domingo, 15 de agosto de 2010

Feira de Saúde e Cidadania.

Foram mais de 200 exames, alguns orientados a procurar um medico para exame de glicemia em laboratório, 5 diagnósticos com glicemia acima de 300mg/dl, 16 DM2  sem informações adequadas, 7 completamente descompensados.

Que alegria!! A família inteira testando a glicemia, tudo OK.
Adilson, meu DM1 adotivo, pós prandial 99mg/dl, me preocupou,
ele toma NPH e Regular, mas não mede a glicemia nem faz contagem de Carboidratos.


Eu, Angela Pelito(Pres. Lions Vargens) e Luzia(DM2) em busca de informações.
To passada...
Ontem foi a Feira de Saúde do Lions aqui no meu bairro, e começamos a fazer o cadastro dos diabéticos do bairro, infelizmente choveu e não tivemos o publico esperado que seria de 600 exames de glicemia capilar, ficamos em torno dos 250, mas já foi um avanço.
Pela primeira vez foram feitos exames de glicose em crianças, e os com resultado alterados receberam um orientação, e quem deu essa orientação? Euzinha... Cadastrei, entrevistei e respondi algumas perguntas, lógico, as que eu podia responder, não sou medica e nem tenho pretensão de suprir informações que devem ser dadas por um profissional.
Com crianças também fazendo os exames identificamos uma família inteira com as glicemias alteradas e PA também, diante da possibilidade de erro do glicosimetro a família foi orientada a buscar informações medicas e nutricionais, senti que algo mudou para aquela mãe: "Eu não sabia que criança também tinha diabetes.". É... eu também não.
Triste mesmo foi assistir o choro descontrolado que nem sabia da possibilidade de ter glicemias acima de 300mg/dl, coincidência ou não 3 funcionários do C.R.Flamengo, aqui no Ninho do Urubu.
Identificamos 16 DM2, desses 16 apenas 1 possui glicosimetro e sabia o que é HbA1C (hemoglobina Glicada) mas não sabia o valor, 3 haviam abandonado o tratamento depois de uma crise de hipoglicemia, 1 faz "tratamento" num hospital de emergência, se sente mal procura a emergência volta pra casa com Metformina, quando acaba volta la e recebe mais, um ABSURDO!!!!
Com o passar da manhã comecei a tentar entender como funcionava o tratamento de Diabetes no bairro (Posto de Saúde), ninguém sabia sobre contagem de carboidratos, glicosimetro, hemoglobina glicada, e todos com tratamento no mesmo lugar, posto de saúde.
Não foi difícil de entender, nem precisei perguntar muito, o medico responsável pelo tratamento da maioria (clínico geral) os classifica com agressivos, não acha necessário o teste glicemico diário e só encaminha a um endocrinologista os que precisam de insulina.
Quando comecei a falar com ele sobre os sintomas de hipoglicemia, da agressividade como sintoma, de pessoas que foram confundidas com drogados e com o apoio de uma Assistente social, ele abandonou a conversa, não entendi porque... quando o assunto estava ficando bom!!!
Sei que criar uma Associação voltada para os diabéticos do bairro vai ser uma tarefa difícil, mas não tenho como fingir que isto não é necessário, é urgente!!!
5 diagnósticos inesperados, pra mim já valeu a pena.

3 comentários:

  1. Não te contei, ou já contei e não me lembro. Agora é oficial: tenho diabetes.

    A minha é hereditária. Minha mãe tem. E a seguir as heranças, AVC aos 60. Meu pai já teve 3. Os amigos me puxam a orelha dizendo que faço piada da situação. mas, o que posso fazer além de piadas e cuidar do que é possível.

    Descobri por ter emagrecido 6 quilos em poucos dias; turvou as vistas; dores nos dedos; urinar a cada 35 minutos; levantava na madrudaga para comer. Estas mudanças aconteceram em menos de 45 dias.

    Estou me cuidando. E nem imagino como é o seu dia-a-dia.

    Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Adão,
    a boa noticia é que hoje em dia é possivel controlar a glicemia, a má noticia é que nem todos os medicos estão capacitados pra orientar o paciente, mas pela minha rotina é possivel se orientar, logico que muito do que vivo não acontece com o DM2.
    É INDISPENSAVEL A PRATICA DE EXERCICIOS FISICOS!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi gostei da sua ideiA.
    mEU EMAIL E nildys_souza@hotmail.com

    ResponderExcluir