segunda-feira, 9 de abril de 2012

DIABETES E O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL.

Ter um filho com diabetes, é sem sombra de duvidas uma montanha russa emocional, fico imaginando, como eles realmente se sentem e por muitas vezes não falam, por acreditarem que a unica alternativa é obedecer.
Eu acredito que controlar o diabetes deve fazer parte da educação, tal como escovar os dentes, tomar banho, manter uma aparencia agradavel, respeitar o semelhante, regras basicas da educação.
Eu tento manter um equilibrio positivo, mas isto não me impede de errar.
Ha coisas que não posso decidir por ele, e que essas decisões serão tomadas quando couber a ele capacidade para isso, é como fazemos em relação a profissão, casamento, etc..., preparamos para que sejam capazes de tomar as melhores decisões, mas só eles podem decidir que caminho seguir.
Como não me canso de dizer, não educo meu filho para esperar pela cura, mas para controlar o diabetes e viver bem, e se por acaso a cura chegar neste meio tempo, estará bem para recebe-la. Não esperamos a cura por milagre, Ja é um grande milagre tudo o que temos para controlar o diabetes, ja é um milagre poder viver sem complicações. Não dá pra separar Deus e ciencia. DEUS existe para as causas impossiveis e a Ciencia para tudo o que for possivel tratar e controlar. Se eu me recuso fazer o que tem que ser feito, se eu tenho pena de mim mesmo por achar muito sacrificante controlar o diabetes, se eu não acredito que meu filho é capaz de levar adiante tudo o que eu ensino e que só um MILAGRE é capaz de nos livrar de tal sofrimento... Por Deus faria um milagre? Se eu não quero fazer a minha parte por Deus faria? Deixo os milagres para os que realmente não tem alternativa entre a vida e morte.
Buscando algo concreto sobre o trato com a familia, os aspectos emcionais e o sofrimento causado pela negação ou superproteção de ambas as partes, pais ou filhos com DM, encontrei alguns estudos, que valem a pena ler e analisar:












3 comentários:

  1. Varias observações:
    1 - A frase: "Eu tento manter um equilibrio positivo, mas isto não me impede de errar." - Só elogiar esta percepção.

    2 - Um amigo disse que iria orar para que Deus me curasse da diabete e eu disse: Não! Não ore por isto. E ele disse não entender o minha opinião de não aceitar que Deus e curasse. Então expliquei: se ele vai me curar, que seja de uma forma que todos os demais sejam beneficiados com a curar também.

    Existe cada tipo de crença!

    3 - Existem vários blocos no texto em que aparece: Não suportado! (IE) em branco no Chrome e firefox. Logo após este link: CRENÇAS NO AUTOCUIDADO EM
    DIABETES - IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA

    ResponderExcluir
  2. O desejo de cura é incoerente a necessidade humana, por que seria meu filho mais merecedor do que as criancinhas do camboja que andam kilometros todos os dias só para tomar uma dose de insulina?
    Como se vê Deus? Alguém poderoso que não age com justiça. Justiça é igual para todos, mas na questão das doenças... temos um grande exemplo a aids, como demoraram a agir por acreditarem ser uma "doença de gays"...

    ResponderExcluir
  3. Sarah eu concordo com as suas opiniões, preparamos nossos filhos pra vida, não tem como ser de outra maneira!
    Abraços

    ResponderExcluir