sexta-feira, 30 de novembro de 2012

NOVEMBRO AZUL

Nossa, que mês intenso!!!
Pelo menos pra mim, foi um mês em que os acontecimentos variaram entre muito bons e muito ruins, e infelizmente ainda não estou conseguindo olhar apenas para as coisas boas.
Mas elas aconteceram....
Começamos o mês com o programa TV Xuxa, voltado para Diabetes, como eu fiquei feliz, quantas pessoas foram ajudadas por essa exibição, fiquei feliz só de imaginar aquelas crianças, la do "interiorzão", onde não tem nada, se achando a unica do universo, assistindo o programa, que alivio...
A equipe do programa esta de parabéns, soube "editar" a matéria com sucesso e objetividade. Para quem Não assistiu ainda, segue o link:
Papo sério! Xuxa fala sobre diabetes.

A parte ruim disso tudo, a decepção com as pessoas, a falta de reconhecimento...
Vi muitas publicações, algumas até dando os creditos do encontro a outras pessoas, sei la... é meio frustante, você se acabar para que algo fique maravilhoso e não ser reconhecida, não que eu faça questão, mas quando o reconhecimento vai para outra pessoa... é um banho de agua fria.

Alguns dizem que isso se dá ao fato de eu buscar o que é justo, ser sincera em demasia, outras que não tenho um diploma na area de saúde e embora seja bom o que eu faço, nunca vai ser reconhecido por orgãos como a Sociedade Brasileira de Diabetes e outros do genero. Ja ha quem diga que quando o bolo é bom, todo mundo quer uma fatia... que pegue, mas vamos dar os créditos a boleira... hahahaha... é um estimulo, e é o certo!!!

Neste mesmo dia, aqui no meu bairro, aconteceu a primeira entrega da feira de orgânicos. Gente, que coisa gostosa, um novo conceito de fazer compras, receber os produtos, arruma-los, pegar cada um a sua parte, com um astral que... sem palavras... muda  toda forma de se alimentar, tudo fresquinho, sem agrotóxico... imagina...


A parte ruim? Precisei sair antes do termino, louquinha pela próxima entrega, estar perto de pessoas conscientes de que algo precisa mudar, que o mundo não pode continuar no mesmo ritmo que está, que bem que me faz!!!

No dia 15 de Novembro, conseguimos reunir algumas famílias na Lagoa Rodrigo de Freitas, tínhamos o objetivo de fazermos uma caminhada, todos de Azul, e chamar a atenção para o diabetes infantil, mas infelizmente o tempo não colaborou e choveu, mas nos rendeu uma boa reportagem no Jornal Extra do dia 18 de Novembro.

Segue o link da reportagem: Diabeticos sofrem para obter insulina especial novorapid que Estado e a Prefeitura deveriam fornecer

No dia 18 tivemos a tradicional festa para as crianças com Diabetes organizado pela equipe DIABEST, Que festa gostosa!!! Um momento de interação só para as crianças.




Ver as crianças felizes, se divertindo, isso não tem preço!!!

Mas voltando ao dia 14 de Novembro, Dia Mundial do Diabetes, achei fraco de ações, aconteceram muitas ações para o diagnostico precoce mas eventos voltados para o controle e bem estar, dos diagnosticados, foram poucas.



O que se sabe, é que no mês de atenção ao Diabetes, faltou medicamentos nos postos de distribuição do SUS no país todo, sei lá, não vi grandes manifestações quanto a isso... Enfim... a sensação que tenho é que  as grandes referencias em DIABETES não estão nem aí para falta de medicamento, cada um querendo vender seu peixe e quem não tem dinheiro para comprar e nem sabe pescar... vai direto para aquela estatística horrorosa de que a maioria dos diabéticos não se cuida.
E eu continuo com a minha pergunta sem uma resposta coerente: Porque a maioria dos diabéticos não se cuidam?

2 comentários:

  1. Sarah a Dona Rita estava lá na feira de orgânicos? Ela é uma fofa, espero que esteja bem!
    Qto a sua pergunta não tenho resposta.. mas sabemos que são uma série de fatores envolvidos e não um único em si.. é uma pena que exista muito interesse por trás disso pois saúde não é brinquedo, é coisa muito séria!
    O seu trabalho está sendo feito, vc vai longe.. mesmo encontrando obstáculos no caminho tenho a certeza que não serão impedimentos, aprenda a contorná-los, siga firme e forte essa é uma grande parte de sua missão.
    Vc é importante demais nessa causa Sarah e tem potencial para o que está fazendo, confio em ti!
    Entre em sintonia com o Universo.. a vida te conduz. Te adoro, fique bem!!

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Irecê teve algumas palestras. E teve também algumas entrevistas em rádio e tv. Alguns depoimentos. As pessoas admiram como estou magro. E, se espantam em saber do diagnóstico: diabete.

    E respondendo a sua última questão: Os diabéticos não se cuidam por um fator: subestimam a diabete!

    Adao Braga

    ResponderExcluir