quarta-feira, 28 de julho de 2010

Uma rotina, totalmente sem rotina...

 Praticando rolamento na areia: voar por cima e rolar do outro lado.

Parece doideira escrever isso, rotina sem rotina, mas é assim que tem sido minha vida.
Esta semana completamos 1 ano que o Igor saiu do hospital depois da cetoacidose, ele quis comemorar, e comemoramos com pizza, em casa mesmo, convidamos uns amigos e comemoramos, lógico que tive o cuidado de escolher a massa, ele comeu bem e não teve alterações glicemicas, sem contar que ficou muito feliz.
Onde está o glicosímetro?


As vezes ainda sofro com a maneira adulta com que meu filho lida com o diabetes, queria tanto que ele só se preocupasse com coisas de criança... Ele tem noção exata do risco que correu, como ele mesmo diz, "agora eu tenho dois aniversários", isso me deixa meio triste.
Como disse no post anterior, estamos com um bom controle, nossa rotina que envolve o diabetes é seguida a risca, temos uma vida normal, baseada nesta rotina que não é igual todos os dias.
Domingo foi dia de torneio de jiu jitsu, saimos de casa, cumprimos a rotina, medir glicose, pegar sachê de glicose, lanches extras, glicosimetro, a glicose estava em 140, fazia 1hora e 30 min que havia comido, estava otimo, depois do aquecimento fomos conferir pra ter certeza antes da luta, 332, como??? porque??? Não competiu, ficou triste, acho que isso ajudou em muito a elevação das glicemias seguintes, foi frustrante pra ele, para o adversário dele, e pra mim, vê-lo daquele jeito, eu ainda não sei se é possível praticar exercício de força como é uma luta de jiu jitsu depois de tomar insulina, nunca havíamos pensado na hipótese da glicose subir tanto, sempre focamos em evitar a hipo. Com certeza foi tudo emocional, chegamos em casa para o almoço com a glicemia maravilhosa:
-Mãe, não era pra eu lutar.
Esse conformismo dele me assusta!!!
Quando eu vejo números exatos, raras hipos e hiperglicemias, por um longo tempo, eu vou ficando alerta, com uma sensação de perigo iminente, as vezes chego a ouvir a respiração do Igor de tão concentrada que fico nele, e hoje foi um desses dias, acordei com a sensação de que algo ia acontecer, estava muito inquieta, sem concentração, enquanto fazia o almoço o Igor deitou no sofá pra ler gibi, de repente passo por ele e vejo que ele está de olhos fechados, chamei por ele, nada, nessa horas as pernas bambeiam e mente vaga por possibilidades, segundos parecem horas, lembro de sacudi-lo, ele abriu os olhos e fechou de novo, sacudi mais uma vez e ele resmungou que queria dormir, GLICOSE - 54, faltavam mais de 40 minutos para o almoço, não fez atividades físicas, uma manhã parada, o que houve??? qual o motivo dessa hipoglicemia???
Não tem, se tratando de diabetes, nada tem uma explicação exata, apesar de nossa rotina ser baseada em matemática, não temos resultados exatos, não é simplesmente tomar um remédio e ter o efeito esperado, o efeito da insulina e da ingestão de carboidratos depende de muita coisa, acho que até da umidade relativa do ar.
Um dia felizes com os números, em outros assustados, as vezes triste pelo que não podemos fazer em determinado momento, em outros felizes porque apesar do diabetes podemos fazer de tudo.
Uma rotina, totalmente sem rotina...

7 comentários:

  1. Como eu te compreendo, é assim mesmo por vezes não percebemos o motivo de uma hiper ou de uma hipo.
    Realmente é complicada esta nossa rotina sem rotinas.
    A médica do meu filhote nunca me alertou para ele não fazer desporto quando está com hiper, pode me explicar por favor.
    Muita força.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Mafalda,
    com glicemias acima de 250 ja existe a presença de cetonas e praticar exercicio pode aumentar tanto as cetonas como a glicemia.

    É bom saber que meus sentimentos não estão sós.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela explicação. Incrivel o meu filhote é diabético há quase 4 anos e a médica nunca me alertou para isto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Cada dia é um dia, cada número é um número. Tive muitos dias confusos por conta de números sem motivo aparente. Por isso, temos que pedir a Deus todos os dias que renove as nossas forças. Beijos, boa sorte.

    ResponderExcluir
  5. Liindas as footos amiiga ! Olha depois me manda tudo direitinho sobre o evento do diabetes que vou sim com certeza! Aí levo minha mãe junto tbm ! Elaadora estar interada nisso ! Beiijo Graaande ! Aaa e o meu blog já está atualizado com notícias noviinhas !

    ResponderExcluir
  6. Veja no Youtube o filme sobre caneta injetora de insulina que introduz a agulha e injeta a insulina, em http://www.youtube.com/watch?v=SSWzOiViPPw

    ResponderExcluir