sábado, 14 de dezembro de 2013

O que te aprisiona no passado sem DIABETES?


É comum vermos pessoas com diabetes, familias de crianças com diabetes, presos ao passado sem a patologia. É comum ouvirmos: "Quando não tinha diabetes, eu fazia isso.. eu fazia aquilo..." "Antes do diabetes erámos uma familia mais unida..." "Diabetes me trouxe muitos problemas..." "Meu casamento acabou por causa do diabetes..."

É verdade que o Diagnostico de diabetes bagunça tudo, ficamos sem chão, sem rumo... Eu mesmo pensei que nunca levantaria, que não havia vida feliz pós diabetes. Foi dificil, mas eu me levantei!
Não vou dizer que que não tenho problemas, não tenho medos relacionados a diabetes, mas minha vida voltou a normalidade.

Hoje, não lembro da minha vida sem diabetes, não lembro mesmo, parece que sempre convivemos com ela. Nossos problemas hoje, não são culpa do diabetes, nenhum problema foi culpa do diabetes, o diagnostico só evidenciou o que estava embaixo do tapete, são problemas que surgem ao longo da vida, de relacionamento, financeiro... Mas como foi diabetes, qualquer outra coisa poderia te-los evidenciado.

Quando a ficha caiu de verdade, aquele momento em que não tem como fugir, e ficou nítido que diabetes veio pra ficar, deu para perceber com clareza que os problemas sempre existiram, olhamos pra eles sem a visão da culpa, e o quanto empurrávamos a vida com a barriga, sem solucionar as dificuldades, alguns problemas dava até pra fingir que não existiam.

Eu preferi então olhar para o Diabetes com uma visão positiva, o diagnostico me trouxe a oportunidade de uma vida mais equilibrada e saudável. Não lamento pela alimentação, tento que toda a familia tenham uma alimentação mais saudável, mais equilibrada. Não lamento pela parte financeira que ela consumiu, as vezes reclamo, esbravejo, mas logo vejo que devo agradecer a Deus por poder manter o tratamento do meu filho.
Hoje temos horários para comer, dormir, acordar, isso trouxe equilibrio.

Os problemas de relacionamento na familia, sempre existiram, e vão existir ao longo do tempo, isso aconteceria independente do meu filho ter ou não diabetes, pois não está relacionado a doença, está relacionado a forma com que outras pessoas vêem a vida, e não posso mudar as outras pessoas, eu só posso mudar a mim mesmo, e ha 4 anos, venho buscando mudanças positivas e se nessas mudanças outras pessoas não se enquadrem, sinto muito por elas, mas vou seguir o meu caminho... A vida é assim... Devemos seguir em frente sempre... E se, alguém que mesmo importante na minha vida, me segure no passado, não há duvidas que ela ficará sozinha no passado, pois eu preciso de um presente maravilhoso, equilibrado e com escolhas sensatas para que no futuro não me arrependa, que  meu filho não sofra as consequencias das minhas escolhas erradas... (isso serve para qualquer um, pois o futuro dos nossos filhos, com ou sem diabetes, depende de nossas escolhas hoje, do nosso exemplo)

É preciso aceitar que diabetes é parte da vida, e assumir o compromisso de mante-la controlada, mas não podemos usa-la mais como desculpas para sermos infelizes, para o sofrimento.
Enquanto você sofre, o reloginho do tempo está rodando e este não perdoa, então, não perca tempo olhando demais para o que perdeu, porque não terá a oportunidade de apreciar o caminho que está seguindo.

2013, foi um ano dificil, pra todos, com ou sem diabetes... Mas se proponha, em 2014, não permitir que DIABETES limite a sua vida, e passo a passo desprenda-se do seu passado, a vida ficará mas leve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário