quinta-feira, 8 de março de 2012

10 ANOS.



No ultimo dia 6 o Igor completou 10 anos, meu bebê esta crescendo e ja não me permite mais chama-lo assim, ele ja é um rapazinho...
É o primeiro aniversario dele com a bomba de insulina, e o que isso muda? Muda tudo. Nos outros aniversarios eu tinha que ficar me preocupando com aplicações, medições, etc... Este foi diferente...
Não comprei nada diet, usamos com louvor a contagem de carboidratos e senti muito orgulho do comportamento do Igor em relação a isso, não exagerou, evitou os doces, mas comeu o que teve vontade.
Eu não sei se com todas as familias de crianças com diabetes é assim, mas o amiguinhos do Igor lidam muito bem e com naturalidade com o fato do Igor ter diabetes, eles tem um cuidado especial, com o que o Igor come, com o momento do dextro, com o glicosimetro, com a bomba, eu acho isso fantastico, talvez se deva ao fato de sermos bem resolvidos, a nossa aceitação, o fato de não evitarmos o assunto diabetes, nem escondermos a condição do Igor.
Tudo correu tão bem, ele estava tão feliz que no final da noite, preferi desativar a bomba para evitar hipos, mas pergunta se eu consegui acordar as 3 da manhã para reativar? Acontece, mas a glicemia ao acordar não foi de toda ruim, talvez realmente tivesse uma hipo significativa na madrugada, acordou com 189mg/dl, que logo corrigimos e correu tudo bem.
Para nós a bomba de insulina é algo que beira a cura, como ja falei outras vezes, em alguns momentos o organismo do Igor se comporta como se não precisasse de aplicações de insulina, e isso gerava muitas hipos, havia dias em que ele tinha que ficar paradinho, para gastar o minimo de energia possivel e assim evitar aqueles sintomas horrorosos das hipos, com a bomba não é mais assim, podemos desativar por um momento e a basal que é constante, fica suspensa, ele pode ficar sem a bomba por até 2 horas, por qualquer motivo, brincadeira um pouco mais agitada, banho de piscina, num momento de hipo ou porque simplesmente quer tirar a bomba por um momento.
Como o Igor disse, esse foi o melhor aniversario dele, talvez seja o que ele se lembra, mas de qualquer forma, eu fiz de tudo para que fosse um dia muito feliz e foi.
Tenho tentado educar o Igor para que ele esteja apto a encarar esse mundo cheio de preconceitos, e temos encontrado pelo nosso caminho pessoas maravilhosas, dizem que quando queremos muito algo, o universo conspira a nosso favor, deve ser isso, pra nós e para as pessoas a nossa volta diabetes tem sido apenas um detalhe, sabemos que é um detalhe que se deixarmos domina e destroi todo o ambiente, mas não permitimos que isso aconteça, com disciplina e aceitação.
Ao meu filho, eu só desejo sucesso, não tem como ser diferente, que o sucesso seja em todos os aspectos da vidinha que esta apenas no começo, mas que ja tem problemas de adulto.

2 comentários:

  1. Parabéns garoto. Você vão ter um futuro grandioso.

    ResponderExcluir
  2. Oro por vocês!
    Felicidades para Igor. Sucesso, amizades, amor, paixões, realizações, razão e emoções a vida inteira.

    Cada dia é um grande salto.
    Beijos!

    ResponderExcluir