terça-feira, 31 de maio de 2011

Mexerica ou Tangerina e o Diabetes.


 MEXERICA
Tangerina, mexeriqueira, bergamota, vergamota, laranja-cravo, laranja mimosa,laranja mandarim, tangerina carioca e tangerina mineira são alguns dos nomes, usados em diferentes regiões do Brasil, para designar algumas variedades de frutas cítricas comumente conhecidas pelo nome de mexerica. 





Mexerica faz mal para diabetes?

Tenho estranhado, mas essa é uma das frases que mais tem trago pessoas a este espaço, nada mais justo do que responder a esta pergunta.

Não, mexerica não faz mal para diabeticos.

1 mexerica media tem 15g de carboidratos, para o diabetico que faz contagem de carboidratos é só usar sua cota de fruta, para quem é diabetico tipo 2 nada de exagerar, 3 tangerinas medias equivalem a uma refeição com 1 concha de feijão e 4 colheres de sopa de arroz.
A tangerina é conhecida pelo seu efeito diurético, digestivo e aumento na eficiência física. É também indicada nas hipertensões arteriais e na prevenção da arterioesclerose. É laxativa, pois apresenta grande quantidade de fibras, devendo ser ingerida com o bagaço para melhorar o funcionamento do intestino. A riqueza de fibras da tangerina protege ainda de outras doenças como câncer, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. 

Uma nova pesquisa desenvolvida pela Universidade do Oeste de Ontario, no Canadá, aponta que o fruto pode não apenas prevenir a obesidade, como oferece também proteção à diabetes do tipo 2 e à aterosclerose, uma doença venal responsável pela maioria dos ataques de coração e derrames.

.
Então a tangerina pode, mas com moderação na quantidade.

Vou colocar aqui uma receita com tangerina ou mexerica deliciosa do site Cyber Diet 


Mousse de Mexerica
Dividindo a receita em 8 partes iguais, cada parte tem 11g de carboidratos
Ingredientes



- 12 g de gelatina em pó sem sabor
- 1/4 xícara (chá) de água fria
- 1/4 xícara (chá) de água quente

- 10 colheres (sopa) de leite desnatado em pó

- 4 mexericas descascadas e sem caroço e sem a pele branca
- 1 colher (sopa) de raspas de limão
- 1 colher (café) de essência de baunilha
- 6 cubos de gelo picado

Modo de Preparo
Bata no liquidificador a gelatina em pó com a água fria e acrescente a água quente e os ingredientes restantes, menos 1 mexerica. Bata até obter um creme homogêneo. Coloque em taças individuais e decore com gomos da mexerica. Leve a geladeira até esfriar bem.


2 comentários:

  1. A depender, eu não troco o feijão e o arroz por esta quantidade de tangerina!

    Mas, é muitas dúvidas que surgem. Depois do último exame, agora só estou comendo mato. O que veio a mais no prato hoje, foi devidamente contado!

    É necessário.

    Grato por você também participar da censura e correção. Me senti amado com sua preocupação!

    ResponderExcluir