemia nos dias que antecedem a consulta, pode ser necessario alguma intervenção, e mesmo a limpeza, remoção de tartaros e placas podem machucar a gengiva, e num periodo de descontrole pode permitir a entrada de bacterias e causar infecções.
3º Confirmar com o dentista que o produtos usados não contem açucar, e se tiver averiguar o quanto pode interferir na glicemia.
4º Medir a glicose antes de sentar na cadeira, ele pode se distrair e não sentir uma hipoglicemia, e se tiver em hiper, esse valor precisa baixar.
5º Pouco interferir na conversa entre ele e o dentista, deixar que crie um vinculo entre os dois, só assim estará sendo educado para a prevenção, aprendendo que o odontologista faz parte do universo dele, e levar isso para o resto da vida.

Fonte dos textos em azul:
http://www.pediatriasaopaulo.usp.br/upload/pdf/1364.pdf

Para quem não tem um odonto, com conhecimento em diabetes, vale a pena imprimir e levar para ele, mas o ideal é que ja possua algum conhecimento em diabetes.

3 comentários:

  1. To facilitate was a impressive place of duty. It is inspiring on behalf of all. Credit on behalf of sharing to facilitate slice.

    ResponderExcluir
  2. Much informative and useful article… I like it personally…

    ResponderExcluir
  3. Vou passar texo para meu face obrigada

    ResponderExcluir