sábado, 28 de julho de 2012

Nossa experiencia com canula 9mm


É sabida da greve da ANVISA, e entre os medicamentos retidos na fronteira esta o conjunto de infusão MMT-399, exatamente o que usamos, Então tivemos que usar o 9mm.
O Igor não tem tecido adiposo na barriga, a opção foi aplicar nas nádegas, confesso que eu estava morrendo de medo de machuca-lo, ele nunca aceitou aplicação neste local, mas depois de ver a Vivi colocando aceitou, mas a experiencia foi meio desastrosa, não pela dor.
Usei EMLA para aplicar, nem depois de terminado o efeito do anestésico ele reclamou, logo não machucou. A cânula não incomoda como ele pensava, faz tudo normalmente, nem pediu ajuda quando precisou ir ao banheiro, como ele imaginava.
Os numeros sempre acima de 200, a canula dobrou exatemente nos 3mm finais.
Alem das glicemias altas, ele se enrolou todo com o cateter, ele disse que o problema era a preocupação com o cateter que resolveu ficar apenas nas costas e ele teve medo dele agarrar em algum local, o cateter não ficava no bolso, nem embaixo da camisa e por duas vezes prendeu no clips da bomba.
Fiz um comparativo com o tamanho das agulhas guias, parece que não mais 3mm fazem diferença, principalmente em crianças com pouco tecido adiposo.

a canula dobrou extamente nos 3mm finais.


A MEDTRONIC TEM A DISPOSIÇÃO NO BRASIL O CONJUNTO DE INFUSÃO DE 6mm COM CATETER DE 110 cm.

O negocio é torcer para esta greve acabar logo, e pra você que pensa que o que acontece em outras áreas e com outras categorias trabalhistas que não a sua não te afetam, tudo nos afeta de uma maneira ou de outra, principalmente a forma com que o Governo tem lidado com a greves de âmbito federal no país.

2 comentários:

  1. Tenho 40 anos de diabetes tipo 1. Desde 2008 uso bomba de infusão.Tenho pouco tecido adiposo mas já usei cateter de 17mm e de 9mm e que sempre dobravam. Agora uso o de 6mm e é menos frequente acontecer. A enfermeira disse que este problema é mais comum em crianças porque qualquer pressão sobre o local onde o cateter está inserido faz com que ele entre mais no subcutâneo podendo dobrar. A glicemia subindo sem razão aparente e mesmo com correção não normalizando só nos resta trocar o cateter.E isto faz parte da nossa rotina, ainda bem que temos dias tranquilos em que dá tudo certo.Um grande abraço.

    ResponderExcluir