O QUE APRENDI DE MAIS IMPORTANTE PARA O CONTROLE DO DIABETES.
Com base nos resultados do DCCT que demonstraram que o controle glicêmico próximo do normal protege contra o início e a progressão das complicações microangiopáticas, o ideal na reposição insulínica é proporcionar, da melhor maneira possível, uma cobertura basal ao longo das 24 horas. O objetivo, assim, seria reduzir a produção hepática de glicose e concomitante, a combinação de bólus de insulina regular ou análogos de ação ultra-rápida pré-refeições para prevenir picos hiperglicêmicos pós-prandiais. É importante salientar que, por causa de riscos de hipoglicemias assintomáticas, principalmente noturnos, nenhuma estratégia de reposição diária de insulina pode otimizar os resultadossem a monitorização glicêmica apropriada. Fonte: http://www.scielo.br/pdf/abem/v52n2/14.pdf
Eu aprendi que é fundamental Insulina, Contagem de Carboidratos e Exercicios Fisicos.
Sobre a insulina:
Ela é a grande estrela do cenario, sem ela é impossivel controlar o diabetes, usar mais e mais vezes não significa uma piora do quadro, significa evolução e controle no tratamento.
Ainda vejo mães receosas em usar a insulina de ação rapida por acharem que seus filhos estão piorando e mantem o controle pelo uso da Basal (NHP, Lantus, Levemir), hoje, eu que também passei por essa fase de resistencia, lamento não ter entendido isso antes.
Logo após o diagnostico, existe um periodo em que não é necessario o uso intensivo de insulina, é chamado de lua-de-mel diabetica, ele pode durar pouco tempo ou muito além do que os medicos preveem, ou talvez nem existir, não existe uma explicação, mas em algum momento vai chegar ao fim (como acontece nos casamentos...) e as doses de insulina precisarão ser aumentadas. Mas isso não significa uma piora do diabetes. Alias, aproveito para dizer que este termo não existe, estar pior do diabetes, o que existe é a pessoa não controlar as taxas glicemicas, e em "consequencia" do diabetes mal controlado ter outros problemas de saude.
A glicose alta, significa que não tem insulina suficiente para leva-la para celula, e sem a glicose na celula o corpo fica sem energia.
O pancreas de uma pessoa não diabetica, funciona enviando insulina sempre que necessario para manter as celulas abastecidas de energia, ja o pancreas do diabetico tipo 1 isso não acontece, então, se aplicamos insulina mais vezes (antes de todas as refeições) estamos simulando o funcionamento do pancreas, que ou é infeciente ou não existe mais.
Aí você pode me dizer que a glicemia baixa com exercicios fisicos, concordo, ele é um fortissimo aliado do controle do diabetes.
Segundo o Dr. Ney Cavalcanti:
Ele tem duas ações. A primeira, estimulando a secreção de hormônios (cortisol, hormônio do crescimento, etc.) que estimulam a produção hepática de glicose, o que acarreta uma elevação da glicemia. Porém, por outro lado, a atividade física aumenta a sensibilidade dos tecidos à insulina, fazendo com que a metabolização dos açúcares se torne mais eficiente. Em outra palavras, de um lado age para elevar a glicose sanguínea e de outro diminuí-la.
Caso o diabético apresente, antes de exercício, níveis elevados de glicose sanguínea, acima de 250 mg/dl, a atividade elevará mais ainda estes valores, estando, assim, contra-indicada a sua realização.No entanto, caso o valor inicial seja inferior a 150 mg/dl, a atividade física é benéfica, diminuindo os valores da glicose.Caso a glicemia inicial seja mais baixa, o exercício pode, inclusive, acarretar uma queda exagerada (hipoglicemia).Assim, nos casos de diabéticos instáveis, deve ser realizada uma dosagem da glicose, antes do inicio da atividade física.Apesar da necessidade, em alguns casos, desses cuidados, o exercício físico deve ser estimulado a ser realizado, idealmente todos os dias.Alem disso, ele tem várias outras ações benéficas. Diminui as gorduras sanguíneas, a pressão arterial e ajuda a combater o excesso de peso.Fonte: http://www.diabetes.org.br/colunistas-da-sbd/pontos-de-vista/1054
Portanto, exercicios fisicos não baixam a glicemia, auxiliam e melhoram o metabolismo dos Carboidratos, uma pessoa sem insulina suficiente no organismo, pode ter problemas ao praticar exercicios fisicos, pelo menos meu filho sente dores de cabeça, enjoo e tontura.
Como saber o quanto de insulina é suficiente?Isso é individual, a quantidade de insulina depende de uma criança para outra, isso vai ser determinado pelo medico e os ajustes feitos nas consultas periodicas, mas para isso, é indispensavel as anotações da planilha glicemica, com o valor da glicemia e a quantidade de insulina aplicada, só assim o medico pode ajustar para um bom controle.
Contagem de carboidratos:Infelizmente algumas pessoas ainda acham que contagem de carboidratos é apenas uma dieta em que o diabetico pode comer de tudo, embora dê uma maior flexibilidade, acho indispensável ao bom controle.Quando aprendemos contar os Carboidratos, aprendemos a quantidade de alimento que vai se transformar em glicose, e sabendo quanto 1Unidade de insulina cobre de carboidrato, o que chamamos de relação Insulina/ Carboidrato, podemos sim, ter um melhor controle.Nós chegamos bem perto de simular o funcionamento do pâncreas, aplicamos a quantidade de insulina necessaria para levar a glicose daquele alimento até a célula e assim evitar a hiperglicemia, que nada mais é glicose sem transporte até a célula, este transporte é feito pela insulina.Não é a quantidade de atividade fisica que baixar a glicemia, embora seja muito importante para a melhora do controle, não é só contando carboidratos que tudo vai bem, é preciso que sejam aplicadas as doses de insulina necessarias para baixar a glicemia, resistir ao uso da insulina de ação rápida (novorapid, apidra) achando que a basal vai dar conta pode ser um erro, o relógio esta marcando...
Não estou ainda usando Insulina, no entanto, já sei que com mais ou menos tempo terei que usar. Estou na lua-de-mel. Minha mãe usa. Minha irmã usa. Minha sobrinha usa. Só eu que ainda não.
ResponderExcluirEstou também aprendendo a conviver com tudo isto e com todos os cuidados necessários.
Pra frente querida.
Um cheiro carinhoso!