Sempre tem uma reclamação, nunca esta completo, ou faltam tiras, ou é um tipo de insulina ou os dois, e você reclama onde? Faz o que?
Reclamar nas redes sociais, nos grupos de bate papo não vai resolver, pode ser até que consiga um doação esse mês, outra mês que vem, mas resolver o problema não resolve, porque você sempre vai estar dependendo de um bom coração.
Desde o inicio do quadro de diabetes eu tenho o hábito de reclamar com quem pode mudar alguma coisa e desabafar nas redes sociais, sim, é um desabafo porque na realidade não vai mudar nada.
Eu preparei um roteirinho para reclamação:
Ouvidoria da Secretária Municipal de Saúde:
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http://www.1746.rio.gov.br/ | |
Se você recebe medicamentos pela prefeitura e esta faltando algo, deve em primeiro lugar procurar a ouvidoria da Secretária Municipal de Saúde de sua cidade, aqui no Rio de Janeiro é o 1746, você pode até tentar, mas dificilmente vão registrar sua reclamação, a equipe de Tele Atendimento nem sabe como faz isso, pelo menos as pessoas que me atenderam as vezes que tentei não sabiam.
Ouvidoria da Secretária Estadual de Saúde:
Se você recebe medicamentos pelo Estado, é esta ouvidoria que deve procurar primeiro, aqui no Rio ele é muito eficiente, pode ser acessado por qualquer aparelho de telefonia, pelo numero 0800 025 55 25, sempre tive respostas a todas reclamações, e raramente precise ligar para a OUVIDORIA GERAL DO SUS.
Teve um dia em que eu reclamei do atendimento ainda na farmácia, a ouvidoria é no mesmo prédio, falei para outras pessoas ligarem e tal, ninguém quis, acho que tem medo, ou vergonha, não entendi ainda porque as pessoas não reclamam onde precisam reclamar, meu atendimento foi agilizado, beneficiada pelo sistema? Não, apenas busco os meus direitos no local certo.
É preciso se tornar prática fazermos uso das ouvidorias, são elas que direcionam as necessidades de mudanças, se elas não tem reclamações é sinal que a população está satisfeita.
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http://www.rj.gov.br/web/ses/exibeconteudo?article-id=168119 |
Ouvidoria Geral do SUS:
Caso seu problema não seja resolvido nas ouvidorias anteriores, ligue logo para 136, com o número do protocolo da ouvidoria do estado ou município em mãos, o sistema tem algumas falhas, não pode ser acessado por celular, é preciso um telefone fixo para ter acesso ao atendimento, a voz da atendente virtual é muito chata, mas funciona, até as 22 horas.
Eles direcionam a reclamação e acompanham até a solução, entram em contato para saber se foi resolvido, eu gostei de usar quando precisei.
Mas se não adiantar nada disso faça como a Keyla, busque TV, jornais faça barulho, muito barulho, assistam a matéria:
http://globotv.globo.com/pacientes-reclamam-que-prefeitura-de-sao-goncalo-nao-fornece-insulina-suficiente
As vezes me assusto com a inércia das pessoas em relação aos orgãos governamentais, as ouvidorias não estão lá de enfeite, ela esta para receber reclamações, sugestões, denúncias, atender o cidadão em suas necessidades, quando deixamos de reclamar ou denunciar a falta de medicamentos ou insumos nos orgãos em que determinam todo o processo de dispensação, como eles vão saber que o atendimento ao cidadão não está adequado? Como eles podem nortear mudanças?
Devemos repensar nossas praticas na busca por direitos, possuímos um sistema de saúde programado para ser o mais eficiente do mundo, porque não é? Será que é só culpa dos desvio de verbas, má administração? Ou será que nós, cidadãos brasileiros estamos colaborando para isso, ao deixar de informar as ouvidorias o que está errado, o que nos deixa insatisfeito?
É pra pensar!
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