sábado, 8 de janeiro de 2011

A Lua de Mel do Diabetico existe?

Esses dias eu parei para pensar sobre o Lua de Mel do Diabético, segundo os medicos, esse período pra nós acabou. Será?
Olhando para a tabela glicemica do Igor, eu vejo exatamente o que causou cada alta da glicemia.
Antes de terminar o ano letivo, não contávamos com o apoio da escola, então era ele e Deus por ele. E por mais responsável que uma criança seja com o tratamento, ela é uma criança.
No ultimo trimeste, como ja estava menos frio, a glicose baixava mais rápido, então eu estava sempre enviando um lanche extra, para uma eventualidade, o que estava acontecendo é que, não aconteceram eventualidades, porém o Igor estava consumindo 45g de Carboidratos, ao invés de 30g, alguns desses produtos com alto índice de gordura, logico que ele chegava ao jantar com Hiperglicemia, corrigíamos, mas baixar a glicemia aumentada pela gordura não é fácil, principalmente pelo horário, aqui em casa, procuramos ao máximo evitar um hipo de madrugada, e como eu não sabia exatamente o quanto de exercício ele fez na escola ia dormir descontrolado e assim acordava, estava virando uma bola de neve.
Logo que terminaram as aulas começou o processo de separação, e a emoção dominou a glicemia.
Hoje, estamos bem, pelos numeros, a lua de mel voltou. Como assim voltou?

O que você entende por lua de mel?
Eu tive dois casamentos.
Eu entendo que lua de mel, é um periodo em que não estamos completamente adaptados a outra pessoa, então vamos devagar,estamos descobrindo como é o convivio com a outra pessoa, se podemos realmente ficar a vontade, se a outra pessoa é realmente como aparentou ser antes do casamento, fazemos de tudo para agradar, até que nos sentimos a vontade para criar nosso espaço dentro dessa relação, começamos a sinalizar onde começa a nossa individualidade. Com o diabetes também é assim, só que ainda não existe a possibilidade de divorcio.

Quando o Igor foi diagnosticado, ele tinha uma dieta de 1.600 calorias/dia e 195g Cho/dia, hoje a dieta é de 2000 calorias/dia e 225g Cho/dia, a diferença de carboidratos não é tão grande assim, mas os novos alimentos que foram inseridos na dieta são mais caloricos, porque isso aconteceu? Desde que foi diagnosticado o Igor engordou apenas 1k e alguns gramas, e o fato dele não ter reservas de gordura favorece a hipoglicemia.

Diante do descontrole em que ele se encontrava, voltei alguns por alguns dias a dieta inicial, sabe aquela coisa de começar do zero, achei que seria mais facil e foi. A nossa tabela glicemica da ultima semana é exatamente igual a tabela do periodo de lua de mel.
Chego enfim a conclusão que a lua de mel não é um periodo em que o pancreas dá seus ultimos suspiros, tem casos em que isso acontece, mas na grande maioria, é o periodo em que ainda não sabemos qual o espaço que podemos abrir nessa relação, é o periodo em que não temos a nossa individualidade, apenas atendemos as necessidades do diabetes, principalmente quando se refere a criança, ela precisa crescer, precisa de reservas de gordura, tem necessidades nutricionais talvez maiores que de um adulto e isso só é visto depois de um tempo adaptado ao diabetes e geralmente é aí que termina a lua de mel, é quando temos que dar atenção a nossa individualidade e a relação, e tentar dosar isso não é facil, principalmente quando um dos dois nesse relacionamento não aceita negociação e nem a possibilidade de divorcio.


Para terminar gostaria de deixar aqui o link para o Manual de contagem de Carboidratos da Sanofi Avantis, eu tenho o mesmo na versão impressa, a medica do Igor me deu para garantirmos uma flexibilidade maior na alimentação.

4 comentários:

  1. Eu sempre achei o corpo humano e seus sistemas todos muito fantásticos.

    Com a Vivi, eu acredito sim ter havido lua de mel. Ela começou tomando 14U de NPH, até estabilizar e ela precisar apenas de 3U, por muito tempo, sem usar a rapida.

    De repente, sem motivo aparente, sem modificação na dieta, sua necessidade de insulina foi aumentando gradativamente.

    Eu brinco que é tudo tão perfeito, que temos até um momento mais light no começo pra nos adaptarmos...

    E conheci um menino de 9 anos na ADJ que estava com 5U de NPH por dia há 3 anos.... quase nunca tomou a rapida... eterna lua-de-mel??? Não sei.... não sei explicar.

    ResponderExcluir
  2. Assim como existem casamentos que vivem em eterna lua de mel...

    ResponderExcluir
  3. Querida! Esta é uma situação em que a comparação ficou ótima.

    Você foi muito feliz com a comparação, além, é claro de ter sido uma deitada no divã!

    Continue!

    Um cheiro carinhoso!

    ResponderExcluir
  4. Amada, meu filho foi diagnosticado recentemente, tem 12 anos...qual o impacto da Dm no crescimento?

    ResponderExcluir