domingo, 27 de outubro de 2013

CARTA ABERTA AO MINISTRO DA SAÚDE - SRº ALEXANDRE PADILHA.

Assunto: Pedido de audiência.

Exmo. Sr. 

Ministro da Saúde 
Rio de Janeiro, 28 de Outubro de 2013

Assunto: Pedido de audiência / Atenção ao Dia Mundia do Diabetes / Resolução das Nações Unidas para Diabetes 61/225 / Atrito de campanhas/ Programa de prevenção ao Diabetes/ Programa de atenção continuada ao Diabético/ LEI Nº 11.347, DE 27 DE SETEMBRO DE 2006.

Escrevo hoje, não mais com a mesma motivação de 48 horas atras. Hoje, desmotivada.
Tenho um blog ha mais de 3 anos, onde falo sobre diabetes tipo 1, " Eu, meu filho e o Diabetes". Ao longo desses anos, passaram por ele muitas mães de crianças diabéticas, adultos com diabetes, médicos, nutricionistas, enfermeiros. Aos poucos, fomos capazes de mapear problemas relativo ao controle de diabetes no Brasil, e passei então a lutar por essas mudanças.
Sabe Ministro, quando temos um filho com uma doença cronica queremos o melhor pra ele, principalmente quando se trata de diabetes, tão devastadora caso não haja um controle eficaz, e quando somos solidários naturalmente, queremos o mesmo para as outras crianças na mesma condição.
Eu aprendi que criança é pra ser feliz e sonhar com um futuro promissor, mas boa parte das crianças com diabetes no Brasil, não tem essa sorte, algumas delas alcançarão a maior idade com sequelas. Isso me deixa triste, mas me impulsiona a lutar por melhorias. Eu moro num bairro, bem pacato, onde todos se conhecem, alguns idosos eu sinto o cheiro cetônico de longe, são pessoas sofridas, que sentem dores, estão se sentindo mal o tempo inteiro, ajudo no que posso, mas não sou médica, então só posso lutar por mudanças no trato ao diabetes no Brasil.
Eu virei referencia no meu bairro Ministro, e não deveria ser assim. Ter um bom controle da glicemia deveria ser normal, ter tiras para medir a glicose quando necessário deveria ser normal, saber o que significa hemoglobina glicada ou glicosada deveria ser normal a todo diabético brasileiro. Mas não é!!!
Nestes anos eu imaginei sonhos possíveis, um mundo onde os diabéticos são felizes e sentem prazer em controlar a glicemia, sonhos esses que gostaria muito de dividir com o Senhor. Esses sonhos começam  a se realizar quando posso, falar com o senhor frente a frente. Sonhei que qualquer Novembro desses nos encontraríamos pra conversar. Mas talvez não seja mais possível, o Novembro Azul dos diabéticos esta perdendo força, cada vez menos ações envolvendo os cuidados, e estamos virando apenas estatísticas e notinhas.

Faço parte de um grupo de mais de 20 blogueiros que falam apenas de diabetes, tenho um grupo com mais de 300 mães de crianças com diabetes no facebook, faço parte de outro com mais de 3mil diabéticos e familiares, sem contar a minha fanpage, hoje com 1.456 seguidores. Tentamos de formas possíveis ajudar com informações e afeto, acho que o diferencial dos blogueiros de diabetes é esse, o afeto, explicamos diabetes com carinho, amor.

Mas não sei o que dizer a esses pessoas sobre novembro, estávamos todos preparados para o nosso NOVEMBRO AZUL, mas se o Cristo redentor for iluminado de azul, não sei se será pelo diabetes, até o nosso dedinho que sempre indicou teste de glicemia capilar, ganhou um bigodinho simbolizando o toque retal.
O mês de atenção ao diabetes acontecerá, como fizemos todos os anos, mas não será o mesmo, estou me sentindo traída, roubada.
Queria ter escrito muitas coisas, mas perdi meu referencial, pois caminhamos e nos preparamos para os holofotes que chegam em NOVEMBRO, mas o INSTITUTO LADO A LADO PELA VIDA chegou primeiro.
Não ha mais o que dizer srº Ministro, acho que a esperança se foi, a esperança de que algo vai melhorar.
Forças para pedir um encontro de blogueiros no dia mundial de diabetes, ja não tenho mais, não encontro palavras.


Sem mais,
Sarah Rubia Baptista




Nenhum comentário:

Postar um comentário