sexta-feira, 15 de março de 2013

O PRIMEIRO "LO" A GENTE NUNCA ESQUECE!


Aconteceu hoje depois da Natação.
O Igor faz natação no colégio, logo depois da aula e todos ja estão acostumados com a rotina, a professora é a mesma, o guardião de piscina é o mesmo e ambos bem atenciosos, mas o Igor esta mudando...
Cheguei ele ja estava no vestiário, sem o roupão que normalmente usa e sem chinelos, só de sunga:
- Igor onde esta seu chinelo e seu roupão?
- Não sei... deve estar no achados e perdidos...
- Como assim?
- Mediu a glicose quando saiu da piscina?
- Tentei mas deu erro duas vezes
- Que erro?
- LO (Glicemia abaixo de 20mg/dl)

Nem precisa dizer que diante do fato dele não saber onde estava o roupão e o chinelo, com a fala arrastada que eu peguei primeiro o Glicofast e enfiei na boca, sem dar a chance dele perguntar qualquer coisa, e que encontrar o glicosímetro foi a coisa mais difícil que já fiz nos últimos meses, quando finalmente encontrei, medi e 27mg/dl, mais algumas pastilhas de glicofast e nova medição, 27 de novo, panico!!!
Se me perguntarem quantas pastilhas ele tomou, eu não sei e nem ele, lembro que mais de 2 eu dei de uma vez só, parecia que quem estava com hipoglicemia era eu. E ele não estava sentindo absolutamente nada.
Foram 10 minutos até que eu ficasse tranquila quanto a hipoglicemia, mas o susto, são 7:00 da noite e ainda estou sob efeito dele.

Sequencia dos testes de glicemia.
Eu não acredito que esses eventos não tem explicação, e penso que pode ser erro do glicosímetro  dedo sujo antes de um dextro que necessite correção, pouco CHO ingerido em relação a quantidade de insulina, tem que ter uma explicação.
Mas o fato é que aconteceu. Eu tentei manter o Igor consciente, acordado enquanto eu dirigia, até chegarmos em casa e numa das sacudidas na perna:

- Mãe, ainda estou vivo!!!

Putz... aquilo acabou comigo, preciso falar que chorei? Não né?
Uma criança tendo consciência da quase morte, de onde de fato esteve... isso me detona... eu sei que não vou poder protege-lo para sempre, que um dia ele vai ter a real consciencia do que o diabetes é capaz, mas se puder atrasar isso um pouco, eu faço.

Por um momento eu pensei ser erro do glicosimetro, juro que apostei nisso mas chegando em casa:
Pela quantidade de Glicofast e mais 1 barrinha de cereal, o LO era real.
Vamos para a bomba ver o que aconteceu, essa glicemia normalmente antes das refeições precisa de correção, não inseri o bolus, queria apenas ver a quantidade de insulina ativa, eis a minha surpresa:




1,7U  de insulina ativa, pra ter uma ideia, a bomba não aceitou a correção, que bolus foi esse e porque?




Parece que nosso menino esta cometendo alguns erros, foram dois seguidos:

1º - Não mediu a glicose no lanche, comeu sem colocar o bolus na bomba. e é logico que a glicemia foi as alturas.

2º - Corrigiu uma glicemia altíssima  que normalmente não entraria na piscina, ele sabe disso e a professora que confia no comprometimento dele no controle também, ele nunca ficou sem fazer natação por glicemias altas, e se esta baixo para começar a atividade ele sempre come algo, não se deu conta do que aconteceu.

Tenho certeza que o guardião de piscina ficará super chateado com o ocorrido, ele é super atencioso quanto a isso, até por conta da responsabilidade que tem. Mas o nosso menino esta crescendo e mudando em relação a alguns procedimentos que são essenciais, os cuidados para não correr riscos.

Hoje não é dia de sermões, ele ainda está bem lento e manhoso, mas teremos essa conversa e ele mesmo vai contar a professora o que fez.

Ja comuniquei ao coordenador e segunda temos reunião.
Tenho uma estrutura no colégio do Igor que posso confiar, temos tecnologia que nos possibilita saber exatamente o que aconteceu, fico pensando em quem não tem, nos colégios que se recusam a colaborar.

Estou um pouco manhosa também... passa mil coisas pela nossa cabeça... como por exemplo, o que teria acontecido se eu me atrasasse mais 5 minutinhos? o que o manteve alerta? e se acontecer de novo?

Isso me deixa tensa, e estou buscando não pensar muito nisso, amanhã temos compromisso com  o laboratório, 8 horas de jejum, se eu pensar muito não vamos ou chegaremos la com uma mega hiper...
Enfim... nosso primeiro e maior susto até agora. Em mais de 3 anos nunca tivemos um LO, muito menos glicemia abaixo de 40 que ele não tenha sentido.

Me livrar do medo de outro LO vai ser dificil!!!

8 comentários:

  1. Deve ter sido um susto mesmo. Isso nunca aconteceu, aliás, glicemias abaixo de 60 ainda não ocorram com Olívia. O diagnóstico tem 4 meses e ainda temos muita coisa a aprender. Ela usa a caneta e a média tem ficado em 200. Estamos tentando reduzir isso, mas está difícil. Atualmente ela toma 25 de lantus 1 vez ao dia e a novorapid começa em 8un qdo estiver acima de 120, antes das refeições. Comparando com seu filho q a bomba estava em 1,7 eh muito. Mas talvez seja pq é diferente bomba de caneta! adoro seu blog. Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Oi Danny,
    1,7u de insulina era referente a quantidade de insulina de bolus que ainda tinha no organismo.

    Ele havia feito um bolus de 4,4U antes da natação por isso tudo aconteceu.
    A bomba tem essa vantagem, ela mostra o quanto ainda tem de insulina no organismo

    ResponderExcluir
  3. As mudanças nas crianças por conta de hormônios e a "famigerada" fase da pré-adolescência. Uma convivência necessária para nós: pães pâncreas. Na consulta, Dr Leonardo Daumas Passos verificou que Tamiris não tem tido tanta hipo assim, mas uma das perguntas que ele fez foi se ela não havia utilizado a dosagem errada da Levemir na manhã do rebote. Ela assegurou que não. No entanto, está rebelde demais, não se alimenta como deveria, esquece a fruta, se recusa a comer legumes e verduras (todas eu tenho de embutir nas receitas), não liga para meu celular para dizer o q comeu, quanto foi o dextro, qual foi a bolus e por aí vai. Eu espero que com os meninos seja mais fácil lidar com esse novo momento deles. Vou torcer para isso. Mesmo assim, precisamos entender o quanto é "diferente" "complicado" "único" entre os amigos". Eu que não sou a DM já vivo dias de desconforto e de revolta, imagine eles!!!! É minha amiga!!! Convivo com as hipos loucas e tem sido uma luta. Ainda bem que Glicofast fez o açúcar subir rápido. Forte abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Meninas , o diagnóstico da minha filha faz apenas um mês e estou assustada agora com essa LO, o açucar dela sempre fica na média do 200 e estamos tambem na luta para abaixar...porque acontece isso? mesmo para quem usa a Lantus??

    ResponderExcluir
  5. Flavia,
    Isso pode acontecer sim, em quase 4 anos é a nossa primeira vez.

    Geralmente isso acontece por excesso de insulina, ou falta de carboidratos, por isso é importante não pular nem atrasar refeições e corrigir a glicemia de acordo com a prescrição medica, e durante atividades fisicas medir de 30 em 30 minutos.

    Como expliquei esse LO teve muitos motivos e com certeza foi excesso de insulina.

    ResponderExcluir
  6. Meu filho, Matheus, tem 13 anos, diagnosticado em julho de 2007 com DM1. Já teve vários casos de hipo abaixo de 50 até hoje e teve 1 unica vez que teve LO. Ele estava sozinho em casa e eu estava no trabalho. Entrei em pânico, mas sabia que ele precisava de mim naquela hora. Ele me ligou, chorando dizendo que estava muito mau, que foi medir o dedo e deu um resultado estranho, parecia 70 ou Lo. Muito confuso, foi pegar o prato na geladeira para esquentar sua refeição e deixou o prato cair. Ai conseguiu me ligar, fui dando orientações para ele enquanto estava voando para casa para poder socorre-lo. Falei para pegar coca normal na geladeira e tomar 1 copo, ele deixou o copo cair no chão. Falei: vira a garrafa na boca, toma o tanto que vc aguentar que eu já tô chegando. Foram 15 minutos que mais pareciam horas. Graças a Deus acabou tudo bem. Quando cheguei ele estava com 76. Mas quero deixar aqui meu testemunho que Deus é maior do que todas as coisas. Nós em casa, por causa do Matheus ser diabético, não costumamos ter coca normal em casa. Porém, naquele dia, ele sozinho, por obra do meu Deus, tinha a coca normal na geladeira, e consegui salvar ele do pior por causa disso. Vai dizer que Deus não opera milagres nas pequenas coisas? ! Enfim, nunca como pais, estaremos acostumados com isso, mas Deus nos sustenta e dá forças para cuidarmos dos nosso pequenos. Um bj e que Deus abençoe a todos vcs!

    ResponderExcluir
  7. Impressionate! É assim que vai se aprendendo mais sobre a diabetes. Parabéns pelo blog é muito interessante. Abraços

    ResponderExcluir
  8. Se não é Deus como poderíamos passar por tudo isso? Adriana, tenho certeza q Ele é conosco e com nossos filhos!

    ResponderExcluir