quarta-feira, 15 de agosto de 2012

DIABETES: ARQUIVANDO EXAMES, LAUDOS, RECEITUARIOS E RECIBOS DO SUS

A PASTA PRETA- Contém tudo relacionado a saude do Igor,
e aos processos judiciais
Digamos que, não sou sou tão organizada quanto pareço, sou extremamente dependente de caixas e pastas com etiquetas, e sempre que preciso de algo é uma bagunça dobrada, mas desde que o Igor ficou diabético, percebi a necessidade de um histórico de saúde e de tudo que envolvia o tratamento de diabetes, principalmente porque recebemos o que precisamos via judicial, e as vezes nos deparamos com Juízes que antes de julgarem uma petição hoje, leem todo o processo e fazem uma pergunta de algo que ficou sem muita explicação la no inicio do processo, e todo o processo para até que a pegunta seja respondida e fundamentada.
Foi o que aconteceu conosco, a juíza quer uma resposta para algo que aconteceu lá em 2010, sabendo disso, em meia hora estava tudo digitalizado e enviado para o advogado, a grande vantagem de ter um advogado particular, na época, abriu esta lacuna no processo por falha da defensoria, por varias vezes, defensores seguintes me questionaram o que a juíza questionou agora, eu expliquei, mas jamais um deles me disse que eu precisava apresentar provas, que agora são exigencias da juiza... Tudo guardadinho, separado por tipo, em ordem de data. Uma das provas, é uma unica receita do IEDE, só estivemos la uma vez, e pegamos a insulina na farmacia, ao inves de seguir tudo que estava no processo, quis economizar o dinheiro do governo, por não achar justo pegar algo em dois lugares e quase me ferro agora, mas esta unica receita, estava gurdada. Vai demorar um pouco mais, até que a juiza faça vista ao processo, apesar da urgencia, mas vai caminhar...

Vou dar um exemplo do que fiz, acho importante ter tudo arquivado, todo o historico de saude do Igor desde a gestação esta nesta pasta, inclusive, enquanto juntava exames antigos, cartão de pré natal, descobri que tive pré diabetes na gestação, lembro na epoca de ter tido restrições alimentares e tomar uns remedios, mas não me lembrava porque, dando uma olhada, vi a marcação de 2 glicemias em jejum acima de 100 junto com uma anemia fortissima, sem contar alguns problemas nas plaquetas, esse historico não é só meu, é dele também, então foi tudo para pasta, pode até ser exagero, mas tem até a declaração de nascido vivo, com apgar, algo indispensavel em qualquer amnese de saude.
Todos os exames que eu tinha em casa feitos antes do diabetes, também estão na pasta, ordenados por datas e com receituarios correspondentes, acho que se hoje, acontece de aparecer a possibilidade de cura cujo procedimento dependa de um historico de saude, estamos na fila, com toda certeza. Normalmente não criamos um historico de saude, pois temos a certeza da existencia dela.
Olhamos todos os documentos e exames, é possivel perceber claramente o declinio da saude do Igor, ultimo exame pré diagnostico, um ultrassom do pescoço, onde é claro problemas infecciosos repetidos nas glandulas superiores e a necessidade de exames complementares para um diagnostico, o que não houve tempo de acontecer, e depois do diabetes, com um tratamento eficaz, o restabelecimento da saude... apenas exames preventivos, documentações de processos e receituario de insulina...



Etiquetei e separei tudo por compartimentos, esse aí ainda não tem nome
Tem papeis, anotações, e planilhas glicemicas impressas.
Tudo referente a matriculas no SUS

Mais organizado é dificil, só digitalizando tudo.

3 comentários:

  1. Super importante! Kátia mantém dois grandes envelopes com todos os exames, receitas médicas, pedidos de exames. Evidente que falta muitas, mas, a que tem, está tudo ali guardado!

    ResponderExcluir
  2. Poxa Sarah q legal eu tenho uma pasta tb com todos os exames do João, mas não tão organizada qto a sua.. essa é uma ideia pra se copiar e passar pra frente, super útil..
    Sabe o que me chamou a atenção.. coincidência ou não, eu tb tive pre-diabetes na gravidez do João.
    Coisas da vida!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm gosto de guardar tudo em uma pasta Sarah,acho fundamental termos tudo isso guardadinho pra casos de necessidades.
    Grande bj

    ResponderExcluir