sábado, 15 de outubro de 2011

4ª Blogagem Coletiva - A cura do Diabetes. "O retrato do Brasil"

Ha 4 meses quando começamos esta blogagem coletiva, eu tinha esperança de termos algumas respostas ao final dela, houve um numero significativo de adesão, mas ja no segundo mês, houve um esfriamento.
Conforme iamos escrevendo e nos lendo, debatendo, fica claro que ainda falta muito pra acontecer antes da cura, falta informação, ate mesmo para medicos, hoje eu digo e não admito que tentem me provar ao contrario que eu sei muito mais sobre diabetes do que a maioria dos medicos, estes não gostam de ser contrariados, acham os que tem informações exagerados, alarmistas, inconformados, é realmente triste a situação do diabético no país, não digo os que dependem do SUS, a desinformação na area medica se estende a rede privada, para a maioria tratar diabetes se resume a cortar o consumo de açucar, sequelas são tratadas separadamente, dificilmente existe uma equipe multidisciplinar especializada, monitoramento continuo adequado é para poucos.
Esta semana conheci uma mãe, chegou até mim atraves de amigos de amigos, o que ela vive em 2 anos de diabetes do filho, é desumano, é triste saber que em pleno seculo 21 crianças ainda tenham muitas  restrições alimentares para controlar o diabetes, tenham convulsões por hipoglicemia e mesmo assim os médicos insistam na maldita NPH, que um medico do SUS seja restrito a prescrição desta insulina, que a saúde e qualidade de vida de uma criança não esteja em primeiro lugar.
É triste, mas o retrato do Brasil em relação ao diabetes nada tem haver com o que a Srª Presidente discursou na ONU, talvez seja o que ela quer ver, mas não é o que a maioria vive.
Hoje não desejo a cura, eu desejo apenas um tratamento digno para todos, qualidade de vida, baixo índice de amputações e hemodiálises como sequelas do Diabetes, que as crianças portadoras de Diabetes Mellitus tenham qualidade de vida assim como suas famílias, que os médicos tenham interesse em se atualizarem sobre a melhor forma de proporcionar isto a uma criança.





Daniel, de 58 anos, precisava de um curativo na perna esquerda.
A direita, ele perdeu há cerca de oito meses/Foto Fernando Frazão, Agência O Globo
Materia completa no site oglobo.com
Geralda já apresentava sintomas graves de diabetes e ainda não sabia ser portadora dela.- Os pés às vezes chegavam a inchar. Eu ia ao médico, passavam analgésico e remédio para reumatismo - conta Geralda, de 72 anos, moradora de Belford Roxo, Baixada Fluminense, e doméstica até dez anos atrás.


Quem não conhece o “Gila” e a “Ceguinha”? Os irmãos Vergilino e Vanilda Maciel dos Santos são figuras conhecidas na cidade. Eles sempre andavam pelas ruas de São Luiz Gonzaga, mas, há mais de 20 dias, Vanilda teve que passar por cirurgia e sofreu amputação da perna direita. Os médicos disseram à família que ela está com leucemia e, devido à inflamação, tiveram que apelar à amputação.
Vanilda tem 63 anos e nasceu na Linha Seção D, perto do município de Porto Xavier. Estudou até a 2ª série do Ensino Fundamental no Instituto de Santa Luzia, em Porto Alegre. Solteira, há mais de 30 anos mora com a mãe de criação, Eva D’Ávila e o irmão Vergilino. Ela conta que já passou por vários problemas. “Tenho muita fé e foi Deus quem me salvou”, diz. Depois que sua perna foi amputada, quem a ajuda a se locomover é a irmã, Marizete D’Ávila.
Vanilda precisa de doações
A família passa por dificuldades, necessitando de remédios, alimentação e roupas. Vanilda pede que a comunidade a ajude. “Preciso de ajuda. Não quero ser maltratada por ninguém. Só quero ser amada. Vocês não imaginam o quanto está sendo difícil passar por essa situação”, balbucia Vanilda. Para quem quiser ajudar, Vanilda mora na Rua Floriano de Souza, 459, na Vila Floresta. O telefone para contato (9185-0137) é da irmã Marizete.

Mais um diagnostico errado, a Srª Vanilda sofre de diabetes e a amputação é sequela da falta de tratamento adequado.

Um comentário:

  1. É Sarah infelizmente falta muita informação ainda, o que podemos fazer é de alguma maneira ajudar essas pessoas que necessitam e pressionar o Governo como já estamos fazendo, sinto que mudanças virão em breve.
    Beijos pra vc e Igor

    ResponderExcluir