sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

PÓS CONSULTA - 4 ANOS E 6 MESES DEPOIS DO DIAGNÓSTICO.

Na consulta de ontem, fizemos um bate papo legal com o médico, ele preencheu a ficha médica para o acampamento, conversamos sobre o comportamento do Igor, se havia algo que precisamos melhorar, percebemos que o controle melhorou mas que ele precisa de monitoramento constante, pois ainda esquece alguns procedimentos, apesar da autonomia ele é um pré adolescente e como toda criança da idade dele é complicado seguir tantas regras...
Quando cheguei em casa foi que o resultado da consulta bateu forte... Uma sensação estranha... Muito estranha... Uma mistura de medo com esperança...
Nesses 4 anos e 6 meses as avaliações laboratoriais foram Lipidograma, TSH e T4Livre de 6 em 6 meses e Hemoglobina Glicada a cada 3 meses, qualquer alteração nesses exames são tratáveis sem muitas consequencias, mas agora essas avaliações mudaram, novos exames, Creatinina, Uréia, TGO e TGP, ampliando o monitoramento...
Sei que são avaliações preventivas, mas bateu medo...

Na próxima consulta o medico já quer uma avaliação das funções dos Rins e Figado, o tempo esta passando, e mesmo sabendo que nesse tempo tivemos um controle dentro das metas, não há como não pensar nas possibilidades, acredito que todas as consultas deste ano voltarmos com pedidos para um serie de exames, porque daqui pra frente o risco de sequelas é real, acabou a brincadeira, é bater de frente sim, se adiantar ao diabetes, manter o controle, MANTER ESSE GIGANTE DOMADO.
Pela minha cabeça passaram um milhão de coisas, lembrei que o medico atentou para o crescimento minimo do Igor durante um ano, as doenças de figado e rins relacionados a diabetes, inclusive auto imunes, e aí chego a conclusão que não da pra perder tempo pensando nisso, é focar no controle e viver.
Decidi não fazer os exames antes do acampamento, e nem pensar neles agora, resolveremos tudo em Fevereiro.
Exames periódicos são fundamentais para um bom prognóstico do diabetes, Eles não devem ser feitos quando surgem sintomas, porque pode ser tarde demais.

Agradeço pelos médicos que cuidam do meu filho, mas estou achando que preciso de terapia para conseguir lidar com os riscos do diabetes, mesmo com pensamento positivo, focando na qualidade de vida, tem sentimentos que surgem e que não sei como lidar com eles.
Não sei se os médicos entendem exatamente o que sentimos quando precisamos fazer esses exames um pouco mais abrangentes, porque nem sei como descreve-los, só sei que não é bom.

Vamos focar no acampamento, preparativos e etc... O Igor voltou muito mais animado da consulta ontem, ele já era uma animação só, mas depois que o Dr Jorge o deixou mais seguro quando ao diabetes, o risco de hipoglicemia, falou sobre os médicos da ADJ e da equipe, senti que está mais leve, até mandou uma quente pra mim na frente do médico:

-Aproveita que vou estar no acampamento e cuida um pouco da sua vida!

As vezes eu me pergunto se ele não se sente um fardo pra mim...

Um comentário:

  1. oLHA AMIGA SÓ dESU SABE O QUE PASSAMOS .hOJE O dANI FEZ EXAMES TAMBÉM E ESTOU SEMPRE AFLITA ELE NÃO TEM FICADO COM ,MENOS DE 280 QUANDO ESTA BAIXO ,NÃO TENHO CONSEGUIDO CONTROLAR A DIABETES DELE .ELE NÃO É DISCIPLINADO.
    NÃO ESTA FACIL

    ResponderExcluir