sábado, 22 de dezembro de 2012

FÉRIAS E O MEDO DE HIPOGLICEMIA


E quem não tem medo dela? A tal da hipoglicemia severa?

Nunca se deve subestimar uma hipoglicemia nem o risco dela.
Mas é dificil esse controle, manter a glicose dentro da meta, mas evitando hipoglicemias, principalmente nas ferias.
Eles dormem mais tarde, as vezes inevitavelmente comem fora de hora e acordam mais tarde. Sem contar que brincam, correm, pulam até a exaustão.

Esses dias passei um susto daqueles, como sempre faço nos finais de semana, para deixa-lo dormir um pouco mais, meço a glicose as 7 horas da manhã, e avalio se da para ele dormir mais um pouco, se precisa acordar para comer, na maioria das vezes come e volta a dormir, foi o que aconteceu no dia em que levei aquele susto!!! Ele comeu, corrigimos a glicemia e ele voltou a dormir, umas 3 horas depois fui ver se ele precisava acordar, quando entro no quarto, ele estava choramingando e batendo os braços, tremi, não sabia se voltava e ja pegava o açucar, o Glucacon, o glicosímetro estava do lado da cama, com as mãos tremulas medi, 105mg/dl, mesmo aliviada por ser um pesadelo, fiquei aérea por um bom tempo, sei la, mesmo não sendo uma hipo severa, esses sustos esvaziam a alma da gente, é uma das mais temidas realidades do diabético  é quando de verdade ficamos numa linha tênue entre a vida e a morte.

Mas nunca, devemos permitir que esse sentimento influencie no controle, aqui medimos a glicemia sempre que precisa, haja tiras, mas fazer o que? sempre que ele vai jogar futebol, brincar na piscina, fazer algo que queime bastante energia, medimos antes, até porque no verão, ja percebi, ele demora um pouco mais a sentir os sintomas, geralmente sente quando ja esta com tonturas, tremedeira, visão embaçada, medimos mais vezes para evitar que chegue a este ponto.

Ja conheci pais de criança com diabetes que declararam que preferem a glicose um pouco mais "altinha", sei la... um dia ou outro até vai, mas constantemente... tira a criança da meta de controle, não ajuda em nada o medico a ajustar o tratamento, e vai determinar um problema la na frente, daqui ha alguns anos.
As vezes, quando o Igor vai a alguma festinha que eu não vou estar presente, em que ele vai se cuidar sozinho, confesso que prefiro deixar os valores glicêmicos acima da meta, mas isso não pode ser rotina, por exemplo, todas as noites manter a glicose cima de 200mg/dl para evitar hipos, com medo da criança ter uma hipo e não ouvir, não acordar, eu particularmente acho que existem outros meios.
O risco de se manter acima da meta de proposito, dando alimento sem correção, pode ser muito mais perigoso, imagine o medico vendo apenas numero altos, sem saber que não houve correção, provavelmente, ele vai aumentar as doses de insulinas, pode chegar a um ponto em que a criança vai ser insulinizada demais num certo horário e aí sim, ter uma hipo severa.

Pra mim é rotina medir a glicose 2 horas após o ultimo bolus, e por medir mais vezes, aleatoriamente as 3 da manhã, eu sei quando o valor será sustentado até o outro dia. Faço isso porque dependendo da atividade durante o dia, a temperatura, principalmente no verão, surpresas podem acontecer, o Igor por exemplo, a necessidade de insulina nas ferias é menor, e as doses precisam ser ajustadas, eu ja percebi mais hipos depois de correções de glicemia, o bolus esta otimo, mantem os valores, mas quando precisa de correção é hipo na certa, então ja pedimos ao medico para adiantar a consulta para a primeira semana de Janeiro, queremos ferias sem muitas surpresas, principalmente as desagradáveis.

Sei que é muito difícil, principalmente para as famílias que tem diagnostico recente, passar por esse medo de hipoglicemia sem perder o foco do controle e das metas, muitas vezes é preciso tempo, conhecer as reações do organismo da criança, o funcionamento da insulina, interferências externas, e a unica maneira de conseguir isso é medindo mais vezes do que o recomendado, quem pode investir em medições extras, faça isso, anote tudo, valor da glicemia, qual era a atividade do momento, se ficou parado demais, se comeu um pouco mais de alimento gorduroso, se a alimentação além de diet foi light, e pergunte, pergunte tudo o que sentir necessidade ao medico, só assim, você vai conhecer o grande vilão, e poder combate-lo, controla-lo.
Diabetes não é brincadeira, por isso é tido como uma doença silenciosa

2 comentários:

  1. Ai! Ai! Sarah, querida! Para eu, que sou adulto, e tenho que tomar os cuidados isto ai me assombra, para você, mãe, cuidadora, zelosa, atenciosa, atenta... é pior! Muito pior, por motivos reais.
    Semana passada Kátia teve que me acudir no meio da rua. E, é assim! chega e tem que tomar as providências necessárias e rápidas.

    Beijos e boas festas. Bom natal e que venha 2013 para nós atravessar mais um ano juntos.

    Kátia manda agradecimentos pela blusa. Tem usado sempre!

    Beijos em todos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sarah! Eu morro de medo de hipoglicemia... Minha irmã é diabética e uma vez teve uma hipo durante o sono. Minha mãe ouviu quando ela deu um gemido estranho e foi correndo pro quarto dela. Quando chegou lá encontrou minha irmã se debatendo na cama, de repente ela parou. Meu pai viu que ela não estava respirando e iniciou os procedimentos de primeiros socorros. Minha mãe travou, levou alguns segundos até ela conseguir reagir, ir na cozinha e pegar mel para dar à minha irmã. Conseguiram estabilizar minha irmã, mas ela não reconhecia ninguém, gritava como se meus pais fossem uns monstros. Conseguiram acalmá-la e a levaram de carro pro hospital e ela ficou internada por quase uma semana. Passou o Natal no hospital. E ela simplesmente não lembra de nada do que aconteceu naquele dia. Ela diz que foi dormir na cama dela e acordou no hospital. Isso tudo marcou a gente, estamos sempre apreensivos com as hipos dela.

    ResponderExcluir